Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de January de 2009 21:34

Demis

Como é que defines essas raças?

pontosvista

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 18 de January de 2009 02:25

Citação:
racista
"sou contra o casamento entre portugueses e africanos,etc.só não condeno os casamentos entre portugueses e raças germanicas."

Tem piada... um gajo tuga, quer dizer praticamente mulato, a querer misturar-se com a raça germânica.

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 00:32

Uma opinião a ter em conta, de Henrique Monteiro, no «Expresso», via «Povo». A seguir.

Alef





As indigestas palavras do cardeal


Expresso, 2008-01-17
Henrique Monteiro

Três histórias simples para enquadrar uma mais complicada: um dia, num país islâmico, há mais de 20 anos, o guia, motorista e tradutor que me acompanhava convidou-me para ir a sua casa. Disse-me mal daquele regime teocrático e - como grande prova de confiança em mim - pediu à mulher que me mostrasse o cabelo, o que ela, timidamente fez, como se na nossa cultura não fosse a coisa mais trivial do mundo ver o cabelo de uma mulher. É que as mulheres daquele país, por lei - lei do Estado, não só lei religiosa -, só podem mostrar o cabelo aos pais, filhos e maridos.

Um dia, em Maputo, um muçulmano meu amigo, oriundo de Cabo Delgado, no Norte do país, insistiu para que jantasse com ele. O meu amigo bebeu álcool (embora muito pouco e mesmo assim sob o olhar reprovador da mulher, que não usava véu). A conversa foi sobre temas diversos e poderia ter sido a mesma com um casal católico ou judeu.

Há cerca de 20 anos, o Expresso no âmbito de um inquérito que fez a Jorge Sampaio (e no qual colaborei) perguntou-lhe o que faria ele se um dos seus filhos se casasse com um negro. Ele respondeu que jamais se oporia, mas que aproveitaria a oportunidade para chamar a atenção desse filho para as prováveis diferenças culturais que iria encontrar.

Estas três histórias vêm a propósito da quantidade de palavras, a meu ver erradas, que se disseram acerca de uma intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa. D. José Policarpo referia-se ao cuidado - "cautela", disse ele - que as jovens portuguesas devem ter ao casar com um muçulmano. Reparem que ele não disse que elas não se deviam casar, ou que qualquer casamento seria infeliz. Disse apenas que deviam ter cautela. Ou, de outro modo, disse o mesmo que Jorge Sampaio, ou o que diria qualquer pessoa sensata - chamou a atenção para o provável choque cultural.

Encheram-se páginas de mulheres casadas com muçulmanos e que são felizes. Bebo à sua saúde. Se são felizes, fizeram bem em casar-se com os homens que desejaram. Mas há milhões de páginas negras de vil submissão, humilhação e maus-tratos físicos - que são legais (sublinhe-se esta palavra 300 vezes) - em certos países islâmicos, como a Arábia Saudita, para dar um exemplo.

Cautela, pois, como diz o cardeal-patriarca. A chicotada, a chapada, a impossibilidade de sair de casa, o repúdio puro e simples pode esperar a mulher incauta.

Isto é desconhecido? Não! É mentira? Não! É racista? Não!

É uma afirmação verdadeira, mas daquelas verdades que ninguém quer que se digam. Estas verdades estragam as construções e engenharias sociais em que se baseia a nossa cultura. Por isso preferimos raciocinar sobre construções a fazê-lo sobre a realidade para assim construirmos um mundo de fantasia. Na presente edição em banca, pode ler-se uma reportagem sobre alguns casamentos entre muçulmanos e portuguesas. Como se fica a perceber, a realidade é, por vezes, perversa.



Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 17:59

resp ao teixeira:
racista?
sabe de algum membro de uma casa real europeia que tenha casado com outra pessoa de outra cor ou raça?
indique-me um!
depois fica mal juntarem-se pessoas de cores diferentes.um dia a população é toda mestiça.
eu não acasalo cães de raças diferentes.
um tuga mulato???????looool
tenho pessoas na familia que são de raça ariana,sabia?
e são portugueses.

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 18:50

Demis... As coisas que tu dizes!
Ler-te é sempre uma emoção, nunca sei se hei-de rir ou de chorar.
Tu tendes sempre a etiquetar tudo e a separar em prateleiras. Gostava que te lembrasses que estamos a falar de pessoas. Acho que pessoas diz tudo?
E repara, a ti não te importam muito a diferenças culturais, religiosas ou políticas, que são basicamente o fundamento das afirmações do Cardeal Patriarca de Lisboa (independentemente do valor que cada um de nós lhes atribui). Importa-te a imagem! Importante é o que fica bem na fotografia. Muito bem!
Isso de teres na família pessoas de raça ariana deve ser para ti motivo de orgulho. Ainda bem que não és tu um deles, pois nesse caso não sei não...

"sabe de algum membro de uma casa real europeia que tenha casado com outra pessoa de outra cor ou raça?"

Isto quer dizer o quê?
Que também devemos ter em conta as opções da "realeza" e segui-las como modelo?
Devemos então seguir as pisadas dos escândalos, como os vistos na família real inglesa, por exemplo?

E tu demis? Já que a imagem tem assim tanta importância, permite-me que te pergunte...
Já encontraste a mulher da tua vida? Se sim, corresponde ao teu ideal de mulher? É assim de uma raça mesmo superior? As cores, vão ficar bem na fotografia? Dá para "acasalares" sem grandes misturas? Mesmo que não te identifiques em nada com ela, que não partilhem opiniões sobre coisa absolutamente nenhuma, é pessoa que servisse a um membro de uma qualquer família real europeia?
Se não, é pela falta dessas características?

Já agora, quanto às afirmações do Cardeal, concordas com elas porque achas que o que ele diz está correcto, que deve haver cuidado dadas as diferenças culturais, ou apenas as interpretaste como sendo uma quase proibição desses casamentos com vista à manutenção de raças supremas?

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 19:46

Muito bom esse texto, Alef.

Não o conhecia.

A mania do "politicamente correcto" origina o branqueamento de uma quantidade de erros, disfarçados de diferenças culturais.

Nada de errado com as diferenças culturais, mas o mal ao ser feito por pretos ou árabes, não passa a ser um bem, só porque a sua cultura é diferente.

E a aceitação da diferença cultural, que é um bem, não pode evitar a condenação de práticas erradas de uma qualquer cultura.

A Igreja, mais que as demais instituições, tem como função alertar para o erro e lutar contra a discriminação.

João (JMA)

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 22:45

"eu não acasalo cães de raças diferentes. [quote=Racista][/quot


O racista gosta de ser tratado como um cão.

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 22:46

"
Citação:
Racista
eu não acasalo cães de raças diferentes.

O racista gosta de ser tratado como um cão.

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 22:56

Citação:
Racista
"tenho pessoas na familia que são de raça ariana,sabia?"

Segundo este estudo , o tuga racista que aqui debita os seus delírios, muito provavelmente tem ascendência magrebina ou sefardita.
Ou seja, o tuga, apesar de racista ou é preto ou judeu.

Ariano é que não é de certeza.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2009 22:57 por teixeira.

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 13:33

essa é a desculpa que dão alguns negros quando os portugueses se dizem racistas.
eu nada tenho contra os negros ou seja quem for mas acontece que não sou politicamente correcto e isso é capaz de ser um problema.

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 14:31

Por acaso esta situação com o cardeal patriarca tem-se revelado muito interessante. Discuti este assunto com um amigo, conversa que teve uns momentos um bocadinho mais acalorados. Considero-me uma pessoa razoavelmente tolerante, mas descobri que este meu amigo, perante os meus argumentos, me considera, do ponto de vista religioso, uma fanática. :-|

Cassima

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 16:09

Agora os pretos sao todos "O Mr. Obama"os pretos aqui ate sao gente simples!

Re: Casar com muçulmanos pode ser um «monte de sarilhos»
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 18:49

Citação:
Racista
acontece que não sou politicamente correcto e isso é capaz de ser um problema.


SEr racista não é apenas uma questão de não ser politicamente correcto.

É um questão de ser contra valores humanos fundamentais. Contra valores cristãos essenciais.
E, já agora é uma questão de ignorãncia e demonstração de inteligência limitada.



Editado 2 vezes. Última edição em 22/01/2009 19:08 por teixeira.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.