Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de December de 2008 14:55

Muitos passam lá horas, sim, e qual o problema? Jovens da minha comunidade na semana do Natal começaram a trabalhar as 16:00 e terminaram por volta das 22:00 horas. Qual o melhor, é estar dentro de uma igreja ou estarem num bar a beber?

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 05:52

Citação:
twiggysp
Aposto então que o senhor Jorge passa a vida toda dentro da Igreja, não?!

O papa não foi tão longe, se não com tanta gente que se diz católicos não praticantes seria bonito.



Editado 1 vezes. Última edição em 31/12/2008 05:58 por Jorge Gomes.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 12:08

Um ateu coerente devia exigir trabalhar - sem horas extraordinárias - em todos os dias que a Igreja manda não trabalhar, a saber:
- domingos
- dias santos

E já agora aos sábados, para respeitarmos as tradições judaicas.

Fundamentalmente trata-se de trabalhar os 365 dias do ano, deixando de trabalhar apenas nos feriados laicos.

Quando me mostrarem um desses, então ficarei contente por ver um ateu coerente.

Conhecem algum?

João (JMA)

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 12:44

Conheço pois, montes!
Todas as mulheres ateias que tenham uma casa para cuidar.

Já agora os cristãos que trabalham nesses dias em que a igreja manda não trabalhar (designação usada por ti) são maus cristãos?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 13:22

Muito bem apanhado, Lena...

Gostei...

E os cristão que trabalham nesses dias, naturalmente que não são maus cristãos...

Mas, continuando a minha diatribe:

- em primeiro lugar a minha afirmação não contempla o trabalho próprio de qualquer lar, mesmo porque as prescrições da Igreja quanto aos domingos e dias santos não envolvem este mesmo trabalho - mas tens razão devia ter sido expresso na minha argumentação;

(naturalmente que não se trata de menosprezo deste trabalho, muitas vezes mais exigente que o trabalho fora de casa, mas pura e simplesmente não se trata deste trabalho)

- em segundo lugar o teu argumento é sexista, partindo do princípio que apenas as mulheres trabalham nos serviços de casa;

- em terceiro lugar, nem mesmo essas mulheres que referes seriam ateias coerentes na minha formulação deficiente, porque o trabalho de um lar é permanente 365 dias por ano e nesse sentido não guardam os feriados laicos.

Aguardamos ateus coerentes...

João (JMA)

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 14:29

Os católicos deviam trabalhar ao sábado para serem coerentes, porque é o descanso judaico? Os monárquicos devem trabalhar no 5 de Outubro para serem coerentes? Não me parece que esse argumento faça sentido. Nem me parece que a relação dos católicos com os ateus deva seguir este caminho do desafio. Se nós sabemos algo que os ateus não sabem então tratemos de lhes mostrar isso de maneira convincente. Claro que com a hierarquia que temos isso é praticamente uma missão impossível. E sei-o bem porque tenho amigos e colegas ateus e muitas vezes sinto apenas vergonha das posições oficiais ridículas e desumanas a que assisto.

pontosvista

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 14:31

Não são maus cristãos, mas serão cristãos coerentes?
Para mim são-no.
Logo não vejo por que razão ateus se tenham de mostrar mais coerentes que qualquer outro mortal.



Que 2009 vos traga a realização dos vossos sonhos, o prémio justo do vosso esforço, a alegria de ainda haver razões para ter esperança.

Bjs
Até pró ano
Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 15:46

Bem lembrado, pontosvista.

Monárquico coerente trabalha o 5 de Outubro.

Quanto a trabalhar ao sábado, expliquei logo no início. Para alguma coisa nos deve servir a herança judaico-cristã...

João (JMA)

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 16:02

Citação:
João
Monárquico coerente trabalha o 5 de Outubro.

Porquê? Porque é que é incoerente quem é monárquico e não trabalha no 5 de Outubro?

pontosvista

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 16:16

Feriado - diz a wikipédia - é uma data em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe ...

Que eu saiba, o 5 de Outubro que deu origem ao feriado foi o de 1910, com a implantação da Republica.

Logo não vejo porque é que os monárquicos hão-de comemorar tal data: é incoerente.

Sendo assim devem ir trabalhar.

João (JMA)

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Lobito (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 16:20

Citação:

Porquê? Porque é que é incoerente quem é monárquico e não trabalha no 5 de Outubro?

Resposta:

Revolução 5 de Outubro que implantou a 1º Republica.

Já agora, a razão de Deus ter dado o sabado para descanço, não era apenas para descanço, mas principalmente para lhe dedicarem o dia em reflexão na sua palavra e na sua própria vida, e para esse efeito qualquer dia é bom. Eu pelo menos oro com frequência, em qualquer lugar.

Rodrigo Lourenço

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 31 de December de 2008 20:07

Citação:
JMA
Bem lembrado, pontosvista.
Monárquico coerente trabalha o 5 de Outubro.

Quanto a trabalhar ao sábado, expliquei logo no início. Para alguma coisa nos deve servir a herança judaico-cristã...

Apoiado, vcs são grandes, essa gente tem montes de feriados de cariz cristão, férias e tudo, e ainda por cima só deitam perolas próprias da sua ateisse, vão trabalhar malandros.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de January de 2009 12:39

A grande confusão que por aqui vai está no seguinte: mesmo que não comemore uma data porque estou em desacordo com o que se comemora, não tenho que ir trabalhar. Um feriado é mais do que o acontecimento que lhe dá origem.

É muito pouco cristã a agressividade com que algumas pessoas tratam os ateus. Mais evangelho. mais amor, por favor! Será que não têm consciência que uma grande parte do ateísmo é gerada pelos maus e péssimos cristãos que se julgam donos de Deus? Jesus censurou gravemente os que se julgavam donos de Deus!

pontosvista

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 01 de January de 2009 16:01

Olha nem a propósito, eu a ler e o antivirus do pc a detectar e a eliminar um virus.
Pronto pronto haja bom humor o sol, quando nasce é para todos, e a chuva quando cai é para todos, sejam bons ou maus, justos ou injustos, então o feriado também é pra todos é claro lol, até o de hoje que é o dia da santa mãe de Deus e o dia mundial da paz dá mesmo jeito a mim e a montes de gente gozar este feriado ainda pra mais com esta ressaca do reveillon que foi só a encharcar e a curtir à grande.
A propósito espero que o ano todo seja assim tão alegre pra mim, e pra todos é claro, faço votos com muita saúde, paz, amor e prosperidade no Nome de Jesus.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/01/2009 16:08 por Jorge Gomes.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: jxb99 (IP registado)
Data: 01 de January de 2009 23:30

Esta discussão, perdoem-me, não tem pés nem cabeça.

Discuta-se a Páscoa, que é a "festa" mais importante para os cristãos: a morte e a ressurreição de Cristo e que é a essência da nossa fé. O Evangelho segundo S. Marcos, por exemplo, não contém a narrativa do nascimento e infância de Jesus.
Não se pode negar que Jesus existiu e que foi crucificado. O que os ateus podem advogar, é que ele não ressuscitou ao 3º dia, conforme rezam as Escrituras. Mas isso é uma questão de fé.

Já agora, fora do assunto da carta do "ateu", mas porque foi mencionado aqui: um monárquico festeja o 5 de Outubro. Mais importante do que o 5 de Outubro de 1910 (digo eu) é o 5 de Outubro de 1143, quando foi assinado o tratado de Zamora e começou a nossa independência.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/01/2009 23:31 por jxb99.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 02 de January de 2009 12:29

O que penso sobre o tema é que os mitos nos ajudam a modelar o nosso modo de ser, pensar, estar e agir. Admito que parte das crenças referentes a Jesus cristo sejam de carácter mitológico, ou melhor dito, estruturadas a partir das expectativas proféticas do Antigo Testamento.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de January de 2009 17:32

Citação:
jxb99
Esta discussão, perdoem-me, não tem pés nem cabeça.

Só agora notaste????

Paz e Bem e um grande ano de 2009 para todos (também para os ateus, pronto...)

João (JMA)

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: silviabarradas (IP registado)
Data: 02 de January de 2009 22:14

Com a internet, muita gente acha que pode plagiar à vontade, sem nunca vir a ser apanhado. É o caso desse tal "unicórnio", que plagiou de um tal Sir Eddie Ferr,de 18 anos,brasileiro,que tem um blogue na net sobre todos os assuntos e mais alguns e que está repleto de plágios (para não dizer que o blog é um plágio completo).
Por tudo isto, não me parece que valha a pena comentar este texto.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 17 de June de 2009 15:12

Respondendo às dúvidas da fonte do texto...é provávelmente com base no filme "Zeitgeist", que por acaso ainda não vi todo.


[video.google.com]



Editado 2 vezes. Última edição em 17/06/2009 15:22 por Anori.

Re: Argumentos de um ateu contra o Natal.
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 17 de June de 2009 19:39

Para mim muitas das coisas que se assumem verdadeiras na historia do nascimento de Jesus foram inventadas ou assimiladas. Digo isto pelo simples facto de na Bíblia não constar qualquer referencia relativamente a algumas considerações (como por exemplo a Data de nascimento) ou das referencias que constam serem pouco precisas (no caso dos magos que visitaram jesus).

Penso que tal foi feito para assimilar alguns pagãos ao Cristianismo, ou então as historias foram mudando ao longo do tempo.

Uma citação:
Citação:
Por que muitos cristãos celebram o Natal em 25 de Dezembro, se não foi nessa data que Cristo nasceu?
Essa data foi escolhida pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" por séculos, a data se tornou tradição por toda a cristandade..

O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando.

Assim, por que 25 de Dezembro foi escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo com uma missa (ou ceia)? Como ninguém sabe o dia de Seu nascimento, a Igreja Católica se sentiu livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método se valia do fato de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e se arriscado a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã

Com boas intenções ou não, a verdade é que há quem se agarre a estes factos para negar completamente a sua existência, quando uma leitura sobre a sua doutrina seria suficiente para concluir sobre a sua passagem por nós.

Se os ensinamentos dele, tão prodigiosos e verdadeiros são uma farsa, então viverei essa mentira! lol

Um pequeno edit para colocar o site de onde extraí a citação
[www.christiananswers.net]

cumps a todos



Editado 1 vezes. Última edição em 17/06/2009 19:42 por Desconhecido.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.