Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345678910Próximo
Página actual: 1 de 10
O culto dos santos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 18:31

Já sei que este tópico vai ser alvo de alguma discussão. Sei que isto é uma profecia que me pode sair errada, mas no entanto arrisco.

Aqui neste fórum há católicos que apoiam o culto dos santos, outros que nem por isso e outros que o detestam. A este último coro junta-se claro, o coro dos evangélicos, que frequentam o forum.
Não sou um expert, mas acho que convém fazer, uma breve história dos santos na Igreja:

Na Igreja Católica e na Ortodoxa algumas pessoas são oficialmente reconhecidas como santos. Elas são vistas como tendo feito algo de extraordinário ou tendo uma especial proximidade com Deus.

O processo de reconhecimento oficial de um santo é chamado, na Igreja Católica, de canonização. Isto só pode ter lugar após a sua morte uma vez que, segundo os princípios do Catolicismo Romano, mesmo a mais santa pessoa viva pode cair em pecado mortal até o último momento. Na Igreja Ortodoxa Oriental, é mais no sentido de evitar a pressa e permitir um amplo tempo de reflexão sobre a vida da pessoa.

A Igreja Católica sempre acreditou que desde os primeiros tempos do cristianismo os Apóstolos e os Mártires em Cristo estão unidos a nós mais estreitamente, venerou-os particularmente juntamente com a bem-aventurada Virgem Maria e os Santos Anjos, e implorou devotamente o auxílio da sua intercessão. A eles se uniram também outros que imitaram mais de perto a virgindade e a pobreza de Cristo e além disso aqueles cujo preclaro exercício das virtudes cristãs e dos carismas divinos suscitaram a devoção e a imitação dos fiéis. (...) A Sé Apostólica (...) propõe homens e mulheres que sobressaem pelo fulgor da caridade e de outras virtudes evangélicas para que sejam venerados e invocados, declarando-os Santos e Santas em ato solene de canonização, depois de ter realizado as oportunas investigações. (João Paulo II, Const. Apost. Divinus perfectionis Magister).(Wikipedia)



Quando era pequeno nos meus seis anitos, já achava que santos, não faziam qualquer sentido. Ao longo dos anos esse pensamento não mudou, mas talvez com a compreensão
dos propósitos da Igreja, esse pensamento de aversidade tenha atenuado.

Já lá vamos para discutir esses propósitos da Igreja. Mas antes quero confessar, que eu próprio como seria normal em qualquer cristão, desejo ser santo.

Mas o que mais me impede de atingir a santidade(não preciso de dizer que estarei longe dela) é esse desejo que a Igreja insensatamente põe no coração de todos os que almejam ser santos, pois estes não desejam subir ao altar, mas sim serem santificados por Deus. Mas a tentação de subir ao altar inunda o pensamento de uma forma incómoda, pois ser santo é não desejar nada, mas querer dar tudo. É quando se compreende que a maior recompensa não é receber, mas sim dar.

Esse entendimento só Deus te pode dar e por isso digo: a santidade é graça de Deus. O único mérito do humano é a disponibilidade para a receber de coração aberto.

Se Deus te propõe com os dons da santidade, mas começamo-nos a imaginar no alto de um altar com pessoas a rezarem-nos de joelhos(isso e até caricato e cómico), então a fonte que sai do lado do Cristo ressuscitado, cessa de brotar os dons da santidade e ela torna-se apenas uma miragem.

Alguns alegam: nós adoramos só a Deus e veneramos os santos. Convém esclarecer que o mesmo tipo de veneração devemos a todos os nossos irmãos, mas a estes não lhes dedicamos orações, nem nos prostramos de joelhos. Aliás este último procedimento deveria ser extensível aos santos.

As razões que a igreja alega para proceder ao culto dos santos é que estes devem ser recordados como exemplo, de que é possível alcançar a santidade. Sou sensível a este argumento, pois Cristo faz-se presente na Igreja, através dos santos.

Tendo em conta este argumento parece-me cabível alegar: então não é os santos que devem ser recordados, mas sim e sómente Cristo, pois os santos são imagem imperfeita de Cristo e nunca imagem perfeita deles próprios, pois por eles próprios nunca seriam santos. Aliás já propus aqui que se deveria alterar o nome das festas dos santos, para em vez de "Festa em honra do santo tal" para "Festa do santo tal em honra de Jesus Cristo". Porque todos até os santos devem prestar culto a Cristo. Cristo é o centro de toda a honra.

Voltando um bocado atrás quando falava sobre o argumento da igreja para proceder ao culto dos santos, devo dizer que a minha conclusão é que este culto tal como está é errado e não leva a nada, ou a muito pouco. Finalmente não concordo que se distinga um homem com o título de santo e posteriormente se o eleve ao altar. OS santos, não precisam de condecorações e mais que isso dispensam-nas. A única coroa que precisam, é a da glória do Cristo ressuscitado.

Por isso se queremos lembrar pessoas que percorreram um caminho de santidade, escrevamos livros sobre elas contemos a sua história, pois isso é muito mais didáctico e tem muito mais serventia para o cristão do que ver esse santo condecorado e elevado ao altar. Assim lembraremos por essas pessoas que CRISTO VIVE.

Já agora uma pergunta que me tem assaltado. POrque será que a igreja escolheu para a representar o cristo crucificado. Não faz sentido. A imagem que deveria representar a Igreja é a do cristo ressuscitado e não do crucificado. Talvez seja da prórpria natureza do homem escolher imagens tristes em vez da grande alegria da ressureição de Cristo. Felizmente aqui em portugal, um bispo lembrou-se de mandar colocar na igreja a imagem do Cristo ressuscitado. Já é um primeiro passo.

Voltando ao culto dos santos, este dá-me muito a ideia de ser um culto muito romano, que nada tem a ver com o ser cristão. Parece-me resultado de um sincretismo religioso muito, mas muito indesejável.

Amando-vos a todos em Cristo e por Cristo.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 18:47

É de desanimar....

Lá vem mais um herege...

Mas isto também é cumprimento da Palavra de Deus, sinal que JESUS está

bem próximo! E eu com muito alegria clamo:

- VEM SENHOR JESUS! E VENHA LOGO POR FAVOR!


logo entrará outro herege, blasfemo filhos da mentira para dar mais palpite

e engordar a fileira de sacrilégios... um dando apoio ao outro!

Ah... dá licença... vão se informar, vão estudar de fato e em fontes dignas

de confiança sobre a Igreja Católica!

Coisa que eu acho mais estúpida é falar do que não se sabe!


E eu tenho certeza que deva haver outro tópico como este onde os coitados

de alguns católicos tentaram explicar para os "cabeções" o culto dos Santos...


Cansa viu?!



Credo!



Procure por aí entre os posts que com certeza deva haver algo deste assunto,

e por favor use sua inteligência, pense, repense e se for o caso continue

herético! LIVRE ARBÍTRIO!




Haja paciência!






PAX DOMINI.

Giovana.

Re: O culto dos santos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 18:51

Talvez a giovana me queira explicar o culto dos santos.

Não tenho muito tempo a perder.



Editado 3 vezes. Última edição em 26/04/2009 18:56 por vitor*.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:01

SALVE MARIA!


Deus me livre, já basta cansar meus neurônios fonte de bençãos em minha vida (

as bençãos são meus neurônios)

com o David.... procure na net tem ótimos sites para vc se informar e me diga

vc é Católico?


PAX DOMINI.

Giovana

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:11

Quer saber entra aí:


[www.lepanto.com.br]

e procure no:

www.montfort.org.br


Leia e guarde sua distinta opinião para vc, ou partilhe se for o caso, mas

com Espírito de Cristo e não com o de LUTERO O PADRASTO DOS DIVIDIDOS, POIS

O PAI É O DEMÔNIO!



Fim



Editado 1 vezes. Última edição em 26/04/2009 19:12 por Giovana.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:26

Olá vitor*,

Santos, como referes no teu post, são todos os que se encontram na Graça de Deus. Para se ser santo, basta seguir os Mandamentos, os ensinamentos de Cristo, pensa nas Bem-Aventuranças. Aliás, bem-aventurado ou santo é a mesma coisa.

O culto dos santos, desde sempre existente na Igreja, tem apenas um sentido: ajudar cada cristão a santificar-se. Se pensares em Santo António, São Francisco nos Santos Apóstolos, nos Pastorinhos, São Tomás, São José Escrivá, por exemplo, todos eles te mostram caminhos diferentes de te santificares. Todos eles te mostram modelos de chegara à Bem-aventurança.

É nesse sentido que deves entender os Santos. Modelos. Não modelos nem imagens de Cristo, pois para isso tens o próprio Cristo. Mas como pessoas que apesar das suas imperfeições, levaram uma vida que os conduziu a Deus. A tentação do altar não é nenhuma, pois nenhum deles levou a vida a pensar na estátua, mas sim a pensar em Deus e no próximo. E essa deve ser a preocupação de cada um de nós.

De quase todos eles existem livros, a contar a sua história, o que ensinaram, o que fizeram. Mas nós só lhes damos a devida atenção por a Igreja atestar que aquela pessoa, ao ter feito o que fez está no céu, junto de Deus.

Citação:
vitor*
Já agora uma pergunta que me tem assaltado. POrque será que a igreja escolheu para a representar o cristo crucificado. Não faz sentido. A imagem que deveria representar a Igreja é a do cristo ressuscitado e não do crucificado. Talvez seja da prórpria natureza do homem escolher imagens tristes em vez da grande alegria da ressureição de Cristo. Felizmente aqui em portugal, um bispo lembrou-se de mandar colocar na igreja a imagem do Cristo ressuscitado. Já é um primeiro passo.

Tu vives a alegria da Ressurreição cada vez que entras na Igreja, cada vez que estás na Eucaristia, cada vez que meditas o Evangelho. Cada vez que entras numa Igreja, cada vez que assistes a uma Eucaristia está lá o Senhor Ressuscitado. Se o Senhor está lá, em toda a Sua Glória, porquê ter lá uma imagem? Não está lá o Santíssimo Sacramento?

Já a cruz serve como elemento de memória, não do Senhor, mas da Sua Páscoa, para nos lembrar que a nossa alegria, a nossa Salvação, nasceu do sofrimento d'Ele.

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:28

Alpha prepare-se par ouvir, ouvir não, ler toda sorte de sacrilégio quando

os hereges falam da Eucaristia!


Que o Bom Deus te dê paciência!


Giovana.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:36

Olá Giovana,


Citação:
Giovana
Alpha prepare-se par ouvir, ouvir não, ler toda sorte de sacrilégio quando os hereges falam da Eucaristia! Que o Bom Deus te dê paciência!

LOL.

Parece-me que as palavras usadas são um pouco duras (sacrilégio, hereges). Mas vamos a ver!

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:50

sALVE MARIA!


SE SÃO MENTIRAS QUANTO A VERDADES DE FÉ SÃO HEREGES, E SE DIFAMAM, DITORCEM,

ZOMBAM COM A EUCARISTIA É SACRILÉGIO! E A RESPEITO DISSO NÃO HÁ O QUE DISCUTIR.


SEI QUE É DURO, MAS NÃO ADIANTA NEGAR A VERDADE PARA TENTAR SER BONZINHOS

COM TODAS ESTAS CRIATURAS.

COMO DISSE JESUS: "QUE SEJA SEU SIM, SIM! E SEU NÃO, NÃO!



BOA SORTE.


Giovana.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 23:32

Caro Vitor.

Compreendo o que dizes , mas como o Alpha diz, e bem, os santos servem como modelos e exemplos de caminhadas até Deus. Bento XVI já teve oportunidade de dizer que há muito, muito mais santos que aqueles que a Igreja reconhece como tal. O processo de canonização é demorado, exige tempo e recursos e, como noutro dia ouvi (e com bastante razão), nem todos têm dinheiro para ter um santo.

Já tive oportunidade de escrever aqui no fórum que não tenho particular devoção aos santos. Há apenas dois que tenho particular estima e por motivos diferentes: 1) S. Luís Gonzaga, sj, porque é meu homónimo; 2) Sta Maria Madalena por ter sido escolhida por Jesus Cristo para ser a primeira testemunha da Ressurreição, e porque ao longo da História da Igreja, na minha opinião, nunca lhe foi dado do devido reconhecimento desse facto.
Além disso, sempre que vejo em alguns católicos uma maior devoção a um ou outro santo, quase sempre existe uma maior distância de Deus. Não existe à vontade para a relação íntima com Deus, então usa-se o santo como intermediário. É pena que assim seja porque Jesus Cristo desafia-nos a "sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste." Mt 5,48. Jesus não nos diz para sermos como os santos, para sermos como Ele próprio, mas para sermos perfeitos como o nosso Pai celeste.

É importante ter consciência que todos os santos são seres humanos como nós, e, o objectivo é mesmo esse: é possível também nós sermos santos.

Por isso Vitor, se não tens particular devoção aos santos e te sentes mais próximo de Deus, Jesus Cristo e Espírito Santo é para Ele que todos caminhamos. Há porém para quem os santos são uma ajuda necessário e isso também é proveitoso.


Giovana,

Não compreendo porque razão o Vitor mereça ser chamado de herege, blasfemo, filho da mentira e outros impropérios, só por ter partilhado a sua opinião sobre os santos. Eu próprio partilho em parte da opinião do Vitor e espero não levar a minha quota parte dos teus mimos.

Talvez por estares neste fórum há pouco tempo ,não te tenhas dado conta que já no passado demos a nossa opinião sobre a Frente Lepanto, a Associação Montfort e o professor Orlando Fedeli. Basta uma breve pesquisa no fórum e encontras facilmente porque já o fizemos várias vezes. Por isso, convidava-te a utilizares outras fontes de informação, para suportares a tua opinião.

Por último,Lutero merece o nosso respeito e admiração pois como um professor meu um dia me disse, e com enorme sabedoria: "Lutero foi um remédio que a Igreja precisou de tomar".

Alpha,

Concordo com o que escreveste, mas quando dizes"A tentação do altar não é nenhuma, pois nenhum deles levou a vida a pensar na estátua" esta é a regra, e como tal há a excepção que confirma a regra. É conhecido o caso de alguém que ainda em vivo, foi alertando os seus colaboradores mais próximos para irem guardando certos documentos e relatos da sua vida, normalmente utilizados em processos de canonização, pois isso facilitaria o processo. Não vou citar nomes para não ferir susceptibilidades...

Obrigado,
Luís

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 01:38

Salve Maria!

Entre nos sites que indiquei e tire todas as dúvidas sobre herege,

blasfemo...etc.

Estude lá o que realmente é a Igreja Católcia e depois a gente conversa.

ok?

www.montfort.org.br

e o Lepanto tá lá em cima....

Desculpa a falta de linha é que isto cansa, sempre a mesma MESMICE E NÃO

VIRA O DISCO, NÃO MUDA O ASSUNTO!


Ou procure no

www.google.com

e coloque lá: culto aos santos lepanto, ou culto aos santos montfort... e tantos

outros sites VERDADEIRAMENTE CATÓLICOS.


E vamos criar uns psots mais interessantes... isto cansa, parece que

que estamos lidando com gente maluca,


credo!

Giovana.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/04/2009 01:39 por Giovana.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 01:47

Salve Maria!


Entra neste é muito bom:


[www.cleofas.com.br]


e conheça a Canção Nova:

www.cancaonova.com



E por favor vamos mudar a música que já cansou!!!!



ok



Para todos uma excelente semana, abençoada e próspera!

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 14:42

Olá vitor*

Achas que há católicos que "detestam" o culto aos santos?! Parece-me muito forte! Claro que há católicos que desaprovam esse culto. Tu és um deles. Mas detestar?!

Para mim os santos começaram por ser uma fonte inesgotável de histórias. Lembro-me de frequentar a catequese com muita vontade, quando era pequenita, porque ouvia histórias de santos. Não era apenas aprender o Pai-Nosso, a Avé-Maria, os Dez Mandamentos, os Sacramentos, ... Era entrar em contacto com pessoas que já tinham vivido há muito tempo e como as suas vidas tinham sido bonitas ao entregarem-se a Jesus.

Não sou devota em especial de nenhum santo. Continuo a manter a minha perspectiva inicial dos santos, agora segundo uma visão mais madura [espero eu :)]: são para mim exemplos do que se consegue fazer com Jesus no coração.

Mas o facto de não ter para nenhum santo uma devoção especial, não significa que critique a sua veneração. Pelo contrário! De outras conversas anteriores sobre religiosidade popular sabes isso!

Essa ideia de mudar o nome das festas parece-me daquelas sugestões muito politicamente correctas que mudam o título mas não mudam a essência das coisas. As festas dos santos, chamando-se em honra deles ou deles em honra de Cristo, serão sempre as mesmas. Em qualquer festa católica, na parte religiosa, há sempre uma missa. Não conheço festas em honra de nenhum santo que não tenham Eucaristia.

Os santos existem porque Deus existe. E sobre a questão do altar, não me parece (mesmo existindo essa excepção que o Luís refere) que os santos tenham feito o que fizeram para poderem ter uma imagem sua nas igrejas católicas. Pensar isso é um absurdo!

A questão das imagens tem que ver com o contacto, com o tornar mais real. Eu sou uma pessoa "visual", no sentido que gosto de ver representação das coisas. Porque não? Numa outra página que encontrei ao pesquisar a Igreja Ortodoxa estava esta frase que, aplicada às imagens sob qualquer forma e no respeitante aos católicos, eu subscrevo na íntegra:
"Os ícones ajudam os Ortodoxos a olhar os Santos não como figuras remotas e legendárias do passado, mas como contemporâneos e amigos pessoais."

Quanto a Cristo crucificado, é preciso não esquecer que sem a morte, Jesus não poderia ter ressuscitado. É assim tão de espantar que neste milagre os católicos reconheçam o grande sofrimento por que Jesus passou? Quando um amigo nosso passa por grandes sacrifícios para nos valer, nós recordamos apenas que ele nos valeu ou valorizamos os grandes trabalhos que por nossa causa realizou? De qualquer da formas, há assim tantas igrejas sem uma imagem de Jesus vivo? Custa-me a crer.

Cassima

P.S. A propósito da canonização nas Igrejas Ortodoxas, leia-se o que encontrei aqui, numa entrevista a um indivíduo com grandes responsabilidades na Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil:

Citação:
Apesar de alguns sinais extraordinários, ocorridos pela intercessão de “Tita”, segundo relatos locais, na ortodoxia não há essa exigência, como ocorre na Igreja católica romana. Na Igreja ortodoxa, quem elege alguém como santo ou santa não é a hierarquia eclesiástica, mas é, primeiramente, o povo.
(...)
Por outro lado, na ortodoxia, o processo de canonização não é tão complexo, pois não existe o passo precedente, que é o da beatificação. Além disso, na fé ortodoxa não há a necessidade de um prévio transcurso de tempo para uma canonização. Houve situações na história com canonização ocorrida após dois anos de falecimento, como nos casos de martírio ou de perseguição, por exemplo. É claro que, nos dias atuais, há muita análise e critério, porque não se pode proclamar alguém como santo sem o testemunho de santidade.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 14:47

Olá Giovana

Acho que foste um bocado severa demais com o Vítor. Não é certamente herege nem blasfemo. Talvez o possamos achar um pouco rígido relativamente a uma determinada religiosidade que não bate com a sua forma de ver as coisas.

Quantos aos links que indicaste, pelo que já li não tenho muita simpatia pelo site da Monfort e pelo pouco que vi da Canção Nova no seu arranque em Portugal, não combina com o meu jeito.

Fica bem

Cassima

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 20:15

Citação:
Alpha
Olá vitor*,
Santos, como referes no teu post, são todos os que se encontram na Graça de Deus. Para se ser santo, basta seguir os Mandamentos, os ensinamentos de Cristo, pensa nas Bem-Aventuranças. Aliás, bem-aventurado ou santo é a mesma coisa.


Oi Alpha... Paz do Senhor


Você está certíssimo no que escreveu acima... Santo é todo aquele que aceita a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Ser santo não é um título de boas obras, que alguém alcança após a sua morte, e que é dado por determinado credo. Ser santo significa "ser separado"... Todos os discípulos de Jesus Cristo são santos. E no céu, só entra quem for santo! Quem não for santo está perdido!

Vejam que os membros da igreja, eram chamados de santos, pelos apóstolos!

1Co 1:2 - à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos

Flp 1:1 - Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos,

Col 1:2 - aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.


Ainda com relação a sua postagem acima, "bem aventurado" significa "abençoado", está ligado a bençãos...

Os santos não são dignos de adoração... Pois são também criaturas, pessoas carentes da obra salvadora de Jesus Cristo! Só Deus é o Centro da adoração e o Unico a Quem devemos dirigir nossas preces.

EM Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 27/04/2009 20:18 por David_.

Re: O culto dos santos
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 23:43

Olá David_


Ser santo é ser separado? De quem?

vamos lá: "Bem aventurados"[...]"Porque deles é o Reino dos Céus"! Quem vai para o Reino dos Céus?? Os Santos!!

"Os santos não são dignos de adoração..."

Mas são dignos de devoção!

Cumprimentos

Alpha

Re: O culto dos santos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 01:54

Também deveriam os santos ter lugar na mesa da palavra. Admito que, pelo menos nos dias de festa cristã em sua honra, alguma leitura que lhes dissesse respeito deveria ser feita na eucaristia. Entendo que os santos são os continuadores da encarnação, na medida em que por eles, em especial, a Graça e a Verdade continuam a impregnar a história humana.

*=?.0

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 04:41

Citação:
Alpha
Olá David_

Ser santo é ser separado? De quem?


Oi "Alpha"... A pergunta certa não seria "de quem?" mas "do que?". Ser santo significa ser separado do PECADO, Alpha... QUando aceita a Cristo como Senhor e Salvador, o homem passa por um milagre chamado NOVO NASCIMENTO. Assim, todo aquele que nasceu de novo é SANTO do Senhor! A santidade é característica do servo do Senhor Jesus Cristo e não é um título que se alcança após a morte pelas boas obras!

Citação:
vamos lá: "Bem aventurados"[...]"Porque deles é o Reino dos Céus"! Quem vai para o Reino dos Céus?? Os Santos!!

Troque o "bem aventurado" pela palavra "abençoado". Bem aventurado significa isso, abençoado!

Claro que só vai para o céu os santos. COmo só há dois caminhos, aqueles que não são santos, vão para o INFERNO!

Citação:
"Os santos não são dignos de adoração..."
Mas são dignos de devoção!

O que seria essa devoção? Se ajoelhar diante deles? Santo é todo aquele que é discípulo de Jesus Cristo. Sâo pessoas vivas e não apenas os que morreram. Na minha igreja mesmo, há muitos santos vivos, servos do Senhor Jesus Cristo!

Que o Senhor continue a nos Abençoar

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O culto dos santos
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 06:10

«Claro que só vai para o céu os santos. Como só há dois caminhos, aqueles que não são santos, vão para o INFERNO!»

Ai David credo... então quer dizer que você está destinado ao Inferno? Que falta de auto-estima, menino...

Eu então não tenho problemas desses porque faço parte dos Santos vivos que você refere. E para que conste Vitor nunca tive problemas que me fizessem uma estátua. Aliás espero mesmo isso. Tal como todos aqueles santos mártires que foram fritos em caldeirões de azeite fervente e iam dizendo

"Ok isto dói um bocadinho mas não faz mal porque depois fazem-me uma estátua." eu digo: "Levar com o governo do Sócrates é viver o Inferno na terra, mas pronto o que é isso se me garantir um lugar no altar?".

E depois pensar em beatas, jeitosas e virgens ajoelhadas a meus pés é um pensamento que... como direi?... Faz-me viver no agora as eternas beatitudes.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/04/2009 06:11 por luis.

Re: O culto dos santos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 13:39

Paz do Senhor


O servo de Jesus Cristo é TEMPLO do Espírito Santo de Deus. E o Espírito Santo só habita um templo que SEJA SANTO!

Com o novo nascimento, o discípulo de Jesus Cristo é SANTIFICADO, torna-se SANTO, e passa a ser habitáculo do Espírito Santo!

O problema de se entender e aceitar isto, é que o catolicismo romano colocou na mente dos católicos que só é santo aquele a quem a igreja disser que é santo... Mas isso não é verdade. Todo aquele que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, passa pelo milagre do novo nascimento. Após esse novo nascimento, ele passa a ser templo do Espírito Santo, pois é SANTO do Senhor, não vive mais na imundícia da prática do pecado!

Que o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Ir para a página: 12345678910Próximo
Página actual: 1 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.