Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Objectos Benzidos
Escrito por: João N. A. de Pinho (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 10:38

Bom dia a todos!

Este novo tópico surgiu numa questão que coloquei a mim mesmo e que pelos vistos é uma dúvida de muitas mais pessoas:

O que devemos fazer a um objecto benzido quando este fica velho? Tem que ser queimado? Um dos exemplos são os terços, que com o uso começam a romper, soltando algumas contas! Devemos guarda~los eternamente, se nunca mais serão usados na oração?

Um abraço,
João N. A. de Pinho.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 13:38

É uma boa pergunta!

Não sei se há alguma regra oficial, mas também já me ocorreu uma pergunta semelhante.

Eu deito para o lixo e ajo da mesma forma que faço quando deito pão fora: custa-me fazê-lo, mas faço-o, pedindo desculpas a Jesus se tal for mal feito.

Cassima

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 23:50

Citação:
O que devemos fazer a um objecto benzido quando este fica velho?

Paz do Senhor a todos


O ato de tornar objetos “santos”, ou benzer objetos, tem sido motivo de muita idolatria, há muito tempo. Muitos, por desconhecerem a Escritura, imaginam que após a consagração, determinado objeto pode funcionar como um AMULETO que protege do mal, pois é “santo”. Para esses, o amuleto deve funcionar como nos filmes de terror, onde alguém mostra um crucifixo “consagrado” a um vampiro ou a alguém possesso, e estes fogem, com muito medo do objeto, ou mesmo se desintegram ao tocá-lo! Essa é uma idéia errada, antiescriturística e deve ser combatida.

Porém, o servo do Senhor pode sim, consagrar determinado objeto ao Senhor. Por exemplo, o cristão pode consagrar o aparelho de cd player do seu carro, ou o aparelho de som de sua casa ao Senhor, no intuito de ouvir ali, apenas músicas que louvem ao Senhor... Isso é aceitável, e com certeza, agrada a Deus. E isso é bem diferente de alguém que “benze”, por exemplo, um crucifixo ou uma medalha qualquer, e o leva pendurado ao pescoço com o objetivo de aquele objeto o proteger, ou lhes trazer algum benefício em vida ou após a morte... Ora, isso é SUPERTIÇÃO e não é bíblico!
Citação:
Tem que ser queimado? Um dos exemplos são os terços, que com o uso começam a romper, soltando algumas contas! Devemos guarda~los eternamente, se nunca mais serão usados na oração?

Um dos grandes problemas do catolicismo romano é que ensinam nada ou quase nada da Escritura Sagrada aos católicos. Por isso o católico entende muito de terços, rezas, velas, nome de imagem de santo e nada, ou quase nada da Escritura Sagrada. Isso se deve muito ao valor dado a Escritura, pela igreja de Roma, que a relega a apenas um livro de fábulas onde nada é real... É por isso que o fiel católico vive tanto na incerteza... Não sabe se determinados ensinamentos são certos, se são agradáveis a Deus...

Amado João,

O terço é usado para algo mecânico... As pessoas repetem, no rosário, algo previamente escrito, onde todos já sabem o que devem dizer, pois já decoraram o texto a ser dito... Sobre isso Jesus falou, dizendo:

Mateus 6:7
E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falar serão ouvidos.


O amado já imaginou se todos os dias, a tua esposa, ou algum outro ente querido, ou até mesmo um amigo próximo, chegasse a tua presença e puxasse um papelzinho e recitasse o que ali tivesse escrito por, dez, vinte, cem, duzentas vezes? Imagine que a pessoa quisesse que você ficasse ali, escutando aquela recitação mecânica por horas e horas... Será que você agüentaria escutar a ladainha toda? E o pior... Imagine que ela quisesse fazer isso todos os dias? Talvez você entrasse em DEPRESSÂO se fosse obrigado a ouvir aquilo todos os dias!

Assim como eu e você, Deus também quer algo ESPONTÂNEO, João... Ele quer algo que saia do íntimo do teu coração. Apesar de Ele conhecer o teu deitar e o teu levantar, as tuas vontades mais íntimas, Ele quer que tu te “derrames” na presença dEle. Que tu agradeças as bênçãos e converse sobre as dificuldades e provações que tens passado... Que confesse a Ele os teus erros e que demonstres o teu real arrependimento.... Que digas a Ele aquilo que te incomoda, aquilo que te alegra... Ele quer que você CONVERSE com Ele, João. Ele quer algo ESPONTÂNEO... E para isso você não precisa de terço!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 00:14

David_

qual a tua opinião sobre isto?

http://www.oleodauncao.com.br/quemsomos.php

Por favor, nada de grandes discursos com 30 mil versículos e piadas aos católicos em cada parágrafo.

Só peço uma opinião pessoal, clara e franca.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 00:31

Oi Lena

Paz do Senhor para ti...


Tenho a mesma opinião do texto que enviei, acima...

Nenhum objeto, seja ele sólido ou líquido, tem poder especial de despertar demônio adormecido em alguem e afugentar tal entidade. O diabo e os anjos caídos não temem isso.

O poder de expulsar demônio está no Nome de Jesus Cristo. O servo do Senhor Jesus, que é templo do Espírito Santo de Deus, tem autoridade de expulsar o inimigo de onde ele esteja. Deste o inimigo foge...

QUe o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: João N. A. de Pinho (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 09:32

Olá amigo David!

Gostei muito dos seus argumentos e tomei-os em consideração! No entanto, fiquei sem resposta à questão: podemos ou não deitar ao lixo um objecto benzido velho e estragado?

Quanto ao tipo de oração que me aconselha tenho a dizer-lhe que sei rezar o terço, no entanto, gosto mais de outras às quais tento não falhar, como é o caso da Eucaristia, a oração por excelência, e o Ofício Divino (liturgia das Horas).
Lembre-se ainda que Nossa Senhora pediu em Fátima que rezassem o terço! Existem algumas repetições fastidiosas e outras que por mais que se repitam têm sempre um significado novo!

Um abraço em Deus,

João N. A. de Pinho.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 10:04

Citação:
João N. A. de Pinho
Bom dia a todos!
Este novo tópico surgiu numa questão que coloquei a mim mesmo e que pelos vistos é uma dúvida de muitas mais pessoas:

O que devemos fazer a um objecto benzido quando este fica velho? Tem que ser queimado? Um dos exemplos são os terços, que com o uso começam a romper, soltando algumas contas! Devemos guarda~los eternamente, se nunca mais serão usados na oração?

Um abraço,
João N. A. de Pinho.

Vou responder a mais de uma msg, tudo aqui de uma vez ^^

Amigos, não existe nenhuma instrução ou rito particular nesses casos. Posso, entretanto, lembrar aqui a recomendação para que seja sempre mantido o respeito para com tais objetos, pelo que eles simbolizaram ou simbolizam. Existindo o respeito não haveria erro e alguns caminhos poderiam ser escolhidos como, por exemplo: enterrar os objetos, queimá-los como algum tipo de oferenda, lançá-los ao mar, etc. Acho que tudo vai depender da situação, do objeto e da pessoa.

Outro ponto a tratar. SE ocorrer o que disse o David_ e a pessoa imaginar que um objeto benzido, ou consagrado, se torna algum tipo de amuleto, nesse caso então ocorreu certamente um desvio e essa pessoa deve ser esclarecida, com caridade e no devido tempo. Ponto.

Não há nada que desabone, por outro lado, o fato de se bendizerem objetos ou lugares se esses são reconhecidos mais como símbolos para recordar e fortalecer a fé. Há inclusive exemplos desse tipo de prática com os apóstolos, nas Escrituras, como quando levavam lenços e aventais para serem tocados pelo apóstolo Paulo antes deles serem levados até os doentes (Atos 19:11-12). O apóstolo não disse nada contra essa prática na hora e, se for verdade que desvios são possíveis, chama-me a atenção a confiança que ele deposita nos irmãos. O apóstolo Paulo era antes aberto para pensar bem dos outros do que predisposto a pensar mal. Ora, desvios podem existir em tudo (até mesmo num apego ao texto literal das escrituras), e partir sempre da suposição de que os outros estão incorrendo em desvios pode denotar altivez.

Parece-me que a caridade convida a fazer antes bom juízo do próximo do que manter uma predisposição para pensar mau dele. Talvez pela (santa) teimosia eu mantenha a esperança de que aqueles que nos criticam sejam mais pacientes com o que não entendem (ou mesmo não concordam) e mais prudentes no condenar.

Paz e Bem.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 10:32

Penso que a decisão é estritamente pessoal.

*=?.0

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 10:36

"Mateus 28:18
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra."


Face a esta afirmação de Jesus, que valor tem o terço, ou outros amuletos?

Em relação ao terço como oração, prefiro a oração do Pai-Nosso que Jesus nos ensinou.

Simples, prático, curto e bonito. Além disso, foi-nos ensinado por quem tem TODO o poder, e não tem origens mais ou menus dúbias, (com todo o respeito).

Não nos podemos esquecer de que quando falamos de Fátima, não falamos de aparições, mas de visões que foram concedidas apenas a três crianças. E as visões são sempre destinadas a quem vê. Não aos outros.

Cristo esteve presente em Corpo para todos, sacrificando-se por todos.

Fátima apenas se apresentou, (e de forma estranha), a três crianças, mandando rezar o terço por meio delas.A própria memssagem de Fátima contradiz em alguns pontos as afirmações de Jesus, segundo alguns teólogos católicos.

Por isso em relação ao objecto de nome "terço", medalhas etc. quase tudo se reveste de superstição.

Penso que os leigos informados têm um papel importante no futuro do catolicismo. A eles compete reconduzir a Igreja à pureza original do Evangelho.

M.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/01/2009 10:42 por M. Martins.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 04:26

Uma vez pus imagens de Nossa Senhora no lixo dentro de uma caixa...todos podiam ver. Passou uma senhora junto ao lixo viu e ficou admirada e disse: estas coisas não se põem no lixo. Pegou em tudo e levou.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 10:30

Citação:
M. Martins
"Mateus 28:18
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra."


Face a esta afirmação de Jesus, que valor tem o terço, ou outros amuletos?

Em relação ao terço como oração, prefiro a oração do Pai-Nosso que Jesus nos ensinou.

Simples, prático, curto e bonito. Além disso, foi-nos ensinado por quem tem TODO o poder, e não tem origens mais ou menus dúbias, (com todo o respeito).

Não nos podemos esquecer de que quando falamos de Fátima, não falamos de aparições, mas de visões que foram concedidas apenas a três crianças. E as visões são sempre destinadas a quem vê. Não aos outros.

Cristo esteve presente em Corpo para todos, sacrificando-se por todos.

Fátima apenas se apresentou, (e de forma estranha), a três crianças, mandando rezar o terço por meio delas.A própria memssagem de Fátima contradiz em alguns pontos as afirmações de Jesus, segundo alguns teólogos católicos.

Por isso em relação ao objecto de nome "terço", medalhas etc. quase tudo se reveste de superstição.

Penso que os leigos informados têm um papel importante no futuro do catolicismo. A eles compete reconduzir a Igreja à pureza original do Evangelho.

M.

Sobre este tema subscrevo inteiramente as palavras do firefox. Disse tudo e disse bem.

Portanto no que concerne ao uso do terço como amuleto ou uso afim, estamos conversados.

Sobre os gostos pessoais relativos às orações, é como tudo, cada um usa aquela que melhor lhe serve. O Alef tem no tópico do "peregrino russo" uma mensagem bem esclarecedora sobre o assunto.

Agora sobre as "origens dúbias" do terço, são elas a Bíblia (Pai-Nosso e metade da Avé-Maria), o Papa Urbano IV (a palavra "Jesus" no final da primeira metade da Avé-Maria" e a religiosidade medieval sancionada pelo Papa Pio V (segunda metade da Avé-Maria). Relativamente ao Glória e demais jaculatórias não sei as origens, mas é provável que sejam tão "dúbias" como as das restantes orações.

Sobre os teólogos, são também como todo o resto: se os há contra Fátima, há-os a favor. O que eu sei é que a Igreja autorizou o culto em Fátima, como estando de acordo com a fé cristã. E também isso devem ter pensado dois papas e milhares de sacerdotes, bispos e cardeais, um dos quais é papa hoje, que por lá passaram e rezaram.

Cassima

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 13:00

A bênção divina alcança, pelo ministério eclesial, todas as pessoas e situações da vida humana, e, assim, o corpo e a criação inteira ficam inseridos na esfera da bênção fundamental que é Cristo, participando da sua vitória pascal.
O Cerimonial das Bênçãos contém uns «Preliminares gerais»; uma primeira parte, com bênçãos que se referem às pessoas; uma segunda, com bênçãos que respeitam às actividades dos cristãos; uma terceira, com bênçãos sobre coisas de uso litúrgico; a quarta, sobre coisas de devoção; e a última, para diversas circunstâncias.
Se encontrar o livro - estou à procura - digo mais qualquer coisa sobre o que fazer com os objectos "desafectados" do culto.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 18:06

O M. Martins colocou aqui uma nova mensagem, em resposta à Cassima e aos restantes intervenientes. Contudo, dado que a sua mensagem contém muitos elementos importantes que vão para lá da questão dos objectos benzidos, decidi abrir um novo tópico («Em que (não) crê quem crê?») e movi para lá a sua mensagem. Está agora aqui. Espero que seja útil.

Alef

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 18:41

O Código de Direito Canónico tem uma norma quanto aos objectos sagrados usados no culto e desses diz, naturalmente, que devem ser tratadas com reverência e não empregadas para uso profano ou impróprio (cân. 1171), mas não conheço nenhuma «norma» relativa aos objectos benzidos que se estragaram.

Contudo, mesmo supondo que não exista qualquer norma (não sei), deve imperar sempre o bom senso e a delicadeza. Habitualmente, há duas formas de fazer isto: enterrando ou queimando, evitando que tais objectos andem «aos pontapés» ou se prestem a usos menos próprios.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 28/01/2009 18:42 por Alef.

Re: Objectos Benzidos
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 10:57

Eu estou de acordo com o Alef. Quando já não nos servem no nossos propósitos, nada mais correcto que dar-lhes um fim digno. A esses e a quaisquer outros. É como dar a roupa em vez de a deitar fora, por exemplo. Fazer por dar o melhor fim possível a tudo.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.