Citação:Alpha
Mas os cristãos crêem numa alma não eterna, mas imortal
Caro Alpha, no tópico "
Serei Cristão?" creio não ser a primeira vez que escreves isso e já anteriormente, a distinção que fazes entre eterna e imortal me faz alguma confusão. Talvez seja apenas uma questão de interpretação e estejamos a falar do mesmo.
Quando dizemos que Deus é eterno, a interpretação que eu faço é que Deus existe fora da "tempo". Não só existia no início e existirá no fim, como existia antes do próprio tempo existir e, por isso, existe fora dele.
Quando se diz que a alma é imortal, a interpretação que faço é a mesma, existirá não para sempre, mas fora do "tempo" (o que na prática significa que existirá sempre, não morrerá).
Parece-me que o cuidado que tens em distinguir "eterna" de "imortal" tem a ver com a reencarnação vs ressurreição. Penso que embora possa estar relacionado, não tem que forçosamente ver com o assunto.
Se, como dizes, a alma é criada por Deus no momento da concepção, é legítimo perguntarmos, a partir de quê esta alma é criada.
Coloco estas questões por desconhecer a doutrina da Igreja sobre este assunto (além de termos abordado o tema há poucas semanas), e, embora já tenha lido sobre diversos assuntos da doutrina e teologia, nunca me deparei com este. Podes-me ajudar com alguns autores que tenham abordado o assunto?
Obrigado,
Luís
P.S. Preferi criar um tópico separado pois o "Serei Cristão?" já está a abordar muitos mais temas que o assunto original, e também porque não gostaria de misturar mais assuntos.