Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 09:21

tenho visto na igreja de onde moro filas enormes de pessoas que vão buscar comida.
a minha pergunta é esta: será que a igreja sabe se essas pessoas precisam mesmo de ajuda?
eu,pelo sim pelo não,não ajudo.
em caso de dúvida sou assim.

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 16:06

Olá Demis,

Agora fiquei na dúvida: és tu que és assim, ou é o espiritismo que te diz que as almas de quem pede comida são inferiores, como a dos negros?

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 17:20

ninguém diz que são almas inferiores mas que há gente que pede sem precisar é um facto.
só queria saber se a igreja investiga se realmente necessitam ou não.

Re: igreja ajuda
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 17:33

Em tempos de crise são cada vez mais aqueles que procuram um amparo.
É preferível dar a quem pede comida do que, por desconfiança, recusar pão a quem tem fome.
Fazer o bem sem olhar a quem é um bom princípio.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 17:38

Olá Demis,

Primeiro, que igreja é? É católica? Que paróquia?

Segundo, acho estranho as filas, porque a Igreja costuma realizar acção social sem grandes alaridos.

Terceiro, provavelmente não investiga. A Igreja parte do princípio da boa fé: quem se aproxima da Igreja e pede ajuda está de boa fé, é a tese. Não havendo motivos para desconfiar das intenções dessas pessoas não tem porque investigar. Muito provavelmente, existem pessoas que se aproveitam da acção social, o que está errado.

Quarto e último, as tuas noções andam um pouco trocadas, parece-me. «Pelo sim pelo não, não ajudo». caso precises, esta é a medida que os outros devem usar contigo? Pelo sim pelo não, não te ajudem? Pelo sim pelo não, não te liguem? Quem vive pela espada será julgado pela espada, quem vive pelo amor será julgado pelo amor.

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 19:29

na igreja em causa vejo lá filas e muitos carros estacionados mas não sei se esses carros são das pessoas que vão lá.
é num determinado dia da semana e a igreja é a do algueirão.

Re: igreja ajuda
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 20:58

Se tens tanta curiosidade vai lá e pergunta.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 21:05

mas eu não estou contra essas ajudas.
sabiam que os centros espiritas também auxiliam?
alguns em lisboa confeccionam sopa para os sem-abrigo.

Re: igreja ajuda
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 21:26

Olá Alpha,

Citação:
Alpha
Terceiro, provavelmente não investiga. A Igreja parte do princípio da boa fé: quem se aproxima da Igreja e pede ajuda está de boa fé, é a tese. Não havendo motivos para desconfiar das intenções dessas pessoas não tem porque investigar. Muito provavelmente, existem pessoas que se aproveitam da acção social, o que está errado.

Já auxiliei em alguns trabalhos da igreja e posso dizer com alguma certeza que a maioria dos movimentos católicos têm algum tipo de cadastro de famílias que necessitam de auxílio. Também é comum que aqueles movimentos que não mantém o seu próprio cadastro procurem se informar com o serviço social da sua paróquia. O trabalho dos Vicentinos, para citar apenas um exemplo, costuma ser bem organizado e é feito com muita discrição.

Esse tipo de cadastro é sempre preenchido de modo voluntário, guardado com sigilo para evitar constrangimentos, mas é natural que aqueles cuja carência já é conhecida recebam uma atenção especial da igreja. Não se trata exatamente de uma "investigação", mas é comum que uma família que solicitou ajuda da igreja receba a visita de alguém que lá vai prestar algum tipo de auxílio ou levar mantimentos, e em alguns casos o testemunho dessa pessoa que lá esteve já pode ser suficiente para constatar a necessidade. Não se trata exatamente de "desconfiança", a intenção é que a ajuda chegue primeiro para aqueles que necessitam mais, mas é claro que algum discernimento também ajuda a mitigar a ação de gente que quer se aproveitar da boa vontade alheia, e assim mais recursos existirão para aqueles que precisam mais.

Paz e Bem

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 23:10

Vá, em que ficamos?

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 23:11

Olá demis,

Citação:
demis
mas eu não estou contra essas ajudas.
sabiam que os centros espiritas também auxiliam?
alguns em lisboa confeccionam sopa para os sem-abrigo.

Há 7 posts atrás eras! Que mudou de lá para cá?

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 23:20

Olá Firefox,

Sintetizas-te muito bem o controle existente na acção social. Quando referi, inicialmente, a «investigação», melhor a falta desta, tive por base essa realidade. Geralmente cada paróquia, ou movimento, tem um conhecimento dos mais necessitados da sua área de actuação.

O que realmente estranho são as tais «filas», porque não costuma ser essa a prática. A acção social católica não tem por único objectivo suprir as carências materiais das pessoas, procura também reforçar o sentido de dignidade, conduzindo-as a Jesus. Daí que a acção geralmente decorra no recato e no meio social da pessoa concreta, não em filas para abastecer o cesto.

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 13:43

nessa igreja que falei vê-se lá a fila num determinado dia da semana

Re: igreja ajuda
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:05

Citação:
Alpha
O que realmente estranho são as tais «filas», porque não costuma ser essa a prática. A acção social católica não tem por único objectivo suprir as carências materiais das pessoas, procura também reforçar o sentido de dignidade, conduzindo-as a Jesus. Daí que a acção geralmente decorra no recato e no meio social da pessoa concreta, não em filas para abastecer o cesto.

Alpha, concordo com vc, é estranho mesmo. Por isso desconfio que, se há de fato a fila, deve se tratar de outra coisa, algum curso ou encontro ou outra coisa.

Paz e Bem.

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:45

da próxima vez vou lá espreitar,se tiver oportunidade.
e vou ver se esses "carenciados" são portugueses ou não.

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:02

Olá Firefox,

Muito provavelmente.

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:06

Ah! Tava a ver que não Demis!

Estavas a faltar com o elemento-choque. Inicialmente lançaste-o mas não colou ("serão realmente necessitados? eu cá não ajudo!"). Agora vais para o teu meio predilecto: «vou ver se esses "carenciados" são portugueses ou não».

O primeiro carenciado nisto tudo és tu, mas trata-se duma carência muito mais complicada. Daquelas que não são resolvidas pela acção social da Igreja. Já que lá vais espreitar, aproveita para entrar na Igreja e falar com Deus. Aproveita, e vai perto da altura das confissões e fala com o Pároco.

Cumprimentos

Alpha

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 14:38

eu acredito mais nesta máxima: "cada um tem aquilo que merece".

Re: igreja ajuda
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 18:33

É demis? E então porque te queixas? Quando te pões com queixinhas que te marginalizam e que não te olham pelo interior e blá blá blá... Será que não tens só o que mereces?
Já não há paciência para te aturar e até a vontade de rir à tua pala tem os seus limites!

Re: igreja ajuda
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 18:53

exactamente,essa máxima também se aplica a mim.

"cada um tem aquilo que merece".
por isso é que eu sou contra as ajudas,percebeu agora?
cada um tem de desenrascar-se por que caso contrário habituam-se à mama e não querem outra coisa.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.