Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 10:40

És pois. Vais ver que não custa nada :)
Pode parecer mais estranho no início, pois o site não é o mesmo agora, mas vais ver que fazes isso com uma perna às costas.
De qualquer maneira podes contar comigo para o que for necessário.

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 20:57

Olá, Vera!

Muito obrigada.

:-)

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de May de 2009 20:23

Vera
Aqui estou.
Escolhi a mesma instituição do ano anterior.

Uma pergunta: depois de fazer o download e ficar no ambiente de trabalho, isso já fiz, dá para fazer para 4 pessoas , claro em separado, mas usando os mesmos rendimentos- tem a ver com rendas de herança em que os prédios são os mesmos , ou tem que se fazer tudo de novo?

Muito obrigada
Maria José

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 18:21

Para quem quiser doar os 0.5% à Aliança Evangélica Portuguesa:

Na sua declaração de IRS, no anexo H, quadro 9, inclua o Número de Identificação de Pessoa Colectiva da AEP no quadro 901 e assinale com um X o campo “Instituições Religiosas (art. 32º n.º 4) NIPC -592000834.


A comunidade cristã evangélica tem uma importante obra social no nosso País.

Alguns dos exemplos:

[www.portalevangelico.pt]

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 18:59

Flor,

Ainda bem que fizeste este post, não sabia disto, que vergonha para a Aliança Evangélica Portuguesa!!! vai de mal a pior.

A obra social deve ser financiada pelos irmãos não pelo Estado. A igreja nunca se deve aliar com o Estado, é o princípio do seu declínio espiritual.

Cada crente deve seguir o mandamento de Jesus : "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." Os 0.5% são de César.

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 19:10

Mas o estado somos todos nós!
Que interessa se a obra é desta ou daquela religião? De que interessa quem deu o dinheiro que o Estado vai entregar depois na instituição? Não é dinheiro sujo.
O que é importante afinal, não é a obra social propriamente dita?

Olha só para te calares da próxima vez vai ser numa dessas do Exeército de Salvação que eu quero os meus 5%.
Vai lá depois cuspir nele. Que estupidez. Quem tem fome e frio, quem nem tem uma casa ou ombro amigo quer la saber quem deu, fica todo contente isso sim com a sopa, com a roupa, com uma cama para descansar os ossos.

Epafras, agora tocaste mesmo no fundo do poço. Que coisa mais repulsiva.
Para ti de Deus deve ser o dizimo. afff

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 00:02

Não são 5%, "Lena", são 0.5%!...

Epafras, tens razão quando dizes que a Igreja nunca deveria estar aliada com o Governo (seja ele qual for). A Igreja está acima da política e tem o direito de criticar certas decisões dos governos quando vão contra os mandamentos do Senhor, mas não deve meter-se em política, tal como os Governos não devem meter-se com a Igreja e os seus assuntos.

A história mundial mostrou bem o perigoso e nefasto que é quando governos e igreja se confundem.

O que aqui acontece é que todos pagamos IRS e 0.5% dos nossos impostos são dados pelo Estado a uma instituição/movimento social. Mas o Governo dá-nos a hipótese de sermos NÓS (trabalhadores) a escolhermos a instituição a que queremos que esse montante (que vem de nós mesmos, é um pagamento nosso vindo do nosso trabalho) seja entregue.

Se alguém não quiser especificar uma instituição, é o Estado quem decide a quem dar. Nós não trabalhamos para irmos dar 0.5% a instituições abortistas, por exemplo, ou a outras instituições com as quais não concordemos!

Não é o Estado que dá donativos à Aliança Evangélica (nem acredito que o fizesse), no fundo somos nós. Só há duas escolhas: ou deixamos que o Estado dê o nosso imposto a quem eles querem, ou nós decidimos a quem eles entregam o nosso dinheiro (quer eles queiram, quer não).

Daí que eu tenha especificado a Aliança Evangélica pois sei que têm uma obra social muito boa no nosso País. Aponto as igrejas Assembleia de Deus que têm centros (Café Convívio) para toxicodependentes, que têm dado excelentes resultados, graças a Deus.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 25 de June de 2009 14:38

Citação:
Cristo Salva
Não é o Estado que dá donativos à Aliança Evangélica (nem acredito que o fizesse), no fundo somos nós.

Pois acredita que é um donativo do Estado à Aliança Evangélica. É verdade que tu fazes um donativo, mas fazes um donativo não com dinheiro teu mas com dinheiro que pertence ao Estado, que renuncia a recebê-lo.

As entidades que recebem esse dinheiro fizeram um acordo com o Estado e são financiadas por ele, a troco de qualquer coisa claro.

É um bom desejo quereres ajudar instituições de solidariedade mas deves fazê-lo com o teu dinheiro ou com os teus bens para ter algum valor.

Se os 0.5% ficarem no Estado, que é onde devem ficar, também estás a contribuir para o bem da sociedade, afinal o Estado zela pelo bem comum.

"Qualquer que ouse chamar-se, bispo Universal, é o precursor do Anticristo, porque se coloca orgulhosamente acima de todos os demais" (Gregório I, Epíst. 33, Ao imperador Maurício)

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 00:19

Nem sempre o Estado zela pelo bem comum. Há para aí muitas ONG's que só querem é fundos, mas não fazem nada. Tal como lares de idosos que até tratam mal as pessoas e no entanto vários são financiados pela Segurança Social.

Quando Jesus disse "dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus" estava a referir-se também à questão que alguns judeus punham. Se deviam pagar impostos. Ora Jesus disse que sim, deveriam pagar. Um cristão não deve fugir às suas obrigações com o Estado (mesmo que este seja corrupto).
Deus não pede que lhe demos dinheiro, a nossa obrigação com Deus é dar-Lhe todo o nosso ser e confiar n'Ele. É o nosso coração, a nossa vida que Ele quer que lhe demos.
Assim como não podemos dar dinheiro a Deus (pois pertence a César), também não podemos dar a nossa alma a César (pois esta pertence a Deus).

Claro que um criatão também não deve fugir às suas obrigações financeiras com a Igreja, para sustento e beneficências dela.

Jesus não disse "deixem de ajudar os outros, caso César vos pergunte a quem quereis ajudar". Jesus disse "amai o vosso próximo", e o Evangelho também nos diz para obedecermos às Autoridades (caso o que elas mandem não seja contrário às leis do Senhor). Se devemos ajudar obras sociais cristãs com o nosso dinheiro, bens, e também com o nosso tempo, isso não impede que ajudemos um pouco mais com aquilo que as Autoridades põem à nossa disposição.

Entendo e concordo contido, irmão, que política e igrejas não devem misturar-se mas por isso mesmo é que não devemos deixar o Governo decidir sózinho sobre tudo. Senão estamos a deixar que os ímpios tomem conta de tudo. Nos Estados Unidos, os evangélicos são muito dedicados à política, no sentido de pressionar e lutar para que leis de Satanás não vinguem. E eu acredito muito nessa forma de actuar.
É assim que eu vejo esta questão dos 0.5% :)

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: IRS - 0,5% pode ser dado a uma instituição
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 26 de June de 2009 14:00

Se devemos ajudar obras sociais cristãs com o nosso dinheiro, bens, e também com o nosso tempo, isso não impede que ajudemos um pouco mais com aquilo que as Autoridades põem à nossa disposição.

O problema está em "obras sociais cristãs". A Igreja aceitar dinheiro do Estado seja para que fim for é uma vergonha. É o constantinismo da Igreja.

Há várias instituições (por exemplo, a União Zoófila) que nada têm a ver com a Igreja que podem beneficiar dos 0.5%. É aceitável indicar uma instituição dessas para que receba o donativo do Estado. Mas a Igreja receber presentes do Estado não. Obrigado.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.