Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ser padre e ter pais divorciados.
Escrito por: miguelbulcao (IP registado)
Data: 01 de February de 2009 21:33

De há alguns dias para cá tenho tido uma dúvida que me tem preocupado. Alguém que sinta vocação, que deseje ser sacerdote, por ser filho de pais divorciados, terá as portas para o sacerdócio fechadas?

Ser filho de pais divorciados é factor impeditivo para alguém se tornar padre?

Antes de mais o meu obrigado a quem responder a este questão.

Miguel

Re: Ser padre e ter pais divorciados.
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 10:50

Eu não sei se existe algo escrito a esse respeito, mas não faz sentido que haja algum impedimento, pois qualquer pessoa deve sempre responder pelos seus próprios actos e não pelos de terceiros, mesmo que esses terceiros sejam os próprios pais.
O mesmo não se poderá dizer ao nível da responsabilidade civil (dívidas por exemplo), porém no caso que referes nada justifica que um filho venha a "pagar" pelos atitudes dos pais.

Re: Ser padre e ter pais divorciados.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 12:37

Eu sei que antes de alguém entrar dentro de um seminário o bispo ou alguém entregue às vocações fazem muitas perguntas sobre a família da pessoa que quer ingressar no seminário. Mas se essa pessoa que tem pais divorciados frequentar muito a igreja ou que seja o padre ou alguém bem próximo da igreja que dê informações, certamente é aceite no seminário, O que importa é o que ele faz.

Re: Ser padre e ter pais divorciados.
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 13:59

Acho que o amigo não tem com que se preocupar. A igreja não faz qualquer exigência aos pais no caso do sacramento do baptismo, por isso não creio que o faça no sacramento da ordem.

Um forte abraço.
Vitor Ribeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.