Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 04:37

Minha querida Chris o meu sal também é iodado:-)))

Iodized Table Salt

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 20:26

Cassima

desculpa não ter respondido, mas depois do pv e do link dele nada tenho a acrescentar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: As doenças provêm de Deus?!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 20:59

Lena, mas o link dele não responde a uma das questões: porquê a Guarda e não uma outra qualquer região do interior. Porque "há" menos iodo na Guarda que em Trás-os-Montes?

Cassima

Re: As doenças provêm de Deus?!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de January de 2009 07:32

No Sul de Portugal também existe.
Tanto quanto sei a incidência do bócio é hoje francamente menor devido à incorporação de iodo na alimentação.

A razão da carência se fazer sentir mais numas regiões do interior do que noutras devem-se, penso eu pois não li ainda nada sobre Trás-os-Montes, aos hábitos alimentares ou então à composição das águas. A rede hidrográfica é outra, é possível que mais a Norte haja circulação nalgumas camadas rochosas que forneçam iodo. Mas acredito que sejam mais os hábitos alimentares variados e pela maior facilidade de acesso das populações.
Terei de ver se há alguma coisa sobre outras zonas. Geralmente procuram-se as causas do problema da região e não tanto as vantagens de se viver noutras.

A família da minha avó paterna é da região de Seia e aquilo era batatas com batatas e a fruta era prós animais. Alguma carne. Não me lembro de ver lá algum peixe... mas já lá vão tantos anos, hoje felizmente as coisas são bem diferentes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: As doenças provêm de Deus?!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de January de 2009 12:06

A Guarda como local endémico e assim singularizada sempre me surpreendeu. Principalmente porque entre a Beira Alta e Trás-os-Montes eu vejo muitas afinidades, não só no relevo, ambas terras de montanhas e tradicionalmente de difíceis acessos, como nos modos de vida, sendo regiões de agricultura pobre e bastante suada e pastorícia.

Obrigada, Lena.

P.S.: E aqui fecho o parêntesis. :)

Cassima

Re: As doenças provêm de Deus?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de January de 2009 04:40

As doenças provêm de hábitos alimentares também. Comer de tudo um pouco é que faz bem. Quando cheguei ao Canada vi os canadianos a comer cove-flor, brócolos, cenouras cruas...eu pensei esta gente não sabe comer...ehehehe. Hoje faço o mesmo:-) Afinal esses alimentos crus são desintoxicantes para o nosso corpo!

Re: As doenças provêm de Deus?!
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 15 de January de 2009 16:50

Este forum tem cada vez mais momentos surreais.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.