Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 17:37

Este é o meu Santo preferido.
Depois da mocada nos Espanhóis chega aos altares. Abençoado sejas, mas poupaste muitos espanhóis ainda. Ninguém é perfeito, nem um Santo...

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 20:01

hahahaha
seu xenófobo... tsc tsc

curiosamente ontem as minhas colegas falaram de São Nuno e eu à nora. Não fazia ideia que tinha sido canonizado.

Se ninguém aqui disser a razão deste título lá terei de procurar. Assim do nada prevejo que as razões devem ter sido pouco espirituais e muito terrenas... tipo politiquices da época.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 22:41

Não Lena, não prevejas. :)

D. Nuno ou S. Nuno já enquanto militar tinha bastantes qualidades, reconhecidas até pelos seus adversários. E depois retirou-se para um convento para uma posição humilde. Tornou-se muito amado pelo povo.

Não sei muitos pormenores da vida dele, mas quero saber mais. Vou ver se encontro um livro decente sobre a vida dele.

Procura as notícias sobre a canonização dele. Deve lá haver informação que esclareça alguma coisa.

Cassima

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 23:26

Ah foi canonizado este mês! daí a conversa das minhas colegas.
Olhem desculpem mas foi coisa que me passou completamente. Pensei que fosse santo "mais antigo". Tal como diz o povo a pensar morreu um burro, de modos q já não está cá quem falou.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 23:55

eheheh enganei-me no tópico que queria responder. Alguém pode apagar por favor. Peço desculpa aos moderadores pelo trabalho extra.



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2009 23:57 por vitor*.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 01 de May de 2009 14:35

Lena
Talvez possa ajudar...
Como diz o povo: o saber não ocupa lugar...
Vê aqui:

[doparoco.blogspot.com]

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 02:55

Pra quem tiver sentido de humor, a última crónica do fedorento RAP [clix.visao.pt]

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 03:32

Jorge, para ler tendo em conta a frase mais sábia que RAP alguma vez proferiu: "É só para dizer que sou um palerma, não é para levar a sério o que eu digo."

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 05:09

Claro claro, por isso é que eu falei pra ler com sentido de humor, numa de descontração... :)

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 08:17

Maria José

obrigada pelo link.

Os franceses tinham a Santa Joana nós agora temos o São Nuno.

O indissociável lado bélico deles, mesmo que colado à noção de identidade nacional, é algo que considero arcaico e pouco digno de santidade. Afinal o não matarás foi deliberadamente violado, com a agravante de colocarem Deus pelo meio.
Está latente o conceito de Deus tomar partido por causas estritamente humanas.

Como condenar então quem mata em nome de Alá?

Quanto à enorme humildade de D. Nuno ao ingressar nos carmelitas, quantos não terão feito o mesmo e nem por isso não se tornaram santos.

Enfim, não entendo a alegria, o orgulho nacional neste processo, rapidamente aproveitado para politiquices, mas na volta também não é para entender. Está feito, temos mais um santo. Viva Portugal!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 14:36

Lena

Não esperava a tua reacção...sabia, desde sempre, que és ateia...lembro-me de quando apareceste no fórum.

Sugeri porque escreveste:

Citação:
Lena
Ah foi canonizado este mês! daí a conversa das minhas colegas.
Olhem desculpem mas foi coisa que me passou completamente. Pensei que fosse santo "mais antigo". Tal como diz o povo a pensar morreu um burro, de modos q já não está cá quem falou.

Obrigada por agradeceres...mas aproveitares esta oportunidade para todo o teu texto, para a tua apologia anti...para fazeres comparações...fiquei francamente admirada.
Deste-me a deixa...eu utilizei-a pensando que querias saber...e assim pegaste na deixa que te deixei.

Agradeço que agora não pegues na deixa...mas tu é que sabes...
Por mim acho que fiz o que me correspondia.
Adeus

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 16:09

Maria José

também me lembro da tua recepção.

Nunca escondi o que sou, mas mais uma vez és demasiado rápida a julgar.
Continuo sem entender as razões desta canonização, nem a euforia nacional em alguns sectores. Teria sido mais útil que contrariasses o meu post justificando a canonização.

Foi interessante assistir às tricas monárquicas sobre quem é o descendente verdadeiro. Não que isso seja importante, mas apenas porque alegra-me viver numa república mesmo que comandada por cavacos e socrates.

Acusas-me de fazer apologia anti... anti o quê? Anti canonizações? Falso. Anti santos? Falso.
Apenas não vejo lógica nenhuma neste tipo de santos, tal como a Joana de Arc não se entende como pode ter considerada santa.

É suposto os santos serem exemplos de vida, de conduta. Matar inimigos políticos é uma mais valia nos dias que correm?!?

E o paralelo com a guerra santa islâmica não é descabida. Só que aí não agrada pois pertencemos ao grupo das vítimas potenciais.

Quanto ao teu espanto, não acredito nele.
Eu não fiquei espantada com o teu comentário. No dia em que vir um raio de humildade aí sim vou ficar espantada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 02/05/2009 16:11 por Lena.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 16:44

Citação:
Lena
Apenas não vejo lógica nenhuma neste tipo de santos, tal como a Joana de Arc não se entende como pode ter considerada santa.


A Lena pode ser ateia, mas nisto concordo com ela.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 18:26

Infelizmente, há quem dentro da Igreja aproveite todos os motivos para defender a guerra santa, e que há guerras justas. Talvez por isso, Bento XVI preferiu destacar que o novo santo "fosse um óptimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus".

Ora, há muitas pessoas que pensam que não foi por ser um óptimo militar ou um grande chefe que Nuno Álvares Pereira foi canonizado.

Citação:
Mt 19, 21
Jesus respondeu: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.»

Mc 10, 21
Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.»

Lc 18, 22
Ouvindo isto, Jesus disse-lhe: «Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, distribui o dinheiro pelos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me.»

D. Nuno era na sua época provavelmente um dos homens mais ricos de Portugal. Porém, deixou os títulos aos familiares, deu a sua riqueza aos pobres e foi viver para um mosteiro carmelita. Que melhor exemplo temos do Evangelho?

Obrigado,
Luís

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 19:11

Então Luis
nem todos têm a oportunidade de ser incrivelmente abastados para poderem renunciar a tanto. Quem renuncia ao pouco que tem, ninguém nota.

Essa razão não (me) convence.
E foram necessários mais de 550 anos para reconhecer tanto mérito?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de May de 2009 22:32

Olá Lena

Citação:
Lena
No dia em que vir um raio de humildade aí sim vou ficar espantada

Só para te dizer que li o que escreveste.

Um bom Domingo.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 03 de May de 2009 13:11

Olá Luís,

A nota da CEP refere a solicitude como aspecto dominante da vida do S. Nuno. Disponível para servir os interesses do País enquanto militar, disponível para se despojar dos bens materiais e dedicar-se ao povo de Deus. Reza a história que quando os espanhóis abandonavam Portugal, após a derrota, D. Nuno mandou distribuir-lhe alimento, para que não morressem pelo caminho.

[quote Luis Gonzaga]Infelizmente, há quem dentro da Igreja aproveite todos os motivos para defender a guerra santa, e que há guerras justas.[quote]

Não que seja desejável de todo, mas existem guerras e batalhas justas.

Cumprimentos

Alpha

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 13:03

Citação:
Luis Gonzaga
Infelizmente, há quem dentro da Igreja aproveite todos os motivos para defender a guerra santa, e que há guerras justas.

Guerra Santa parece-me um conceito um pouco complicado, talvez mesmo uma frase chocante.

Mas a guerra pode ser justa: tens o exemplo da 2ª Guerra Mundial, do lado dos Aliados. A defesa dos inocentes é um acto lícito, mesmo quando prosseguida através um meio violento. Com uns "ses" e "mas" pelo meio, como a proporcionalidade dos meios utilizados, etc.

João (JMA)



Editado 1 vezes. Última edição em 04/05/2009 13:06 por JMA.

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 14:37

Olá Lena

Há duas diferenças enormes e que para mim fazem muita diferença:
- S. Joana d' Arc dizia que ouvia vozes, de anjos e Deus se não me engano.
- S. Nuno (ou D. Nuno como sempre o chamei e faz com que se torne mais familiar) nunca se arrogou nada de semelhante.

Sobre João d' Arc pode-se dizer muita coisa relativamente ao seu estado de espírito, sobre D. Nuno Álvares Pereira nada disso se pode dizer.

D. Nuno foi um grande militar e não foi deliberadamente que violou o mandamento "Não matarás." Desta forma, parece que andou a fazer assassínios em série só porque lhe apeteceu. Tomou em mãos a defesa do país e teve em combate e depois dele uma ética e uma moral que admiram principalmente porque aconteciam numa época em que as contemplações com o inimigo não era o que mais importava.

Num mundo como o de hoje, repleto de noções de direitos humanos, com uma preocupação em não ultrapassar os limites que a Convenção de Genebra ilustra bem, tomara todos os militares e restantes pessoas demonstrarem o humanismo que ele sempre possuiu, na guerra e fora dela. E que se vê quando acudiu a um grupo grande de castelhanos que lhe foram pedir ajuda, numa época em que na sua terra grassava a fome. E neste ponto eu vejo dois factos admiráveis:
1. O facto de D. Nuno ter acolhido essas pessoas e tê-las alimentado enquanto foi preciso sem questões de origem ou nacionalidade ou ressentimentos
2. O facto surpreendente dos castelhanos apelarem a um inimigo, de saberem que aquele era um homem que, apesar de os ter guerreado, lhes podia valer.

Foi dos homens mais ricos e poderosos de Portugal e largou tudo. Isto não desvaloriza aqueles que pouco têm e o dão, mas não sejamos ingénuos. Um homem daqueles doar todos os seus bens não foi de certeza um gesto insignificante.

Depois, quando se retirou para o convento não foi para gozar uma reforma merecida num cargo de dirigente e poder. Tomou uma posição das mais humildes e colocou-se ao serviço do povo. Que lhe retribuiu a dedicação, devotando-lhe desde em vida um reconhecimento de santidade. E que perdurou por muitos séculos até hoje. Apesar da canonização só se ter dado hoje, desde sempre que ele foi chamado como o Santo Condestável. E desta forma o povo reconhece-lhe as duas vertentes em que tanto serviu: como militar e como homem de Deus.

Não merece ser engrandecido a mais do que foi nem merece ser desmerecido a menos do que fez. Muitos santos há de certeza que não foram reconhecidos pela Igreja numa canonização, mas isso não desvaloriza aqueles que o foram.

Como último apontamento, para se ser santo não é obrigatório que se tenha levado sempre uma vida de santidade e virtude. Se assim fosse, muitos santos haveria que não o seriam. O que interessa é que num dado ponto da sua vida a entrega a Deus, seja lá dentro ou fora do convento, foi efectiva.

Abraços

Cassima

Re: São Nuno Alvares Pereira - Condestável de Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 16:28

Citação:
Cassima
Sobre João d' Arc

Caso não saibam o João d' Arc é o gémeo da Joana! :D

Claro que troquei os dedos! Desculpem lá.

Cassima

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.