Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:30

Porque nao terem direito ao sacerdocio?
Nao estamos todos ligados pelo pao de cristo?
Nao e a mulher igual ao homem?

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 15:53

Porquês de suma importância, de reduzida compreensão e convenientemente ignorada!

Porquê...porque o homem determinou que assim fosse. Demonizada através de postulados de grande respeito, com começo na Antiguidade Clássica, atravessando a Revolução Científica, permeando ainda hoje as nossas atitudes ainda que de forma subtil, é interessante descobrir a necessidade óbviamente forte do homem em menorizar as mulheres. A forma como a mulher é entendida na Igreja, é na minha opinião puramente contextual, contudo ao contrário do que acontece com a sociedade que evolui, a mudança de mentalidades no seio da Igreja, é por obrigação das tradições quase inexistente, o que leva a uma atitude que já não faz sentido aos olhos da sociedade de hoje.

Se podem ser freiras, viver encerradas em conventos por inicitaiva própria, se já não são determinadas apenas pela sociedade que as vê como esposas e mães, não vejo razões para não acederem ao sacerdócio. somos menos fortes, somos menos inteligentes, somos menos isto, menos aquilo, ou será herança da Eva? É possível nos dias de hoje a mulher sofrer severamente o preconceito baseada num mito, que não serviu para mais nada do que influenciar de forma bastante austera a imagem feminina?!

Porquê...porque a castidade é só para os homens? hahahaha Vê-se! Até nem somos nós que sofremos com a quantidade elevada de testosterona!

Mas, e porque a ciência é fatalmente contextual, assumiu importante valor na caracterização do feminino, por isso influenciando também a forma como a Igreja a vê e situa. Assim, se até a ciência moderna intentou na demonização do sexo feminino o que diremos da Igreja conservadora!

Só a partir de 1860, a Ethnological Society de Londres permite a entrada a mulheres, "ladies be admited as visitors", ainda que por estratégia, pois a sociedade encontrava-se em má situação económica, um dos membros mais influentes, James Hunt, bate o pé, faz birrinha e demite-se, fundando a Anthropological Society, onde as "ladies", podiam apenas contribuir com dinheiro, mas estando impedidas de participar. Quando se dá a fusão das duas sociedades, renovam-se também as restrições, dividem-se as reuniões em "ordinary meetings", só para homens, onde se tratariam assuntos ofensivos para o pudor das senhoras, e os "special meetings", onde se discutiriam assuntos mais populares..ai ai...

As tentativas de provar cientificamente a inferioridade das mulheres, através do discurso cientifico, é uma tradição muito antiga, e uma tradição, é sempre uma tradição.

A ideia do testículo esquerdo por exemplo, aparece já explícita desde os tempos de Moisés. Assumia-se que só um dos testículos do homem operava em cada ejaculação, uma vez que de cada parto só nascia, por regra uma criança. Com isto, os gémeos, seriam resultado de um erro, e os trigémeos, extremamente raros, resultavam da existência de homens com três testículos, conforme explicado em The Secrtes of Nature Revealed.
Os rapazes eram fruto da actividade do testículo direito, e as raparigas do lado esquerdo, isto porque, conforme os autores observam e explicam, o testículo esquerdo é o mais pequeno e mais fraco...hahahah Hipócrates e Galeno subscrevem esta teoria, também apoiada por Aristóteles, ainda que apenas em literatura secundária.
Num livro científico, o manual considerado hoje a base fundadora da ciência ortopédica, do autor Nicolas Andry, um médico francês, o autor elucida-nos sobre algumas precauções a ter durante a concepção:

"...a quinta-regra é dirigida à mulher, que se quiser ter um filho, deve deitar-se sobre o seu lado direito durante o tempo da concepção. A sexta-regra é dirigida ao marido; e diz-lhe que, se quiser ter um filho, deve assegurar-se de que só o testículo direito faz o seu ofício, e por esta razão deve atar o testículo esquerdo muito apertado com um cordel." Orthopaedia

A dicotomia entre direito e esquerdo, bem e mal, é óbvia, não é por acaso que sentámos Jesus à direita do Pai.
Estes autores e outros, asseguram que o parto é menos doloroso se for de um rapaz, e também que o prazer é mais intenso durante a cópula se o sémen derivar do testiculo direito, também que a gota de leite de uma mulher grávida, quando deitada para uma bacia com água, se espalha se for menina, mas mantém-se intacta se for menino. Temos claramamente bom-direito, mau-esquerdo. Não esqueçamos a origem do nosso adjectivo sinistro, do latim sinister, para esquerda.
Pela mesma ordem de razões, e porque o número de canhotos no mundo é mais reduzido, o bem associado ao direito é encontrado em muitos outros aspectos da nossa sociedade.

No dia do juízo final os pecadores sentam-se à esquerda do Pai, e os bons cristãos à sua direita.
Adão em algumas versões do Génesis é hermafrodita, cujo lado direito era masculino e o esquerdo, feminino.
Para os oráculos gregos, a direita assumia-se como bons presságios.
Durante o periodo escolástico medieval, em sintonia com a dicotomia aristotélica, desenvolve-se a associação entre mal-esquerda-frio e escuridão, a direita associada ao calor e luz, o lado esquerdo era o lado satânico, por isso nas missas satânicas os participantes se benzem com a mão esquerda. O diabo marca as crianças que lhe são destinadas com o corno sobre o olho esquerdo.

Não são idiossincrasias do pensamento ocidental, os Bandarras por exemplo associam a direita à ordem, perícia, trabalho, fidelidade, enquanto a esquerda à desordem, incerteza, flutuações da natureza humana. também segundo os rituas funerários do Dogão, os homens são enterrados virados para a direita e as mulheres para a esquerda. Nos rituais mágicos do hinduísmo, só se roda o corpo para a esquerda quando se pretende invocar um espírito malévolo.
Curiosamente, esta dicotomia é invertida em países como china e Japão, no entanto hoje em ambos os casos, a direita representa a feminilidade.

O que acontece é que a ciência se actualizou, compreendeu que não é por atar testículos que se consegum rapazes...a civilização que herdámos foi modelada pelos homens, quer queiramos quer não...passámos por fases de definição territorial, guerras, em que foi a força física, masculina preponderante...
Há pelo menos uma justiça poética, que assume o tal terror dos homens pelas mulheres que precisarem de racionalizar os seus medos demonizando o lado esquerdo.
A par deste exemplo à inúmeros, o sangue menstrual, a telegonia, hermafrodita canónico..

A mulher é tão capacitada para o sacerdócio quanto o homem, só falta a Igreja desatar aquilo que tem atado!


leitura: O Testículo Esquerdo, Clara Pinto Coreia



Editado 1 vezes. Última edição em 03/06/2009 15:56 por Anori.

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 16:56

Citação:
engrsc
Nao e a mulher igual ao homem?
Não!
Queres que te faça um desenho?

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 20:48

Citação:
José Luís de Carvalho
Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Andamos nós a perseguir verdades, e afinal és tu o dono da razão! Já podias ter avisado...revela-te, fala à Humanidade! hahahahahhaha ;)

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 21:30

Citação:
Anori
leitura: O Testículo Esquerdo, Clara Pinto Coreia

Brevemente deverá escrever uma sequela que se chamará o Testiculo Direito e nem quero imaginar se ela se lembrar de escrever uma trilogia!!!

Citação:
Anori
Adão em algumas versões do Génesis é hermafrodita, cujo lado direito era masculino e o esquerdo, feminino.

Quais versões?

Cumprimentos

Alpha

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 22:26

Não gostas da Clarinha, é? Se ela se lembrar de escrever sobre o direito, depois o terceiro, o orientado a Sul, a Norte e for tão bom quanto o esquerdo, pode continuar e dissecar o homem!


Citação:
Alpha
Quais versões?

Ora...esta joke entendi! :)

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 10:28

Eu quero aqui deixar um aviso à moderação, para estabelecerem o critério de tópicos aceitáveis e não aceitáveis para pelo menos podermos ter uma discussão de nível mediano.
Discutir se Deus existe, ou não existe, quantos tipos de anjos existem se existe duendes com dentes, ou se existem fadas na menopausa, não me parece a tipica discussão de quem vai chegar a alguma conclusão aceitável, num fórum Cristão.

Primeiro porque este é um fórum Cristão, logo partimos do principio que Deus existe. Eu não tenho que tomar a iniciativa de o provar, quem quiser que refute a sua existência, não como uma questão em si própria, mas na forma cristã de estar no Mundo.

O mais interessante neste fórum e que pode ser retirado alguma conclusão prática e inteligente é a forma como nos posicionamos com Deus na nossa vida. Isso leva a conclusões práticas e que afectam a nossa vida. Discutir assuntos que sabemos à partida que não vamos retirar nenhuma conclusão é perca de tempo, pelo menos para mim. É discutir por discutir. Coisa de quem não tem mais nada o que fazer. Por isso discutamos coisas que afectam a nossa vida prática, não se existem mortos a comunicar com vivos(mesmo que existissem que interesse tem isso? Eu nunca comuniquei com nenhum e creio que 99.99999% da população também não. Os outros 0.000001% residem em habitações próprias, ou tomam lsd).

Parece que confundem a religião como o tema previligiado para meter toda a bandalheira, mas não é. A religião também tem de ser lógica, cheia de fé, mas livre de qualquer superstição. A religião tem de ser prática, tem de ter a capacidade de nos fazer viver melhor. Deus é um ser mais inteligente que qualquer um de nós. Superstição é uma maneira pouco inteligente de viver a fé, porque faz de Deus um ser pouco inteligente, que nos oferece coisas, porque nos levantamos com o pé direito, ou se tomamos o chá às cinco em ponto, ou se tomamos as doze taças na passagem de ano.

Nada disso, ser inteligente significa tomar diferentes decisões em diferentes situações e para uma mesma situação por vezes tomar diferentes decisões, porque os tempos mudaram, as pessoas mudaram etc etc. Isto quer dizer que se me levantar num dia com o pé direito pode acontecer uma coisa boa porque Deus quis e no outro dia também me levantar com o pé direito, pode acontecer uma coisa menos boa porque Deus quis. Isto foi um exemplo, porque na verdade não é Deus que quer mas nós que queremos.

Para conlcuir aprendi a distrinçar as religiões boas e menos boa para chegar a Deus, pela quantidade de superstição que contém. Por exemplo o hinduísmo é cheio de superstição, o espiritismo(que dizem eles não é religião) está cheio de superstições fabulásticas. Dei-me conta que o cristianismo tem menos, muito menos, embora algumas coisas na eucaristia cristã, tenham algo de mágico, o que para mim não é bom sinal.

Para concluir ainda, a religião não é por isso um tratado para acreditar numa série de coisas inuteis, sem sentido, mas algo que afecta o homem, na sua vida práctica. Por isso vamos tratar de coisas práticas e inteligentes e não de palermices, que eu não tenho tempo para isso.

Por isso apelo aos moderadores para que estabeleçam um critério, porque senão isto perde interesse.

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 20:59

Caro Vitor,

O estabelecimento de critérios está feito. Lê as regras de funcionamento de fórum.
Para além disto, cada pessoa tem interesses específicos e quem tem interesse num determinado tópico, segue-o ou intervém nele.

Há neste fórum muitos tópicos que não me interessam. Mas isso é a minha opinião pessoal e leio-os em diagonal, quando muito. E não intervenho neles.

Logo o teu primeiro exemplo me parece um tema com interesse: se Deus existe ou não.

Dificilmente seria para mim justificada a minha fé se não tivesse equacionado esse problema e chegado a uma conclusão. Para mim foi uma das minhas discussões internas com mais sentido. A existência de Deus e a constatação do mal são para mim um dos assuntos mais curiosos e interessantes.

Para quem busca respostas, ou um sentido para a vida, é uma questão que está presente e tem de ser respondida.

Sei, pelos teus posts, que tal questão para ti já está perfeitamente respondida. Mas isso não acontece com todos, como podes verificar. E para aqueles para quem não está respondida, é um tema importante.

João (JMA)

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 10:10

João,

a questão se Deus existe ou não não está respondida, nem nunca vai estar para mim, nem para ninguém(porquÊ matar neurónios com isso). Mas que interessa: eu só tenho duas hipóteses acreditar que Deus criou mundo ou acreditar como Dawkins que o Mundo foi criado por um acaso. Acredito na primeira e não penso mais nisso.

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 12:28

Citação:
vitor*
João,
a questão se Deus existe ou não não está respondida, nem nunca vai estar para mim, nem para ninguém(porquÊ matar neurónios com isso). Mas que interessa: eu só tenho duas hipóteses acreditar que Deus criou mundo ou acreditar como Dawkins que o Mundo foi criado por um acaso. Acredito na primeira e não penso mais nisso.

Olá vitor*,

Para um crente a questão está respondida: Deus existe e ele sente-O actuar na sua vida. Para um descrente a questão está respondida: não existe porque não O Sente actuar na sua vida. Ou seja, a questão da existência está mais do que respondida.

A falta de respostas está, sim, relacionada com a aparente incapacidade de se demonstrar cabalmente a existência, ou não, de Nosso Senhor. Não o posso fazer com a física, com a matemática, com a filosofia. Mas qualquer uma destas áreas me ajuda a conhecer melhor o Criador. Como qualquer uma delas me pode fazer afastar d'Ele. O Papa João Paulo II, na Carta «Fé e Razão», medita um pouco sobre isto.

É nesta área de «contradição» que se processa o debate, que apenas será profícuo se sustentado no respeito e na plausibilidade.

Cumprimentos

Alpha

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 13:14

Vítor,

O João (JMA) já respondeu à tua questão. As regras de funcionamento definem algumas balizas e limitam alguns temas e discussões. Ainda recentemente encerrei um tópico que me pareceu descabido e não cumprindo as regras.

Tal como o João, eu também não participo em tópicos de determinados temas: uns porque não me interessam, outros porque discordo do que é dito mas já o disse diversas vezes, pelo que não o vou repetir.

De qualquer forma, agradeço-te teres partilhado a tua opinião, peço-te que o continues a fazer (tal como os outros), e, se houver algum tópico ou mensagem que, na tua opinião, viole claramente as regras de funcionamento, peço-te que cliques na opção "Reportar esta mensagem", e assim todos os moderadores são avisados por e-mail.

Citação:
Alpha

Para um crente a questão está respondida [...]. Para um descrente a questão está respondida [...]. Ou seja, a questão da existência está mais do que respondida.


Alpha,

Será assim tão claro como preto e branco? Não haverá uma quantidade (enorme) de pessoas para qual a resposta seja "não sei", ou "às vezes parece que sim", "às vezes parece que não"? Até mesmo os crentes por vezes têm as suas dúvidas da existência de Deus.

Obrigado,
Luís

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 15:39

Como me parece claro nem me apercebi, do que poderia ser motivo de discórdia...homem+mulher=UM...e não homem+mulher=Dois

A vida explicada por 1+1=1...

Tao


Yin- Terra- receptivo- feminino

Yang- Céu- activo- masculino

Enquanto a visão de Deus ocidental,o que se poderia assemelhar ao Yang, é único criador, é na verdade uma metade da criação, a masculina, em conjunto com o Yin. O ocidente adora apenas metade do divino

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 12:49

.....entretanto ,as metades ,sentiam falta uma da outra e passaram a procurar-se desesperadamente .Encontrando-se ,abraçaram-se ,chorando e assim se deixaram ficar ,cheias de saudades e paixão ,até morrerem .....Platão-O Banquete

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: nilton (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 13:22

a mulher é um pouco inferior ao homem.
a começar pelo órgão que usam para pensar:o coração.

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 13:45

Citação:
nilton
a mulher é um pouco inferior ao homem.
a começar pelo órgão que usam para pensar:o coração.

demis?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 16:00

A mulher não é inferior mas as vezes elas querem mandar e um macho tem que mostrar quem manda. Olha eu hoje, estou a trabalhar pro Estado, pros politicos corruptos então estou mesmo numa de lazer lol. Estou na mesa de voto pra ganhar mais umas massas pras minhas cenas, e estou lá com cunha, porque nem sou associado de nenhum partido, e puseram-me a secretário a mim, outros 2 homens a escrutinadores, e nas posições de presidente e vice-presidente 2 mulheres. E eu o que é isto? lol, na combinação da hora de almoço as senhoras queriam para 13 e 14, portanto ou calhava as 12 ou as 15 a hora de almoço, e eu disse logo faço as 15h mas de castigo faço 2 horas de almoço em vez de 1h. Portanto as 17h vou voltar lol. Então quem manda quem é? E não pedi se podia, disse que era assim e pronto. lol
Também aproveitei a manhã pra ir aos comes e bebes e nunca comi tanto, amanha tenho que treinar duro de manhã, mas comer à conta dos xulos do poder estatal sabe bem, até havia quem embrulhasse em guardanapos pra levar lol. O curioso é que perto da hora do almoço arrumaram tudo e ainda havia muita coisa, há tarde já não há nada pra ninguém, nem café nem garrafas de água, é incrivel, arrumaram a loja, nunca se viu nada assim, isto cada vez tá pior, ainda bem que de manhã foi a manhã toda a encher à conta e no gozo. Já disse a elas a brincar que vou por na acta a pouca vergonha da ocorrencia da cantina, mas o estado é assim mesmo, a gente aproveita um bocadinho pra gozar com eles, eles gozam logo connosco... Há tarde vou levar o mp3...
Ah e na minha mesa até votou uma um actor bem conhecido e também apresentador da Sic Radical, com um chapeu na cabeça digamos pouco usual, gostos...

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 17:10

Estou envergonhada com o que acabaste de escrever.

Que grande cidadão??? Como será no momento da contagem de votos?

Não acredito que estejas a falar verdade!!!

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 17:15

Citação:
nilton
a mulher é um pouco inferior ao homem.
a começar pelo órgão que usam para pensar:o coração.

Ridículo...enfim!

Complementam-se...por tudo o que é mais sagrado, não pensei que alguém pudesse pensar assim!

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: nilton (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 17:23

lena,que história é essa de demis?
eu me chamo nilton moraes

Re: Quando O homem e a mulher se tornam um
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de June de 2009 18:25

Tens ideias parecidas com as dele. Procura pelo fórum e verás.
Serão almas gémeas?

A comparação feita foi bem racional e nada passional.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.