Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de June de 2009 14:11

Olá Anori.

O meu comentário à tua mensagem visava o seguinte texto: dizes "Se há quem vá à missa por questões de fé, acredito que sim...poucos...muito poucos...mesmo muito poucos. ".

Ora eu tenho a opinião precisamente contrária. Hoje, quando a frequência dominical é cada vez menor, aqueles que vão à missa fazem-no por questões de fé. E, por isso, digo que aqueles que lá vão sem ser pela fé que têm é que são poucos, muito poucos.

Obrigado,
Luís

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: nilton (IP registado)
Data: 10 de June de 2009 14:15

pois,e aqueles que vestem a melhor roupa e enchem-se de perfume também devem ir lá por fé.

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 10 de June de 2009 14:35

Pois... mais uma discussão do mesmo.

Apesar de séculos antes se considerar a terra plana, com o passar dos tempos tornou incontestável que a terra é redonda à luz dos factos inquestionáveis.
Da mesma maneira virá o tempo em que ficará mais do que evidente que a Igreja não tem o "Monopólio" da salvação. A intolerância de alguns parece o agonizar de quem teme ter vivido uma vida inteira "enganado".

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 10 de June de 2009 19:10

rmlm


Então você pôs os seus filhos na catequese, porque? Por ver lá os outros? Só pode ser.

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de June de 2009 15:06

Desconhecido,

Quandos dizes "Da mesma maneira virá o tempo em que ficará mais do que evidente que a Igreja não tem o "Monopólio" da salvação", a Igreja há muito que deixou cair a tese de que "Fora da Igreja não há salvação."

Obrigado,
Luís

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 11 de June de 2009 15:16

olá Luís,

Fico feliz por pensares assim...há quem não entenda isso.

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 11 de June de 2009 18:26

Certo Luís
No entanto há por estas bandas quem se comporte como se tal não fosse verdade. Pelo menos parecem que se recusam a aceitar tal facto.

Sabes o que é mais irónico nisto tudo?
Temos uma data de crenças e religiões, que defendem o mesmo ideal fundamental para a humanidade, e no entanto há nelas quem perca o seu tempo a atacar aqueles que deveriam ser os seus aliados na luta contra o materialismo.

Money money money! Dizem que movem o mundo!
Aqui alguém sabe sequer como funciona um banco?
De onde vem o dinheiro?
Alguém tem noção de que o nosso sistema financeiro apenas se aguenta na base da confiança? Porquê?
Que fragilidade... mas no entanto, as instituições financeiras são das mais inquestionáveis e menos conhecidas de todas, sendo mesmo ainda mais incompreendidas do que as religiões em si.

Andam vocês aqui se calhar a tentar combater um inimigo sem o conhecer,e muito menos as suas ramificações. Ou então...é muito difícil, vamos la combater a religião do vizinho porque o dinheiro faz-me falta.

Se ir a missa vos faz melhores, força, fazem bem em ir.
Se ser de outra religião qualquer vos faz bem, porreiro, fazem bem em segui-la.

Enfim... é uma coisa que qualquer um que tenha 2 dedos de testa, se os usar como deve de ser, fica mais do que óbvio o que realmente precisa de ser estudado, discutido, divulgado e combatido, e olhem que não é a crença religiosa do vizinho! lol

Desculpem o off topic desde já, mas foi um desabafo consequente das discussões que se continuam a ter um pouco por este fórum. Peço que continuem a discussão original "Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?"

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 16:16

Olá rmlm,

Citação:
rmlm
Cassima, sou mais católico e cristão que muitos.

Quando um católico começa a conversa com esta baboseira deixa logo patente o que sabe e como entende Cristo. Não à «mais» nem «menos», o cristão ama Deus e entrega-se a Ele de acordo com os dons que lhe deu e na vocação que lhe apontou. És capaz de dizer se eu tenho mais dons ou menos que tu e se estou a usá-los devidamente e a todos ou não? Sabes se rejeitei ou se estou a seguir a vocação que o Senhor me propôs?

Que fique o alerta, o «sou mais católico» não tem qualquer sentido.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 16:37

Olá rmlm,

Tal como o João, pergunto-me qual o verdadeiro intuito deste post.

Indo por partes:

Se não pretendes dar uma formação cristã aos teus filhos, porque frequentam eles a catequese?

Citação:
rmlm
Será que alguém ainda acredita que se vai à missa por fé?

Sim, a maioria vai à missa por fé. A Igreja é ainda um espaço comunitário, social. É a comunidade dos cristãos, por isso é salutar que seja também uma momento de convivência social.


Citação:
rmlm
Com os escândalos que todos os anos aparecem nos noticiários envolvendo membros do clero, acham mesmo que ir à missa e ouvir um sermão tem realmente algum valor espiritual?

Com todos os escândalos em tornos dos bancos, puseste o dinheiro debaixo do colchão? E com tanto problema em torno dos aviões, automóveis e comboios, só te deslocas a pé? Ou nem te deslocas? Com tantos problemas e escândalos em torno da educação, tiraste os teus filhos da escola?

Citação:
rmlm
Regressemos aos antigos valores pagãos, de adoração da natureza, animistas, pois é aí que está Deus.

Aproveito e sacrifico os patos do meu vizinho e, se ele continuar a gastar água, sacrifico-o também a ele.

Citação:
rmlm
Eu não reconheço Deus neste contexto.

Talvez tenhas que ir um pouco mais ao core e perguntar-te se reconheces Deus? E que Deus reconheces tu?

Cumprimentos

Alpha

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 16:49

Olá Anori,

Já cá faltava o «achismo»!

A Igreja não tem que se adaptar por tu, eu, o elias e o zacarias querem. A Igreja deve seguir os rumos que o Espírito lhe indica e esses, os rumos, nunca serão de renúncia ao que é fundamental na relação do homem com Deus.

Não deixa de ser curioso que a Igreja cresça mas continuadamente lhe vaticinem a morte. Podes dizer que na Europa existe uma redução do número de fiéis, não porque hajam formas de espiritualidade que os atraiam mais, mas porque grassa a indiferença espiritual.

Acredita que hoje a maioria dos que frequentam os Sacramentos, fazem-no conscientemente e por fé.

Outro aspecto que me parece interessante é a generalização de episódios particulares, normalmente numa perspectiva de justificação das decisões tomadas.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 17:13

Citação:
Alpha
E que Deus reconheces tu?

Há apenas um...caso não tenhas ainda reparado que falamos todos do mesmo apenas com nomes diferentes...Brahman, Dharmakaya, Tao, Deus...quando referes a pluralidade de Deus, ignoras a essência das religiões e ou filosofias que parecem transparecer essa diversidade, porque na verdade isso não acontece, são apenas e únicamente manifestações do Uno, ou seja Brahman, Dharmakaya, Tao, Deus e os mais que quiseres.

Ao que parece o que consideras fundamental na relação de homem-Deus, não é assim lá tão conquistador...pois discordo completamente com o facto de a Igreja não se adaptar...até o faz, mas a ritmo lento...é feita para nós e não nós para ela...deixa de servir, fica no armário. Na verdade deixa de ser entusiasmante, como ainda hoje ouvi "Sou crismado, até dei catequese, mas perde-se!"...mas Jesus veio não foi para os pecadores, foi para os santos não é?! Por isso força...

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: nilton (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 17:22

mas hoje em dia alguém acredita que vão à missa por fé? a maioria vai para ver como param as modas.

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 18:21

Olá Anori,

Lá vamos nós outra vez e ao mesmo...

Primeiro não chegaste ao que questionei. A pergunta não é se reconhece Deus, ou Alá, mas a quem serve, o que tem por absoluto.

Segundo, que me digas que Deus e Alá são o mesmo é pacífico, mas não aproveites esse facto para meteres tudo no saco. Deus apresentou-se sempre como ser supremo e uno, não como um conjunto de deuses e deusas, nem como um «semi-deus».

O que é fundamental na relação do homem com Deus é que este O reconheça como seu Senhor, o adore e ame a Sua Criação. O que é fundamental é que o homem, se torne participante do sacrifício de Cristo e se salve.

O que Deus nos pede é que sejamos capazes, em qualquer época, de renunciar a nós mesmos e nos entreguemos a Ele. Para isso criou a Igreja, para que seja mais fácil ao homem chegar até Ele. As questões que levantam sobre a Igreja em nada concernem com a missão desta. Derivam, antes, da dificuldade humana em aceitar a fasquia que Deus nos coloca.

Jesus veio para que sejamos santos.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 18:34

Citação:
nilton
mas hoje em dia alguém acredita que vão à missa por fé? a maioria vai para ver como param as modas.

Sim, eu acredito.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 18:46

Nós(cristãos)=Igreja
Não faz então sentido pedir que o corpo se adapte a si próprio.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 18:47

Olá Lena,

Citação:
Lena
Nós(cristãos)=Igreja
Não faz então sentido pedir que o corpo se adapte a si próprio.

Tens razão e apontaste bem!

Cumprimentos

Alpha

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 19:05

Citação:
nilton
mas hoje em dia alguém acredita que vão à missa por fé? a maioria vai para ver como param as modas.

Sugiro às pessoas que vão ver como param as modas, a deslocação à Baixa (de Lisboa) ou a algum Centro Comercial. É que sempre andam um bocado e abatem a barriga. E tenho mais sugestões turísticas, se forem necessárias.

João (JMA)

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 20:42

Voltaremos vezes sem conta até que as dúvidas se dissipem! É o efeito borboleta! Corriges erros, já concluiste que deturpo filosofias, só podia ser de esperar que não entenda as coisas à primeira...mas tu fazes esse "sacrificio" e explicas como se eu fosse uma criança de 4 anos :)

[quote=Alpha]Deus apresentou-se sempre como ser supremo e uno, não como um conjunto de deuses e deusas, nem como um «semi-deus».[/quote]

Mas esse conjunto de deuses e deusas é apenas desconhecimento da tua parte, lê os vedas, a diversidade de deuses e deusas são apenas faces do Uno...tão simples.´Os santos, padroeiros disto e daquilo são exactamente a mesma coisa. Desde sempre ele se apresentou como ser supremo e uno? Desde sempre? Quando é esse sempre?
Meter tudo no mesmo saco...ai...se eu pedir a um grupo de 20 pessoas que me ilustrem Deus, vão ser vinte ilustrações diferentes, mas porque gosto mais de umas que outras vou separar, se elas são a mesma coisa, cumprem o mesmo objectivo?

[quote=Alpha]...participante do sacrifício de Cristo e se salve.[/quote]

Sacríficio...conheces a origem da palavra? sabes o que ela significa de verdade?
Santificar ou tornar sagrado, é o que quer dizer...e para isso não acho (achismo atenção, mais um!), que haja apenas um caminho...tal como não há apenas uma receita de bolo de chocolate (e ainda bem!! hahahaha)

[quote=Alpha][O que é fundamental na relação do homem com Deus é que este O reconheça como seu Senhor/quote]

Senhor?


[quote=Alpha]. Para isso criou a Igreja, para que seja mais fácil ao homem chegar até Ele[/quote]

Criou? Mais fácil? Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor!

Se não for demasiado podes explicar como te tornas santo?


Peço desculpa pelas citações, mas há alguma coisa errada



Editado 2 vezes. Última edição em 12/06/2009 20:46 por Anori.

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 12 de June de 2009 23:19

Citação:
Alpha
Olá Anori,
Podes dizer que na Europa existe uma redução do número de fiéis, não porque hajam formas de espiritualidade que os atraiam mais, mas porque grassa a indiferença espiritual.

Não é verdade.
A grande maioria das pessoas que conheço reconhece a existência de um Deus ou de uma força suprema, apesar de não se alienar à Igreja. Ao fim e ao cabo, são pessoas que decidiram fazer o que acham certo consoante a sua consciência. Não são menos espirituais por isso, antes pelo contrário!

São espirituais porque seguem a consciência, e não por ter medo do inferno.
Caso não o façam, pesa-lhes na consciência, sofrendo com isso, e não porque vem alguém condena-lo ao suplício eterno.

Cumps a todos

Re: Ir à missa: gesto de fé ou gesto social?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 13 de June de 2009 11:40

Boa observação Desconhecido,

Vai até Taizé, e podes lá encontrar através de muitos, as formas de espiritualidade que pensas não seduzir...tudo menos indiferença espiritual. É uma experiência bastante rica, nomeadamente o mergulho nessa diversidade que é o Uno aos nossos olhos...

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.