Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
As doenças provêm de Deus?!
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 15:55

Caros irmãos,

Ultimamente, tenho debatido muito com outros cristãos católicos, uma questão, que me parece fundamental que todos tenham claro: "As doenças em alguns casos podem vir de Deus" e gostaria de saber o que vocês pensam, fundamentados na Biblia, na Tradição Cristã e eventualmente em algum documento papal.

Queria também compreender, se alguem souber explicar, qual é o ponto de vista oficial da Igreja sobre esta questão ?

Tenho encontrado 3 opiniões distintas, para as mesmas situações:

Imaginemos uma pessoa: conhecida, amiga ou familiar, que contrai uma doença grave, a titulo de exemplo: cancro, ou sida ou até um exemplo que aparece na Bíblia: Lepra ! Para o exemplo não é relevante se a pessoa tenta ser um bom cristão ou se é um dos piores pecadores do mundo...

Tenho encontrado pessoas que diriam:

- "É Deus quem lhe dá aquela doença", ou porque tudo provém de Deus e é para nosso bem ou para aprender-mos algo com isso, ou para experimentar-mos o sofrimento e resignarmo-nos à boa maneira cristã.

- "Deus permitiu que isto acontecesse", não no sentido de "dar a doença", mas no sentido que não foi "pro-activo" para impedir que ela aparecesse, ou no sentido em que não curou imediatamente o problema...

- "As doenças não provém de Deus", no sentido em que Deus quer o nosso bem e "Deus é Amor !", logo não fazia sentido querer o nosso bem e dar-nos o "mal".

Sabendo que eu sou da 3ª opinião, gostaria também de saber as vossas opiniões e se alguem me souber exclarecer sobre a posição oficial da Igreja sobre este tema, agradecia.

Penso que é muito relevante ter isto bem claro, porque hoje em dia a desculpa de muitas pessoas para não acreditar em Deus é: "Se Ele existisse, não haveria tantas doenças ou não teria permitido que morrese ..."

Desde já o meu obrigado pela vossa eventual participação.
_________
[Editado por Alef. Editei o título: «provêm» em vez de «provém».



Editado 1 vezes. Última edição em 13/01/2009 02:39 por Alef.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 16:01

As doenças não podem vir de Deus.

Essa mentalidade de atribuir os males a Deus tem pelo menos duas razões:
- uma é um certo paganismo latente na sociedade que transferiu para Deus os atributos das divindades pagãs e animistas - o deus que dá /ou é o Sol; idem para a chuva, por vezes enviada pela deusa da fertilidade (no caso cristão pelo S. Pedro - nunca percebi a ligação...); assim também os males eram espalhados pelos deuses...
- a segunda é uma desresponsabilização da própria pessoa: não está no hospital porque foi um imbecil e comeu e bebeu o que não devia, mas está porque é a "vontade" de Deus...

João (JMA)

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 16:11

Deus não dá doencas, nem cura doenças...

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 19:18

Se vamos falar de doenças, teremos que falar daqueles que nasceram com deficiências. O princípio é o mesmo.

Já agora...também se pode falar daqueles que nascem em "berço de ouro", aos quais são dadas todas as possibilidades, e que se realizam na vida de forma plena, quer profissional, quer afectivamente etc. E dos outros que nascem sem qualquer "background" económico-cultural, e, embora tenham grande potêncial, nunca chegam a ser "ninguém", e vivem uma vida cheia de frustrações.

Isso também vem de Deus?

Acho que a questão não faz grande sentido quando são levadas aos extremos as suas implicações em termos teológicos. (Filosófico-Antropológicos...)

M.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 19:35

Há uma Carta apóstolica que comprei e ainda não li toda :
O Sentido Cristão do sofrimento Humano
Carta apostólica " Salvifici Doloris" de João Paulo II.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 19:42

Está no seguinte sítio:

[www.vatican.va]

M.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 19:46

O nascer ricos ou pobres vai de quem sabe ganhar e gastar. Parece que os que nasceram pobres, são sempre pobres!

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 19:53

3. (...) o sofrimento parece ser, e é mesmo, quase inseparável da existência terrena do homem.(...)
4. (...) O sofrimento humano suscita compaixão, inspira também respeito e , a seu modo, intimida. Nele, efetivamente, está contida a grandeza de um mistério específico.
5.(...) O sofrimento é algo mais amplo e mais complexo do que a doença e , ao mesmo tempo, algo mais profundamente enraizado na própria humanidade.(...) o sofrimento físico dá-se quando, seja de que modo for, “ dói” o corpo; enquanto o sofrimento moral é “ dor da alma”.
6. (...)
O Antigo testamento , considerando o homem como um “ conjunto “ psicofísico, associa freqüentemente os sofrimentos “ morais” à dor de determinadas partes do organismo: dos ossos, dos rins, do fígado, das vísceras e do coração .

7. (...) O cristianismo proclama que a existência é essencialmente um bem e o bem daquilo que existe;professa a bondade do Criador e proclama o bem das criaturas.

11. Jó , no entanto, contesta a verdade do princípio que identifica o sofrimento com o castigo do pecado; (...) .O seu sofrimento é o de um inocente: deve ser aceito como um mistério que o homem não está em condições de entender totalmente com a sua inteligência. (... ) já não é verdade que todo o sofrimento seja conseqüência da culpa e tenha caráter de castigo . (....) Jó será provado com sofrimento , fá-lo para demonstrar sua justiça. O sofrimento tem caráter de prova.

O livro de Jó não é a última palavra da Revelação sobre este tema. è um anúncio , de certo, modo, da Paixão de Cristo . (....)



Editado 1 vezes. Última edição em 09/01/2009 19:55 por Chris Luz BR.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 19:58

Durante a vida uns sofrem sempre mais do que outros. Porquê?

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:01

Peço-vos, por favor irmãos e irmãs, que não se afastem da pergunta inicial !

O objectivo deste tópico não é para falar sobre o sofrimento concretamente, mas apenas para discernir-mos em comum, sobre se as doenças podem provir de Deus, para dar-mos opiniões fundamentadas e para tentar descobrir a posição oficial da Igreja.

Obrigado.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:03

o sofrimento :
* acentua o valor educativo da pena-sofrimento.
* corrige para levar á conversão
*oferece a possibilidade de reconstruir o bem no proprio sujeito que sofre.
* superar o mal, consolidar o bem.

Teologia da Salvação , pelo sofrimento de Jesus Cristo na Cruz.

Está é a posição oficial da Igreja .



Editado 1 vezes. Última edição em 09/01/2009 20:06 por Chris Luz BR.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:09

Pois, não vejo aí nada de mal, nem nada que explicita ou implicitamente diga que Deus dá "sofrimento" ou "males" às pessoas propositadamente, com qualquer que seja o intuito...

No entanto vejo muita gente a pensar assim, o que para mim é uma pena.

Obrigado pelas vossas participações.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:20

(...) Pode-se , todavia, admitir que as pessoas quase sempre entram no sofrimento com uma queixa tipicamente humana e com a pergunta sobre o seu " porquê'. (...) e fazem-na igualmente a Cristo.(...) ele também sofre e quer responder-lhe da Cruz, do meio do seu próprio sofriemnto.
(...) O homem percebe a sua resposta salvífica á medida que se vai tornando ele próprio participante dos sofrimentos de Cristo.

31 . (...) O mistério da Redenção do mundo está radicado no sofrimento de modo maravilhoso (...)

Este é um pequeno apontamento da carta.Sugiro lê-la toda.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:26

Eu percebo que a pedagogia aqui é notar que as vezes o que para nós parece ser um mal , é na realidade oportunidade de experienciarmos a compaixão , a solidariedade , o amor, a união da família , etc.
Nisto está um mistério. Só Deus pode tirar do mal, o bem.
Se Jesus não desceu da Cruz é para nos dar força e graça para suportamos as doenças e não nos desesperarmos com os sofrimentos psíquicos, físicos ,espirituais.
Acho que a mensagem da Igreja é esta :Jesus Cristo carrega nossa cruz conosco e não nos deixa sofrer sozinhos, desta forma ela fica mais leve e podemos carregá-la dignamente.



Editado 1 vezes. Última edição em 09/01/2009 20:45 por Chris Luz BR.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:27

Já deu para perceber que o Sofrimento pode ter o seu lado "purificador", que nos ajuda e fortalece na nossa própria história de salvação individual, eu já passei por isso e só fortaleceu a minha fé !

No entanto não consegui encontrar ainda nada que ligue claramente a vontade de Deus às ocorrências de doenças humanas, que era o que procurava encontrar ou então desmistificar.

Vejo é que muitas pessoas, ao verem uma dimensão positiva, nas doenças ou sofrimento, ligam isso à vontade de Deus e pensam que é vontade d'Ele que elas ficassem doentes, o que já não concordo muito...

Cumprimentos



Editado 1 vezes. Última edição em 09/01/2009 20:28 por Tecno.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de January de 2009 20:35

Eu penso que sendo Deus Pai e Mãe não ia querer que seus filhos sofressem.
Mas o sofrimento existe no mundo, por causa das desarmonias que o homem gera.
Muitos sentimentos de raiva, ódio , rancor , podem se somatizar e gerar doenças físicas. Então a questão não é Deus ter dado a doença, mas porque se ficou doente?
POr alguma desarmonia, seja com a natureza, consigo mesmo, com Deus ou com o próximo. ( poluição, pobreza, alimentos industrializados, etc. ) Somos todos ao mesmo tempo vítimas e culpados dessas 4 desarmonias, e por isso adoecemos e morremos. Deus não nos mandou isso , ao contrário. Ele nos salva, mas não da forma mágica que humanamente pensamos, mas nos dando um caminho a percorrer até a eternidade.
Avante seguidores do Caminho!



Editado 2 vezes. Última edição em 09/01/2009 20:43 por Chris Luz BR.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 03:29

Se me queres seguir, pega na tua cruz e segue-me!




(Pega...não tira o peso do sofrimento!!!)

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 16:16

expliquem-me:se Deus é infinitamente bom e justo então porque razão uns nascem deficientes?
podem elucidar-me?

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 17:43

Se Deus é o criador de tudo logicamente que criou os agentes patogénicos que nos provocam doenças e criou igualmente os mecanismos responsáveis por malformações hereditárias ou congénitas.

Se Deus não criou cada uma das espécies actuais mas deu o pontapé de saída para a evolução de tudo o que existe, também é o responsável da existências de todo o tipo de doenças.

Dizer que Deus é a origem das doenças é bem diferente de dizer que ele provocou cada doença que sofremos.
A ideia de que Deus nos dá uma doença é colocar nele uma vontade expressa de que alguém seja sofredor à partida. Parece-me que esta ideia é totalmente incompatível com um Deus de Amor.

Popularmente associam-se algumas doenças/acontecimentos nefastos a um castigo divino por faltas cometidas. Por outro lado acha-se injusto uns terem tudo e outros nada, uns serem saudáveis outros não. O passo seguinte é culpar Deus destas "injustiças" como se tratasse de um pobre coitado com uma queda particular para o sadismo ou inventar um esquema pavloviano de castigos progressivos em várias pagamentos.

Estas visões são, no meu entender, imaturas, pouco reflectidas. É o esboço de revolta dos tristes, dos que se conformam com a sua situação. Um lutador não vê a desvantagem como um fim mas como ponto de partida para o desafio que é a vida.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/01/2009 17:44 por Lena.

Re: As doenças provém de Deus ?!
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 19:21

Discordo Lena!

As doenças ou são hereditárias(não nos podemos queixar também herdamos as coisas boas dos nosso pais), ou são o efeito do pecado, mas não podemos ver as doenças como castigo, mas como fruto de comportamentos inapropriados. Deus não quer doenças. Não as deseja! Mesmo que tenham um efeito pedagógico, as doenças não são desejadas por Deus.
A sida só apareceu por comportamentos inapropriados do homem. Não foi Deus que criou a doença! Deus criou tudo bom. É o que diz a bíblia, mas o homem pode destruir florestas, pode causar efeitos nefastos na criação e assim provocar desequilibrios. Os cancros muito provavelmente surgiram, porque o homem provocou desequilibrios na atmosfera, lançou bombas atómicas. NÃO FOI DEUS!
A peste aparece por falta de higiene e por aí fora.
Eu também me debrucei sobre esta questão durante o tempo que estive muito doente, mas posso afirmar o que essa reflexão me levou a dizer:
Deus não quer que soframos, mas também temos que pegar na nossa cruz. Isso podemos fazer, sendo felizes, porque é possível ser feliz com adversidade. Isso é ser santo. O que Deus quer é que sejamos santos e ser santo é ser permanentemente feliz, mesmo na adversidade.

o qu eé importante realçar é que Deus não é causador de doenças.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.