Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 7 de 8
Re: Liturgia
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de August de 2009 14:31

Se cada um cuidasse dos seus próprio problemas , em vez de andarem a procurar pecados graves na vida dos outros, isso é que seria fantástico. A mesquinhez humana é um cancro.
Jesus teve sorte com o público da época, hoje choveriam pedras e, muito provavelmente, nem o próprio escapava. Dasss

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Liturgia
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 11:10

Citação:
Ricardo Figueiredo
"...não ir à missa de Domingo é pecado grave..."

Nada justo...e as pessoas que trabalham ao Domingo?!

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 12:51

Cara Isabella, Anori, Lena,

Não estou com muito tempo, mas tentarei deixar esclarecimentos para algumas questões.
Quanto aos fiéis comungarem ou não em pecado grave, o que tu propões já existe. Diz o Cânone 916 do Código de Direito Canónico: "Ques estiver consciente de pecado grave não celebre Missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer previamente a confissão sacramental, a não ser que exista uma razão grave e não tenha oportunidade de se confessar, neste caso, porém, lembre-se que tem obrigação de fazer um acto de Contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes". Pelos vistos a "desculpinha", como dissestes, não se aplica só aos padres, mas a todos.

Quanto a quem pode, ou não, celebrar o Domingo, existem várias questões. Primeiro, se for alguem que pode escolher o seu horário de trabalho, e deliberadamente escolhe o Domingo, vâ-se qual o espírito com que é cristão, e neste caso, a meu ver, pode ser pecado. Mas não quero fazer julgamentos. Agora, se for alguém em dificuldades, que necessita urgentemente de um emprego para subsistir, e só tem um que implica um horário ao Domingo, a meu ver, e ao de qualquer pessoa, penso eu, não haverá mal. Desde que tenha a alma posta em Deus durante o emprego (existem várias orações breves que podem ajudar à 'vivência' do Domingo Cristão, mesmo no trabalho). Depois poderá saber qual a missa mais próxima talvez vespertina e tentar participar nela. Se não houver qualquer possibilidade, tente, ao menos, ir à missa à semana, um dia, para não perder o norte. Volto a afirmar: É preciso bom-senso!

Quanto ao procurar pecados graves nos outros, penso que não é essa a questão que se põe. Mas nos dos outros, podemos encontrar os nossos próprios, e precavermo-nos de tais.

Cara Isabella, não percebi o que quiseste dizer com "Pois é, mas às vezes eles só ligam a quem querem.". Se te puderes explicar melhor...

Abraço em Xto para todos,
Ricardo Figueiredo
(Penso que respondi mais ou menos a tudo)

Re: Liturgia
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 13:09

Os padres mesmo na igreja lá têm as suas amizades. Passam por pessoas e nem ligam nenhuma. Tenho uma amiga que diz: eu nao tenho sorte nenhuma com padres. Um padre uma vez disse-lhe, tantos aneis nos dedos? Ela respondeu...por que eu gosto!

Re: Liturgia
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 13:16

Se eu faço pecado por nao ir à missa...há tanta, tanta gente em pecado!

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 09 de August de 2009 22:28

Olá Isabella,

Não te posso responder! Podes falar de mil e uma situações, mas claro que primeiro não tenho conhecimento da situação e muito menos das pessoas em questão. Mas certamente que o sr. pe. em questão insurgiu-se contra 'decorações fúteis' em que tanta gente se cobre. Mas não questiono. Mas certamente que a justificação também não foi a melhor "porque gosto" não justifica, aliás, não tem sentido. Certamente que se a adesão fosse melhor, ela compreenderia melhor o que é a POBREZA CRISTÃ.
Por não ires à missa de domingo, obviamente que estás em pecado grave. Se quiseres, posso dar uma explicação melhor, mas só se quiseres.

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

(Espero que a resposta esteja o melhor possível, mas acabei de chegar de uma procissão e estou muito cansado!)

Re: Liturgia
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 10 de August de 2009 15:48

Ricardo eu já disse; se eu estou em pecado por não ir à missa todos os domingos a maioria dos católicos também estão! E os que vivem juntos e comungam?

Sim, explica...

Re: Liturgia
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 10 de August de 2009 18:58

Citação:
Ricardo Figueiredo
"...não ir à missa de Domingo é pecado grave..."

Porquê?
Ao que sei, nem na bíblia tal é dito.
Se ainda dissesses que é pecado não orar por todos aqueles que se encontram no que a igreja denomina por purgatório (tomo a liberdade de fazer uma analogia equivalente a recusar a caridade a quem necessita da prece para se guiar), ainda vá que não vá. Mas orar, posso faze-lo em casa, no carro, enfim...em qualquer lado.

cumps

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 10 de August de 2009 21:07

Cara Isabella e 'Desconhecido',

Acho que aqui não estamos numa de disputas para usares frases tais como: "Sim, explica...". Só explicarei se valer a pena para ti, agora se for para encontrares meandros por onde me atacares, mais vale não explicar. Mas aventuro-me:
O pecado grave é todo aquele pecado que me afasta totalmente de Deus. Deste modo, tudo o que sejam faltas que afastam da comunhão de Deus é pecado grave. Faltar ao Domingo à Missa é pecado grave pois é dia de preceito, instituido por Jesus Cristo na sua Ressurreição, pelo simples facto de haver ressuscitado nesse dia. Se não partilho da vida de Deus na Sua Santa Igreja, afasto-me de Deus. Faltar ao Louvor a Deus é falta grave não só por estar consagrada na Lei da Graça como também ser falta da Lei Natural (vemos no Génesis que desde o princípio, já Caim e Abel prestavam culto a Deus através da oferta dos primeiros frutos do seu trabalho). Não prestar digno culto a Deus é falta.
Quanto aos que vivem juntos e comungam, não deviam. Participar da Comunhão Eucarística tem como condição participar da Comunhão da Igreja. Não se pode abraçar a Cabeça se não abraçarmos o Corpo. Se falhamos ao preceito de assumir perante Deus que se quer fazer um caminho conjunto de Santidade com o outro, sempre aos olhos de Deus, é querermo-nos distanciar de Deus para não prestar contas. À maneira de Adão que aou ouvir a voz de Deus, se escondeu.

Se a Santíssima Trindade -Pai, Filho e Espírito Santo- são Deus, e a nossa perspectiva de vida é partilhar da vida Divina, se não buscamos a unidade com os demais que percorrem o caminho para Deus, então falhamos gravemente no nosso caminho. O caminho cristão é um caminho com os outros.
Jesus Cristo instituiu a Igreja para ser imagem de si mesmo (S. Paulo bem compreendeu isso com a sua teologia do corpo). E ser imagem de Jesus é o desejo ardente de partilhar da vida com o Pai e o Espírito Santo, em Santa Comunhão. O dever dominical está prescrito logo no início, no Decálogo, apesar de aí ser instituido o Sábado. O Domingo é o passo seguinte, instituido pela própria Ressurreição de Cristo (vemos que após a Ressurreição Jesus apareceu aos discípulos no primeiro dia da semana - por exemplo em Jo 20, 19.26 - note-se que a segunda aparição, a Tomé, é oito dias depois, ou seja, Jesus volta a escolher o Domingo). Dizer que o simples facto de rezar substitui o Domingo é um erro grave. Primeiro prestar culto a Deus, e o culto mais perfeito, foi instituido por Jesus na Cruz quando se entregou como Sacrifício ao Pai, para nossa salvação. Se faltamos ao contínuo Sacrifício do Altar, estamos a dizer que não queremos ser salvos por Ele, pois já Jesus o afirmou: "Se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós" (Jo 6, 53). Dizer que rezar basta e não é preciso ir à Missa é não querer ter a vida em nós.

Penso que estas breves indicações bastam.

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

Re: Liturgia
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de August de 2009 00:32

Olá Ricardo,

Tudo o que disseste na última mesnagem faz sentido e reconheço nele um esforço de seriedade. Eu gosto de regras e algumas vezes gosto mais das excepções, porque regra sem excepção é desumana, é cruel e parece-me que a tentativa de criar regras sem excepção, foi um dos grandes causadores de guerras, inquisições e outras coisa piores. No entanto também devo sublinhar que imensas pessoas por descuido, facilmente transformam as excepções em regra, algo que não é de nada desejável. Devemos seguir a regra, até que algo profundamente anormal e especial transforme a regra em algo muito pior do que aplicação da excepção.

Esta introdução serve fundamentalmente, para o cuidado generoso que devemos ter quando enumeramos regras (e regras são para cumprir), de modo que não as transformemos em sábados hebraicos e pareçamos de certo forma inquisidores, algo que delicadamente, não me pareceu que o Ricardo seja.

um gole amoroso para todos.

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 14 de August de 2009 17:10

Cara Vitor,

Agradeço o elogio. Foi minha intenção na mensagem anterior expôr o Domingo como uma necessidade 'básica' de qualquer cristão (com a indicação do Génesis, indico mesmo a necessidade do Domingo (enquanto dia Consagrado a Deus) por todos os homens). Se não quisermos participar do Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz, que se realiza continuamente, em especial ao Domingo, por ser o dia de estarmos com o Ressuscitado que morreu na Cruz, então não podemos ser cristãos. E a participação no Domingo, passa por uma participação comunitária, com os 'outros peregrinos' neste mundo; se não for com os outros, acontece-nos como Tomé, que não viu o Senhor Ressuscitado por não estar com os outros Apóstolos.

Quanto às regras, prefiro vê-las como uma consequência óbvia. Quem se torna 'outro Cristo' pelo Baptismo, precisa de estar com Ele e com o Seu corpo, fazer, mesmo, parte dele: isto realiza-se ao Domingo. Quem se afasta da Igreja e de Deus, cria feridas graves no seu próprio coração, e para curá-las precisa de tratamento: o Sacramento da Reconciliação. Etc. Etc. É uma questão de olhar. Olhamos para as regras, só por si mesmas, tornamo-nos fariseus; Não queremos saber das regras e achamos que não têm nenhum fundamento, destruímo-nos. É preciso procurar cada vez mais, profundamente, o verdadeiro sentido das regras, dos gestos, das palavras, das vestes litúrgicas, etc. Isto que digo é especialmente dirigido aos sacerdotes: expliquem, elucidem os fiéis das riquezas enormes que estão numa única palavra, são meios importantes de progredir na fé.
Uma pequena Nota: Por exemplo, quanto à missa, há textos muito bonitos em que o autor vê em cada paramento do padre um sinal do sacrifício da Cruz. É importante que todos, os que temos fé, aprofundemos estas dinâmicas.

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

Re: Liturgia
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 07 de September de 2009 23:03

Dizia o Bispo D. António Ferreira Gomes que culto é cultura, mas é óbvio que cultura não chega. E o sentido último da fé são as obras, as obras da fé claro. E é por estas que nos aproximamos realmente de Cristo, como está escrito em Mateus 25, 34 e seguintes.

*=?.0

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 11 de September de 2009 12:38

Caro Albino,

Concerteza que o culto é fruto de uma cultura. Um culto imposto cria feridas nos fiéis: por exemplo, um bispo de Coimbra da idade média que foi corrido à pancada da cidade por querer impôr o Rito Romano quando os fiéis tanto amavam o Rito Moçárabe. Era aquela a sua regra de Oração, como é nosso, agora, o Rito Romano. Mas claro que não devemos ter uma Liturgia ao ritmo dos nossos gostos. Há realidades maiores que devemos expressar na nossa oração que é comum a todos os fiéis e devemos livrar as nossas palaras de qualquer erro.

Quanto a dizeres que o sentido último da fé são as obras penso que é um erro grave. O sentido último da fé é a visão clara de Deus no Céu. As obras são meios para atingirmos a Salvação. Repara que o exemplo que citaste de Mt 25, 34ss o fim último das almas é ir a Deus. "Diz o Rei: Vinde a mim". As obras são meios exigentes de atingirmos a vida plena em Deus.

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

Re: Liturgia
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 11 de September de 2009 15:23

Ricardo

Muitos não vão à igreja todos os domingos e comungam quando lá vão. Devem ou não devem? Comugam em pecado? E os que vivem juntos? Quem pode educá -los.

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 11 de September de 2009 16:12

Cara Isabella,

Claro que não devem comungar. A essas pessoas acontece muitas vezes que além de comungarem em pecado grave não sabem o que é a comunhão. Acontece o mesmo aos que comungam quando vivem juntos sem celebrarem o Matrimónio Cristão, apesar de, nestes casos, há alguns que sabem que comungam o Corpo de Jesus.

Como os podemos educar? Penso que muitas pessoas sabem o que pensa a Igreja mas obstinam-se no erro. O que acontece a quem assim procede? Encontramos na Bíblia: "Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação." (1Cor 11, 27-29)

Abraço em Xto,
Ricardo Figueiredo

Re: Liturgia
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 11 de September de 2009 17:09

(Recebi esta resposta no privado!)

Essa pergunta, só Jesus Cristo pode responder no Juízo Final

Re: Liturgia
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de September de 2009 18:58

examine-se cada um a si próprio

Quem vos garante que não o fazem?
Vira o disco e toca ao mesmo, "eles" "eles" "eles estão em pecado", para quando o "eu", o "nós"?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Liturgia
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 11 de September de 2009 22:32

Caro Ricardo,
Tudo o que Deus dá, dá-o de graça. Dá-nos de graça o sol e a chuva e tudo o mais que é essencial à nossa existência. Também nos deu de graça os mandamentos e a liberdade. Por isso sinto que nos compete investir na vida do mundo, tal como Jesus investiu. Quanto à participação na Eucaristia, compreende-se que a comunhão é um compromisso com Cristo, mormente com o seu projecto para a vida do mundo.

*=?.0

Re: Liturgia
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 12 de September de 2009 12:59

Cara Isabella,

Acho curioso que primeiro faças a questão e quando te respondo, viras "o bico ao prego" para não admitires a verdade. Se assim Deus revelou na Sagrada Escritura, assim o cremos. É muito fácil dizer que depois se verá fugindo às verdades que Deus nos transmitiu.

Cara Lena,

Quanto ao 'eu' e ao 'nós' eu remeto-me para o confessionário. Não considero necessário estar aqui a fazer um 'mea culpa' ou estar a falar dos meus pecados. Não é isso que aqui está em jogo. Aqui estamos a analisar a questão do pecado e a admissão aos sacramentos.

Caro Albino,

Concordo com o que dizes. É importante olharmos e vivermos no mundo. Aliás, quando Jesus subiu ao Céu e as testemunhas ficaram a olhar para o Céu os anjos repreenderam-nos por isso. Era preciso a acção de anunciarem aquilo que viram a todos os homens. Mas também é necessário olhar para Deus. A cruz está no meio, entre Deus e os homens! É necessário não nos centrarmos numa só realidade, antes cultivarmos a capacidade de olharmos para o que gostamos e igualmente para o que não gostamos.

Abraço em Xto para todos,
Ricardo Figueiredo

Re: Liturgia
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 12 de September de 2009 14:53

Ricardo

Nasci na religião católica. Fico indecisa quando vejo tanta religião, tanta igreja. Tanta gente a morrer de cancro, acidentes, mesmo os bons católicos. Alguns vão para Fátima e morrem no caminho. Onde está Deus? Mesmo aos que andam na igeja nem a todos a vida lhes corre bem. Deus então podia fazer milagres ou já não há milagres?

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 7 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.