Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de February de 2009 22:04

Gostava de saber se a igreja já aprova a cremação!

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de February de 2009 22:48

Sim

a minha mãe foi cremada e antes houve um pequeno serviço religioso (não sei se tem nome especifico)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de February de 2009 23:22

O Catecismo da Igreja Católica diz o seguinte, na secção dedicada ao respeito aos mortos (destaco a última frase, relativa à cremação):

Citação:
Catecismo da Igreja Católica

O RESPEITO PELOS MORTOS

2299. Aos moribundos deve dispensar-se toda a atenção e cuidado, para os ajudar a viver os últimos momentos com dignidade e paz. Devem ser ajudados pela oração dos que lhes são mais próximos. Estes velarão por que os doentes recebam, em tempo oportuno, os sacramentos que os preparam para o encontro com o Deus vivo.

2300. Os corpos dos defuntos devem ser tratados com respeito e caridade, na fé e esperança da ressurreição. Enterrar os mortos é uma obra de misericórdia corporal (64) que honra os filhos de Deus, templos do Espírito Santo.

2301. A autópsia dos cadáveres pode ser moralmente admitida por motivos de investigação legal ou pesquisa científica. O dom gratuito de órgãos depois da morte é legítimo e até pode ser meritório.

A Igreja permite a cremação a não ser que esta ponha em causa a fé na ressurreição dos corpos (65).

Alef

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 02:46

A semana passada entrei num cemitério que não é católico e vi uma sala grande onde estavam os restos mortais de pessoas cremadas. Foi coisa que nunca tinha visto! Uma sala confortável, aquecida com lindos cadeirões muito bem conservados, onde as pessoas podem estar juntas dos seus entes queridos e meditarem.

Podem ver aqui: [www.evergreenmemorial.com]

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 08:44

Acho muito mais interessante espalhar as cinzas. As da minha avó foram para um jardim, as da minha mãe foi no Tejo.
As minhas gostava q fossem no Cabo da Roca num dia quente e solarengo de Verão, num dia de temporal em Sesimbra e o resto lançado à tardinha do alto do castelo de Marvão num chão de andorinhas.
Palermices minhas pois o resultado vai ser o mesmo de não fazerem nada. Mesmo assim a ideia de ficar depositada algures para ser objecto de memórias não me agrada nada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 09:49

A Igreja é sensível a esta opção, cada vez mais comum e à qual não se opõe, tendo já a Conferência Episcopal editado um ritual próprio para a celebração das Exéquias no caso de cremação.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 12:21

Eu para mim acho bem haver um monumento dedicado à pessoa tal. Ou os ditos Jazigos como existem em Portugal ou ainda as Gavetas como existem em alguns cemitérios. Para mim aquela terra toda cair em cima do defunto, isso faz-me confusão. Aqui nos cemitérios fazem assim: colocam um pano verde a tapar toda a terra, depois o defunto vai dentro do buraco e mandam os familiares e todos embora. Depois os coveiros, acho que são maquinas fazem o resto.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 16:11

Alef

Então Deus não foi depositado num túmulo? Não foi enterrado na terra.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 18:45

Tenho uma amiga ou tinha que morreu de cancer e disse que que queria ser cremada porque a mãe dela não largava o cemitério por causa do falecido pai. Se há algo que Deus não gosta é disso, que as pessoas não se desprendam, e passar a vida em cemitérios é muito negativo mesmo. Eu francamente não meto os pes em cemitérios, só no próprio dia do enterro.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 05:34

A mãe dessa tua amiga, sentia saudades do marido. Devia ter tido um bom marido.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 05:37

As pessoas ficam com um desgosto enorme...que lhes é difícil ultrapassar.

Re: A igreja já aprova a cremação
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 14:48

Jorge

Os jovens raramente entram num cemitério, só entram quando morre um jovem. Pensam que os jovens nunca morrem,que são só os velhos.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.