Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Cursos para noivos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 12:49

Alguém daqui teve um curso de noivos? Não concordo muito que os jovens só tenham formação quando estão para casar.

Re: Cursos para noivos
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 16:59

Eu tive.

O curioso, foi que a maioria dos casais da minha "safra" já viviam juntos.

Foi constrangedor ouvir o padre falar sobre os possíveis problemas que podem surgir na vida familiar e conjugal, e ao mesmo tempo ter de admitir não ter qualquer experiência nesse campo.

O que nos valeu, é que numa das sessões esteve presente um médico.

Quanto à validade desses cursos, é discutível. Acho bem que se façam. Mas a grande maioria dos casais só os faz porque quer casar pela igreja ou porque "fica bem", ou porque é "tradição". Não têm a mínima intenção de a frequentar.

Na minha "turma" de casais, eu era a única pessoa que frequentava a igreja, (a minha mulher não está, nem quer estar ligada a nenhuma religião), e nenhum dos outros casais tinha qualquer contacto assíduo com o catolicismo . Em comum, eram todos baptizados.

M.

Re: Cursos para noivos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 19:53

A religião católica está uma tristeza. Aqui todos os casais são obrigados a fazer o curso de noivos antes de casar...alguns vivem já juntos como tu também o dizes, outros fizeram sexo antes do casamento. Mas a que religião pertencemos?

Re: Cursos para noivos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 20:00

Este curso devia ser dado aos 17 anos para todos os jovens católicos.

Aconselho todos os jovens a ler o livro: Christian Marriage Casamento católico ou Cristão será assim, Alef?:-)

Re: Cursos para noivos
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 22:38

Ana,

Pedir aos jovens com 17 anos que frequentem um curso para noivos parece-me pouco apropriado.

Os princípios do namoro e matrimónio deveriam ser dados em casa, pelos próprios pais. A Igreja poderá transmitir os seus princípios através da catequese e/ou preparação para a Confirmação, por exemplo. Existem ainda algumas comunidades que realizam formações para namorados.

Acho que estas serão melhores hipóteses.

Re: Cursos para noivos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de February de 2009 03:39

Há padres que se interessam pelos jovens da terra, outros apenas dizem missa. Muitos jovens não escutam os pais, por que os amigos e as amigas por fora gozam com os que são virgens! Estas são palavras de um padre.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.