Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Terra de Sonhos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 11:22

Já tinha lido sobre esta organização que tenta realizar sonhos de crianças e jovens afectados pelo cancro. Desta vez, ajudaram uma miúda a concretizar o dela: conhecer o papa e visitar o túmulo de João Paulo II.

Que Deus a ajude a ficar curada.

Cassima


Da Agência Ecclesia...





Papa concretizou sonho de jovem portuguesa
Joana foi a Roma conhecer Bento XVI e o túmulo de João Paulo II

Bento XVI recebeu em audiência, esta manhã no Vaticano, uma adolescente portuguesa. Com 14 anos, Joana, de Santa Maria da Feira, com uma doença do foro oncológico, concretizou o seu sonho de conhecer Bento XVI e o túmulo de João Paulo II.

A concretização do sonho esteve a cargo da Associação «Terra dos Sonhos». Formada no Dia Mundial da Criança em 2007, a Instituição Particular de Solidariedade Social «Terra dos Sonhos» tem por objectivo concretizar sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal.

O núcleo Norte, criado há um ano, desenvolveu esforços para mais um sonho concretizado.

Joana Ribeiro, voluntária do núcleo do Norte da associação, explica à Agência ECCLESIA que os sonhos chegam à Associação através de fichas de candidatura. No caso da Joana, foi uma amiga dos pais que a inscreveu. O procedimento normal conduz o pedido a uma equipa de voluntários, que entra em contacto com os pais, com a médica e o proponente do sonho, para recolher o máximo de informações sobre a criança.

Neste caso foi a médica da Joana que alertou para o facto desta adolescente "ser muito religiosa e que o seu sonho provavelmente seria ir a Lourdes ou a Roma", explica a voluntária.

A equipa quando foi ter com a Joana, fez-se passar por psicólogos e confirmaram o desejo da Joana. "Ao falar no Papa os seus olhos brilharam", conta. Com a concordância dos pais, a equipa responsável "meteu mãos à obra e juntou esforços para realizar o sonho". A surpresa é mantida até ao último instante.

A equipa de voluntários desencadeou esforços junto da Nunciatura Apostólica, em Portugal, junto da Prefeitura da Casa Pontifícia, o organismo do Vaticano que trata das audiências com o Papa e com algumas congregações religiosas, em Roma, para garantir o alojamento da Joana, da família (pais e irmão) que a acompanhava e de uma enfermeira.

Segundo informação de Joana Rbeiro, a audiência "só com a Joana" decorreu esta manhã.

Tendo realizado até ao momento cinco sonhos, para o Núcleo do Norte "este foi o que deu mais luta", explica Joana Ribeiro, admitindo no entanto não ter sido difícil.

"A disponibilidade da Igreja foi total desde o início. Foram muito prestáveis".

Para Joana Ribeiro, voluntária na Associação, os vários sonhos concretizados "são para mim a concretização de um sonho". Realizar um sonho "é muito gratificante, quando apenas recebemos a alegria da criança e o sorriso dos pais. Damos muito, mas recebemos ainda mais".

Joana regressa esta tarde de Roma. Antes da partida "não conseguiu dizer nada. Estava muito contente e prometeu que na volta, contaria como foi", explica Joana Ribeiro.

Re: Terra de Sonhos
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 15:38

Já tinha ouvido ,na televisão ou na rádio, falar desta associação.
Pareceu-me muito bonito e muito importante o trabalho que desenvolvem. Penso que o que ouvi foi de um miúdo que gostaria de visitar...já não sei o quê e reparei que faziam ainda mais do que o simples desejo do miúdo. Todo o envolvimento era preparado ao pormenor.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.