Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de March de 2009 02:42

Foi publicado recentemente no L'Osservatore Romano, com base num estudo das confissões realizado por pe. Roberto Busa, s.j., 95 anos, que homens e mulheres pecam de forma diferente: se o pecado mais comum nas mulheres é a Soberba, nos homens é a Luxúria.

Aqui fica a lista completa:
Homens: 1. Luxúria 2. Gula 3. Preguiça 4. Ira 5. Soberba 6. Inveja 7. Avareza
Mulheres: 1. Soberba 2. Inveja 3. Ira 4. Luxúria 5. Gula 6. Avareza 7. Preguiça

Podem ler a notícia aqui.

Numa breve análise, destaca-se que os homens se perdem sobretudo na Luxúria, Gula e Preguiça, enquanto os maiores obstáculos à santidade nas mulheres são a Soberba, Inveja e Ira, dando ambos pouca importância à Avareza.


Pergunto, quais serão as principais razões que levam os homens e mulheres a pecarem de forma tão distinta?

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 31 de March de 2009 04:56

Tem lógica os resultados a nivel de senso comum, as mulheres serem as campeas do orgulho e da inveja (algumas são mais orgulhosas que meu Deus, há uma que eu conheci há tempos que era a campeã do orgulho, e quanto à inveja é só ver a rivalidade que as vezes há entre elas lol vai tudo pelos ares, e os homens serem os campeões da luxuria e da gula (luxuria não admira estar em 1º lol, depois cerveja e bons petiscos sempre a enfartar, normalmente com companheirismo, com camaradas também homens, enquanto se fala de mulheres, muitas mulheres, loiras, morenas, ruivas, futebol, carros).

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de March de 2009 09:16

Ao que me parece as pessoas confessam aquilo que acham que fizeram de mal. Esta opinião espelha sempre os papeis sociais que são esperados para cada um dos sexos.

Assim as mulheres tendem a ver o gostar de si como soberba pois na educação tradicional elas devem ser humildes e recatadas.

Na mesma tradição aos homens espera-se que sejam competitivos e vencedores e não se refreiem na demonstração do seu valor. Deste modo mesmo que ele seja tão soberbo como uma mulher ele vai sentir-se mais justificado que ela, logo menos pecador.

Concluindo, vejo nessa lista os estereótipos dos defeitos masculinos e femininos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 01 de April de 2009 03:05

SALVE MARIA!


INDEPENDENTE DO FATOR SOCIAL SOBRE HOMENS E MULHERS, FATORES ANTROPOLÓGICOS,

FATORES FÍSICOS, HORMONAIS, INDEPENDENTE DISTO TUDO ME ADMIRA A PERDA DE TEMPO

DESTE PADRE, SINCERAMENTE QUE PESQUISA MAIS DESCABIDA E SEM PROPÓSITO.

PENSO QUE ESTE SACERDOTE MERECE UM DESCANSO PELOS ANOS DE SERVIÇO A DEUS,

E QUEM SABE COMEÇAR A ORAR MUITO POR TODOS OS FIÉIS, AO INVÉS DE FAZER DOS

DRAMAS DAS PESSOAS UM ÍNDICE ,OU PORCENTAGENS PARA UM ESTUDO TOTALMENTE

SEM FUNDAMENTO.


PAX DOMINI.

GIOVANA.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/04/2009 03:06 por Giovana.

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 02 de April de 2009 03:44

Aqui tá o pecado delas lol


25/03/2009 - 14h11
Mulheres se sentem mais atraídas por homens com carros caros, diz estudo
Publicidade

da Folha Online

Psicólogos da Universidade do Instituto de Wales, em Cardiff, no Reino Unido, afirmam ter provado que homens cujo carro tem valor mais alto fazem mais sucesso com as mulheres.

Os pesquisadores mostraram fotografias de alguns homens a um grupo de mulheres. Cada um estava sentado em um modelo de automóvel: um no modelo prata Bentley Continental, cujo preço é 70 mil libras (R$ 243 mil), e outro em um Ford Fiesta.

Michael Dunn coordenou a pesquisa e afirma que, segundo o resultado, mulheres avaliaram o homem melhor caso ele possuísse o carro com um "motor e aparência elegantes, do que um velho modelo."
Reprodução
Motor e aparência elegantes do carro Bentlet Continental (foto) fez com que mulheres avaliassem bem seus donos, afirma pesquisa
Motor e aparência elegantes do carro Bentley Continental (foto) fez com que mulheres avaliassem bem seus donos, afirma pesquisa

Sua pesquisa, publicada na última edição do "Jornal Britânico de Psicologia", também mostra que homens são mais interessados no visual das mulheres, e não em seus veículos.

De acordo com o jornal britânico "The Daily Telegraph", os pesquisadores disseram que homens testados pelo mesmo método não se impressionaram por qualquer carro que a mulher dirigisse, porque eles julgavam o seu rosto e a sua forma.

Dunn disse que seu resultado confirma que mulheres julgam homens por sua riqueza e status, enquanto o sexo masculino observa, inicialmente, a aparência feminina.

"Há uma enorme variedade de evidências que sugerem que o sexo feminino é mais influenciável por riqueza e status. Não é um fenômeno recente; é muito arraigado, e a evidência não é apenas uma piada", disse.

"O enfoque feminino nas questões de riqueza e status ocorrem porque, se as posses do homem existem, ele terá melhores condições de cuidar da prole do casal."

O psicólogo acredita que esse instinto humano básico não mudará no futuro --mesmo que mulheres estejam mais independentes e com situação financeira melhor. "Aparentemente, o estereótipo das mulheres sobre o status masculino é verdadeiro e, falando em termos de evolução, isso faz sentido", afirma.

"Mesmo com a ascensão do número de mulheres com carreira e sucesso financeiro, o fato de elas poderem ser bem-sucedidas não tem efeito em como elas se sentem atraídas pelos homens. Mulheres ricas ainda mostram preferência por homens com alto status."



Editado 1 vezes. Última edição em 02/04/2009 03:44 por Jorge Gomes.

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de April de 2009 23:27

Lena,

Nesse caso, os pecados seriam "aparentes", isto é, o crente tem a sensação que cometeu determinado pecado quando na prática poderia ter cometido outro. Parece-me difícil que isso aconteça sempre de forma a influenciar tanto a diferença de pecados entre géneros diferentes. Mais, se a confissão é bem feita, existe o discernimento de saber se isso é ou não pecado. O confessor tem também um papel importante neste discernimento.

Giovana.

Discordo da tua opinião e penso que este tipo de estudos podem ser muito úteis, sobretudo, se conseguirmos perceber as razões que motivam certos comportamentos ou acções, podendo mais facilmente ser corrigidos. Mesmo no trabalho pastoral, este tipo de informação pode ter a sua utilidade. Para problemas diferentes há soluções diferentes. Se não conseguirmos saber as razões, creio que será sempre mais difícil resolvê-los, ou, pelo menos, minimizá-los.

Jorge,

Aquilo que tento neste tópico é tentar perceber o porquê. Mais do que a evidência, gostava de perceber as razões. Sei que nos grupos de amigos (homens) por vezes se fala de mulheres, mas as mulheres quando juntas também falam de homens. Porque motivo a Luxúria é mais frequente entre os pecados dos homens que das mulheres? É apenas um exemplo.

Porque é que a avareza é pouco frequente em ambos os géneros: somos hoje mais generosos com os outros que nas gerações anteriores?

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de April de 2009 00:48

Luis

não sei se dá para concluir que as diferenças são assim tão significativas, só nos é dada a ordenação, não temos valores nenhuns.
Seria bastante interessante ver se o padrão varia com a idade. Eu calculo que entre os jovens as diferenças entre sexos sejam mínimas, o que há 50 anos não aconteceria.
Também seria interessante ver se há diferenças regionais, até que ponto a vivência nos grandes centros urbanos tem o mesmo padrão de regiões normalmente mais tradicionais.
Sei que é muito difícil fazer estudos destes pois estamos perante algo cuja segredo é inviolável.
Levantas ainda um problema bastante grande no controlo das variáveis que e o papel do confessor.

Quando aos pecados ficarem pela aparência... eu não diria isso. Apenas sugiro que o modo como avaliamos as nossas atitudes é muito marcado pelas nossas expectativas e por aquilo que pensamos que esperam de nós. O que nos pesa na consciência é o que vai ser revelado (pressupondo uma confissão sincera).
Será que todos os que se confessam fazem uma análise equilibrada e realista das suas acções e pensamentos? Seria o desejável, penso eu, mas desconfio que é muito raro.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 01:46

Salve Maria!

Luis Gonzaga vou colar seu post a mim:

"Discordo da tua opinião e penso que este tipo de estudos podem ser muito úteis, sobretudo, se conseguirmos perceber as razões que motivam certos comportamentos ou acções, podendo mais facilmente ser corrigidos. Mesmo no trabalho pastoral, este tipo de informação pode ter a sua utilidade. Para problemas diferentes há soluções diferentes. Se não conseguirmos saber as razões, creio que será sempre mais difícil resolvê-los, ou, pelo menos, minimizá-los."

Estudar pecados capitais para evitá-los eu concordo, mas acredito que o

estudo das virtudes seriam de maior valor... a razão que motiva ao homem

ou a mulher a luxúria, ira, gula etc é o tão conhecido PECADO! Enumerar

quais são os pecados mais cometidos por mulheres e homens eu acho a maior

perda de tempo, uma verdadeira tolice; primeiro porque de um certo modo

valoriza-se o pecado em si, e se fosse fácil corrigir São Paulo não afirma-

ria tão bem "não faço o que quero e sim o que não quero" ou seja, nem

existe pastoral alguma que ajudará o homem livrar-se do pecado; o que

existe e vc sendo Católico deveria saber que

o que "minimiza" e na minha opinião vai RESOLVE tudo isto é o

CRISTO EUCARÍSTICO, os Sacramentos da Confissão, Crisma, Unção dos

Enfermos... o terço, a Palavra de Deus (Bíblia) e da nossa parte

um amor a Deus que chegue a nos dar luz, consciência do que fazemos e

porque fazemos e no que devemos mudar JUNTOS E APOIADOS NELE!


Pastoral é para fazer serviço onde Deus "precisa", deseja precisar de nós

para ajudarmos as fragilidades dos outros... mas quando o assunto é

pecado, SÓ DEUS!!! SÓ DEUS COM A GRAÇA SANTIFICANTE E NÓS COM O DESEJO

DE SERMOS FIÉIS A ELE, NOSSO SIM!


Problemas diferentes, soluções diferentes.... concordo, em outros assuntos;

quanto ao pecado a solução é uma só: JESUS CRISTO!




PAX DOMINI



Editado 1 vezes. Última edição em 04/05/2009 01:48 por Giovana.

Re: Homens e mulheres pecam de forma diferente
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 02:05

O que é a GRAÇA SANTIFICANTE?

A graça santificante é a perfeita imitação de Deus que se produz em nós pela infusão divina. Ela produz na alma uma semelhança a Deus que transcende infinitamente aquilo que confere sobre nossas almas uma vida nova, isto é, um compartilhar da vida do próprio Deus, uma participação na essência da natureza de Deus.

1. Pela graça santificante, nossas almas são moldadas para a santidade e se tornam agradáveis a Deus. Ela é uma graça habitual ou permanente, que recebemos pelo Batismo, e perdemos apenas pelo pecado mortal. Pelo pecado de Adão, toda a humanidade perdeu a amizade de Deus, isto é, nós nascemos no pecado original, sem a graça santificante. A morte do Nosso Senhor recuperou a graça santificante para nós; é concedido gratuitamente no Batismo.

2. Uma alma a quem Deus concede a graça santificante recebe não meramente um dom de Deus, mas o Próprio Deus. Ela recebe uma vida nova, uma natureza nova, um compartilhar da vida de Deus, uma participação na natureza de Deus. É neste sentido que Nosso Senhor disse: “É o espírito que vivifica; a carne para nada aproveita.” (João 6:64). Novamente, “e o pão que eu darei é a minha carne para a salvação do mundo.” (João 6:52). “Assim como me enviou o Pai que vive, e eu vivo pelo Pai, assim o que me comer a mim, esse mesmo também viverá por mim.” (João 6:58).

3. S. Paulo refere-se a esta obtenção da graça santificante como sair do homem velho para entrar no novo. É como se um homem velho e cansado, de repente se tornasse um homem jovem e atraente cheio de vigor da vida. A beleza de uma alma no estado de graça santificante é demasiado grande para o olho humano conceber. Seria mais brilhante que o sol. Como uma criança disse, quando como a sua alma deveria parecer imediatamente após a sua confirmação, se fosse fotografado, disse: “Bem, pareceria com Deus!”

III. Quais são os EFEITOS PRINCIPAIS da Graça Santificante?

1. Em primeiro lugar, ela nos torna santo e agradáveis a Deus.

· Quando estamos em posse da graça santificante, nós estamos livres do pecado mortal; os dois não podem habitar juntos. Porém, mesmo livre do pecado mortal, nós não nos tornamos, com a graça santificante, livres das conseqüências dos efeitos do pecado. Portanto, mesmo os santos sentem a inclinação humana para o pecado, contra a qual lutam por toda a vida, e da qual nós devemos obter o mérito. Esta fraqueza humana está impregnada na nossa carne, e está presente em nossas almas como o resultado do pecado original.

· A graça santificante, porém, embora não nos cure da fraqueza da carne, fortalece nossa vontade, para tornar mais fácil a nossa luta contra os pecados.

2. Em segundo lugar, através da graça santificante, nós nos tornamos filhos de Deus, por adoção. Com a graça santificante, o Espírito Santo entra nossa alma; nós somos levados por Seu Espírito, e somos portanto Seus filhos: “Porque todos aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus.” (Romanos 8:14).

· “Porque vós recebestes o espírito de escravidão para estardes novamente com temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, mercê do qual clamamos, dizendo Abba (Pai). Porque o mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito, de que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:15-16).

3. Terceiro, ela nos torna templos do Espírito Santo. A graça santificante traz o Espírito Santo para habitar em nós, um templo. S. Paulo diz, “vós sois o templo de Deus vivo.” (II Coríntios 6:16).

4. Quarto, ela nos dá o direito ao Céu. Quando estamos em graça santificante, nós somos inspirados a fazer boas obras. O Espírito Santo não dorme dentro de nós, mas expande o nosso coração com a Sua graça, e estimula a nossa vontade de fazer o bem. E como somos filhos adotivos de Deus, tais ações se tornam meritórias para o Céu.

· Se somos filhos de Deus, somos ao mesmo tempo herdeiros, e portanto temos direito a Seu Reino. “somos filhos de Deus. E, se (somos) filhos, também (somos) herdeiros: herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (Romanos 8:16-17).



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.