Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10
Re: O culto dos santos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 16:06

Citação:
David_
Paz do Senhor

Os santos, discípulos de Jesus, são iguais, pois possuem a mesma natureza e são carentes da Obra Redentora. São, por isso, irmãos na fé, em Cristo Jesus. Alguns possuem dons que outros não possuem, devido a diversidade dos dons, distribuídos pelo Espírito. Eles só podem fazer algo, pelo seu próximo, enquanto vivos! Assim, um discípulo de Jesus, que é santo, pode interceder por outra pessoa, enquanto estiver vivo!


Assim, o discípulo de Jesus Cristo, é santo, igualmente foram Paulo ou qualquer outro homem. E era isso o que Tiago quis dizer, quando registrou o seguinte:

Tia 5:17
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.


O Único que é diferente é Jesus Cristo. É o Único que não pecou, o Único que não precisava de salvador... Todo o restante é santificado nEle, através dEle, de Seu sacrifício!

QUe o Senhor continue a nos abençoar


David

como tu te repetes!

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 16:47

Olá vitor*,

Discordo, apesar de compreender a tua ideia, do «santo como imagem imperfeita de Cristo». E discordo essencialmente pelo seguinte: a «imagem imperfeita» realça as falhas e não os méritos. Obviamente que nenhum de nós se poderá comparar a Nosso Senhor, mas no caminho para e na santidade o que devemos realçar é Jesus que nos foi revelado nessa pessoa, apesar das imperfeições. Mas, refiro novamente, compreendo a tua ideia.

Principalmente no Norte do país, existe uma cultura religiosa muito baseada na piedade e em práticas devocionais que me parecem muito pouco ortodoxas. Estas práticas também me fazem pensar que por vezes o culto dos santos é contra-producente. Mas quando convivo com essas pessoas e percebo as suas motivações, convenço-me cada vez mais que aqueles que têm uma aproximação religiosa mais racional, não estão a ser capazes de ajudar os «piedosos» a complementarem as suas práticas com um maior conhecimento teológico.

A tentação de olhar para o santo como fim e não como intermediário é grande, reconheço. Mas acho que o caminho não é modificar a Tradição, é antes a formação e a educação. Ou seja, a história no papel é fundamental, pois é ela que nos mostra a riqueza da vida daquela pessoa e faz com que ela nos revele o Senhor. Mas a imagem ajuda, vai de encontro à nossa natureza.

Citação:
vitor*
Depois devo dizer que não posso ser considerado herético, por não crer num santo em particular,

Claro que não.

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 17:37

Pois, a veneração dos Santos é do puro domínio optativo. A obrigação de quem segue Jesus é de cumprir os mandamentos que Ele nos deixou e nem sequer tem a obrigação de debitar cristologias, quanto mais santologias. É um facto que sendo optativa, e talvez por isso, atrai muita gente. Quanto a mim parece-me natural que a vida dos Santos seja motivo de festas, romarias, acção de graças e revisão de vida.

*=?.0

Re: O culto dos santos
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 18:59

certo dia quando eu era pequeno,ouvi o padre dizer isto a uma senhora,na igreja: "não sei por que adora imagens,isso não tem valor algum"...

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 22:51

Olá Vítor

Citação:
vitor*
A cassima(é um gosto debater com ela) diz que mudar os nomes das festas é para ficar tudo na mesma. Não penso assim. Penso que muda muito do sentido das festas e a cabeça das pessoas fica mais alerta para Jesus Cristo. É Jesus Cristo que é celebrado, através do santo. Isso é catequese católica de que o santo é uma seta para Deus, não é um caminho por ele próprio.

Eu disse mais do que isso. :)

Mas continuo na minha. O conteúdo da festa seria o que já é, e todas elas têm a Eucaristia.

Além do mais as pessoas têm tendência a simplificar:
- Festa de Jesus Cristo em honra de Nossa Senhora da Agonia
- Festa de Jesus Cristo em honra de S. António
- Festa de Jesus Cristo em honra de ...

e iam acabar por chamar à festa o que já hoje chamam:
- Festa de Nossa Senhora da Agonia
- Festa de S. António
- Festa de ...

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 15:16

Houve um tempo em que o culto dos Santos nada me dizia.

No entanto, há pouco tempo, o meu pai teve uma experiência que, segundo as suas próprias palavras, o deixou "arrepiado", (mas no bom sentido), após ter feito um pedido a uma Santa, seguiram-se de imediato algumas manifestações sensíveis junto dele (auditivas e visíveis).

Contou de imediato o caso ao Padre da minha paróquia, que não se manifestou surpreendido.

E o meu pai não era muito "pelos Santos". Mas naquele local, naquele momento, decidiu com sinceridade orar e pedir algo que era muito importante.

Resultou, passado pouco tempo, o pedido foi atendido.


A partir daí, tenho repensado o culto dos Santos.

M.

Re: O culto dos santos
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 15:20

será que o seu pai não está a tomar certos medicamentos que tenham como efeitos secundários essas "vozes"?

Re: O culto dos santos
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 15:42

Citação:
será que o seu pai não está a tomar certos medicamentos que tenham como efeitos secundários essas "vozes"?

Não, não está. E espero que a sua observação não se revista de caracter insultuoso.

O meu pai é um homem de negócios, e nenhum velho senil como a sua frase pode querer deixar transparecer.

Estava naquele local com objectivos profissionais.

E eu não disse que ele ouviu vozes.

Parece que o meu caro, é que toma algo que o faz ver mais do que aquilo que escrevi.

Desculpe a minha rudeza, mas estou a partilhar algo que se passou com o meu pai, e não gosto que ele seja objecto de alusões pouco abonatórias. Pois ofendendo-o a ele, ofende-me a mim.

M.

Re: O culto dos santos
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 16:03

eu estava a reinar,amigo.
isso tb me acontece e chama-se mediunidade.

Re: O culto dos santos
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 17:02

Citação:
eu estava a reinar,amigo.isso tb me acontece e chama-se mediunidade.


Ok. Se é assim, retiro o que disse.

Só que não se trata de mediunidade.

Vou perguntar ao meu pai se posso partilhar os pormenores da sua experiência aqui no fórum.

M.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 21:19

Salve Maria!



Olá Cassima! Apesar em alguns pequenos detalhes eu talvez ter uma opinião um

pouco mais radical que a sua, fiquei encantada com sua espiritualidade, sua

sensatez, e equilíbrio em todas as suas pautas. E plagiando uma frase sua

confesso que me vejo tradicionalista porque muitos assuntos agitam dentro de

mim, não em questão de dúvidas, mas na forma como muitos usam determinadas

coisas para seu interesse próprio; inclusive dentro do assunto fé! Então

fico dentro de conservar a Tradição e de preferência ao pé da letra!

Mas tenho que elogiar vc e sua postura e GRAÇAS A DEUS VC É CATÓLICA!


GOSTO MUITO DO SITE VERITATIS, MUITO MESMO QUE VC CITA, E POR ISTO PARA QUEM

QUISER VISITÁ-LO AÍ ESTÁ O LINK:

[www.veritatis.com.br]


No mais que a Paz do Senhor esteja em seu coração.


Giovana.

Re: O culto dos santos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de May de 2009 16:20

Martins não quero desconsiderar o seu pai, mas acho que ele estava com um pico de stress devido a algum problema(deveria o ter senão não ia pedir ao santo para o ajudar). É algo que já aconteceu a um conhecido meu.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 20:54

Olá,

Porque razão os santos, considerados e já ponto acente, homens e mulheres como nós...e que qualquer um de nós tem a capacidade, a escolha de seguir esse caminho, porquê duvidar e acusar de imediato aqueles que passaram por alguma experiência que a maioria considera estranha porque nunca experimentou? Dessa forma a Igreja apresenta um rol imenso de santos ou esquizofrénicos?

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 00:11

Olá Anori,

Um santo é, acima de tudo, alguém que viveu as coisas ordinárias da vida de forma extraordinária. A esmagadora maioria dos santos, viveram de forma simples, despercebidos, mas com um impacto tremendo na vida dos que eram próximos. São mães, pais, esposas, esposos, avós, irmãs, irmãos, amigos, que espelharam Deus a quem os rodeou. A esmagadora maioria dos santos são apenas conhecidos por meia dúzia de pessoas e são recordadas em círculos pequenos.

Os santos «encartados», não mais nem menos que os outros, destacam-se apenas por um de três motivos:primeiro, Deus brilhou de tal forma através deles, que é impossível não deixar de os recordar e de apontar como exemplo universal; segundo, o brilho foi mais recatado, mas suficiente para ter tocado um conjunto de pessoas que pediu à Igreja que os indicasse como exemplos; terceiro, morrer em defesa da fé. No primeiro caso podemos apontar a Madre Teresa de Calcutá, no segundo o S. Nuno de Santa Maria, no último todo os cristãos mártires da Igreja primitiva, por exemplo.

Poucos, mesmo muito poucos, são os santos que tiveram visões, audições, fosse o que fosse. Daí o cepticismo quanto a este tipo de fenómenos.

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 13:43

Olá,

Dizes bem, poucos, mas não nenhum. É isso que importa, apesar de rara (ou não! Porque o que acontece por força das consequências em assumir é esconder), a situação não é impossível nem ausente. Acredito que muitos aqui no fórum tenham vergonha de assumir uma situação/ experiência mais estranha, roí lá dentro, mas por força a não descredibilizar a imagem remetem-se ao silêncio.

Os videntes de Fátima, também foram alvo de ataques...pois é, e hoje duvidamos? Claro que não! Serve para fundamentar uma fé que se pretende enriquecer. Não poderia ter sido a primeira aparição do anjo uma alucinação, que dá depois seguimento a uma trama? Podia, claro que podia!!!! Pergunto, imaginação ou esquizofrenia?
Não questionamos por que faz parte da história, e a história não se questiona? Mentira!! Não questionamos, não duvidamos porque queremos acreditar?

Não questionamos o que não vimos com os próprios olhos, que não ouvimos, e quando acontece ao nosso lado a tendência é ridicularizar, rotular de loucura e esquizofrenia...esta atitude resulta muitas vezes numa imcompreensão severa que dá lugar a um sofrimento bruto por parte de quem tenta fazer-se ouvir...acho triste.

Outro caso, provávelmente ainda mais polémico, a Beata Alexandrina...loucura ou esquizofrenia?

Não duvido dos casos que referi, apresentei as dúvidas apenas para mostrar que aceitamos uns e ridicularizamos outros...porquê? Porquê a impossibilidade de uma vizinha/amigo/tio/cunhado/filho(...) passar por uma experiência menos comum, contemplar o seu anjo, um deva, ouvir qualquer coisa, sentir...? Porquê? Negar essa possibilidade é negar as nossas capacidades de acolher Deus e tudo o que ele é. Antes de serem beatos, beatas, santos, santas eram uma vizinha/amigo/tio/cunhado/filho(...), depois então se tornaram intocáveis, de carácter singular, único, excepções das excepções e então Deus quase que fica inalcansável a todos nós que não fazemos parte das consederadas excepções, torna-se tudo teórico e pouco prático.

Re: O culto dos santos
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 18:35

Ola a todos

Como ja foi dito e redito a santidade é uma proposta feita a todos, mesmo todos. No entanto, como em tuda na vida, há os que aceitam e os que não aceitam este caminho.
Não creio que haja algum santo que desde o inicio tivesse como proposito ser santo de altar, todos eles (admito que não conheço a vida de todos eles) tinham como proposito seguir o mais radicalmente o Evangelho (Jesus Cristo).
Creio por isso que se devem exaltar os santos não como imagens mas como exemplo de seguimento de Jesus, eles apontam caminhos, mas principalmente apontam Jesus como fim ultimo das suas vidas.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: O culto dos santos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 09:34

Com a diversidade de situações da vida torna-se por vezes dificil saber como fazer encarnar o evangelho no dia a dia. É para isso que servem os santos, para ajudar-nos a discernir como é que a boa nova de Jesus se pode tornar presente nas mais diferentes situações.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/06/2009 09:36 por camilo.

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 19:10

Paz do Senhor a todos



Os santos foram homens, homens de Deus e acredito que ninguem discorde disso. No entanto, como foram homens como nós, também são CRIATURAS assim como somos, pois foram criados, assim como também fomos criados. São assim, criaturas de Deus como qualquer outro ser!

Dessa forma podemos fazer um jogo de palavras, usando de sinônimos, para dizer que:


Culto ao SANTO = Culto a CRIATURA

Ou seja, quem cultua, que louva ao santo, cultua e louva a criatura!


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 22/06/2009 19:16 por David_.

Re: O culto dos santos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de June de 2009 20:21

É bom definir conceitos, senão a conversa anda sempre na base dos "achismos":

CULTO - Pode-se definir como uma homenagem de adoraçao, acçao de graças e súplica (do perdao, da salvaçao e do bem-estar na terra) que reconhece o poder supremo de Deus, homenagem rendida formalmente a Deus pelos sinais sagrados e por uma atitude interior.[...] Nao se pode ter culto, no sentido estrito do termo, senao por Deus; compreende-se sempre dentro da adoraçao. Num sentido mais lato, fala-se dum culto dos santos no catolicismo; seria preferível falar na veneraçao dos santos, mas, e independentemente do termo, nessa veneraçao como no culto propriamente dito, o fim último do culto é sempre a glória de Deus.
K Rahner, H Vorgrimler, Petit dictionnaire de théologie catholique

João (JMA)

Re: O culto dos santos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 19:05

JMA

Trata-se de um alcance escrito...

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.