Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 15:04

Ao pesquisar o autor do artigo que a Maria José indicou a propósito de S. Nuno de Santa Maria (Álvares Pereira), descobri este livro dele "Os Defeitos de Maria - E as Virtudes de Outras Mulheres dos Evangelhos". Achei o título muito interessante (eu acho que um bom título é sempre apelativo!). Provocador, de forma a chamar a atenção. A sinopse do livro, diz o seguinte:

Citação:
O padre Gonçalo Portocarrero de Almada publica neste livro as suas meditações que, ao longo de um ano, transmitiu ao fiéis durante a novena em honra da Imaculada Conceição, uma tradição que se tornou «uma referência cultural, cultual e devocional da Igreja de Lisboa».
Cada uma das suas homilias retrata, com perspicácia e inspiração, uma figura feminina do Evangelho, que assim é subtraída ao anonimato para servir de exemplo aos homens e mulheres de todos os tempos: a hemorroíssa, a sogra de Pedro, a viúva do óbolo, a mulher adúltera, a humilde cananeia, a samaritana, a viúva de Naim e a mãe dos filhos de Zebedeu. E, acima de todas elas, bem como de todos os homens, ergue-se em todo o seu esplendor a Virgem Maria, imaculada desde a concepção, a quem o pregador atribui carinhosamente doze «defeitos» que evidenciam sobremaneira tanto a sua grandeza como a sua sublime humanidade.

Alguém poderá dizer-me algo sobre ele? Lê-se bem? É interessante? Que tipo de assuntos aborda?

Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 17:43

Às vezes até parece que me entrego à perseguição mas...acho (mais um achismo, não sei em quantos vou, os entendidos que me cedam informação sobre a quantidade, sim porque sobre qualidade não vale a pena não será isenta), bom...mas achei interessante, um titulo provocador..."Os Defeitos de Maria - E as Virtudes de Outras Mulheres dos Evangelhos"...apesar de provocador interessante, comentário bastante interessante, não fossem as opiniões de alguns consideradas desrespeito quando são apenas provocadoras, e o são de forma a chamar igualmente a atenção.

Quem diria que este titulo seria um bom título, e não uma ofensa, falta de respeito, crime, blasfémia, pecado...dita por um senhor padre é palavra abençoada!

Citação:
Cassima
"Os Defeitos de Maria - E as Virtudes de Outras Mulheres dos Evangelhos". Achei o título muito interessante (eu acho que um bom título é sempre apelativo!). Provocador, de forma a chamar a atenção.

Muito interessante!!

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 17:54

Ó rapariga, ainda bem que achas e aprendeste alguma coisa. Talvez consigas aprender a diferença entre apelativo e ofensivo.

E já agora, parafraseando William Shatner, "Get a life!".

Agradeço que não desvirtues este tópico.

Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 18:04

Muito interessante...talvez consigas aprender a diferença entre ser e considerar...ou seja desvituar como bem dizes!

Desvituar tem sido até agora considerado ter uma opinião diferente. Não sou do contra porque me apetece, já li algumas coisas sobre Maria, não com títulos tão apelativos, nem provocadores que me chamassem a atenção, não é minha intenção vir aqui enumerar defeitos.

Vou achar mais interessante ver-vos enumerar os defeitos de Maria!

Interessante é a palavra mais encontrada nesta mensagem, não é ao acaso é realmente interessante.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/05/2009 18:08 por Anori.

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 18:15

Anori

Há sempre a hipótese de criar o tópico "O Cantinho do Calimero" onde poderás dar vazão a todas as injustiças de que julgas ser alvo.

Por isso, repito, agradeço que não desvirtues este aqui.

Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 23:25

Citação:
Cassima
Há sempre a hipótese de criar o tópico "O Cantinho do Calimero" onde poderás dar vazão a todas as injustiças de que julgas ser alvo.

Óh «Sinhôres»!!!! Canto do Calimero??!?!?!?!?!?

Cumprimentos

Alpha

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 10:01

Só pelo titulo eu não compraria o livro.

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 11:02

Citação:
vitor*
Só pelo titulo eu não compraria o livro.

Por referir os defeitos de Maria? Estou em crer que se tratam de «defeitos». A sinopse deixa antever que se trata duma reflexão desse tipo.

Cumprimentos

Alpha

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 12:16

Citação:
Alpha
Óh «Sinhôres»!!!! Canto do Calimero??!?!?!?!?!?

Então Alpha? Já não és do tempo deste pintainho que se sentia sempre tão injustiçado? E da sua frase de marca: "É uma injustiça!"?

Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 12:18

Vítor

Concordo com o Alpha. Na sinopse diz "a quem o pregador atribui carinhosamente doze «defeitos» que evidenciam sobremaneira tanto a sua grandeza como a sua sublime humanidade". Parece-se que será, matematicamente falando, como provar uma teoria por redução ao absurdo.

Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 14:05

Não compraria porque a técnica utilzada para vender os livros, me parece uma técnica muito parecida com a utilizada nos livros de Dan Brown.

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 17:08

Citação:
Cassima
Citação:
Alpha
Óh «Sinhôres»!!!! Canto do Calimero??!?!?!?!?!?

Então Alpha? Já não és do tempo deste pintainho que se sentia sempre tão injustiçado? E da sua frase de marca: "É uma injustiça!"?

Cassima

Olá Cassima,

Achei piada!

Cumprimentos

Alpha

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de May de 2009 18:15

Citação:
vitor*
Não compraria porque a técnica utilzada para vender os livros, me parece uma técnica muito parecida com a utilizada nos livros de Dan Brown.

Vítor, os títulos do Dan Brown não são nada de especial. Ele pegou numa lenda, numa organização inventada em tempos recentes e apresentou-os como um romance pretensamente baseado em factos históricos.

O autor do livro em questão pegou num título que chama a atenção porque atribui, aparentemente, defeitos a Maria, algo em que os católicos não acreditam. O conteúdo não o conheço mas não me parece que seja repreensível.

Qual a semelhança?

Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 25 de May de 2009 23:47

Olá
Conhecem o livro TESTEMUNHAS DA ESPERANÇA de François X. N. Van Thuan?

Neste livro estão recolhidas as pregações feitas num retiro (ou exercícios espirituais) por este vietnamita. Aí se fala, em dado momento, de modo muito concreto de "defeitos" de Jesus. Neste retiro esteve João Paulo II entre outras pessoas.

E do que se trata? Daquilo a que muitos, a sociedade, considera como o que chamamos agora a propósito do que não é aceite: isto não é politicamente correcto.

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 26 de May de 2009 14:21

Porque razão acham os católicos que Maria não tinha defeitos?

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de May de 2009 15:32

Citação:
Anori
Porque razão acham os católicos que Maria não tinha defeitos?

Porque (Bíblia):

Citação:
Lc 1, 28
Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»

Citação:
Lc 1, 30
Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31*Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»

Citação:
Lc 1, 42
Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43*E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?

Citação:
Lc 1, 46
Maria disse, então:
«A minha alma glorifica o Senhor
47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
48Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.
De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

E porque (dogmas marianos):

Mãe de Deus

Perpétua Virgindade

Imaculada Conceição

Assunção

e porque:

Tradição desde os primeiros cristãos


Cassima

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 26 de May de 2009 20:29

As histórias de virgens fecundadas por deuses não é novidade. Apolo teria tido dois filhos através desse mesmo processo, por exemplo Augusto filho de Atia. Ésquilo também narra que Zeus teria engravidado, com um sopro místico uma sacerdotisa da sua esposa Hera, que se chamava Io. Também Zaratrusta, segundo certos textos fora concebido depois da sua mãe absorver uma bebida à base de leite.etc etc

Também a Bíblia não é pobre em gravidezes miraculosas, temos o caso de sara e Ana. Também o caso de Melquisedeq é aproximado à concepção virginal. Um dos apócrifos do antigo testamento narra que a mãe de Melquisedeq , Sofonim, idosa e perto da morte “concebeu no seu ventre apesar de não ter dormido com o seu marido, Nir. Sofonim terá morrido durante o parto, Melquisedeq é encontrado depois por Nir e o seu irmão sentado junto ao cadáver. Já falava para louvar a Deus, tendo os outros dois homens concluído que ele teria vindo do Senhor. Para além destes casos não se encontram mais exemplos da concepção virginal no judaísmo, este assunto foi motivo de discussão entre judeus e cristãos (Diálogo de Trífon).
Porque acreditavam na concepção virginal algumas comunidades cristãs, porque não eram todas devemos ter isso em atenção?

Aquele contexto é responsável mas não totalmente, há uma questão ainda mais pertinente acerca desta crença, o facto daqueles homens e mulheres não conhecerem de facto, como de eram concebidas as crianças. O padre jesuíta Moingt, sublinha o facto de os antigos atribuírem inteira exclusividade à genitalidade do macho o dinamismo originário da vida nascente, sendo a mulher simplesmente receptáculo. Para Santo Agostinho por exemplo, a fecundação ter-se-ia efectuado pela orelha, ideia também apoiada por um poeta sírio. A ideia da concepção virginal atingiu tal sucesso por ter sido propagada por homens para quem era difícil acreditar na Incarnação porque eles desprezavam o corpo, sob a influência dos gregos que confundiam carne e animalidade. No Evangelho de João(1,45) Jesus é referido como, o filho de José de Nazaré, e não acho que tenha sido inadvertidamente .

Em 1969, o então Papa, escrevia: “A filiação divina de Jesus não se baseia, à luz da fé da Igreja, no facto de Jesus não ter pai humano; a doutrina da divindade de Jesus não seria posta em causa se Jesus fosse o fruto de um casamento normal.” Pois não, para mim não, mas assim põe em causa o dogma da concepção virginal, que para mim não coloca Deus em causa. É claro que o senhor teve problemas com isto, e depois fez marcha atrás. É precisa muita acrobacia.

Com excepção do evangelho de Lucas e Mateus, nenhum texto do Novo testamento indica que Maria era virgem ao conceber Jesus e que o continuou a ser.
Os outros evangelistas não mostram interesse quanto às condições do seu nascimento, limitam-se a descrever Jesus como o Messias, Senhor, Salvador, O Filho de Deus. Por exemplo Paulo mostrou-se preocupado em mostrar que Jesus era de facto homem, indica que ele era nascido de uma mulher, não mostram a concepção virginal como factor essencial, ou então ignoravam-na, Jesus também em nenhum momento faz referência a esse facto.
Esta crença, é apenas enunciada oficialmente no Concílio de Latrão no séc.VII, tornando-se um dos pilares da fé católica. Porquê só nesta altura?

É defeito ser mãe de uma família numerosa?
Maria foi mãe de uma família numerosa, este é um facto que já não levanta muitas dúvidas, mesmo para os exegetas ainda que não o confessem claramente, mas isso já se prende com outros "defeitos". Choca muitos católicos, é verdade.

Referências no Novo testamento, onde são citados irmãs e irmãos de Jesus:
-Evangelho de Marcos, Jesus de regresso à sua aldeia, ensina na sinagoga de Nazaré, depois de ter praticado vários milagres. Os seus patrícios espantam-se: "Este não é o carpinteiro, o filho de maria o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as irmãs deles não são da nossa terra?" (6,3);

-Evangelho de Mateus, que refere a mesma situação.(13, 55-56);

-Evangelho de Marcos, Jesus, depois de constituir o grupo dos seus discípulos, prega. Dizem-lhe: "Eis que a tua mãe, os teus irmãos e as tuas irmãs, lá fora, te procuram"(3,32). sendo a mesma cena contada por Mateus(12,46-50) e Lucas (8,19-21);

-Evangelho de João. Depois do milagre em Caná, Jesus desce para Cafarnaúm, "bem como sua mãe e seus irmãos e os seus discípulos" (2,12)

-Actos dos apóstolos. Depois da ressurreição e a partida de Jesus, os seus fiéis reunem-se na "câmara alta" onde era hábito. Lucas cita em primeiro cada um dos apóstolos e acrescenta, todos com um mesmo coração eram assíduos na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus e com os seus irmãos" (1,14)

-Carta de Paulo aos Gálatas. Ele explica que depois de ter sido tocado pela graça no caminho a Damasco, foi à Arábia e novamente a Damasco. "Depois subi a jerusalém para visitar Cephas e fiquei em casa dele quinze dias; não vi os outros Apóstolos mas apenas Tiago, o irmão do Senhor" (1, 18-19)

Ootros textos do Novo testamento deixam supor a existência de relações conjugais entre José e Maria, a existência de irmãos e irmãs de Jesus ou, pelo menos de um deles Tiago, citado por Paulo:

-evangelho de Lucas. "Ela teve o seu filho primogénito" (2,7)
-evangelho de Mateus. Depois do anúncio do anjo a Maria , José levou Maria para sua casa "e não a conheceu até ao dia em que ela deu à luz um filho." (1,25)

Tiago é também referido como irmão de Jesus pelo judeu Flávio Josefo, na sua sua história da Palestina, "Antiguidades Judaicas".

Também exemplo de textos dos primeiros cristãos, Eusébio de Cesareia, iniciador da história eclesiástica, cita o texto de um cristão chamado Hegesipo, meados do séc II, "O irmão do Senhor, Tiago recebeu a Igreja com os Apóstolos..."

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de May de 2009 23:10

Anori

Sabes que para mim és novo nestas andanças...mas na verdade eu é que, nestes últimos tempos, tenho andado pouco por cá. Só hoje me dei conta do que escreves. Desculpa.

Mas fiquei admirada com o jeito que tens para levar a água ao teu moinho...tenho pena é que a água não seja limpida. Nossa Senhora é Maria a sempre Virgem. É a mãe de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
É "a cheia de graça". Dizes isso quando rezas a Avé Maria. Ou mudas o texto?

Adeus

Maria José

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de May de 2009 07:42

Indiquem-me por favor onde é que na bíblia vem a referência aos suspostos irmãos de Jesus, serem filhos de José e de Maria. Obrigado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Os defeitos de Maria
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de May de 2009 10:22

Anori

Tanta coisa, e?...

Vamos discutir mitologia? Jesus e Zeus? Jesus e Apolo? Jesus e Hércules?

No tempo de Jesus este nome era dos mais corriqueiros. "Jesuses" devia havê-los "aos pontapés". Será que Deus não teve mais originalidade? Não haveria assim um equivalente hebraico do Possidónio ou do Desidério? Tornaria de certeza a figura de Jesus bem mais "imponente"! Ah! E se em vez de encarnar (coisa tão banal e tão vulgar em todo o lado!) tivesse aparecido assim no meio do Templo rodeado de efeitos especiais não seria mais "consonante" com a sua natureza divina?

Maria é Mãe de uma família numerosíssima, de todos os cristãos. Julgas que os argumentos que usas são novos? Faz uma pesquisa pelo fórum. A retórica não me interessa! Mas não deixa de ter piada argumentares se ter uma família numerosa é defeito! Logo a mim!

Cassima

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.