Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 5 de 10
Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 12:51

Já disse, e mais que explicado que fiz uma observação...o conceito de culto não é entendido por todos, simplesmente isto!

Não falei em desvios se tornarem regra, esta atitude sim é abusiva, a de colocar palavras na boca dos outros. Não fiz referências a Fátima, a peregrinos, a penitências...nem muito menos pretendi ser juíza da fé dos outros!
Porque para mim essa regra não se impõe, foi apenas minha intenção mostrar que isso não acontece na realidade!

Podes continuar a chafurdar nessa tua arrogância, não fui ofensiva, não faltei ao respeito a ninguém, exactamente por saber da importância da cultura, das tradições sei a dimensão que atingem e se misturam.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 13:03

Culto só é devido a Deus Pai, Filho e Espirito Santo, para Ele e através Dele, só Ele é digno de todo o culto, de todo o louvor. Ninguém mais é digno de qualquer tipo de culto, seja ele qual for e de que dimensão lhe queiram atribuir.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 13:10

Eu entendo isso..."não adores nunca mais ninguém que a Deus", eu entendo isso, sei disso, mas será que ninguém entende o que estou a tentar dizer?

Há pessoas que confundem...bolas, vocês, a maior parte dos participantes do fórum é claro que são entendidos na matéria, claro que sabem isso. Não me vão querer convencer de que todos os católicos conhecem o famoso Rahner?

enfim...

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 13:44

Claro que há pessoas que confundem. Há pessoas que vão às bruxas, outras que acreditam em espíritos, outras que farão outros desmandos na sua fé. Mas pelo facto de haver pessoas que o fazem não se pode concluir que a "grande massa da Igreja, à Maria, ao Manuel, ao José" não sabe o importante da fé católica.

O facto de um grande teólogo ter feito a definição não significa nada mais que o reconhecer da vivência empírica. E não conhecer o teólogo não significa, de certeza, não conhecer o que ele descreve. Eu, por exemplo, nunca tinha ouvido falar dele antes de aparecer no Paróquias, e nunca tive dúvidas do que é importante entre Deus e os santos. Os católicos sabem que o que importa é Deus, mesmo que o prefiram ver através do exemplo dos santos. Os que andam confusos com outras coisas e vão perdendo essa noção, esperemos que saibam encontrar o caminho certo.

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:01

Citação:
Mas pelo facto de haver pessoas que o fazem não se pode concluir que a "grande massa da Igreja, à Maria, ao Manuel, ao José" não sabe o importante da fé católica
.
Ok Cassima, seja como dizes. Apenas discordo da tua opinião.

cumps

Re: O culto dos santos
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:08

Citação:
Anori
Não falei em desvios se tornarem regra, esta atitude sim é abusiva, a de colocar palavras na boca dos outros. Não fiz referências a Fátima, a peregrinos, a penitências...nem muito menos pretendi ser juíza da fé dos outros!
Porque para mim essa regra não se impõe, foi apenas minha intenção mostrar que isso não acontece na realidade!

O meu post não foi dirigido a ti. Foi uma opinião pessoal sobre o tema.
Quando quero dirigir-me a alguém, começo o post pelo nome da pessoa ou faço uma citação, como agora. Excepções a isto são facilmente identificáveis pela utilização da segunda pessoa do singular.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:10

Citação:
Desconhecido
Ok Cassima, seja como dizes. Apenas discordo da tua opinião.

Claro.

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:10

Citação:
Cassima
Claro que há pessoas que confundem.

O que quero dizer é que não se pode generalizar!

O josé, a Maria o Manuel querem dizer os não leigos e leigas, os não sacerdotes...pessoas que conhecem as coisas de forma diferente...ou a maior fatia dos católicos são sacerdotes, leigos, leigas, freiras, monges, diáconos, etc?...bolas...

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:13

Citação:
Anori
O que quero dizer é que não se pode generalizar!

O josé, a Maria o Manuel querem dizer os não leigos e leigas, os não sacerdotes...pessoas que conhecem as coisas de forma diferente...ou a maior fatia dos católicos são sacerdotes, leigos, leigas, freiras, monges, diáconos, etc?...bolas...

Também quero dizer que não se pode generalizar nesse assunto. E ao usares a expressão "grande massa da Igreja" foi o que fizeste.

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:24

Tu é que não entendes o que quero dizer

Re: O culto dos santos
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:25

Mas fora isso Cassima, a ideia percebe-se. Não concordo que "está tudo bem" e de acordo com os teólogos e as pessoas mais instruídas sobre a matéria como vocês que aqui participam.

Se há gente pouco esclarecida, há que a esclarecer. Não digo nada de má fé Cassima, apenas acho que a grande maioria não pensa como tu e as demais pessoas que escrevem neste fórum a respeito disso. Não há que fazer um enorme drama à volta da questão. Se realmente assim for, nada melhor que tentar mudar isso.

cumps

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 14:34

Citação:
Desconhecido
Mas fora isso Cassima, a ideia percebe-se. Não concordo que "está tudo bem" e de acordo com os teólogos e as pessoas mais instruídas sobre a matéria como vocês que aqui participam.

Isso é elogio?! Olha que a instrução por si só não confere fé mais verdadeira ou maior proximidade de Deus!

Citação:
Desconhecido
Se há gente pouco esclarecida, há que a esclarecer.

Perfeitamente. E vai-se fazendo isso.

Citação:
Desconhecido
Não digo nada de má fé Cassima, apenas acho que a grande maioria não pensa como tu e as demais pessoas que escrevem neste fórum a respeito disso.

Pois! Sobre os outros não sei. Mas deves achar que eu tenho um mestrado em religiões comparadas e um doutoramento em teologia. As minhas origens são a fé popular, da gente simples. Sei do que falo. Por isso essa da "grande maioria" (lá vem ela outra vez) não pensar como eu neste assunto é um engano!

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 17:15

Seja como quiseres Cassima.
São opiniões que divergem.

Talvez os meios também sejam diferentes, e por isso a diferença de opiniões, pois parece que convives com pessoas que vivem mais de perto as questões da igreja do que eu, e como tal, bem mais esclarecidas.

Cumps

Re: O culto dos santos
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 29 de June de 2009 23:52

Então continuas a considerar meia dúzia de gatos pingados como a maioria? Não achas isso ridículo? Falaste com quantas pessoas vamos lá saber? 7 milhões? Basta que respondas a isso. Não é questão de opinião mas sim de estatística.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O culto dos santos
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 00:42

Citação:
s7v7n
Então continuas a considerar meia dúzia de gatos pingados como a maioria? Não achas isso ridículo? Falaste com quantas pessoas vamos lá saber? 7 milhões? Basta que respondas a isso. Não é questão de opinião mas sim de estatística.

Quanto a um "sensus", se me arranjares um bom financiamento, posso fazê-lo a 7 milhões de pessoas. Até la vejo-me limitado a algumas pessoas amigas que se manifestam pelo menos relativamente religiosas. lol

Mas falando estatisticamente, verás que o meu raciocínio de ridículo não tem nada.
Vejamos:

Probabilisticamente, a medida que o numero de amostras (pessoas) aumenta, a probabilidade de escolheres um grupo de amostras (pessoas) que professem uma opinião que representa uma opinião contrária à que efectivamente é a opinião para a maioria, diminui.
Se eu perguntar a 1 pessoa apenas, sem ter mais dados, temos a probabilidade de 50% em errar. Se eu perguntar a 10 pessoas e todas me dizem praticamente o mesmo, a probabilidade da sua opinião divergir da opinião maioritária do espaço amostral é de 0,09765%.

O dialogo com a Cassima fez com que me apercebesse de um factor que negligenciei. As pessoas a quem perguntei não são pessoas religiosas com um conhecimento sólido e esclarecido sobre a igreja católica.

Concluo então, que no seio das pessoas pouco esclarecidas sobre as posições e os dogmas da igreja católica, a probabilidade de serem a maioria, as pessoas de apelarem aos santos que os ajudem, em vez de pedir que estes intercedam por eles a Deus para os ajudar, é relativamente elevada (1-0,09765 = 99,902%), comparativamente ao caso oposto.

No Caso do meio em que a Cassima vive, com pessoas bem mais dentro do assunto, prevalece o contrário com grande probabilidade. Pelo existe então uma possível justificação para as observações diferentes que obtivemos.

Espero ter esclarecido estatísticos a minha opinião.

cumps a todos

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 00:47

Olá Anori,

Citação:
Anori
Há pessoas que confundem...bolas, vocês, a maior parte dos participantes do fórum é claro que são entendidos na matéria, claro que sabem isso. Não me vão querer convencer de que todos os católicos conhecem o famoso Rahner

Provavelmente não conhecem o Rahner e quase de certeza que não seriam mais felizes por o conhecerem.

Mas conhecem Deus, conhecem Jesus, conhecem Nossa Senhora e conhecem os santos de Deus. Sou um crítico feroz de muitas das formas de piedade popular, porque sempre me pareceu que se desviavam do fundamental da fé cristã. Mas à medida que fui conhecendo essas pessoas e percebendo a forma desses actos piedosos, fui verificando que procedem dum enorme amor a Deus e a Jesus. Podem não operar as racionalizações que alguns de nós aqui expomos, mas sabem bem distinguir as águas e por muita devoção que tenham ao santo ou santa, a sua meta é sempre Deus e Jesus.

Tenho que referir que é um perfeito disparate dizer que um quinto da população mundial são um bando de totós, que sem amar e louvar o seu Senhor sabem. Que é o que tu e outros por aqui procuram passar, dizendo que os católicos são isto, ou aquilo, que não sabem fazer, ou pensar, e toda uma série de tretas que por aqui se vão escrevendo. Só me ocorre que muitos julguem a Igreja (instituição e comunidade de fiéis) por aquilo que foram enquanto crentes. Por outro lado, as generalizações constantes e abusivas que fazem são despropositadas e carecem de todo e qualquer fundamento.

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 00:50

Olá Flor (é verdade, abandonei temporariamente a «doce evangélica», resolvi mudar para um tom mais grave.)

Citação:
Flor
Sempre? será sempre? E estará Alpha dentro da cabeça das pessoas para saber os seus pensamentos?

Porquê, não é? Nunca é? Estás dentro da cabeça das pessoas para saber os seus pensamentos? Ou contigo não era e julgas todos pela tua bitola?

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 00:59

Desconhecido

por favor, relê o que a Cassima escreveu.
A Cassima acabou de dizer que vem de um meio de fé popular, da gente simples...

Já agora que técnicas de estatística são essas?!?!
Uma pessoa não dá probabilidade de 50% de erro, isso só seria válido se existissem 1/2 para cada lado na população. Ora não se trata de moedas com cara ou coroa.

Com dez pessoas a dizerem-te o mesmo tinhas esse grau de certeza?!? Mas qual é o método mesmo? E qual a dimensão do Universo para o qual queres extrapolar essas conclusões?

Por favor... é assim que agora fazem os estudos de opinião?
Espero que pelo menos os cálculos de engenharia não andem tão aldrabados...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O culto dos santos
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 01:06

desconhecido, toda essa lenga lenga para mim não diz nada. Mesmo que fales com 100 pessoas, a palavra «maioria» não tem lugar quando existem milhões de católicos em Portugal e pelo mundo fora. Quem pede algo a um santo é porque tem grande amizade por ele. E é pelo seu exemplo que tenta chegar até Deus e não fazer do santo Deus. E isso é ponto assente. E quem pensar o contrário e idolatrar um santo, isso deverá ser uma minoria. E eu nunca vi ninguém que pensasse assim. Apesar de não descartar que existam... Só não gosto é que venham dizer de boca cheia que é a maioria. Então se é a maioria os católicos são uns idolatras. Bah...conversa fiada que não leva a lado nenhum. Só vem mesmo trazer confusão.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O culto dos santos
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 30 de June de 2009 01:56

Lena, não vale entrar agora num off tópic absurdo :D
Não te preocupes que não ando a pensar tudo de modo estatístico! lol
A minha opinião está baseada no que tive conhecimento, é a minha opinião. Se a acham ridícula que a achem. É a vida.

Quanto às engenharias, não te preocupes, pois no tratamento de um problema estatístico, quando não existem quaisquer informações adicionais sobre a taxa de ocorrências de um determinado acontecimento, o método é assumir que são todos equiprováveis, por isso, as engenharias andam boas de saúde e recomendam-se! hehe
Assumi por isso que as pessoas podem dizer "sim" e "não" com idêntica probabilidade.
Se é pouco preciso? É mesmo.

E como a Cassima disse, uma pessoa por ser do "meio popular" não significa que seja pouco esclarecida relativamente ao catolicismo. Acho que não li mal portanto.

s7v7n

Se não te diz nada...paciência.
Nunca chamei idolatra a ninguém, nem penso em considerar quem quer que seja nesses termos.

cumps



Editado 1 vezes. Última edição em 30/06/2009 02:14 por Desconhecido.

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 5 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.