Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 09 de May de 2009 20:25

Se a Biblia diz "abstenham-se de sangue" por que razão as pessoas permanecem em pecado?
Neste campo apoio totalmente as Testemunhas De Jeová!

Re: transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 09:22

parece-me que só as Testemunhas De Jeová seguem a Biblia.

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 16:04

Olá Demis,

Porquê?

Cumprimentos

Alpha

Re: transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 17:21

porque é o que diz a Biblia.
"abstenham-se de sangue".
eu sei que é duro sobretudo para quem necessita mas,é a vida...

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 17:30

Sim,

Mas em que parte da Bíblia refere que não podemos fazer transfusões de sangue?

Cumprimentos

Alpha

Re: transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 17:44

* Actos dos Apóstolos 15:28, 29

"O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis: abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procederei bem, abstendo-vos destas coisas"

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 18:11

Olá Demis,

O que está em causa, nestes versículos é que se faça do sangue um alimento, pois para os judeus - e lembra-te que ainda que com uma nova vida em Cristo, os Apóstolos não deixaram de ser judeus de um dia para o outro - o sangue era sinónimo de vida. Para eles, comer sangue era uma apropriação da vida e a vida só pertence a Deus.

Evitando uma fractura ainda maior, e porque eles próprios, como já referi, culturalmente ainda são judeus, os Apóstolos recomendaram que não se fizesse do sangue um alimento. Existem outras questões como estas, por exemplo, o problema do sábado e o da circuncisão. São Paulo, por ter feito apostolado principalmente entre os gentios viu-se confrontado, mais do que os outros, com este problema. Se Jesus cumpriu a Lei - Antigo Testamento - que preceitos são realmente necessários para se acreditar e seguir Cristo?

Em todo o caso, uma transfusão de sangue não entra neste âmbito, já que no caso de uma transfusão o sangue não é um alimento.

Cumprimentos

Alpha

Re: transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 18:27

pois mas eu continuo na minha.
como disse anteriormente é chato uma criança necessitar de sangue ou medula e uma pessoa como eu que seja compativel,por exemplo,não desenrascar.eu sei que é chato.

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 19:46

Não me surpreendes...

O teu interesse não é o tema, mas sim o quereres marcar a diferença. São as transfusões, é a acção social da Igreja, é o tal Kardec. No fundo, no fundo, não queres debater nada disso.

Pretendes apenas atirar com meia dúzia de balelas, tipo opinião-choque, e ver quem vem ao choque. Mas quando alguém agarra o tem e procurar debater com seriedade tu foges, ou insistes na opinião-choque.

No caso concreto disseste que estavas de acordo com as testemunhas de jeová. Apoias a tua opinião - ou debitas a deles? - numa passagem dos Actos. Quando te digo o que diz a exegése, foges ao debate, e vens com a opinião-choque: «eu sei que é chato».

Não posso deixar de te dizer que acho peculiar a tua síntese religiosa: bruxaria, new age, evangelismo, torre da vigia. Muitos caminhos, mas nenhum te leva a lado nenhum, porque também não queres.

Quanto á medula, esperemos que não haja um demis versão 2, se tu precisares de um transplante ou uma transfusão.

Cumprimentos

Alpha

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 10:18

Isto é repetitivo... O Demis já se deve ter esquecido que já escreveu estas mesmas coisas. Ou então pior! Não se esqueceu, e anda a tentar dar música...

Re: transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 15:13

resp ao alpha: quem não dá também não recebe.
apenas se respeita a Biblia.

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 17:05

Demis,

Onde queres chegar com esta conversa? Na Biblia tambem diz claramente:

"Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que se dão a essas práticas"

Aqui não me parece que tu sigas a Biblia. Se te estas a borrifar para este ponto porque das tanto importancia ao outro?

Re: transfusões de sangue
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 17:29

mas isso não está numa versão das Testemunhas De Jeová,tilleul?

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 19:25

Está sim!

Deuteronómio 18: 10, 11 e 12

Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová, e é por causa destas coisas detestáveis que Jeová, teu Deus, as expulsa de diante de ti.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, pg 207

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 23:41

Olá Demis,

Citação:
demis
resp ao alpha: quem não dá também não recebe.
apenas se respeita a Biblia.

Se te dizes espírita, ou seguidor do espiritismo, há muito que puseste a Bíblia de lado. Pelo menos enquanto Palavra de Deus, pois os caminhos porque optaste são claramente contrários à Sua Vontade. Só por aqui já podia duvidar da tua sinceridade em relação ao assunto.

Mais duvido quando agora te estás a tornar numa síntese entre o espiritismo e as testemunhas de Jeová - já agora, o correcto devia ser Javé (Iahweh). Vai ser curioso tentar perceber como vai reencarnar (tese espírita) levando o sangue (matéria para os espíritas, mas alma para os «jeovás»). Penso que nem o Rivail nas suas divagações se conseguiria lembrar de tal.

Regressando ao tema, ao recusares transfusões de sangue está a seguir a Bíblia em quê? E outra questão importante, colocada pelo Tilleul, segues a Bíblia numas coisas e não noutras?

Cumprimentos

Alpha

Re: transfusões de sangue
Escrito por: caju (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 20:56

olá

É a primeira vez que entro no forum .
Tambem gostava de dar o meu contributo sobre o sangue.

( Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, näo comereis)
(Genises 9:3.4.)

Temos tambem Levitico 17:10 a 14.
Deuteronomio 12:15 e 16
Há mais pasagens na biblia tanto no antigo como no novo testamento que proibem comer sangue
Lembrem-se de Levitico 17:11

Re: transfusões de sangue
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 21:33

Sim, existem regras de pureza relativas ao sangue, como existem muitas outras regras de pureza no AT. Também existem passagens proibindo comer carne de porco, como é bem sabido. Mas os cristãos têm que se fazerem judeus para serem salvos?

Existem também outras passagens, como por exemplo essa em que Jesus ensina:

"Ouvi, e entendei: Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina.
Então os discípulos, aproximando-se dele, perguntaram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.
Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco.
E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
Respondeu Jesus: Estai vós também ainda sem entender?
Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora?
Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina."
(Mateus 15, 10-20)

Acho essa passagem clara o bastante para elucidar a questão. Qualquer um que não se prender a letra conseguirá entender facilmente o espírito e a mensagem. Para um literalista não tenho tanta certeza, mas imagino que tb eles consigam com algum cuidado e reflexão.

Paz e Bem.

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 21:58

caju
sê bem-vindo

Uma transfusão não é o mesmo que comer sangue.
As passagens que indicas referem-se especificamente à ingestão de carne com sangue e ao povo judeu e/ou estrangeiros no espaço judeu.

Não sei qual a tua denominação, mas a maioria das regras do AT pertencem a uma Lei que foi revogada com Jesus Cristo. Com Jesus a salvação não se limita ao povo judeu, está aberta a todos e as regras a cumprir na nova Aliança foram claramente ditadas por ele.
Usos e costumes de Levítico tiveram o seu tempo e o seu espaço, não são mais necessários pois a boa nova a todos se estende.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: transfusões de sangue
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:00

Olá Caju,

E com estes versículos pretendes mostrar precisamente o quê? Que não podemos comer sangue?

Todo o Antigo Testamento tem uma componente sacrificial que se esgotou com o sacrifício de Cristo. Assim não sendo, deveríamos comer a Páscoa sacrificando o cordeiro em casa, aspergir as paredes com o sangue e as vísceras, e deglutir pão ázimo e pedaços de cordeiro rapidamente e com os rins cingidos.

Por outro lado, a Lei tinha uma componente étnica, um elemento de distinção do povo judeu em relação aos povos vizinhos. Com Cristo, o povo de Deus ampliou-se e bastante, e deixou de fazer sentido manter muitos dos elementos étnicos, por assim dizer. As questões do porco, do sangue, da circuncisão, do sábado foram ultrapassadas e deixadas cair, por não serem essenciais para acreditar e seguir Cristo.

Aproveito para reiterar a questão inicial: que posição pretendes defender com os versículos que escreveste?

Cumprimentos

Alpha

Re: transfusões de sangue
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 22:20

Citação:
Alpha
Aproveito para reiterar a questão inicial: que posição pretendes defender com os versículos que escreveste?

Calma Alpha, é bem provável que ele só tenha vindo contribuir com mais informação, rs.

É impressão ou andamos estressados? Façamos como a Lena e vamos dar as boas vindas ao homem :)

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.