Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 21 de 21
Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 13 de July de 2009 16:36

Citação:
Alef
Caro Francisco:
Embora julgue entender o que queres dizer, não me parece que a frase «o Diabo tem conhecimento pleno de Deus» tenha muito sentido no contexto bíblico. «Conhecer» tem na Bíblia o sentido de contacto íntimo e não simplesmente um acto intelectivo/gnoseológico. Obviamente, o diabo não tem um contacto íntimo com Deus. Se o Diabo é a negação absoluta do Amor, não «conhece» Deus.

Boa tarde, Alef.

Acho que dentro da discussão que se apresenta, não entra o problema semântico do verbo "conhecer" em contexto bíblico... Como cristãos, acho que é um pouco escusado estar a entrar por esse campo pois acreditamos que Deus nunca conheceu ninguém do ponto de vista bíblico. Mesmo o acto geracional de Jesus nunca teve, na tradição cristã, qualquer base de "conhecimento" em sentido bíblico. Ao contrário de outras tradições ditas pagãs, em que diversas divindades "conheceram" outras divindades e, inclusivamente, seres humanos.

Se o problema é semântico, eu diria que, da parte do Diabo, há sobretudo uma recusa do amor de Deus.
Creio que esse vocábulo se aplicaria de forma mais correcta por oposição ao de "aceitação" enquanto sinónimo de "acreditar" no sentido de "dar crédito".

Eu errei ao dizer que o Diabo tem um conhecimento pleno de Deus. O Diabo não tem um conhecimento pleno de Deus porque, enquanto ser criado, tem um conhecimento limitado. Só Deus se pode conhecer a si mesmo de forma total. Contudo, a percepção (conhecimento) de Deus que tem o Diabo, porque é espírito, é muito superior àquela que nós temos, que somos corpo e espírito e, nesse sentido, mais limitados na percepção do que os espíritos puros.

E se tivéssemos conhecimento pleno de Deus rejeitá-lo-íamos? Tendo em conta o que disse antes, falando do conhecimento pleno possível para cada um dos seres criados, pois era essa a minha intenção, há pelo menos duas opiniões. Uma, defendida por alguns teólogos que, inclusivamente, se opõem há existência do Diabo, perante o conhecimento de Deus o Diabo não o poderia recusar nunca - ver a maravilha de Deus pressupõe aceitá-lo automaticamente. Outra, um pouco na esteira do Doutor Angélico, diz que a liberdade dos anjos funciona de maneira diferente da dos homens: pela sua maior perfeição de conhecimento de Deus, o seu acto de aceitação/recusa de Deus é único. Ou seja, a sua capacidade para amar a Deus, aceitando-o plenamente, é muito maior do que a nossa mas, por outro lado, o ódio que ganham a Deus e, sobretudo, a si mesmos, por terem recusado Deus também é muito maior do que o nosso.

Eu aceito mais facilmente a segunda opinião. Para mim, o inferno será aquele "lugar" onde viveremos eternamente sem poder ver a Deus (depois de o termos visto na sua plenitude durante o Juízo Final) e onde nos odiaremos a nós próprios eternamente por O termos recusado de livre vontade. O facto de a recusa ser livre, torna esse ódio muito maior.

Como exemplo, recordo uma vez que fui assaltado por um grupo de assaltantes enquanto eu passava por um sítio que sabia ser perigoso. Depois disso, passei uma semana a dizer a mim mesmo: devia ter ido pela outra rua, devia ter corrido quando os vi aproximar-se, devia ter batido no primeiro e começado a correr, nem devia ter saído de casa, etc. O Inferno será, do meu ponto de vista, passar a eternidade sem nos conseguirmos desculpar por, em vários momentos, ter optado por recusar a Deus em vez de O aceitar.

Re: Serei cristão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 13 de July de 2009 17:47

Citação:
Desconhecido
Depende por isso da tua definição de "crente":
1-Apenas fé: crentes assumidos
2-Fé e boas obras: crentes e não crentes
3-Apenas boas obras: Não crentes

Pelo que escreveste, penso que te referiste à primeira categoria, pois um verdadeiro cristão não se vai responsabilizar porque deixa ou não de cometer sacrilégio gravíssimo contra quem quer que seja, mas sim porque ao não fazê-lo irá pesar-lhe no coração e na mente, sentindo-o como uma verdadeira dor.

Um verdadeiro cristão não faz o bem e evita o mal por considerar que se fizer o contrario comete um pecado, mas antes porque isso lhe pesaria no coração e na mente como uma verdadeira dor.

cumps

Olá Desconhecido,

Crentes assumidos = fé com boas obras e boas obras cheias de fé!

Li, certa vez, que uma senhora se virou para a Madre Teresa de Calcutá e lhe disse algo como "eu não teria coragem de fazer o que faz a Madre!" E Madre Teresa respondeu-lhe: "Se eu não acreditasse em Jesus Cristo, também não".
É certo que há muito boa gente que faz muito bem. Mas, do meu ponto de vista, só fazendo o bem com perspectiva cristã se pode fazer verdadeiro bem. Porque assim juntamos o mandamento novo ao mandato da evangelização. Mais, só assim teremos uma verdadeira identificação com Cristo.

Claro que há gente que tem muito dinheiro e faz fundações para ajudar os coitadinhos. Gente importante que vai adoptar criancinhas coitadinhas aos países pobres mas que foram incapazes de adoptar uma criança no seu prórpio país, muito menos uma criança com deficiência (talvez porque isso não fique tão bem nas revistas). O cristão não ajuda os coitadinhos, ajuda o seu irmão, mesmo quando este não é irmão na fé. Foi sempre assim, mesmo quando alguns homens acabaram por utilizar mal esta mensagem.

Creio, portanto, que só conhecendo Deus conheceremos a profundidade do Amor. Nesse sentido, creio que só quem crê em Deus se consegue arrepender plenamente do mal realizado.

Não compreendo essa perspectiva dos que dizem que o cristão só faz o bem para não ir para o inferno. Principalmente porque nunca vi nenhum dos meus conhecidos que fazem esse tipo de afirmações, normalmente com arrogância, fazer o mesmo trabalho social que fazem os cristãos.

Para mim, crente é o que tenta seguir a mensagem de Jesus apesar das suas imperfeições e não o "santinho" - que não existe. Crente é o que luta por se levantar cada vez que cai. E é aquele que, por saber que é capaz de cair, não julga levianamente os outros que caem. E se o faz, percebe que está a fazer mal.

O crente, por conhecer o Bem (= Deus) melhor que o não crente, por ser "obrigado" a fazer diariamente um exame de consciência, por ser "obrigado" a reparar o mal que confessa a Deus, tem uma maior consciência do mal do que o não crente. Por isso mesmo, sente-se mais responsável pelo mal que pratica e pela necessidade da sua reparação.

É o meu ponto de vista. E, claro, que há muitos que se dizem crentes e que o não são... mas temos que rezar mais por eles, para que vejam o caminho!

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 13:20

Parece-me que já tive mais fé .

Re: Serei cristão?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 18:20

Ou melhor...parece-me que já fui mais crente...há coisas ao longo da vida que nos fazem perder a fé.

Página actual: 21 de 21


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.