Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Linguas estranhas
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 15:06

Meus caros:

Gostaria que me elucidassem se possível, do real significado dos seguintes versículos:

I Coríntios 14:2-4

2 "Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios."

3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.

4 O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.


De que linguas estranhas fala Paulo?

Em algumas igrejas (nomeadamente Pentecostais, Neo-Pentecostais etc.), acontecem alguns fiéis "balbuciarem" em "linguas estranhas". Será isso de que Paulo falou?

Se sim, porque é que esse fenómeno não acontece noutras igrejas?

Grato

M. Martins

Re: Linguas estranhas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 16:18

Jesus disse em Marcos 16:17 que esses sinais só podem seguir os que creem.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 19:08

Citação:
Jorge Gomes
Jesus disse em Marcos 16:17 que esses sinais só podem seguir os que creem.

O facto de eu nunca ter falado linguas estranhas implica que eu não creio?

M.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 21:55

Ora são Paulo chama a atenção para a inutilidade de falar algo que ninguem entende. Glossolalistas são presunçosos. Isso é exibicionismo e não constroi nada , apenas soberba na pessoa que se acha dona de um dom extraordinário.
Se ninguem o entende não deve falar em público, mas num lugar sozinho, pois não comunica nada e de nada serve.


" Nada vem do Espirito se não for para a construção da igreja. Nenhum dom é do Espírito se não for manifestação da integração solidária para o resgate dos irmãos. " Isidoro Mazzarolo - livro : Primeira Carta aos Coríntios - exegese e comentário - Mazzarolo editor 2008 - MARAVILHOSO!
" o que edifica é o que modifica, transforma e faz crescer. Portanto a profecia ( evangelização ) é maior do que falar linguas e aquele que fala linguas não deve julgar-se possuidor do Espírito.

tradução do autor do grego : "Aquele que fala linguas não fala aos homens, mas a Deus, e ninguem entende o que ouve, pois o espirito fala mistérios. Aquele que profetiza fala aos homens para a edificação , exortação e consolação. aquele que fala linguas edifica a si mesmo, enquanto o que profetiza edifica a igreja.Desejo que todos faleis linguas, mas de preferencia que profetizeis, pois o que profetiza é maior do que aquele que fala línguas, a menos que as interprete a fim de que a igreja se reúna."

Re: Linguas estranhas
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 19:58

Paz do Senhor

Eu não tenho o dom de falar línguas estranhas... Mas tive o privilégio de orar, certa vez, ao lado de uma irmã que tinha esse dom. Ela me marcou, porque além do dom de línguas, tinha também o dom de tradução! E isso me deixou maravilhado... A língua que ela falava era algo que mais parecia um hino de louvor a Deus... Apesar de ela ser uma pessoa humilde, sem muito estudo, quando começava a falar em línguas estranhas, era algo tremendo, divino!

O falar em linguas estranhas não é algo que se estuda ou se aprende, para assim, se falar a lingua estranha... É algo que vem do Espírito. Esse dom está presente na Igreja desde o seu início, em Jerusalém! Tanto é que Paulo escreveu várias vezes para falar sobre esse assunto!

Existem vários dons e o cristão, servo do Senhor Jesus Cristo, não necessariamente tem todos. Os dons são presente dados por Deus a seus servos. E Ele os distribui como quer... Assim, um tem o dom de profecia, outro o de falar em línguas, o outro o de curas... Sobre isso falou Paulo...

I corintios 12:4-11
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo, em todos.
Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer.


Na passagem bíblica do primeiro texto, deste tópico,Paulo falava sobre o dom de línguas. Esse dom é bastante comum na Igreja de Cristo. Porém é um dom edificante somente para quem é possuidor deste. Uma vez que não se entende o que aquele está dizendo. Mas quando existe alguém presente, que possui o dom de interpretação, edifica a Igreja de Cristo!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Linguas estranhas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2009 19:00

Claro que alguém "sem estudo" poder aparecer em lugar de destaque não tem influência nenhuma para motivar alguém a falar em "linguas estranhas". E se depois ainda "interpreta" o que acabou de dizer, então é que não consegue mesmo nenhuma atenção. Claro, é preciso ter fé, muita fé. Muita. Quem pergunta ou não abre logo a carteira é porque não tem fé.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de February de 2009 19:09

Paz do Senhor


Oi "Fire"...

Eu creio, na contemporaneidade do dom de línguas. E o dom não é algo provocado, algo que se aprenda, algo que se decore... Tenho uma prima, que tem estudo, é graduada, tem sua profissão e tem o dom de língua.

QUe o Senhor continue nos abençoando

David

Ps. Estou usando o "mozila firefox", e estou achando bem legal! Acho que é por isso que tu adotas esse nick, não é? Já vi alguns colegas falando também de um outro navegador, o "Chrome"... Não o conheço mas me falaram que é muito bom tambem... O IE estava dando uns BUGs, e resolvi experimentar esse outro. Muito legal!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2009 19:14 por David_.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 12 de February de 2009 19:37

As línguas de que fala a Bíblia em I Coríntios 14:2-4 são linguas verdadeiras que existem no mundo (espanhol, chinês, sueco, hebraico etc) que como disse o David não é algo que se aprenda porque resulta de uma acção do Espírito Santo no crente.

Há duas circunstâncias em que se pode falar em linguas. A primeira é quando um crente é batizado com o Espírito Santo, neste caso as linguas são um sinal deste acontecimento. Como no dia de pentecostes.

A segunda é quando um crente tem o dom de línguas e começa a orar, ou a cantar, ou dá graças a Deus em outra lingua que não a dele.

Só são estranhas para quem não as conhece. Não são sons absurdos que algumas pessoas fazem com a boca. Isso é uma fraude.

Um exemplo do que não é o dom de línguas.

[www.youtube.com]



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2009 19:38 por Epafras.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2009 20:21

David,

Tb uso o Firefox como navegador, mas já adotava esse nick antes, qdo a Netscape ainda trabalhava com o Navigator.

Epafras,

Aproveitou para apontar o dedo para os católicos, o que não surpreende mais ninguém, e chegou até falar de "fraude". Eu não fui tão longe. Bem, certamente vc não deve ter se esquecido então de que o número de "fraudes" (sic) é muitíssimo maior no meio evangélico. O que afirmou tb vale para os evangélicos, incluindo a prima do David? Ou vc só consegue criticar o que acontece no meio católico?. Vc acha mesmo que o pentecostalismo protestante é uma fraude?

Re: Linguas estranhas
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 13:01

Paz do Senhor...


Existe, "Fire", entre o meio evangélico três correntes de interpretação sobre o dom de línguas...

A primeira corrente acredita que esse dom acabou. FOi algo que aconteceu apenas na época apostólica.

A segunda corrente acredita assim, como o Epafras descreveu. Minha igreja também tem o mesmo entendimento que ele.

A terceira acredita que o dom de língua pode ser em língua terrena, dos homens, mas também pode ser língua dos anjos. Acreditam assim a Assembleia de Deus... Os chamados pentecostais.

Particularmente, não creio como minha igreja e aceito a terceira corrente. Principalmente porque acredito que é o que o Apóstolo Paulo quiz transmitir.

Em 1 COrintios 12:10 Paulo fala da interpretação como dom! Ora, se o dom de línguas fosse apenas língua terrena, não necessariamente seria preciso alguem com o dom de interpretação. Bastava que houvesse alguem letrado naquele determinado idioma! Mas Paulo fala da interpretação como UM DOM.

Um outro ponto ainda mais importante é a forma como Paulo falou em 1 Corintios 14, quando disse:

1 Corintios 14:2
2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.


Ora, Paulo fala que quando alguém fala em língua ninguém entende. E que, por isso, há a necessidade de alguém com o dom de traduzir, para a edificação da igreja.

Paulo faz, ainda, alusão ao dom, em 1 corintios 13, quando disse:

1Co 13:1
AINDA que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,


Mostrando que há a possibilidade de alguém ter tal dom, mas porém não ter amor, o que, de nada adianta ter o dom e não ter amor...


O dom de língua não é algo que se aprende, como vimos no video, acima, mostrado pelo Epafras. É algo que vem do Espírito. Não se aprende, nem se estuda. É algo dado por Deus.


QUe o Senhor nos ABençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 13/02/2009 13:24 por David_.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 16:03

Tenho uma resistência natural a essas coisas. Não acredito nelas

Se alguém ao meu lado começasse num qualquer êxtase a falar num linguajar desconhecido que nunca tivesse aprendido ou fosse inventado, eu ou perguntava se se estava a sentir mal ou ia pedir ajuda.

Cassima

Re: Linguas estranhas
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 16:47

Citação:
Cassima
Tenho uma resistência natural a essas coisas. Não acredito nelas
Se alguém ao meu lado começasse num qualquer êxtase a falar num linguajar desconhecido que nunca tivesse aprendido ou fosse inventado, eu ou perguntava se se estava a sentir mal ou ia pedir ajuda.

Cassima


Oi CAssima...


Paz do Senhor


Os judeus, na época de Paulo, quando viram esse acontecimento pela primeira vez, também ficaram atônitos. Não sabiam o qu estava acontecendo! Vejam o registro dessa passagem, quando aconteceu pela primeira vez:

Atos 2:7,13
7 E todos pasmavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.


Ao que Pedro explicou:
Atos2:14-17
14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;


QUe o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Linguas estranhas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 17:10

David,

Citação:
David_
Existe, "Fire", entre o meio evangélico três correntes de interpretação sobre o dom de línguas...
A primeira corrente acredita que esse dom acabou. FOi algo que aconteceu apenas na época apostólica.

A segunda corrente acredita assim, como o Epafras descreveu. Minha igreja também tem o mesmo entendimento que ele.

A terceira acredita que o dom de língua pode ser em língua terrena, dos homens, mas também pode ser língua dos anjos. Acreditam assim a Assembleia de Deus... Os chamados pentecostais.

Sei disso, já estudei algo sobre esse tema. Normalmente é um assunto que evito para não acontecer de fazer acusações que podem acabar sendo injustas. Vou repetir novamente: não conhecemos o coração das pessoas!

O primeiro post fiz menção ao aspecto psicológico e ao atrativo que tal fenômeno oferece, e ainda a chance de fraude. Só com isso já deve ter notado que suspeito da glosolalia como fenômeno de modismo. Mais ainda qdo querem usar disso como marca para distinguir quem tem ou não consigo o Espírito Santo - qdo alguns falam, para destacar, em "batismo no Espírito". Se for esse o caso chegou-se ao completo do ridículo. Só há um batismo e só há um Espírito na igreja cristã, ou a pessoa foi batizada ou não foi batizada, mas não existem tipos diferentes de batismo, como se houvessem castas dentro da igreja e não houvesse mais a unidade. Esse erro é grave.

A atenção à glosolalia foi despertada contemporaneamente pelo movimento pentecostal americano, de cunho protestante, e depois entrou no meio católico com alguns grupos carismáticos. É um tipo de coisa que recebe mais atenção no meio pentecostal evangélico, mas o Epafras, é claro, queria aproveitar a oportunidade para apontar o dedo a um católico, e não bastasse chegou falando em fraude, acusando o outro ainda de dolo. Como prova citou a sua própria interpretação pessoal do fenômeno, esquecendo-se da passagem que vc mesmo recordou (1 Cor 14:12) - a vista e a interpretação do Epafras são normalmente seletivas contra os católicos.

Sobre o vídeo apresentado pelo Epafras. Antes vc citou três correntes de interpretação comuns no meio evangélico, mas não são as únicas que existem. Vc por acaso já participou ou viu uma missa celebrada no rito africano? Pergunto pq, na cultura africana, o Espírito é sempre representado como movimento. Numa missa africana toda a Assembléia estará sempre em movimento, ou balançando o corpo, ou dançando sem sair do lugar. Naquela cultura, ficar parado durante a celebração seria algo estranho, pq ausência de movimento poderia simbolizar morte ou distanciamento do Espírito. Recordo isso para falar de algo muito básico que parece ninguém quer saber: interpretar não é apenas traduzir ao pé da letra, existem as diferenças culturais. No assunto das "línguas", por exemplo, creio que vc estranharia muito um culto africano, já que como forma de louvor os africanos emitem sons com a língua (parece um ulular, alegre e sonoro).

O caso do Pe.Jonas no vídeo. Alguns podem achar que ele banalizou o fenômeno, outros podem achar que ele ajudou tirando o foco do fantástico para destacar o valor do sentimento e da liberdade na oração. Pessoalmente, opinião minha, não gosto de destacar esses assuntos, geram controvérsias desnecessárias e parecem dar a idéia de que para ter uma vida espiritual são necessárias coisas fantásticas.

Quem quiser "falar em línguas", isto é, ser entendido por todos, ame, seja bom, pratique a caridade. Isso todo mundo entende.

Citação:
David_
O dom de língua não é algo que se aprende, como vimos no video, acima, mostrado pelo Epafras. É algo que vem do Espírito. Não se aprende, nem se estuda. É algo dado por Deus.

O mesmo pode ser dito do amor, da bondade. O resto são fogos de artifício.

Paz e Bem.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 13 de February de 2009 17:18

Citação:
David_
Os judeus, na época de Paulo, quando viram esse acontecimento pela primeira vez, também ficaram atônitos. Não sabiam o qu estava acontecendo!

Não é preciso ir tão longe. A primeira vez que participei de uma celebração no rito africano tb estranhei muito. Perguntei a um acólito que estava do meu lado o que era aquilo - muitos, não todos, estavam ululando em alto som - e ele se divertindo com a situação me explicou que aqueles eram africanos que estavam louvando a Deus com a voz.

Ocidentais lendo escritos de povos orientais, e ainda com séculos de distanciamento... grandes possibilidades para a interpretação literal do texto.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 13:07

Citação:
David_
Os judeus, na época de Paulo, quando viram esse acontecimento pela primeira vez, também ficaram atônitos. Não sabiam o qu estava acontecendo! Vejam o registro dessa passagem, quando aconteceu pela primeira vez:

1.º) Os apóstolos falaram línguas para que todos os entendessem, para que cada um ouvisse a Boa Nova e a percebesse. Ou seja, não havia ninguém que ouvisse uma coisa esquisita ou estrangeira. Todos os ouviam nas suas línguas. Era um dom útil. Qual é a vantagem do Espírito Santo andar a brincar com as línguas e pôr as pessoas a falar qualquer coisa que os restantes não entendem? Para se divertir? Para mostrar que anda por aqui?!

2.º) Como bem diz o firefox, "Quem quiser "falar em línguas", isto é, ser entendido por todos, ame, seja bom, pratique a caridade. Isso todo mundo entende."

Cassima

Re: Linguas estranhas
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 16:04

Oi cassima... Paz do Senhor, amada.



1.º) Os apóstolos falaram línguas para que todos os entendessem, para que cada um ouvisse a Boa Nova e a percebesse. Ou seja, não havia ninguém que ouvisse uma coisa esquisita ou estrangeira. Todos os ouviam nas suas línguas. Era um dom útil.


Veja bem... O apóstolo Paulo escreveu diversas vezes, orientando a Igreja sobre o dom de línguas. Isso mostra que havia, em sua época, dentro da Igreja, pessoas que possuiam este dom. Mas você se equivoca ao dizer que havia APENAS o dom em lingua terrena. Os escritos paulinos não deixam dúvidas de que havia "Linggua estranha" ao qual "nenhum homem conseguiria entender" há não ser se houvesse intérprete.

Qual é a vantagem do Espírito Santo andar a brincar com as línguas e pôr as pessoas a falar qualquer coisa que os restantes não entendem? Para se divertir? Para mostrar que anda por aqui?!


Não é uma questão de "andar a brincar com as línguas", mas uma questão do cumprimento da Escritura. As vezes vemos como "sem sentido", porque as pessoas não obedecem ao disciplinamento orientado por Paulo. Veja que ele disse que só se devia falar a língua estranha na igreja se houvesse uma outra pessoa com o dom de interpretação. Veja o que ele disse:

1 Corintios 14:27-28
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.


O falar em línguas, como você disse, não é edificante para nós, que não temos o dom, pois não entendemos nada o que está sendo dito. Porém se há alguém que traduza o que a pessoa do dom está falando, será algo maravilhoso.

É certo que os irmãos em parte das igrejas, e me refiro as igrejas evangelicas, não tem obedecido essa passagem. Por isso vemos tanto exagero, onde tem 3, 4, 5 pessoas falando em línguas ao mesmo tempo e ninguem entende nada. A isso chamamos de "meninice"...

QUe o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 14/02/2009 16:25 por David_.

Re: Linguas estranhas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de February de 2009 21:20

David_

No tempo de S. Paulo havia muita coisa. Boa e má.

Relativamente ao facto de seguir o "disciplinamento orientado por Paulo", lamento informar-te, mas não, nem sempre o considero uma fonte a seguir. Tanto que ando por aqui sem véu na cabeça, de cabelos compridos e não sou propriamente submissa.

Porém há que dizer o seguinte. Concordo inteiramente com o seguinte:

Citação:
S. Paulo - 1 Cor 14
fiquem calados na assembleia e falem consigo mesmos e com Deus.

e termino como ele:

Citação:
S. Paulo - 1 Cor 14
Mas que tudo se faça com decoro e ordem.

Cassima

Re: Linguas estranhas
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de February de 2009 00:47

Quanto ao entendimento do Dom de Linguas, Amém...

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 15/02/2009 00:54 por David_.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.