Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Os deficientes e a Igreja - Movimento Fé e Luz
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 16:12

Já me aconteceu algumas vezes deparar-me com um determinado assunto que me faz pensar ou que me deixa intrigada ou sobre o qual nunca me tinha debruçado. Pode ser de algo que leio, ou que vejo ou que escuto. Sucede também que por vezes, pouco depois disso ter acontecido e de uma forma completamente casual, encontro algo que me fala do assunto ou me esclarece. Costumo pensar que é Deus a falar comigo.

Esta introdução tem que ver com uma conversa que foi mantida no tópico "Ressurreição e Reencarnação" relativo aos deficientes e à sua salvação. Foi há duas semanas. Na semana passada, ao ler a Família Cristã, lá estava Deus a piscar-me o olho e a falar comigo. Na secção dos Leigos Empenhados, onde já tinha encontrado o Luís Gonzaga e a Susete, estava desta vez uma mulher da qual não fixei o nome, mas que é a responsável portuguesa do Movimento Fé e Luz.

Esta senhora teve um filho deficiente e, além das questões sociais de integração e educação, sempre teve a preocupação de como o incluir na fé, de lhe dar Jesus a conhecer e os Evangelhos, de o levar ao encontro da espiritualidade de uma forma que estivesse de acordo com as suas capacidades.
Teve conhecimento do Movimento Fé e Luz que foi criado em França exactamente com a missão de responder ao sofrimento dos pais e dos filhos deficientes e criar laços de amizade na comunidade que mostrem a cada o seu dom único e a sua beleza, segundo o seu site oficial.

No Anuário Católico, diz sobre este movimento:

Citação:
O Movimento Fé e Luz, movimento internacional e ecuménico, foi fundado em 1971, por Jean Vanier (canadiano filósofo, teólogo, fundador da “Arca”) e Marie Hélène Mathieu (Directora do Office Chrétien des Personnes Handicapées – França). Congrega pessoas com deficiência mental, as suas famílias e amigos, em especial jovens. Constituiu-se em torno da constatação do isolamento social e eclesial das famílias com filhos com deficiência mental.
Nascido no seio da Igreja Católica francesa, desde o início que o Movimento é ecuménico, havendo no mundo comunidades pertencentes a várias confissões cristãs, com uma grande preocupação pela tolerância na diferença, como carisma próprio das pessoas com deficiência mental.
A família é, desde a origem do Movimento o pivot das acções de que a pessoa com deficiência é o centro, o “coração”, o motor. Mas importa que não fique isolada e que a pessoa com deficiência e os seus irmãos, possam ter amigos jovens que os ajudem a inserir-se nas comunidades.
Os objectivos do Movimento são assim definidos:
– Para a pessoa com uma deficiência FÉ E LUZ revela-lhe que ela é chamada a dar todas as riquezas do seu coração, a sua ternura e a sua fidelidade.
– Para os pais, FÉ E LUZ traz apoio nas suas dificuldades, ajudando-as a melhor captar toda a beleza interior do seu próprio filho e a descobrir que ele/a pode ser fonte de amor e de paz.
– Para os irmãos e irmãs das pessoas com uma deficiência mental chamando-os a reconhecer que os seus irmãos podem ser fonte de vida e de unidade; se eles perturbam ou perturbaram a sua vida, também poderão transformá-la positivamente.
– Para os amigos, especialmente os jovens, FÉ E LUZ abre caminho de amizade com a pessoa com deficiência e de compromisso com ela, descobrindo cada um no outro a vida na sua diversidade e riqueza.
A sua organização parte de encontros mensais constituídos por três momentos essenciais: a partilha humana a partir do tema mensal; oração; festa. Através da utilização dum Carnet de Route (um guião) comum a todo o Movimento Internacional, procura-se tomar consciência da unidade e da comunhão eclesial na diversidade através do mundo. Encoraja-se a procura de expressões não verbais dos membros, para reforço da linguagem verbal ou em sua substituição, o que inclui, em geral, o “reviver” dum texto do Evangelho através duma mímica e gestos / ou símbolos.

Cada vez encontro na Igreja mais motivos de encanto.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 11/05/2009 16:34 por Cassima.

Re: Os deficientes e a Igreja - Movimento Fé e Luz
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 16:57

Eu conheço o Movimento Fé e Luz. Não faço nem fiz parte mas tive num retiro em Fátima com o fundador Jean Vanier e posso dizer que é muuuuuito bom.

As comunidades Fé e Luz encontram-se uma vez por mês com as pessoas especiais, os pais destas e os amigos. Todos mas todos ficam a ganhar com estas comunidades.

As pessoas especiais porque fazem amigos e se integram com pessoas ditas normais (as vezes pensos que eles são os normais e nós os deficientes). Para além disso a fé para muito destas pessoas é muito normal. Eu vi miúdos com sindrome de Down a acolitar com um respeito e uma devoção deveras inspiradora.

Os pais, que muitas vezes se sentem culpados ao longo de vários anos e que muitas vezes se escondam, encontram uma alegria desmesurada ao verem os filhos a brincarem e interagirem com pessoas fora do seu circulo mais intimo. Algumas vezes, dependendo de como funciona a comunidade de Fé e Luz, também é uma oportunidade para os pais descansarem e terem um par de horas para eles proprios.

Os amigos, jovens que não tem nenhuma ligação familiar com as pessoas de necessidades especiais, é uma altura única. Não conheço ninguém que tenha participado no Fé e Luz que diga se arrependeu. É muitissimo comum encontrar pessoas a dizer que nunca vão conseguir dar de volta aquilo que recebem.

Infelizmente o movimento Fé e Luz está pouco divulgado e poucas pessoas já ouvirem falar.

Quem puder que arrisque.

Aproveito para recomendar as comunidades Arca, embora diferentes também foram fundadas pelo Jean Vanier e também são fantásticas.

Em comunhão

Re: Os deficientes e a Igreja - Movimento Fé e Luz
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 21:39

Tilleul,

Muito bom te encontrar de novo por aqui!


[www.youtube.com]

[www.youtube.com]

Re: Os deficientes e a Igreja - Movimento Fé e Luz
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de June de 2009 14:08

Realmente parece que este Movimento veio ajudar as famílias dos deficientes na sua integração na Igreja e no seu contacto com Deus.

Vejam a dificuldade e a luta que uma mãe travou para conseguir que a sua filha fizesse a primeira comunhão.

Como será esta realidade em Portugal?

Cassima





Do DN...

Espanha
Padre recusou primeira comunhão a menina com síndroma de Down

Ontem

Pároco justificou decisão com o argumento de que a rapariga não era uma "pecadora" mas sim um "anjo de Deus".

Quando vir hoje a filha receber a primeira comunhão numa paróquia da vila de Badalona, Lídia deverá olhar para trás e recordar os três anos que passou a lutar por aquele momento.

Carla, a sua filha, não pôde receber a comunhão na sua terra natal, Teià, em Barcelona, por recusa do pároco da aldeia, Josep Lluís Moles. A rapariga sofre de síndroma de Down e o clérigo alegou que ela não é uma "pecadora" mas "um anjo de Deus".

A discriminação revelou-se logo em 2006 quando Lídia levou Clara e o seu irmão gémeo à Igreja de Sant Martí para que começassem as aulas de catequese. Nessa altura, o padre disse que a rapariga "precisava de amadurecer" para "não atrasar o desenvolvimento das aulas".

Os pais aceitaram a decisão do cura mas um ano depois tentaram inscrever a rapariga. Nessa altura, Moles disse que só lhe daria a comunhão se ela aprendesse a rezar o Pai Nosso em sete meses.

Porém, meses depois quando Lídia ia confirmar a cerimónia, voltou atrás na promessa. Moles não achava a primeira comunhão necessária porque a rapariga era um "anjo de Deus".

Em resposta Lídia decidiu procurar uma outra paróquia que aceitasse fazer a cerimónia, mas o clérigo ameaçou que faria tudo para que a rejeitassem.

Segundo o jornal El Mundo, a família chegou mesmo a pedir ajuda à Diocese de Barcelona, que também se recusou a desautorizar o clérigo.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.