Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 09:01

Qual o contributo que os ex-seminaristas podem dar à Igreja, principalmente aqueles que até possuem formação filosófico-teológica.

Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 14:31

Citação:
anselmo alves
Qual o contributo que os ex-seminaristas podem dar à Igreja, principalmente aqueles que até possuem formação filosófico-teológica.

O mesmo que os outros, suponho eu. Só eles poderão saber...

Cassima

Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 16:04

A formação dada nos nossos seminários e faculdades de teologia é uma mais valia para os formandos e para a Igreja?

pontosvista

Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 17:08

Um ex.seminarista sabe mais do que qualquer um leigo. Cabe agora ao padre da paróquia dele, se o aceita bem ou não! Devia aceitar!

Rita

Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 17:29

Não percebo a dúvida, pontosvista.

Consideras inúteis - ou sem qualidade académica - as faculdades de teologia?

João (JMA)

Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 18:15

João

De relatos que tenho tido e da experiência com alguns padres mais novos, a formação nos seminários dá apenas uma forma de teologia oficial (em Portugal por vezes muito pobre e limitada) e os seminaristas ficam com uma mentalidade mais atrasada do que os padres com mais experiência de vida. Daí as minhas dúvidas sobre essas formações.

pontosvista

Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 12:52

Ora, bem a propósito:

Santuário de Fátima acolhe I Congresso de Antigos Alunos dos Seminários

Antigos seminaristas são convidados a enriquecer a vertente cultural

Preparado no âmbito das celebrações do Primeiro Centenário do Nascimento do Beato Francisco Marto (Junho 2008/2009), o I Congresso de Antigos Alunos dos Seminários, intitulado «Seminários: da memória à profecia», vai decorrer nos dias 24 a 26 de Abril de 2009, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Nas palavras da Comissão Organizadora, a iniciativa visa “reflectir sobre a influência exercida por esta Instituição na vida pessoal e familiar, profissional e social de quantos por lá passaram”.

Para além dos momentos de trabalho, com a realização das conferências, painéis e comentários, e também dos momentos de oração, terão destaque neste congresso a vertentes cultural e de convívio.

Assim, pretende-se que esteja patente ao público uma exposição de Posters sobre os temas expressos no Congresso, com o intuito de enriquecer e diversificar as temáticas propostas para exploração no programa.

A Organização do Congresso assume e incentiva a apresentação de Posters, com a dinamização de um concurso, que tem como destinatários qualquer antigo aluno de qualquer seminário ou instituto religioso, ou grupo de antigos alunos, ou Associações de Antigos Alunos, mesmo os que, não podendo estar presentes no congresso, desejem participar na exposição.

O prazo limite para a pré-inscrição neste concurso é o dia 28 de Fevereiro. Todos os Posters terão um prémio simbólico e um certificado de participação, sendo que o eleito “melhor Poster” será diferenciado.

Neste mesmo dinamismo de incentivo à participação dos congressistas nos momentos culturais, a Comissão Organizadora, presidida pelo Padre Armindo Janeiro, propõe aos antigos alunos dos seminários diocesanos e religiosos a apresentação de trabalhos nas mais diversas áreas tais como: Canção, Poema Declamação, Sketch / Rábula, Peça instrumental, Apresentação multimédia, ou outra.

“Dado que as actividades culturais sempre foram apanágio da formação integral proporcionada por estas instituições, pretende-se criar um momento de convívio que seja, simultaneamente, cultura, lazer, prazer e partilha, apelando à criatividade e habilidades de cada um. Assim, reservaram-se dois momentos para concretizar este objectivo: um Sarau Cultural no dia 25 de Abril, entre as 21 e as 24 horas, e um tempo de animação durante o Almoço Convívio do dia 26 de Abril”, refere o Regulamento do Sarau Cultural.

Ambos os Regulamentos e outras informações estão disponíveis em: [www.fatima.pt]

Leopoldina Reis Simões

Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Fonte: Agência Ecclesia



Re: papel dos ex-seminaristas na Igreja
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 19 de January de 2009 14:57

Ora aqui está aquilo a que se pode chamar uma ajuda muito solidária: um encontro de ex-seminaristas.
De certeza que somos muitos. Não podemos esquecer que todos os que passaram pelo seminário são ex-seminaristas, padres ou não.
É claro que me refiro especialmente àqueles que não foram ordenados ou, em última instância, àqueles que tendo sido ordenados pediram a redução ao estado laical.
Bom....nesta Igreja que é de todos nós porque pertencemos a Cristo, que podemos fazer de relevante pela vida litúrgica, organizacional, testemunhal, socio-dinâmica das nossas comunidades?
Custa-me, no meu caso, tanto tentar fazer ( exemplo, na animação musical da liturgia) e deparar-me com tanto comodismo, alheamento, insensibilidade por parte da massa humana que deveria dar as respostas ao desafio permanentemente lançado, entenda-se pessoas que cantem, e elas existem...mas, não querem ou não podem. É complicado! Falem das vossas experiências...na música litúrgica ou não. Debater a pastoral também passa por nós....ex-seminaristas....ou não. O laicado é uma "força"indispensável na Igreja.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.