Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 16:59

pois é Cassima
D. Nuno foi de facto um herói e uma pessoa excepcionalmente atenta aos necessitados, renunciando honras e riquezas.

Mas continuo na minha, pq ele e só agora? Se o que o torna Santo foi os aspectos em que se deu pq mesmo nos meios católicos se fala sempre do grande herói q ele foi para Portugal?

Sei que Joana d'Árc e o nosso D. Nuno são muito diferentes ( cá para mim ainda bem) mas há paralelos impossíveis de ignorar. O contexto militar e de defesa de um trono, a identidade de uma nação. No tempo também não estão muito distantes... morreram com 25 dias de diferença.
Nuno (1360 - 1431) declarado beato em 1918 e canonizado em 2009
Joana (1412 - 1431) declarada beata em 1909 e canonizada em 1920.

Ela foi "rapidinha" por causa de interesses políticos e de ser a França, nós é o costume, até o processo pára e depois é retomado, décadas depois.
Se isto fosse meramente um acto religioso estas diferenças não existiam. Há mais qualquer coisa, é inegável.

Já agora, o Padre Cruz, quando será?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 17:10

Lena, dizem que o processo foi sendo adiado por causa de pressões espanholas que não via esta canonização com bons olhos.

De tal forma que o papa Pio XII manifestou interesse em canonizá-lo por decreto, que foi recusado pela Igreja Portuguesa.

aqui, aqui e aqui...

O Padre Cruz não sei, mas esse é outro que já é santo mesmo que não o seja oficialmente.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 04/05/2009 17:17 por Cassima.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 17:58

Quando ao porquê ele, parece-me que os seus feitos o justificam, do modo como o descrevi antes, assim como o milagre que lhe foi atribuído; o porquê agora não sei, talvez porque as pressões tenham abrandado, ou porque por aqui tenham resolvido mexer-se. Não me parece que tenha havido uma "ajuda" política, porque o Estado resolveu não se interessar muito por esta canonização.

Quanto ao facto de alguns sectores católicos verem nele um grande herói, é um facto incontornável, porque o foi. E, como sabes, os católicos não têm de ter especial devoção pelos santos (eu por exemplo nunca tive grande simpatia pela Joana d' Arc, como santa), de forma que muitos católicos podem preferir ver nele o herói que o santo.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 04/05/2009 18:00 por Cassima.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 16:58

S. Nuno é o exemplo dos militares cristaos. Temos grandes exemplos desses na História de Portugal. Mas não chegou ainda. Sobrou muito espanhol e muito mouro.
O Papa Bento falou muito bem. Mas faltou-lhe o último passo: abençoar os cristãos que estão a combater os infieis no Médio Oriente.
As minhas preces estão com esses heróis.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 17:24

Só a fé inabalável no Portugal eterno poderá reconstruir a Nação e restituir
o nosso Povo ao ideal Nacional. tal como aconteceu nos momentos heróicos de
1383/1385

Dia 26 de Abril de 2009 foi um primeiro sinal: O Papa Bento XVI Santificou
o Senhor D. Nuno Alvares Pereira, Condestável do Reino e Comandante do
Exército Português em Aljubarrota.

Deus combateu ao nosso lado na batalha e não tirou a sua espada da balança
onde Portugal será pesado no Juízo Final!

Aleluia!

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 17:38

Não há cristãos a combater infiéis no Médio Oriente! Deves ter nascido na época errada!

Independentemente da opinião que se tenha sobre a intervenção no Iraque (e no Afeganistão), não é uma luta religiosa que se trava lá. Pelo menos do lado ocidental!

Deus não combateu de lado nenhum nas guerras entre Portugal e Espanha. A fé dos combatentes não punha Deus com uma espada na mão. Só falta dizer que S. Jorge e S. Tiago também por lá andaram à chapada um ao outro...

Tem lá juízo!

Cassima



Editado 2 vezes. Última edição em 08/05/2009 17:39 por Cassima.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 17:41

A verdade é a verdade: Deus combateu ao nosso lado em Aljubarrota. Contra factos não há argumentos!



Editado 1 vezes. Última edição em 08/05/2009 17:43 por José Luís de Carvalho.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 18:21

Desculpa Jose Luis mas quem combateu do nosso lado foi a grande inteligência e uma grande estrategia militar, de um grande lider: D. Nuno, hoje santo "oficial", mas que nos corações dos Portugueses já o era há muito.
Não há pressa na declaração de quem é santo, quem conhece a vida dos santos sabe que essa "honra" não lhes diz nada, o que importa é a vida que viveram e os exemplos que deixaram.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 16:00

Deus já esteve connosco em Ourique. Abriu-nos as portas às Descobertas. Lutou ao nosso lado contra os Filipes. Ajudou-nos contra Napoleão. Livrou-nos da Grande Guerra.
Derrotámos impérios e foi só obra nossa? ERRADO!
Não é por acaso que somos a terra de Santa Maria.
E quando for o combate final contra o maligno, onde achas que a Igreja irá buscar a sua força?

Salvé, nobre padroeira,
Do povo teu protegido,
Entre todos escolhido
Para o Povo do Senhor.

Ó Glória da nossa terra,
Que tens salvado mil vezes,
Enquanto houver portugueses
Tu serás o seu amor!


2
És a nossa padroeira,
Não largues o padroado
Do rebanho confiado
Ao teu poder protector.

3
Flor de suave perfume
Para toda a lusa gente,
Entre nós em cada crente
Tens esmerado cultor.

4
A tua glória é valer-nos,
Não tens maior alegria:
Ninguém chama por Maria
Que não alcance favor.

5
Portugal qual outra fénix
À vida torna outra vez.
Não se chame português
Quem cristão de fé não for.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 16:25

Citação:
José Luís de Carvalho
Deus já esteve connosco em Ourique. Abriu-nos as portas às Descobertas. Lutou ao nosso lado contra os Filipes. Ajudou-nos contra Napoleão. Livrou-nos da Grande Guerra.
Derrotámos impérios e foi só obra nossa? ERRADO!
Não é por acaso que somos a terra de Santa Maria.
E quando for o combate final contra o maligno, onde achas que a Igreja irá buscar a sua força?

O facto de nos apoiarmos em Deus e n' Ele procurarmos as forças para lutar pelo que é correcto, não valida a imagem que estás a transmitir d' Ele.

Por outro lado, se os impérios se construíssem com a ajuda de um deus guerreiro, quem achas que esteve ao lado de Alexandre Magno e Júlio César?

Cassima

P.S. Quando se fala em Grande Guerra, sem mais, refere-se sempre à 1.ª Guerra Mundial, onde nós lutámos. Quererás, claro, referir-te à 2.ª Grande Guerra.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/05/2009 16:25 por Cassima.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: lcarlos (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 13:06

Há coisas estranhas que se passam neste mundo dos "santinhos".

Como é que alguém que não é santo pode certificar que determinada pessoa é santa?

Se somos todos pecadores,e não há ninguém vivo que seja santo, como pode haver santos mortos?

Se os santos não fizeram nada de especial enquanto vivos, depois de mortos é que vão fazer?

Como pode o inferior dizer que o superior é superior a ele? O mais lógico é o superior dizer que o outro é inferior, mas nunca o contrário. Visto faltar capacidade ao inferior para colocar o inferior numa posição superior ou certificar que o superior é mesmo superior.

É isto que se passa com a elevação de pessoas mortas a santas.

Para além da fé (ou fezada, para alguns),haja inteligência e respeito, e uma grande irmandade entre nós humanos. Ninguém é mais especial que outro ser humano. Somos todos irmãos e irmãs.

Luís Carlos

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 13:20

Citação:
Jo 20, 28
Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!»

Se nós fomos (somos) capazes de reconhecer a Santidade de Deus, como não haveríamos de reconhecer a santidade dos nossos irmãos?

Sobre os santos...
Citação:
Lc 1, 68-70
68*«Bendito o Senhor, Deus de Israel,
que visitou e redimiu o seu povo
69*e nos deu um Salvador poderoso
na casa de David, seu servo,
70conforme prometeu pela boca dos seus santos,
os profetas dos tempos antigos;

E isso não impede que sejamos todos irmãos.

Cassima

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 18 de May de 2009 21:21

E aqui está um texto que vi na Voz da Verdade.
Sabem que podemos receber gratuitamente. É o Jornal WW. Recebem-no?
Aqui vai e dá resposta a algumas questões aqui colocadas. O artigo parece-me bastante bom. E vocês o que acham?

[www.jornalw.org]

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 14:48

Olá Maria José

Conheço este jornal desde a infância, se bem que não o costume ler. O artigo sobre S. Nuno está muito bom.

Uma pequena citação:

Citação:
São Nuno não foi santo apesar do seu estado laical e da sua vida profissional, mas, pelo contrário, santificou-se em e através do fiel cumprimento dos seus deveres de estado, como filho, esposo e pai de uma família cristã, como competentíssimo profissional da guerra e como fidelíssimo cidadão. A sua tardia profissão religiosa não é a mais significativa expressão da sua santidade, mas apenas o seu último episódio.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 22/05/2009 14:51 por Cassima.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 20:08

Luís Carlos,

São regras de um jogo, regras estranhas que nos levam a pensar...algumas características são só para alguns jogos.

Como se alguém soubesse o alcance da santidade de Deus, como se alguém conseguisse realmente entender o que é Deus. Essas nossa tendência em criar santos não deve nem de longe chamar a atenção de Deus, nem tão pouco dos ditos santos. São apenas glórias e poderes que o Homem gosta e dá importância. A busca de Deus não acaba, ou então não faria sentido o conceito de infinito.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 18:38

Citação:
Cassima
P.S. Quando se fala em Grande Guerra, sem mais, refere-se sempre à 1.ª Guerra Mundial, onde nós lutámos. Quererás, claro, referir-te à 2.ª Grande Guerra.

Primeiro: o P.S. perdeu as eleições e não é práqui chamado..
Segundo: Se tivesses combatido na 2ª Grande Guerra como eu não tinhas dúvida de qual era a Grande Guerra

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 18:42

Citação:
José Luís de Carvalho
Citação:
Cassima
P.S. Quando se fala em Grande Guerra, sem mais, refere-se sempre à 1.ª Guerra Mundial, onde nós lutámos. Quererás, claro, referir-te à 2.ª Grande Guerra.

Primeiro: o P.S. perdeu as eleições e não é práqui chamado..
Segundo: Se tivesses combatido na 2ª Grande Guerra como eu não tinhas dúvida de qual era a Grande Guerra

Tu não emitas bem, és mesmo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 18:45

Citação:
Lena
Tu não emitas bem, és mesmo.

Descobriste! Parabéns! Mais um esforço e talvez consigas ser ser racialmente superior como eu!

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 19:24

Ó rapaz

Tu até te tornas simpático com os absurdos que escreves.

Mas é pouco cavalheiresco da tua parte (coisa que D. Nuno era com certeza como bom cavaleiro que era) ao dares-me essa idade toda!

:-O

Cassima

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 19:26

Não era essa a minha intenção, Senhora.
Mil desculpas pelo sucedido...

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.