Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 2 de 10
Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 14:34

Citação:
David_
O problema de se entender e aceitar isto, é que o catolicismo romano colocou na mente dos católicos que só é santo aquele a quem a igreja disser que é santo...

Citação:
Cardeal Saraiva Martins - O mistério da santidade na experiência cristã
A vocação à santidade é, portanto, universal. Ninguém está excluído. "Todos na Igreja, quer pertençam à hierarquia, quer façam parte da grei, são chamados à santidade segundo a palavra do Apóstolo: "Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação" (1 Ts 4, 3)" (LG, n. 39). "É, pois, bem claro que todos os fiéis, seja qual for o seu estado ou classe, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade" (Ibid., n. 40).

(...)

Eis por que a santidade não é algo de facultativo; não é um luxo ou privilégio de uns tantos, um património de poucos, mas um dever que empenha todos os baptizados. O "duc in altum" (Lc 5, 4; NMI, 1) faz-te ao largo, aspira à "medida alta da vida cristã", ou seja, à santidade é dirigido a todos os baptizados e a cada um deles.

Re: O culto dos santos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 15:44

Resumindo: Não é porque o David era um mau católico - ele diz que era, o que duvido - e ignorante que os outros têm que sê-lo.

De mau católico a herege e hipócrita, o pobre diabo não mostra nenhum bom exemplo, mas continua se achando mestre e guia dos outros.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/04/2009 15:53 por firefox.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 16:53

Salve Maria!

Cassima o site Montfort é da Igreja tradicionalista, e a Canção Nova é da

Renovação Carismática Católica, a Lepanto consegue conciliar as duas coisas.

Confesso que sou tradicionalista, apesar que admirar a força evangelizadora

da Canção Nova no Brasil.... pois bem, aconselhe-me vc um bom site, gostaria

de entender como vc pensa.

Herege é todo aquele que vai contra VERDADES DE FÉ, que um verdadeiro católico

sabe que não são para ser questionadas e sim vividas... como? Simples, pedindo

ao Divino Espírito Santo que revele esta verdade também dentro de nós!

Blasfemo é todo aquele que ofende a Sacralidade, por exemplo dizer que

a Eucaristia não é o Corpo e Sangue do Cristo, ou digo que a Igreja mente,

quando digo Igreja digo tudo vivido nestes 2.000 anos de existência!


De fato fui dura, mas não na intensão de humilhá-lo, mas sim para que ele

perceba que a igreja não foi construída em cima de achismos, do que um acha

ou outro acha.... muitos concílios houveram, muitas heresias foram contexta-

das, outras verdades foram aceitas.... podemos questionar várias coisas,

mas aquilo que é verdade de Fé NÃO!


OK?



ENVIE-ME ALGUM SITE QUE VC GOSTE... EU PARTICULARMENTE USO TODOS ESTES, MESMO

NÃO SENDO DA RCC.


FIQUE NA BENÇÃO DE DEUS!



GIOVANA.

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 22:03

O problema de se entender e aceitar isto, é que o catolicismo romano colocou na mente dos católicos que só é santo aquele a quem a igreja disser que é santo...

Cardeal Saraiva Martins - O mistério da santidade na experiência cristã]
A vocação à santidade é, portanto, universal. Ninguém está excluído.


Paz do Senhor


Muitos não tem vocação para ser médico. Pois ficam nervosos ao ver sangue. Não conseguiriam agir numa urgência, onde alguém chegasse muito ferido de um acidente automobilistico, por exemplo.

A santidade não é VOCAÇÃO! Todo aquele que é chamado por Jesus Cristo para ser Seu discípulo tem de ser santo! A santidade não é algo OPCIONAL. Não pode alguém continuar na imundície do pecado e ser servo de Jesus Cristo! Não existe de alguém dizer que é servo de Jesus e dizer que não tem "vocação" para ser santo! Se não for santo, não é templo do Espírito de Deus!

Pensem nisso...

Que o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 28/04/2009 22:05 por David_.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 23:19

Olá David_,

Citação:
David_
A pergunta certa não seria "de quem?" mas "do que?". Ser santo significa ser separado do PECADO, Alpha... QUando aceita a Cristo como Senhor e Salvador, o homem passa por um milagre chamado NOVO NASCIMENTO. Assim, todo aquele que nasceu de novo é SANTO do Senhor! A santidade é característica do servo do Senhor Jesus Cristo e não é um título que se alcança após a morte pelas boas obras!

Este milagre é visível? Porque senão não é milagre. Isto segundo a tua ordem de ideias! Santo não significa ser separado de nada.

Citação:
David_
Troque o "bem aventurado" pela palavra "abençoado". Bem aventurado significa isso, abençoado!

Onde estão os bens aventurados?? No Céu! Quem está no Céu?? Os Santos!!

Citação:
David_
Claro que só vai para o céu os santos. COmo só há dois caminhos, aqueles que não são santos, vão para o INFERNO!

David_ dixit! Depreendo que coloques o purgatório ou no Céu ou no Inferno!

Citação:
David_
O que seria essa devoção? Se ajoelhar diante deles? Santo é todo aquele que é discípulo de Jesus Cristo. Sâo pessoas vivas e não apenas os que morreram.

E se no momento final, aquele que foi santo toda a vida (no teu conceito de santo, claro), renegar ao Senhor? Onde fica a tua teoria?

Sim, devoção, ajoelhar e rezar, pedir a intercessão do santo junto de Deus.

Citação:
David_
Na minha igreja mesmo,

Qual é a tua igreja?

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 23:23

Olá David_

Citação:
David_
A santidade não é VOCAÇÃO! Todo aquele que é chamado por Jesus Cristo para ser Seu discípulo tem de ser santo! A santidade não é algo OPCIONAL. Não pode alguém continuar na imundície do pecado e ser servo de Jesus Cristo! Não existe de alguém dizer que é servo de Jesus e dizer que não tem "vocação" para ser santo! Se não for santo, não é templo do Espírito de Deus!

Penso que o alcance daquilo que dizes te escapa! Podes afirmar, sem qualquer dúvida, que não tens qualquer pecado? Nenhum, mesmo??

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 23:49

Citação:
David_
Muitos não tem vocação para ser médico. Pois ficam nervosos ao ver sangue. Não conseguiriam agir numa urgência, onde alguém chegasse muito ferido de um acidente automobilistico, por exemplo.
A santidade não é VOCAÇÃO! Todo aquele que é chamado por Jesus Cristo para ser Seu discípulo tem de ser santo! A santidade não é algo OPCIONAL. Não pode alguém continuar na imundície do pecado e ser servo de Jesus Cristo! Não existe de alguém dizer que é servo de Jesus e dizer que não tem "vocação" para ser santo! Se não for santo, não é templo do Espírito de Deus!

Oh David, essa não lembra ao diabo. Comparar a vocação, a chamada a ser santos com uma queda para uma determinada profissão...

Quanto à questão do opcional, se tens lido todo o texto que eu coloquei do cardeal Saraiva Martins, um pouco mais abaixo ele dizia também: "Eis por que a santidade não é algo de facultativo; não é um luxo ou privilégio de uns tantos, um património de poucos, mas um dever que empenha todos os baptizados."

Nota: Facultativo neste contexto significa opcional, não médico, passe a coincidência! :))

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 00:05

Giovana, se não te importas, respondo-te depois.

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 00:53

Citação:
Cassima
Oh David, essa não lembra ao diabo. Comparar a vocação, a chamada a ser santos com uma queda para uma determinada profissão...

LOL! Mas lembra-lhe a ele!

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 01:39

Toda a pessoa salva, que recebeu Jesus como Salvador foi feito santo, foi santificado, lavado, purificado, liberto dos seus pecados, santo não significa que é uma pessoa que não falha, que não peca, ou que é perfeita, mas significa toda a pessoa que em todo o lugar invoca o nome do senhor Jesus Cristo e que foi santificada dos seus pecados, que foi liberta, lavada dos seus pecados por Jesus Cristo, e isto refere-se a todos os cristãos que vivem em todas as partes do mundo, e que receberam Jesus Cristo como Paulo refere. Ninguém é santo por mérito proprio, eu que sou santo o sou porque Jesus me fez santo não sou santo por mérito próprio, ninguem pode comprar a santidade com nossas obras, somos santos porque Jesus nos reconciliou com Deus o Pai tendo derramado Seu Sangue por nós, para nos santificar dos nossos pecados. Portanto não sou eu que me fez a mim próprio santo, foi Jesus, não é ninguém que se pode intitular ou fazer a si proprio santo, não é o papa nem nenhum homem que pode intitular uma pessoa de santo, Deus fez-nos santos à custa do sacrificio de Jesus e não à custa das nossas obras. Acho que isto é muito simples de entender.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 01:57

E agora um trecho sobre o que é ser santo

O que é ser santo?
Ser santo é buscar ser essencialmente humano, ser parte da história porém vivendo a presença de Deus no mundo (Lc. 7.39). Ser santo tem relação com a busca de uma sociedade sem desigualdades e onde os mais fracos jamais sejam despojados (Mt. 23.14). Ser santo é viver a alegria do conhecimento de Deus com oração e fé e é sofrer as angústias da história como resultado de nossos vínculos com um padrão que o mundo não conhece (Mt. 11.25-27; 5.11-12).

Ser santo é ser separado, não dos pagãos; como Israel equivocadamente tentou, mas é viver a diferença radical dos valores do Reino em meio às sociedades pagãs (Mt. 5.43-48). Ser santo é ter na paixão dos profetas a motivação existencial para o nosso enfrentamento histórico do mal (Lc. 13.33). Ser santo é, mesmo em dia de sábado, trabalhar a favor da santidade de vida (Lc. 14. 1-6). Ser santo é colocar o valor da vida acima do valor das coisas, mesmo aquelas mais "sagradas" (Mt. 23.23). Ser santo é entender que o altar diante do qual Deus nos quer ver prostrados não é apenas o altar do templo, mas também os altares ensangüentados dos corpos dos nossos irmãos de história e que estão caídos nas esquinas da vida (Lc. 10.25-37).

Ser santo é viver a misericórdia no agitado ambiente secular, ao invés de viver a quietude alienada do ambiente religioso que não tem janelas para a história da dor humana (Mt. 9.9-13). Ser santo é acreditar que a santidade não se polui quando toca com amor, aquilo que é sujo (Mt. 8.1-4; Mc. 7.1-23). Ser santo é não temer ser mal interpretado pela mente daqueles que estão sujos de pretensa santidade.(Mc.7.5;Lc.7.39). Para Jesus ser santo é ser verdadeiro para com a nossa condição humana: é ter a coragem de chorar em público (Jo. 11.35), de admitir perdas e saudade (Jo. 11.36), de gritar de dor (Mt. 27.50), de confessar depressão (Mt. 26.38), de pedir ajuda emocional(Mc. 27.50), de se confessar cansado (Jo. 4.6), de dizer tenho sede (Jo. 19.28), de confessar dificuldades familiares (Mc. 3.21;Jo. 7.1-9), de admitir que a privacidade é um direito e uma necessidade de sobrevivência (Mc. 6.30-32,45,46).

Ser santo é admitir que o amor pode ser exercido na perspectiva da disciplina física (Mc. 11.15-19) e que o "desabafo" é um sadio escape quando se está farto de estupidez (Lc. 11.31-32). Ser santo é continuar sendo de Deus mesmo em meio ao mais profundo e inexplicável silêncio divino (Mt. 27.46).

Caio Fábio
Trechos do livro Oração para Viver e Morrer.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 02:25

Salve Maria!


Ok Cassima!

Mas espero resposta! E talvez responda por mensagem privada a vc; pois na

verdade este assunto com vc não desejo colocar em discussão aqui.


PAX DOMINI.


Giovana

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 03:23

Citação:
Jorge Gomes
Toda a pessoa salva, que recebeu Jesus como Salvador foi feito santo, foi santificado, lavado, purificado, liberto dos seus pecados, santo não significa que é uma pessoa que não falha, que não peca, ou que é perfeita, mas significa toda a pessoa que em todo o lugar invoca o nome do senhor Jesus Cristo e que foi santificada dos seus pecados, que foi liberta, lavada dos seus pecados por Jesus Cristo, e isto refere-se a todos os cristãos que vivem em todas as partes do mundo, e que receberam Jesus Cristo como Paulo refere. Ninguém é santo por mérito proprio, eu que sou santo o sou porque Jesus me fez santo não sou santo por mérito próprio, ninguem pode comprar a santidade com nossas obras, somos santos porque Jesus nos reconciliou com Deus o Pai tendo derramado Seu Sangue por nós, para nos santificar dos nossos pecados. Portanto não sou eu que me fez a mim próprio santo, foi Jesus, não é ninguém que se pode intitular ou fazer a si proprio santo, não é o papa nem nenhum homem que pode intitular uma pessoa de santo, Deus fez-nos santos à custa do sacrificio de Jesus e não à custa das nossas obras. Acho que isto é muito simples de entender.

Paz do Senhor Jesus


É isso mesmo, Jorge...


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 03:39

Citação:
Alpha
Olá David_,
Citação:
David_
A pergunta certa não seria "de quem?" mas "do que?". Ser santo significa ser separado do PECADO, Alpha... QUando aceita a Cristo como Senhor e Salvador, o homem passa por um milagre chamado NOVO NASCIMENTO. Assim, todo aquele que nasceu de novo é SANTO do Senhor! A santidade é característica do servo do Senhor Jesus Cristo e não é um título que se alcança após a morte pelas boas obras!

Este milagre é visível? Porque senão não é milagre. Isto segundo a tua ordem de ideias! Santo não significa ser separado de nada.

É claro que é visível! O novo nascimento se refere as atitudes, ao modo de proceder do cristão, que não é mais o mesmo de antes... Se antes matava, agora não mata mais, se se prostituia, agora não o faz mais, se vivia uma vida de mentira e de engano, agora a verdade está em seus lábios. O efeito é notado e todos percebem a mudança...

Citação:
Citação:
David_
Troque o "bem aventurado" pela palavra "abençoado". Bem aventurado significa isso, abençoado!

Onde estão os bens aventurados?? No Céu! Quem está no Céu?? Os Santos!!


Sal 1:1
BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,

Sal 34:8
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

Sal 84:12
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 112:1
Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.


Poderia ainda mostrar uma imensidade de bem aventuranças, ou bençãos, para aqueles que depositam dua fé no Senhor. Assim, bem aventurado, ou abençoado, é todo cristão VIVO, que deposita sua fé em Jesus Cristo!

Citação:
Citação:
David_
Claro que só vai para o céu os santos. COmo só há dois caminhos, aqueles que não são santos, vão para o INFERNO!

David_ dixit! Depreendo que coloques o purgatório ou no Céu ou no Inferno!

Purgatório não existe, "Alpha"... Só há dois caminhos ao homem: Salvação para a Vida Eterna ou a perdição eterna no inferno. Se quiser falar sobre purgatório, há um tópico, no forum Bíblia... Escreva lá sua crença, e podemos conversar sobre o assunto!

Citação:
Citação:
David_
O que seria essa devoção? Se ajoelhar diante deles? Santo é todo aquele que é discípulo de Jesus Cristo. Sâo pessoas vivas e não apenas os que morreram.

E se no momento final, aquele que foi santo toda a vida (no teu conceito de santo, claro), renegar ao Senhor? Onde fica a tua teoria?

O servo do Senhor Jesus Cristo produz frutos, Alpha... O servo de Jesus Cristo, pode até cair e pecar, como aconteceu com Pedro, que negou a Jesus por três vezes... Mas ele se arrepende e volta as primeiras práticas. Se não voltar, é porque nunca nasceu de novo!

Citação:
Citação:
David_
Na minha igreja mesmo,

Qual é a tua igreja?

Igreja Batista

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2009 03:41 por David_.

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 03:52

Citação:
Alpha
Olá David_
Citação:
David_
A santidade não é VOCAÇÃO! Todo aquele que é chamado por Jesus Cristo para ser Seu discípulo tem de ser santo! A santidade não é algo OPCIONAL. Não pode alguém continuar na imundície do pecado e ser servo de Jesus Cristo! Não existe de alguém dizer que é servo de Jesus e dizer que não tem "vocação" para ser santo! Se não for santo, não é templo do Espírito de Deus!

Penso que o alcance daquilo que dizes te escapa! Podes afirmar, sem qualquer dúvida, que não tens qualquer pecado? Nenhum, mesmo??

Se eu não tivesse pecados, não precisaria de Jesus Cristo. Eu sou pecador, descendente de Adão, como qualquer comedor de farofa, em todo o mundo... Mas sou um pecador REMIDO no Sangue do Cordeiro, assim como outros cristãos, servo de Jesus!

Sua dificuldade de entender, é que na sua cabeça, santo só é aquele que a igreja católica nomeia... PAra você, ser santo é um título que alguém recebe após a morte, por suas boas obras em vida. Para você, santo é aquela imagem de alguém, já falecido, que as pessoas devem se ajoelhar diante dele. Mas esse conceito não é o conceito bíblico! É um conceito criado pelo catolicismo!

Santo é todo aquele que é discípulo de Jesus Cristo! Todo aquele que aceitou Jesus, nasceu de novo e foi JUSTIFICADO dos seus pecados, através do sacrifício do Messias de Deus. Com o novo nascimento o cristão é santificado e passa a ser TEMPLO do Espírito Santo!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2009 03:55 por David_.

Re: O culto dos santos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 04:07

Citação:
David_
Sua dificuldade de entender, é que na sua cabeça, santo só é aquele que a igreja católica nomeia... PAra você, ser santo é um título que alguém recebe após a morte, por suas boas obras em vida. Para você, santo é aquela imagem de alguém, já falecido, que as pessoas devem se ajoelhar diante dele. Mas esse conceito não é o conceito bíblico! É um conceito criado pelo catolicismo!
Santo é todo aquele que é discípulo de Jesus Cristo! Todo aquele que aceitou Jesus, nasceu de novo e foi JUSTIFICADO dos seus pecados, através do sacrifício do Messias de Deus. Com o novo nascimento o cristão é santificado e passa a ser TEMPLO do Espírito Santo!

Vc é surdo, analfabeto ou burro? Todos aqui já explicaram que seu entendimento do que a Igreja Católica ensina sobre esse assunto está completamente errado!

Re: O culto dos santos
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 05:32

A canonização única e verdadeira é a canonização feita por Cristo na nossa salvação, não há outras formas nem iguais nem menores, é a única e pronto. Já a canonização feita pelo papa é pros católicos saberem quem são os santos mortos que os católicos estão autorizados a rezar, a prestar aquilo que chamam de culto menor, ainda se fosse só uma cerimonia solene, de lembrança dos herois da fé que devemos imitar, que são um exemplo para nós tudo bem, mas não fica por aí, é mais que isso...
Assim, para além de essa cerimonia não fazer ninguém santo, nem fazer ninguém mais santo do que já era ou do que outros santos, essa decisão papal (que é um facto dogmático que deve ser admitido de modo definitivo), é mais para "inscrever solenemente um membro do corpo da Igreja de excepcionais virtudes cristãs e que praticou reconhecidos milagres, no numero dos santos que podem ser honrados pelo culto público" (Dicionário Aurélio).
Mas ao contrário destas beatificações e posteriores possíveis canonizações católicas, a verdadeira canonização, que é a realizada por Cristo na nossa salvação é isenta de qualquer vício, de qualquer tendência política, como as canonizações feitas pela santa icar, como por exemplo o Frei Leonardo Boff que se não me engano foi excomungado pelo papa Bento XVI, é pra rir, se o homem estiver salvo, e quem salva é Jesus, quem santifica é Jesus, o Leonardo Boff e outros que ao longo da história foram excomungados pelos que gostam de brincar aos representantes de Cristo na Terra estão bem descansados, são santos porque Jesus os fez santos...



Editado 2 vezes. Última edição em 29/04/2009 05:40 por Jorge Gomes.

Re: O culto dos santos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 14:13

Quanto à Giovana reparo que se preocupou em saber o que sou(É católico? perguntou ela) depois de me ter insultado. Não que o insulto me incomode pois de certa forma, por ser um dos poucos que defende tão acerrimamente os ensinamentos da Igreja católica, no que diz respeito ao aborto ao preservativo, à familia, à DSI, já fui várias vezes chingado(não gosto da palavra, mas é de grande uso brasileiro e isso tem um propósito). Basta procurar as minhas mensagens e todos aqui sabem à excepção da Giovana que isso que falo é verdade. Por isso devo ser o herético mais incomum do Mundo.

Depois devo dizer que não posso ser considerado herético, por não crer num santo em particular, ou no culto dos santos tal como está insituído, porque isso não é dogma de Fé da Igreja.

Ainda continuo à espera que a Giovana nos dê uma lição sobre o culto dos santos. Não vou consultar sitios de internet.

Quanto ao Alpgha e a sua primeira mensagem devo dizer que não disse nada de novo. Eu já tinha dito que os santos são exemplos de cristandade. E sou sensível ao argumento da Igreja de os dar como exemplo,(o exemplo é Cristo, não o santo, porque é Cristo que vive no santo e o transforma interiormente, para ele ser santo. O santo é imagem imperfeita de Cristo. Se as pessoas não entendem isso então facilmente caem na adoração. O Santo tem a disponibildade de Maria, quando diz sim) mas isso não implica que os tenha que colocar no altar, para correr o risco de os corações das pessoas os adorarem.

Mesmo que muitas vezes as pessoas tenham o descernimento, podem cair nessa asneira. E é uma asneira de todo evitável. Basta contar a sua história em papel. HOje a maior parte das pessoas sabe ler não é como na Antiguidade, em que a maior parte das pessoas era analfabeta e precisava da imagem para se guiar.

Assim a Igreja já faz a distinção, não precisa de condecorar a pessoa com a canonização.

A cassima(é um gosto debater com ela) diz que mudar os nomes das festas é para ficar tudo na mesma. Não penso assim. Penso que muda muito do sentido das festas e a cabeça das pessoas fica mais alerta para Jesus Cristo. É Jesus Cristo que é celebrado, através do santo. Isso é catequese católica de que o santo é uma seta para Deus, não é um caminho por ele próprio.

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 15:30

Paz do Senhor


Os santos, discípulos de Jesus, são iguais, pois possuem a mesma natureza e são carentes da Obra Redentora. São, por isso, irmãos na fé, em Cristo Jesus. Alguns possuem dons que outros não possuem, devido a diversidade dos dons, distribuídos pelo Espírito. Eles só podem fazer algo, pelo seu próximo, enquanto vivos! Assim, um discípulo de Jesus, que é santo, pode interceder por outra pessoa, enquanto estiver vivo!


Assim, o discípulo de Jesus Cristo, é santo, igualmente foram Paulo ou qualquer outro homem. E era isso o que Tiago quis dizer, quando registrou o seguinte:

Tia 5:17
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.


O Único que é diferente é Jesus Cristo. É o Único que não pecou, o Único que não precisava de salvador... Todo o restante é santificado nEle, através dEle, de Seu sacrifício!

QUe o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 29/04/2009 15:32 por David_.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 15:36

Vou aqui abrir um pequeno parêntesis:

Giovana, como prometido.

Não tenho sites para te recomendar. Frequento o Paróquias e vou com alguma regularidade ao "Confessionário dum padre" porque gosto de o ler, na maioria das vezes. Gosto também de ir à página da Igreja Católica em Portugal, que acho muito bem feito e tem zonas muito interessantes, mas é um site doutro estilo.

Não sou tradicionalista, não sou carismática, não sou "Nós Somos Igreja", não sou Opus Dei, acho que não há uma tendência específica em que eu me coloque. Penso que sou um pouco transversal, porque as minhas opiniões às vezes estão mais de um dos lados, às vezes no outro.

Pesquisando no fórum poderás ver as mensagens que eu fui escrevendo. Mas posso deixar-te alguns links para outras tantas mensagens onde de alguma forma exprimi as minhas ideias.

- Em que (não) crê quem crê?

- Ciência e Fé (que razões damos da nossa fé)

- Aborto é crime mais grave que violação

- A Igreja e a contracepção

- Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários

- Aborto em situações de risco

- Padres precisam-se (casamento dos padres)

E pronto... Talvez esta conversa combine mais com o tópico "Em que (não) crê quem crê?" ou num outro semelhante.

Cassima

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 2 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.