Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Santos
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 14:23

Eu costumo ter mais relação com Cristo também. Mas se há pessoas que se identificam com santos, não vejo o problema. São opções pessoais.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Santos
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 14:25

Exactamente David, bem exposto, se Jesus como diz em Hebreus 7:25 vive sempre no céu para interceder por nós, e se Jesus nos ensinou sempre a pedir ou a Ele directamente ou ao Pai através Dele, nem Jesus nem os apóstolos ensinaram ou praticaram de outra maneira, e se só Jesus é Deus, e só Ele tem os atributos divinos da Omnipresença, Ominisciência e Omnipotencia, como é que os santos também iam poder ouvir cada pedido de todos os Cristãos que estão na terra???



Editado 1 vezes. Última edição em 15/02/2009 14:26 por Jorge Gomes.

Re: Santos
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 14:26

Caro, terás de Lhe perguntar pessoalmente. O que eu sei é que pela Bíblia temos provas em como eles sabem. O resto não sei. Também não podemos saber tudo né?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Santos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 22:42

[www.catolicismo.com.br]

... Assim, ao estudar qualquer ponto da doutrina católica, não podemos de cada vez partir do zero, ignorando todo esse desenvolvimento orgânico e coerente da doutrina, sob a inspiração do Divino Espírito Santo, que vai explicitando novas verdades já contidas na pregação dos Apóstolos e dos seus sucessores, bem como nas Sagradas Escrituras. Essa pregação apostólica, que se perpetua pelo magistério continuado da Igreja, é o que se chama Tradição. Assim, os três pilares sobre os quais se fundamenta a doutrina católica são: as Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério vivo da Igreja. As duas primeiras constituem fontes da Revelação divina, e o Magistério é fiel depositário e intérprete da doutrina.

Apenas um rápido esclarecimento sobre a idéia equivocada do missivista sobre a onisciência e onipresença dos santos, doutrina essa que a Igreja nunca ensinou. Para explicar a mediação dos santos em nosso favor, não é preciso recorrer a esses dons — que competem só a Deus — mas simplesmente ao dom da visão beatífica, conforme explicamos em nossa matéria de novembro de 2006. Em poucas palavras, os santos no Céu vêem em Deus nossas perorações, e intercedem junto a Ele em nosso favor: não precisam estar em todos os pontos da Terra para ouvir as orações que lhes fazemos.

Re: Santos
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 22:56

não existem novas verdades amiga Chris. O espirito não mostra novas verdades, so nos faz entender cada vez melhor Cristo. Meu Deus. Nosso Deus.

"vêem em Deus nossas perorações."

De onde você tirou isso, Chris. Acho que cada vez me sinto mais num fórum espirita . Lá tira-se cada pérola tirada de não sei onde.
Como sabemos que o santos vêem as nossas perorações. Cristo nunca nos falou nisso. Eu nunca vi isso, nem julgo que alguém algum dia tenha visto e a menos que tenha sido cristo que o disse, eu custa-me a acreditar.

Se a Igreja diz isso de onde ela tirou isso?

Re: Santos
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 01:25

s7v7n

Cara, cai na gargalhada quando li você dizendo que eu sou protestante!!!! mas, tudo bem!

Fico feliz de vocês terem entendido onde quero chegar, e em especial para o David, O culto cristão é evidentemente dirigido não à imagem, mas à pessoa que ela representa. (O Concilio de Nicéia-II , 787 - ratificou a validade e importância das imagens) e na biblia, Deus incentiva o uso de imagens e abomina a idolatria (o que sao coisas diferentes) porém, como disse antes, por ignorancia alguns católicos acabam confundindo as coisas. O que me leva a levantar uma questao para os irmaos: nao deveria nossa Igreja ter mais cuidado com isso?

Voltando ao David:

- Deus manda fazer imagens:

- Ex 25,18: "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido...";

- Ex 26,1: "Farás o tabernáculo ... sobre as quais alguns querubins";

- Nm 21,8: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste".

- O TEMPLO DE SALOMÃO ERA CHEIO DE IMAGENS !

- Como Deus pode proibir imagens, se ELE MESMO MANDA FAZER ?

As vezes, ficamos presos com o fato das imagens serem motivo de queda, pois podemos acabar confundido tudo, como discutimos antes. Mas quero lembrá-los que estou ciente também de que outras coisas sao consideradas idolatrias e que estão muito próximas de nós, católicos e protestantes e que sao um mal maior do que o uso das imagens, vejamos:

O DINHEIRO: a Palavra de Deus diz: "a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro."(1Tm 6,10); “...ou avarento - verdadeiros idólatras!”(Ef 5,5), "...a cobiça, que é uma idolatria."(Cl 3,5).

A DESOBEDIENCIA: “A rebelião é tão culpável quanto a superstição; a desobediência é como o pecado de idolatria. Pois que rejeitaste a palavra do Senhor, também ele te rejeita e te despoja da realeza!”(1Sm 15,23).

Entao, irmaos, tenhamos cuidados sim com imagem, pois nosso corpo também reza, cuida ao ajoelhar diante de uma imagem, ou achar que ao tocar uma seu pedido se realizará...contudo, mais cuidado ainda com o dinheiro e com desobediencia.

beijocas e até mais

Re: Santos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 01:27

Pessoalmente, também prefiro as igrejas ditas "modernas". Lembro-me de repente de duas na cidade de Lisboa que frequento mais assiduamente: a igreja do Sagrado Coração de Jesus (junto ao Marquês do Pombal), sem estátuas de santos (Excelente!) e a igreja do Colégio S. João de Brito (Lumiar), com o altar no meio da assembleia para nos recordar que Deus está no meio de nós.

Ainda me lembro de quando visitei algumas igrejas protestantes no norte da Europa e da beleza que elas simbolizam, pela simplicidade e pelo essencial. E do horror que sentia sempre que tinha de ir à missa na igreja da aldeia dos meus pais, com os inúmeros altares de santos e mais santos, e altares de talha dourada e outras preciosidades que a nossa cultura foi mantendo ao longo dos anos.

Em jeito de brincadeira, noutro dia falava com um amigo meu e lhe dizia que eu nunca ia chegar a santo, até porque já há um com o meu nome e não há história disso na Igreja. Mas, mesmo assim, que me sentia tentado a escrever no meu testamento que proibia que alguém no futuro fizesse uma estátua minha... não vá o diabo tecê-las :-)

Luís

Re: Santos
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 02:12

A grandiosidade das igrejas, Luis é para o rei: Jesus. A Ele toda honra e toda glória! e toda beleza que nós, em nossa cultura possamos oferecer. O problema, novamente, nao está na igreja talhada com ouro, ou nos Santos...está em como tratamos isso!...

Re: Santos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 05:50

Citação:
vitor*
se fosse missionário lemrar-me-ia muitas vezes do exemplo de Paulo, se fosse catequista lebrar-me do Santo do salesianos que deve ser La sallete. Se fosse teólogo lembrar-me-ia de S. Tomás de Aquino. Esses exemplos dão-me coragem. São expressões dos dons de Deus.

Sobre os Salesianos... O fundador foi Dom Bosco, o santo patrono foi São Francisco de Sales; e, aproveitando, os escritos de São Francisco de Sales são umas pérolas. Não admira tenha se tornado um dos Doutores da Igreja. Recomendo especialmente "Filotéia", que vem muito a propósito para o tema do tópico, já que se trata de "um livro para os amigos de Deus", um Manual de Introdução à Vida Devota. Outro belo livro é o "Teotimo", o Tratado do Amor de Deus.

Paz e Bem.

Re: Santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 17:58

Nos nossos tempos, sendo outra a sensibilidade, já não se procura fazer igrejas muito decoradas ou com ostentação. É, frequentemente difícil a angariação do dinheiro necessário para a construção dos próprios edifícios. Assim, não só as tendências da época puxam para a simplicidade, como também as preocupações, visto que o dinheiro pode ser melhor utilizado noutras vertentes.

Têm-se feito igrejas novas bonitas, que se integram bem no conjunto, e outras bem esquisitas (por exemplo, a igreja de Marco de Canavezes de Siza Vieira).

A luz é outro pormenor, como diz o Onac. Há bastante preocupação com a luz, muitas vezes tentando tirar partido da luz natural. E as cerimónias ficam bem mais bonitas numa igreja bem iluminada. Há, porém, um senão: quando vou a uma igreja, fora das celebrações, eu gosto de estar num ambiente menos iluminado, mais de penumbra. Permite-me um maior recolhimento. E nessas igrejas, ou encontro um cantinho um pouco mais discreto ou não fico muito tempo. Essa é a única desvantagem que encontro relativamente à luz.

Relativamente às igrejas da Europa do Norte de que falou o Luís, deixem-me contar um pormenor com uma certa piada. Visitava uma daquelas igrejinhas de madeira que por lá existem. Nos tempos antigos, a congregação sentava-se separada, as mulheres no lado norte e os homens no lado sul. Dizia o guia que, segundo a tradição, era porque elas eram mais fortes e resistiam melhor aos maus espíritos que vinham desse lado. Acrescentou depois em tom de piada que devia ser porque era o lado mais frio e os homens preferiam o lado soalheiro. :)

Cassima

Re: Santos
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 11:28

Já que voltámos ao tema do debate :), o que é que é uma igreja "esquisita"?

Re: Santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 12:18

Já se sabe que cada um é um crítico. :)

Uma igreja esquisita é uma igreja que não me agrada, esteticamente falando, que choca com os meus gostos.

Estou a referir-me especificamente e tão só, à sua aparência exterior. No caso concreto da igreja de Marco de Canavezes, pelo que tenho visto de fotografias, não me agrada mesmo. Parece um bloco quase monolítico.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 17/02/2009 12:19 por Cassima.

Re: Santos
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 13:08

Bom, eu também não gosto de "blocos" isolados, até porque considero que no contexto actual, a percepção do que deve ser uma igreja se alterou radicalmente. As igrejas, de monumento central da cidade, passaram a ser ‘equipamentos públicos' entre tantos outros, renunciando a certos prestígios exteriores, em particular a imponência do volume (estou a ser muito seco, mas é um facto).

O essencial, quanto a mim, é que uma igreja é um edifício "habitado" e destinado a ser vivido, pelo que é natural que muitos arquitectos "sacrifiquem" o exterior em função das dinâmicas interiores de que já falei atrás. Sei que isso ainda desagrada a muitas pessoas e será sempre motivo de discussão, até porque a novidade das igrejas contemporâneas choca muitas vezes com definições preconcebidas do que seja uma construção religiosa.

É evidente que neste campo é muito difícil delimitar fronteiras, saber o que é adaptar-se a novas circunstâncias sem abdicar da função específica de uma igreja. Destaco só uma questão: é cada vez complicado inserir a especificidade de uma igreja numa Cidade cada vez mais alheia aos valores que o edifício religioso encerra e transmite, seja nas suas formas tradicionais, seja em novas formas e materiais.

Por tudo isto, tenho uma tendência a perceber as "dores" de quem projecta, de quem sonha, de quem manda construir novas igrejas. Fácil não é...

Re: Santos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 13:27

Não deve ser não...

Mas eu não falo da imponência ou grandiosidade do edifício, Onac. Falo da falta de graciosidade, na falta de palavra melhor.

Esta é também uma igreja recente, moderna, "habitada" e com muita vida e com bastante serviço comunitário. E no entanto é agradável à vista, harmoniosa, insere-se bem no contexto.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 17/02/2009 13:28 por Cassima.

Re: Santos
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 10:41

Cassima partilho a tua opinião em relação à Igreja do Marco de Canavezes. Já lá estive e custou-me um pouco a entrar. Demorei um certo tempo para me familiarizar com o aspecto exterior. Depois de entrar as coisas mudaram um pouco. Lá dentro o espaço era agradável e de facto muito iluminado. Também é certo que não consegui ficar lá muito tempo.
Prefiro mesmo as igrejas mais simples e modestas. O importante é o que sentimos e se nos sentimos bem lá dentro. Mais do que para ver, a igreja é um lugar de sentimentos. Nessa Igreja eu senti-me alheada da realidade. Não sei porquê. Mas senti que não pertencia àquele lugar. Na verdade parecia mais um local de visita que de culto, dada a associação ao nome do famoso arquitecto...

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.