Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 17 de 21
Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 17:45

Citação:
Anori
Francisco,
Paleolítico, portanto! Porquê o marco do fabrico? Ainda antes de fabricar e ao mesmo tempo que os fabricava o homem recolhia objectos na natureza, pedras de forma singular que lhe despertavam a atenção, conchas...fabrico demonstra inteligência?

Obviamente que fabrico demonstra inteligência. O fabrico de um artefacto em pedra exige capacidade de abstracção e, nesse sentido, torna o homem diferente dos restantes animais. Há animais capazes de utilizar instrumentos, mas não de fabricar instrumentos complexos. Essa é uma enorme diferença entre o homem e os animais. A utilização do conceito Homo tem estado ligado sempre à capacidade de fabrico de instrumentos mais até do que à questão biológica.

Citação:
Anori
Também não consigo anular a utilidade de qualquer coisa fabricada, seja de carácter ideotécnico ou sociotécnico.

Não percebi a razão dessa afirmação. Mas é óbvia a fonte onde a foi beber... :) Ao velhinho Gordon Childe...

Citação:
Anori
Na minha opinião Deus é plena inteligência. Nós não sabemos do alcance desse amor, por isso antes de não conseguirmos amar como ele, estamos impedidos de saber o que realmente é esse amor.
Deus é a plenitude dos atributos. Donde, Deus é pleno Amor, pleno Bem, plena Inteligência... como diria S. Tomás, pleno ACTO.
Se tem lido o que eu escrevo, verá que sempre digo que o ser criado é incapaz de atingir a plenitude de Deus.


Citação:
Anori
A questão da alma aliada aos sentimentos não é totalmente correcta, talvez não concordes comigo, mas os animais, os cães por exemplo sentem até algumas formas complexas de sentimentos e experiências como ciúmes...

Acho que deve ter havido aqui, da tua parte uma certa confusão entre os dois temas que temos estado a conversar aqui - ambos muito fora de contexto: 1- a omnisciênica de Jesus, principalmente com firefox e 2- a origem do Homem, principalmente com Epafras.
Não concordo na totalidade contigo até porque não sei até que ponto muito do que vemos nos animais não são apenas um reflexo daquilo que queremos/gostaríamos de ver. Sou extremamente céptico nesse campo porque nem sempre os exemplos científicos que me foram dados eram os melhores.
Mas admito que sim, por vezes os animais parecem demonstrar alguns sentimentos.

Citação:
Anori

Temos perspectivas diferentes para mim acto criador acenta sobre a criação da vida.
Se não houver uma evolução da alma como dizes, então seremos imperfeitos para sempre!
Para mim a evolução não apresenta qualquer problema, complicado acho a determinado momento Deus colocar almas em determinados seres e a partir daí as almas multiplicarem-se através da matéria, então continua a haver infusão de almas a cada nascimentom, criadas por Deus?

Então, perspectivas mais opostas não poderíamos ter. Cada alma é pessoal, infundida por Deus em cada homem no momento da sua fecundação (geração), e não transmissível ou divisível. É o meu ponto de vista!

Citação:
Anori
Não havendo evolução da alma para que criou Deus seres imperfeitos para o adorar? Parece-me um bocado masoquista isto? Vou ensinar mal os meus alunos, para depois nos testes ter o prazer de os reprovar, parece coisa do género! A escolha depende das respostas que conseguimos dar, das dúvidas que conseguimos ignorar, é mesmo assim...tenho dito muita vez, para mim importante é a consciência de algo superior, o resto é conversa!

Ora, aí está uma boa questão! Para que criou Deus o mundo e os homens?
Pergunta mais séria, ainda: Será Deus estúpido (perdoe-me Deus pela associação do adjectivo ao Seu nome) ao ponto de criar seres capazes de o ofender?
Até parece um anúncio a uma certa companhia de telemóveis em que o pessoal faz umas máquinas para se bater a si mesmo...

Então Deus precisa de nós para alguma coisa? Podia ter-nos criado como os outros animaisinhos e não termos ainda internet... Mas não, criou-nos livres ao ponto de o ofender!!!

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 17:47

Citação:
Epafras
A criação é o universo e deu-se assim:
No princípio Deus criou os céus e a terra... e fez, a partir de um só homem, todo o género humano, para habitar em toda a face da Terra; e fixou a sequência dos tempos e os limites para a sua habitação, a fim de que os homens procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo, mesmo tacteando, embora não se encontre longe de cada um de nós. É nele, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos, como também o disseram alguns dos vossos poetas: 'Pois nós somos também da sua estirpe.'


:)

Não responde à minha pergunta, Epafras... Como surge esse homem e, já agora, porquê tão parecido com os restantes animais?

Re: Serei cristão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 17:53

Citação:
Francisco
Não responde à minha pergunta, Epafras... Como surge esse homem e, já agora, porquê tão parecido com os restantes animais?

Surge pela Palavra de Deus. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dela, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Porque todos os animais têm um Criador comum por isso é normal que sejam parecidos.

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 18:14

Citação:
Epafras
Citação:
Francisco
Não responde à minha pergunta, Epafras... Como surge esse homem e, já agora, porquê tão parecido com os restantes animais?

Surge pela Palavra de Deus. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dela, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Porque todos os animais têm um Criador comum por isso é normal que sejam parecidos.

:)

Muito bem! Fiquei esclarecido!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 20:55

Olá Francisco,

Desculpa a confusão do inicio do comentário, a questão era se escolhias o marco, "fabrico" com base exactamente no facto de ser inteligente?!

Citação:
Francisco
Citação:
Anori
Também não consigo anular a utilidade de qualquer coisa fabricada, seja de carácter ideotécnico ou sociotécnico.

Não percebi a razão dessa afirmação. Mas é óbvia a fonte onde a foi beber... :) Ao velhinho Gordon Childe...

Dissest que o moemnto era o do fabrico, não confundir com utilidade, tenho alguma dificuldade em encontrar alguma coisa que se crie sem uma intenção/utilidade, não tem de ser necessáriamente machados, pontas de sílex...podem ter utilidades mais subtis.
:) Gordon Childe, não...ao Binford.

Citação:
Francisco
Deus é a plenitude dos atributos. Donde, Deus é pleno Amor, pleno Bem, plena Inteligência... como diria S. Tomás, pleno ACTO.
Se tem lido o que eu escrevo, verá que sempre digo que o ser criado é incapaz de atingir a plenitude de Deus.

Não conheço a frase, contexto da citação de S.Tomás, mas um pleno acto, não tem de ser necessáriamente bom e amoroso ou até mesmo inteligente.
O que me despertou interesse foi a questão do homem, da criação em si. Na minha opinião Deus para falar em plenitude terá de se referir bom e mau, o mal não é necessáriamente mal, como poderia eu reconhecer o bem, a bondade de Deus, sem ter conhecimento do mal? Esta situação leva-me a crer que por isso o pecado por exemlo, o mal atribuído ao caminho oposto a Deus, e o bem o caminho para Deus, é simplesmente como tinha de ser e não fruto de pecados primordias imprimidos em cada alma à nascença...é simplesmente perfeito! Só amo porque conheço o ódio...isso é pleno!
Não sei o que será isso da plenitude de Deus, mas creio que temos o objectivo de procurar...creio que o objectivo é voltar à união, creio em Deus como a alma do Universo. :)

Citação:
Francisco
Citação:
Anori
A questão da alma aliada aos sentimentos não é totalmente correcta, talvez não concordes comigo, mas os animais, os cães por exemplo sentem até algumas formas complexas de sentimentos e experiências como ciúmes...

Acho que deve ter havido aqui, da tua parte uma certa confusão entre os dois temas que temos estado a conversar aqui - ambos muito fora de contexto: 1- a omnisciênica de Jesus, principalmente com firefox e 2- a origem do Homem, principalmente com Epafras.
Não concordo na totalidade contigo até porque não sei até que ponto muito do que vemos nos animais não são apenas um reflexo daquilo que queremos/gostaríamos de ver. Sou extremamente céptico nesse campo porque nem sempre os exemplos científicos que me foram dados eram os melhores.
Mas admito que sim, por vezes os animais parecem demonstrar alguns sentimentos.

Talvez tenha entendido mal, mas dissest qualquer coisa do género magoar a mulher que amas...porque tenho uma alma idêntica à dela..foi por isso dei o exemplo, humanos-sentimentos-alma, animais-sentimentos-alma.

Também não concordo na totalidade contigo, é que também em Deus, no que escreveram sobre Ele, não sei até que ponto não vemos um reflexo daquilo que queremos ver...autoridade imposta pelos homens em nome de Deus.

Citação:
Francisco
Ora, aí está uma boa questão! Para que criou Deus o mundo e os homens?
Pergunta mais séria, ainda: Será Deus estúpido (perdoe-me Deus pela associação do adjectivo ao Seu nome) ao ponto de criar seres capazes de o ofender?
Até parece um anúncio a uma certa companhia de telemóveis em que o pessoal faz umas máquinas para se bater a si mesmo...

Então Deus precisa de nós para alguma coisa? Podia ter-nos criado como os outros animaisinhos e não termos ainda internet... Mas não, criou-nos livres ao ponto de o ofender!!!

Talvez se tenha manifestado por forma a experienciar-se através de nós, as características da Humanidade permitem a dualidade. Mas em vez de perguntar porque criou o mundo, pergunto porque criou o universo.

Deus criou tudo, não te preocupes sentido de humor é uma das qualidades ;), também pode ser estúpido claro, essa avaliação depende sempre daquilo que estamos seguros e queremos aceitar ou não sobre ele, perspectiva sempre na minha opinião. Como no caso dos milagres, para uns vai ser uma benção, para outros uma injustiça, quando assistimos a um jogo de futebol a felicidade no final do jogo depende da equipa que apoias, numa guerra de que lado estás...ambos apelam a deus o triunfo...haverá sempre os escolhidos, haverá sempre aqueles patrocionados e convencidos de um Deus bom, e os convencidos de um deus mau.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 22:37

Olá Epafras e Francisco,

Sendo a alma humana a forma da matéria «humano», não é suficiente para, com a infusão, configurar um corpo humano?

Como disse o Francisco, não é aqui que vamos resolver o problema do momento zero da humanidade. Uma coisa é certa, a criação do homem é um milagre de Deus, ou seja, é algo que rompe com a lei natural criada por Ele. Pode e bem ser como o Francisco especula:

«Eu estou a falar de um momento único na história, que é o de criação do homem.
[...] Não estou, obviamente, a falar da geração de um novo ser humano, que é uma situação completamente diferente. »


No entanto, penso que todos partilhamos de ideias comuns, penso que as fundamentais: o Homem só é possível pela acção de Deus, sendo a criação um milagre.

Cumprimentos

Alpha

Re: Serei cristão?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 22:43

Boas

Citação:
Uma coisa é certa, a criação do homem é um milagre de Deus, ou seja, é algo que rompe com a lei natural criada por Ele.

Discordo, não rompe nada.
Não são as leis de Deus imutáveis?
É o percurso natural das suas leis.



Editado 2 vezes. Última edição em 01/07/2009 22:44 por Desconhecido.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 22:49

Para mim é natural...é Deus simplesmente!

Como diz o Desconhecido não rompe, simplesmente é...como é que um ser que é omnipotente e todos os omnis...pode romper, pensar, ou ter necessidade de romper as suas leis...

Re: Serei cristão?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 22:51

Citação:
Desconhecido
Boas
Citação:
Uma coisa é certa, a criação do homem é um milagre de Deus, ou seja, é algo que rompe com a lei natural criada por Ele.

Discordo, não rompe nada.
Não são as leis de Deus imutáveis?
É o percurso natural das suas leis.

Podes concretizar melhor o teu ponto de vista?

Cumprimentos

Alpha

Re: Serei cristão?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 23:14

Deus criou as suas leis imutáveis.
Se assim não fosse, o universo seria uma salgalhada.

Se nós surgimos, é porque as leis imutáveis assim o permitiram. Não somos nenhum milagre no verdadeiro significado da palavra.
Não existem leis quebradas mas apenas leis que ainda não se conhecem, que quando se manifestam aparentam quebrar as que são conhecidas.
As leis conhecidas muito provavelmente representam apenas casos particulares da lei em si.

Por exemplo, a lei de atracção gravitacional, pode ser apenas um caso particular de uma lei mais geral, que se manifesta apenas em certas condições.
No passado já se provou que as leis da electrostática e as leis do magnetismo, até então consideradas independentes, não na verdade complementos de uma mais geral: o electromagnetismo, em que o magnetismo apenas surge com uma carga eléctrica em movimento relativamente a um observador.

Sei que os exemplos aparentam nada ter a ver com o assunto, o que em sentido literal é verdade, mas são apenas uma analogia.

De tudo que já escrevi aqui, não será estranho saberes que acredito que somos obra da lei da evolução, uma das leis da natureza, que sempre existiu e existirá.

cumps

PS: Se calhar paro por aqui. Acho que o verdadeiro assunto do tópico "ja era"... :S

Re: Serei cristão?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de July de 2009 23:38

Olá Desconhecido,

Deus criou todas as coisas e as relações que estabelecem. Ponto final parágrafo.

Mas Deus não é um mero motor que se limitou a dar a volta na ignição e depois se sentou a ver o que fez. Deus actua na História usando de toda a Sua omnipotência sempre que entende necessário.

O milagre não é o último reduto da fé, não é o lugar onde a razão não chega, antes pelo contrário, é o lugar em que a razão e a fé se encontram e o ser humano é capaz de ver a acção de Deus, iluminado pela fé e usando da razão.

O poder de actuar para além dos processos que criou, são uma estupenda manifestação da glória do Senhor. Se toda a Criação fosse um livro, ou um texto, os milagres seriam os «bolds», para vincar a actuação e a vontade de Deus: no meio de tanto planeta estéril o vosso é o único que tem condições de vida, porque Eu o quis; no meio de toda a criação, diversifica pelo processo evolutivo, vós sois os únicos capazes de usar a inteligência e a abstracção, porque Eu quis que a vossa alma o permitisse.

As leis que postulamos nada mais são que pálidas aproximações à Criação de Deus. Por isso são tão particulares, por isso são tão limitadas e por isso por vezes parecem tão contraditórias. Mas mesmo assim permitem-nos conhecer a criação e perceber a dinâmica que Deus imprimiu a todas as coisas. A ciência, a filosofia, foram a forma que Deus nos deu de irmos conhecendo a Sua obra, até atingirmos a visão beatífica.

O assunto do tópico morreu quando o «dilema» carregou no enviar. Deixou a dúvida e foi-se.

Cumprimentos

Alpha

Re: Serei cristão?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 00:11

Citação:
FranciscoG
Não responde à minha pergunta, Epafras... Como surge esse homem e, já agora, porquê tão parecido com os restantes animais?

Olá, Francisco.

Esse homem surge por vontade e acção de Deus, num determinado momento no tempo da criação.
Até me espanta como é que alguém que se diz cristão (não me estou referindo especificamente a si!) consegue aceitar a ideia que veio do macaco. Essa nem sequer era a ideia de Darwin, mas há pessoas que acreditam mesmo que descendemos do macaco! É preciso ter uma muito baixa auto-estima, hehe.

Para ser sincera, não encontro nenhum animal parecido com o homem. Nem um. O que existem são parecenças: temos dois olhos, uma boca, um nariz, dois ouvidos. Mas isso é normal pois Deus quis que todos (animais e homens) tivessem olhos para ver, boca para comer, nariz para cheirar, ouvidos para ouvir :) Estas parecenças não provam evolução nenhuma, prova sim que houve um só Criador comum a todas as espécies.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 00:54

Citação:
O assunto do tópico morreu quando o «dilema» carregou no enviar. Deixou a dúvida e foi-se.
La isso é verdade :\

Citação:
Deus criou todas as coisas e as relações que estabelecem. Ponto final parágrafo.
Com certeza. Com tanta veemência, nem me atrevo a contrariar :D

Citação:
Mas Deus não é um mero motor que se limitou a dar a volta na ignição e depois se sentou a ver o que fez. Deus actua na História usando de toda a Sua omnipotência sempre que entende necessário.
Claro que o faz, mas para isso não precisa de romper leis nenhumas.
Citação:
O milagre não é o último reduto da fé, não é o lugar onde a razão não chega, antes pelo contrário, é o lugar em que a razão e a fé se encontram e o ser humano é capaz de ver a acção de Deus, iluminado pela fé e usando da razão.
Só é compreendido pela razão apenas aquilo que tem pelo menos alguma base imutável.
Citação:
no meio de tanto planeta estéril o vosso é o único que tem condições de vida, porque Eu o quis; no meio de toda a criação, diversifica pelo processo evolutivo, vós sois os únicos capazes de usar a inteligência e a abstracção, porque Eu quis que a vossa alma o permitisse.
Já sabes o que penso disto.
Nós pensamos que somos os únicos unicamente por presunção. Por que razão faria ele as estrelas e as demais galáxias, só para colocar num planeta "escondido" os "escolhidos"? Serão as estrelas e demais galáxias apenas para embelezar os nossos céus? Porque Deus perderia então o seu tempo com coisas sem importância? Somos mais uns no meio de outros. Podemos ser únicos, mas não os únicos ;)

Citação:
As leis que postulamos nada mais são que pálidas aproximações à Criação de Deus. Por isso são tão particulares, por isso são tão limitadas e por isso por vezes parecem tão contraditórias. Mas mesmo assim permitem-nos conhecer a criação e perceber a dinâmica que Deus imprimiu a todas as coisas. A ciência, a filosofia, foram a forma que Deus nos deu de irmos conhecendo a Sua obra, até atingirmos a visão beatífica.
Claro, estou de acordo, não afirmei o contrário (apenas não compreendi o que queres dizer com visão beatífica).

cumps

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 12:34

Citação:
Anori
:) Gordon Childe, não...ao Binford.

Nem sei onde ando com a cabeça... Pelo menos, ainda está em cima dos ombros!

Olá Anori,

Citação:
Anori
mas um pleno acto, não tem de ser necessáriamente bom e amoroso ou até mesmo inteligente.
e
Citação:
Anori
Na minha opinião Deus para falar em plenitude terá de se referir bom e mau, o mal não é necessáriamente mal, como poderia eu reconhecer o bem, a bondade de Deus, sem ter conhecimento do mal?

Não referi, neste caso, acto à acção humana mas sim à relação entre potência e acto - a capacidade para e a realização de.
Na verdade, emsina S. Tomás na Summa Theologica, 1ª parte, Q. 25, artº 1, Deus é acto puro, simples e universalmente perfeito e nele não não há lugar à imperfeição." (tradução rápida do latim, pelo que pode não coincidir com as traduções correntes. Peço desculpa).

Ora, não há dúvida que nós distinguimos acto de acção. As acções podem ser boas ou más. Mas em Deus não há mal. O mal existe por ausência de bem. O mal realiza-se porque livremente alguém opta por não fazer o bem. Os actos humanos podem ser bons ou maus mas, por exemplo, mas não há actos naturais bons ou maus porque não há liberdade na natureza. Nós é que, quando olhamos para um terramoto, por exemplo, dizemos que é um mal. Mas, de facto, a Natureza não é responsável por qualquer mal ou bem... A natureza tem regras de funcionamento e, queiramos quer não, nós temos que viver com elas e sobreviver a elas.

De facto, eu não conheço o bem porque conheço o mal. Eu não conheço o amor por conhecer o ódio. Que eu saiba, nunca odiei ninguém nem fui odiado por ninguém e amo muitas pessoas. Eu nunca odiei os meus pais e desde pequeno que fui crescendo e aprendendo a amá-los. Eu não consigo, sequer, ter uma noção do que seria odiar os meus Pais (falo por mim, obviamente).

Posso, sim, dizer que faço o mal ou odeio alguém porque me afasto de Deus, pois o mal existe porque as pessoas escolhem não fazer o bem. Daí que existam atenuantes à pena por um mal feito se este não foi realizado com plena liberdade. Atenuantes à pena, obviamente, porque o mal deverá ser reparado na devida proporção. Se eu roubar 1000 euros, terei que restituir 1000 euros.


Citação:
Anori
Talvez tenha entendido mal, mas dissest qualquer coisa do género magoar a mulher que amas...porque tenho uma alma idêntica à dela..foi por isso dei o exemplo, humanos-sentimentos-alma, animais-sentimentos-alma.

Também não concordo na totalidade contigo, é que também em Deus, no que escreveram sobre Ele, não sei até que ponto não vemos um reflexo daquilo que queremos ver...autoridade imposta pelos homens em nome de Deus.

Bem, falei da mulher que amo no que respeita à compreensão do mal que realizo. O que eu digo é que posso compreender o que sente alguém quando lhe faço mal porque posso ter um modo de comparação com o que eu sinto quando alguém me faz mal. Mas não sou capaz de compreender o que sente Deus quando alguém peca porque não sou capaz de compreender, pelas minhas naturais limitações de ser criado, a perfeita bondade de Deus. Se o pecado é, por definição, uma negação a Deus, não sei o que Deus sentirá. Posso imaginar - todos nós levámos já uma "tampa" de uma rapariga (ou rapaz, conforme o caso) e sabemos o que sentimos pela negação que nos é feita: a falta de correspondência ao nosso amor. Mas, como para mim - e não só para mim -, Deus é supremo bem, não sou capaz de mensurar a dor que Deus sente cada vez que um homem o nega.

Em segundo lugar, eu vejo em Deus o supremo bem. Vejo, em Deus, o Ser! Não vejo em Deus nada que me seja imposto por qualquer autoridade. A autoridade, neste caso a Igreja Católica - enquanto instituição -, ensina-me os caminhos para chegar a Deus e, ao acreditar no primado de Pedro, tenho que assumir que o que a Igreja me diz que é o certo para chegar à santidade é a verdade.

Citação:
Anori
Mas em vez de perguntar porque criou o mundo, pergunto porque criou o universo.

Sim, quando falava do mundo, queria falar o universo. :)

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 13:06

Francisco

Como se definem os cristãos dos não cristãos?

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 14:18

Citação:
Isabella
Francisco
Como se definem os cristãos dos não cristãos?

Boa tarde, Isabella!

Os cristãos são aqueles que acreditam que Jesus (Cristo), nascido em Belém e morto em Jerusalém há cerca de 2000 anos, é o filho de Deus encarnado, portanto Deus e Homem, que morreu para a salvação dos homens e ressuscitou ao fim do terceiro dia.

Creio que, desta forma, resumo bem o que são os cristãos sem entrar nos pormenores daquilo que distingue as várias religiões dentro do cristianismo.

Cumprimentos,

Francisco

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 14:32

Citação:
Cristo Salva

Olá, Francisco.

Esse homem surge por vontade e acção de Deus, num determinado momento no tempo da criação.
Até me espanta como é que alguém que se diz cristão (não me estou referindo especificamente a si!) consegue aceitar a ideia que veio do macaco. Essa nem sequer era a ideia de Darwin, mas há pessoas que acreditam mesmo que descendemos do macaco! É preciso ter uma muito baixa auto-estima, hehe.

Olá Flor,

Pois é verdade... eu também tenho dificuldade em acreditar que alguém, cristão ou não, acredita que o homem veio de um macaco qualquer...
Eu admito que a minha perspectiva não seja muito conciliável com outras. Mas enfim, ninguém é perfeito.
Eu dou muito mais valor à criação e infusão da alma humana do que propriamente à criação de um corpo a partir do nada. Enfim, esta atitude tem-me permitido sobreviver no meio científico sem colocar em risco a minha fé. Em si mesma, esta afirmação vale de pouco mas é o que lhe posso dizer já a um nível mais pessoal.

Citação:
Cristo Salva
Para ser sincera, não encontro nenhum animal parecido com o homem. Nem um. O que existem são parecenças: temos dois olhos, uma boca, um nariz, dois ouvidos. Mas isso é normal pois Deus quis que todos (animais e homens) tivessem olhos para ver, boca para comer, nariz para cheirar, ouvidos para ouvir :) Estas parecenças não provam evolução nenhuma, prova sim que houve um só Criador comum a todas as espécies.

Também não encontro muitas parecenças entre os animais e o Homem. Sobretudo no que concerne ao Intelecto.
Contudo, a sua conclusão é do mais interessante que ouvi até hoje e pode crer que a considerarei uma via a explorar.

Uma nota final:
Excelente a piada da auto-estima!!! eheheheh

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 14:42

Citação:
Alpha
Olá Epafras e Francisco,
Sendo a alma humana a forma da matéria «humano», não é suficiente para, com a infusão, configurar um corpo humano?

É, pelo menos, essa a minha convicção. Ainda que, penso eu, se a criação é "destinada" ao Homem e se o Homem é o expoente da criação, então Deus poderá ter feito com que a evolução tivesse como expoente máximo o aparecimento do Homem.
Ou seja, Deus não olhou, em determinado momento, para o tigre dentes-de-sabre, para o elefante, para a couve, para o chimpanzé e para o primeiro "habilis" (aceitando essa corrente) e escolheu este como podia ter escolhido qualquer um dos outros. Do meu ponto de vista, toda a evolução, se a houve e eu acredito que sim, se deu para chegar ao Homem.

Um abraço,

Francisco

Re: Serei cristão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 15:03

Citação:
Cristo Salva
O que existem são parecenças: temos dois olhos, uma boca, um nariz, dois ouvidos. Mas isso é normal pois Deus quis que todos (animais e homens) tivessem olhos para ver, boca para comer, nariz para cheirar, ouvidos para ouvir :) Estas parecenças não provam evolução nenhuma, prova sim que houve um só Criador comum a todas as espécies.

Há animais que então desobedecem ao plano criador de Deus - não têm boca, nem olhos, nem nariz, nem ouvidos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 02 de July de 2009 15:17

Francisco

Obrigada.



E o que é ser um verdadeiro Cristão?

Página actual: 17 de 21


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.