Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 19:48

Se as doenças viessem de Deus, então Deus e o Homem estariam numa corrida em que Ele já teria sido vencido algumas vezes, tendo em conta os avanços da Medicina e as doenças que já foram erradicadas.

Claro que Deus não nos envia as doenças como castigo ou como o que seja. Mas poderão ser utilizadas para nos encontramos com Ele.

Jo 9, 1-3
Citação:
Jo 9, 1-3
Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 2Os seus discípulos perguntaram-lhe, então: «Rabi, quem foi que pecou para este homem ter nascido cego? Ele, ou os seus pais?» 3Jesus respondeu: «Nem pecou ele, nem os seus pais, mas isto aconteceu para nele se manifestarem as obras de Deus.

Cassima

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 20:09

Mas alguns revoltam-se contra Deus! São verdadeiros católicos, mas com tudo ao que lhes acontece ao logo da vida, revoltam-se!

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 20:19

vitor

Que raio de pecado cometeu quem apanhou uma virose?!?! Olha que tu também às vezes...

E já agora actualiza lá a tua biologia e entende que quando se nasce com um problema ele pode não ser hereditário mas sim congénito.

Será que uma criança que nasce com Spina bifida por carência de ácido fólico cometeu algum pecado? E terá a mãe, o pai ou alguém cometido?

Pela tua conversa até parece que antes de haver poluição se chegava assim facilmente aos 100 anos e a mortalidade infantil era quase nada.

Já ouviste falar no bócio endémico na região da Guarda?
Qual castigo, qual pecado fizeram essas pessoas? E olha que não é hereditário nem fruto de explosões nucleares.

E será pecado construir uma casa e ficar contaminado pelo radão que ascende do subsolo?!?! Radiação natural...

Essa cultura do castigo é que é um castigo.
Doenças existem naturalmente pois não estamos sozinhas na Natureza. As interacções são inevitáveis.
É óbvio que as nossas acções trazem consequências, umas melhores outras piores e é dever de todos contribuir para o bem estar da humanidade.
Mas cenários apocalípticos de que somos um asco, só fazemos asneiras e estamos a pagar como foi previsto, tem lá a santa paciência.

Eu nunca disse que Deus deseja as doenças!
E a SIDA não é uma doença é uma síndrome que existe porque temos um sistema imunitário e há vírus. Logo para quem crê que Deus tudo criou, Deus criou as condições para que as grandes epidemias acontecessem.

Repara que não estou a dizer que foi numa de maldade divina, que anda a esfregar as mãos de contente com as febres, dores, gemidos e mortes.
Tirar do que eu escrevi que Deus nos dá põe doentes deliberadamente, ou que criou doenças mesmo com esse fim, é pura maldade ou leitura desatenta.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 22:03

A Lena foi bastante clara e a conclusão dela parece-me correcta.

Leiam Teilhard de Chardin, por exemplo.

João (JMA)

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 22:38

podemos parar de gritar?



Eu disse que não era castigo. Quais castigo quais carapuça.


Eu fiz mal em generalizar reconheço, é impossível de facto em muitos casos estabelecer uma relação causa-efeito, ou seja pecado-doença. Mas no entanto temos que perceber e ser responsáveis, pois podemos evitar as doenças se formos responsáveis, recatarmo-nos para não apanhar frio, para não apanhar uma virose, não ter 10000 parceiros sexuais, para não apanhar sida, etc, etc. Em nenhum destes casos e em todos os outros a doença é vontade de Deus.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 22:43

Citação:
Vítor
podemos evitar as doenças se formos responsáveis

Seria bom se assim fosse, seria.

pontosvista

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 23:02

Eu concordo com o que o Vitor disse. Ha uma frase que o meu pai usava muito;

(Livra-te dos ares que eu te livrarei do males!) E muito parecido ao que o Vitor quer explicar!

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 23:12

Ana

A medicina consegue ajudar-nos a evitar muita doenças, mas há muitas mais para as quais não há nada que possamos fazer. Quanto à teologia, as palavras de Jesus citadas pela Cassima deviam arrumar a questão. Querer inventar responsáveis humanos para todas as doenças parece-me simplesmente não fazer qualquer sentido.

pontosvista

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 23:24

Citação:
pontosvista
Ana
A medicina consegue ajudar-nos a evitar muita doenças, mas há muitas mais para as quais não há nada que possamos fazer. Quanto à teologia, as palavras de Jesus citadas pela Cassima deviam arrumar a questão. Querer inventar responsáveis humanos para todas as doenças parece-me simplesmente não fazer qualquer sentido.

Sim tu tens razão. Para todas as doenças não é possível. Só para algumas é verdade.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de January de 2009 15:58

Lena disse > Já ouviste falar no bócio endémico na região da Guarda?
Qual castigo, qual pecado fizeram essas pessoas? E olha que não é hereditário nem fruto de explosões nucleares.

Aqui também há muito disso...ate gente com 30 e tal anos! Tanto em homens como em mulheres, mais mulheres...as doenças vão aparecendo com a idade! Não há ninguém com 50 anos que não tenha alguma coisa:colesterol, tensão arterial, diabetes, bócio,doenças nos ossos, etc. Não acho isso doenças, isso com medicamentos controla-se!

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de January de 2009 20:40

Bom, a morte tem que ter uma causa. Todos morreremos.
Alguns por doenças , outros por acidentes , velhice, sei lá.
Então a doença tem uma função na morte inevitável de todos mortais.
"Claro que Deus não quer a doença, senão Jesus não teria curado ninquém , diria : continua sofrendo que Deus te quer assim."
Mas ela existe por vários motivos e faz parte do nosso ecosistema.



Editado 1 vezes. Última edição em 11/01/2009 20:48 por Chris Luz BR.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 09:14

As doenças fazem parte da realidade e esta às vezes é dura e em vez de trigo traz joio. Mas há sempre a arte de transformar o joio em adubo.

*=?.0

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 16:00

Citação:
Lena
Já ouviste falar no bócio endémico na região da Guarda?

Posso fazer aqui um pequeno parêntesis ao tópico?

Lena, podias explicar-me o porquê de ser endémico e o porquê da Guarda? Qual a especificidade que justifique o ser endémico e qual a razão que distingue a Guarda de outras regiões do interior (por exemplo Trás-os-Montes)?

Abraços

Cassima

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 17:03

Acho que é o clima que puxa pelo bócio! E há gente aqui que são da zona da Serra da Estrela que têm bócio, gente nova.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 18:19

Não é o clima mas a falta de produtos com iodo.

Ver, por exemplo:

[www.nedo.pt]

pontosvista

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 19:46

Obrigada por esse link ja enviei a pessoas que tem Bócio.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 00:09

No Brasil o sal de cozinha é iodado para prevenir Bócio.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 01:17

Por empréstimo de um comentário num blogue, sugiro para este tópico uns vídeos de um programa de televisão, um impressionante testemunho de uma mulher de fé, que nos dá que pensar: Carlota Ruiz Dulanto (I), continuando aqui (II), aqui (III) e aqui (IV).

Alef

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 03:48

Nao entendo muito bem essa lingua, Alef:-)

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2009 04:30

Chris...tenho de ir ver o meu sal:-)

O Luis Gonzaga precizava de um bom presente, pois aprendemos por aqui muito!

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.