Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Boas Festas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de December de 2008 18:55

Olá

Venho desejar a todos um Santo Natal com a família, os amigos, e principalmente com o Menino Jesus e que o ano de 2009 nos traga melhores sentimentos e realizações que o ano que está a acabar.

Abraços

Cassima

Re: Boas Festas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de December de 2008 15:35

A Mensagem de Natal de D. Manuel Clemente, bispo do Porto.

Alef

Update: o vídeo indicado inicialmente foi removido e colocado novamente. Link actualizado em 22-12-2008.



Editado 2 vezes. Última edição em 22/12/2008 14:33 por Alef.

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de December de 2008 19:06

Natal da Moderação, da Justiça e da Piedade”


Não há outra quadra festiva que exerça tanto fascínio na mente das crianças, dos jovens e dos adultos de todas as idades como o Natal. Mas nem sempre pelas melhores razões.


É que à volta do Natal entrecruzam-se múltiplas motivações de carácter económico e comercial, cultural e artístico, religioso e social. Por isso, ele começa a ser anunciado e preparado com tanta antecedência pelos meios de comunicação social, que incentivam, persistentemente, ao consumismo, com recurso às mais sofisticadas técnicas publicitárias, criadas para adormecer as consciências e mover as vontades na direcção desejada.



A sede do consumismo chega a ser avassaladora. E, quando está aliada com ideologias agnósticas e laicas, os seus efeitos tornam-se deletérios em relação ao Natal que, sendo uma festa cristã, corre o risco de se paganizar, deslizando apenas para uma festa de família ou para a época das compras e dos presentes.



Os cristãos precisam de estar atentos a estas mentalidades, que se vão arraigando no espírito das novas gerações. Sirva de exemplo o caso daquele pai que, depois de se ter esforçado por fazer compreender aos seus filhos, ainda crianças e adolescentes, o sentido cristão do Natal, ouviu da boca de uma das suas filhas: sim, meu pai, mas o melhor do Natal são os presentes.



A mentalidade consumista baseia-se no princípio da abundância material, promove o egoísmo e gera desinteresse pelos mais carenciados da sociedade, em oposição ao sentido genuíno do Natal.



Pois, o nascimento de Jesus fala-nos de ternura, de partilha, de amor, de humildade e de salvação da humanidade decaída no pecado. Como podemos ler na carta de S. Paulo a Tito, seu estimado discípulo, com o nascimento de Jesus em Belém, manifestou-se a graça de Deus, que nos ensina a viver com moderação, justiça e piedade, no mundo actual (2,11).



A graça de Deus manifestou-se como Palavra encarnada em Jesus Cristo. Adquiriu um rosto. Pode ser escutada por ouvidos humanos e pode ser tocada por mãos suplicantes.



Manifestou-se como luz intensa que rasga as trevas do pecado e do mal para iluminar os caminhos da humanidade, pondo a descoberto os erros e os perigos que espreitam na berma da estrada. A Palavra de intensa luz, que encarnou no seio de Maria e se manifestou em Belém, ensina-nos a viver com moderação, com justiça e com piedade.



É por isso que, da humildade do presépio onde nasceu, Jesus continua a fazer-nos um veemente apelo à moderação no modo de pensar e de viver, combatendo os excessos desregrados, para que, nesta época de crise económica, os mais carenciados também possam ter, na mesa da abundância, o lugar a que têm direito, no âmbito da saúde, da habitação, da educação, do trabalho e das condições mínimas para um estilo de vida saudável.



Numa sociedade em que são frequentes os atropelos à justiça, pela distorção das leis e pelo retardamento culposo da sua correcta aplicação, a mensagem que brota do presépio continua a dirigir-se aos homens de boa vontade, para que unam o seu saber e os seus esforços, no restabelecimento da paz e da justiça, empenhando-se na erradicação da pobreza, na promoção da ecologia, no combate à fraude e à exploração vergonhosa dos pobres e dos inocentes.



Quando a hipocrisia domina muitas das relações institucionais e o isolamento e a solidão afectam uma parte considerável da nossa população, é urgente que aprendamos com Jesus Cristo a reinventar um novo estilo de relação interpessoal.



Ele, que sempre estabeleceu relações autênticas de amor, de beleza e de bondade com o Pai e com todos quantos a Ele recorriam, convida-nos a viver a piedade, no seu sentido mais genuíno, tanto em relação a Deus como em relação aos nossos semelhantes, substituindo o ritualismo e a hipocrisia pela autenticidade, de forma que as palavras encontrem eco nas atitudes e estas sejam reforçadas pelos actos praticados.



Sentindo-me unido a todos os diocesanos, particularmente aos que sofrem ou se encontram em provação, desejo que todos saibam escutar a mensagem libertadora que brota do presépio e por ela a prendam a viver com moderação, justiça e piedade.

Natal de 2008

+José, Arcebispo de Évora

Re: Boas Festas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de December de 2008 21:53

Boas festas!

Vítor.

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de December de 2008 22:27

Happy Holidays!

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de December de 2008 22:30

Merry Christmas....Feliz Natal!

Re: Boas Festas
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de December de 2008 23:40

A todos um bom Natal!!!

Obrigada Alef por teres apresentado a mensagem. Já fui ver. Está óptima.
Acabei de encontrar a notícia no Público.
Penso que tem interesse, o modo como está apresentada. Por isso aqui vai:

"Igreja
Bispo do Porto transmite mensagem de Natal no YouTube
21.12.2008 - 14h54 Lusa
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, tornou-se hoje o primeiro bispo português a utilizar o YouTube para transmitir uma mensagem em vídeo, informou fonte da Diocese do Porto.

O vídeo, uma mensagem de Natal de pouco mais de dois minutos gravada numa varanda da Casa Episcopal, estreia a página da Diocese do Porto no mais popular site de publicação e partilha de vídeos. A Diocese do Porto justifica a utilização do YouTube como um exemplo de "nova evangelização".

Na mensagem, que será colocada hoje à noite no site da diocese, D. Manuel Clemente afirma que o Natal de 2008 é vivido em "circunstâncias de alguma complexidade", com notícias de "actos terroristas, crises económicas e financeiras, situação generalizada de fome e carência por parte de muita população mundial".

"E também, mais proximamente, questões ligadas ao emprego, à sociedade e à própria escola vão agitando a nossa consciência e vão trazendo perplexidades e interrogações, mas são certamente questões para irmos resolvendo com o melhor da nossa boa-vontade", acrescenta.

Para o Bispo do Porto, a resposta que os cristãos podem dar está no exemplo do presépio de Belém, com "actos pequenos", como o próprio menino Jesus em que Deus se transformou. "Quero deixar a todos uma palavra de encorajamento, porque é destas coisas que parecem pequenas, mas onde nós investimos toda a boa vontade, que nascem a prazo, e às vezes nem sequem a muito longo prazo, as melhores soluções, as mais humanas e também as mais divinas", salientou. "

Re: Boas Festas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 22 de December de 2008 01:28

Citação:
Alef
A Mensagem de Natal de D. Manuel Clemente, bispo do Porto.
Alef
estranho "o video foi removido pelo utilizador" é a mensagem que aparece no youtube. Eu já o tinha visto. Mas gostava de voltar a ouvir as palavras sábias do Sr. Bispo.

Re: Boas Festas
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 22 de December de 2008 09:57

Qoe a celebração nascimento de Jesus Salvador, ilumine o coração de todos nós, e traga paz ao mundo.

Votos de Boas Festas a todos

M. Martins

Re: Boas Festas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de December de 2008 14:32

Vítor:

Como já escrevi na minha mensagem acima, o vídeo tem agora novo «link». Ver aqui.

Alef

Re: Boas Festas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de December de 2008 14:39

Também está na Net um vídeo com a Mensagem de Natal do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. Aqui.

Alef

Re: Boas Festas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 22 de December de 2008 21:27

Quando Deus nos quer dar algo Ele faz com que sonhemos

Já tinha pensado nisso, mas nunca tinha sabido como o dizer. Feliz Natal

Re: Boas Festas
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 22 de December de 2008 21:43

Deve ser por causa do natal e do abate de inocentes pinheiros. Isto anda tudo louco.
Enfim temos de nosrir dis disparates e desejar um BOm Natla para todos.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/12/2008 21:44 por teixeira.

Re: Boas Festas
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de December de 2008 01:44

Aqui estou eu a desejar-vos Boas Festas.

E quero dar-vos um presente, de que gostei e gosto muito. O texto que se segue.

Atenção: Encontrei-o no blog: "nem tanto ao mar..."

Aqui vai o presente:

"Ainda sou do tempo em que o Natal tinha a ver com o Menino Jesus. Depois, os
americanos aperceberam-se de que ninguém tinha registado o ® e abarbataram-se com essa fabulosa oportunidade de negócio. Para todo o sempre.

Ou não.

Ainda podemos roubar o Natal. Ladrão que rouba a ladrão. Toda a gente à espera que ele chegue a 25, e nada. Para o ano, valor comercial por aí abaixo. O Natal vai passar a valer, na melhor das hipóteses, 1,37 Dias dos Namorados ou 1,54 Halloweens.
Para nós, pelo contrário, os simples que continuamos a acreditar no Menino Jesus, não haverá problema – afinal, nós é que pusemos o Menino a nascer a 25 de Dezembro, só para lixar o Solstício aos pagãos. Depois de raptarmos o Natal, levá-lo-emos para qualquer outro dia do ano, menos 24 e 25 do corrente – um dia diferente todos os anos, para os americanos não o encontrarem. E, claro, não haverá prendas, só espontâneas, e angústias, só momentâneas. As dores dos filhos de divorciados, e as de seus pais, tão agudas nessa noite que devia ser só de paz, ficarão apenas crónicas, posto que incuráveis. Ateus e agnósticos deverão ser deixados em paz. E não haverá mais festas de empresa nem Natais dos Hospitais.
O Menino Jesus, que de qualquer modo já foi de novo chutado das hospedarias em favor do Pai Natal, um velhinho simpático mas roído de Alzheimer que se julga S. Nicolau, pode voltar a nascer em paz, em palhas deitado, em palhas estendido, filho duma rosa, dum cravo nascido. E todos nós, os épicos sobreviventes das quadras festivas, poderemos juntar-nos aos pastores sem eira nem beira como nós, e regozijarmo-nos com esta grande alegria, que o será para todo o povo.
Não é tão difícil como parece. Basta seguir a estrela."




Então, gostaram da prenda?

Re: Boas Festas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 24 de December de 2008 05:46

Desejo a todos os amados um santo e feliz natal e boas festas, e lembremo-nos de dizer às pessoas de quem gostamos pelo menos 1 vez que seja que gostamos delas, mesmo que às vezes com uma ou outra se continue chateado o resto do ano, as pessoas têm muita dificuldade em dizer eu gosto de ti, e faz a diferença, às vezes arrependemo-nos mais tarde das vezes que o queriamos dizer e não dissemos, e também lembremo-nos das pessoas que não têm familia, não têm natal, ontem ainda tava a falar com colegas de trabalho que dizem o natal dela é sozinha, não tenho familia, se calhar vou ter com a minha vizinha que também vive sozinha, e há pessoas que nesta época vão muito a baixo. Esta época é lixada até nos lembramos mais das pessoas queridas que já não temos contacto ha muito tempo e que não esquecemos. Bem eu desejo a todos festas felizes.

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de December de 2008 12:52

Por aqueles que vivem na rua...
[candlelight.covenanthouse.org]

Re: Boas Festas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de December de 2008 15:39

Feliz natal!

Aos amigos queridos daqui, um natal cheio de bençãos.

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de December de 2008 15:52

Feliz Natal, fire fox. Estás melhor do que nós no quentinho do Brasil:-)

Feliz Natal!

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de December de 2008 15:59

NATAL, um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!
FELIZ E SANTO NATAL!
PRÓSPERO E ABENÇOADO ANO NOVO!

Rodrigo, Izidoro, Cláudia, Viviane, Nara, Julio, Andréia, Paulo Sérgio
Grupo Jesus Vive
São Lourenço - MG

Re: Boas Festas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de December de 2008 01:00

"Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor." (Lc 2, 11)
Ò meu menino Jesus
Ò meu menino tão belo
Logo vieste nascer
Na noite do Caramelo

(Refrão:
Alegram-se os Céus e a Terra
Cantamos com alegria
Que já nasceu o menino
O filho da Virgem Maria

Filho da Virgem Maria
É um tão grande Senhor
Sendo ele o Rei dos Reis
Do imenso Criador.)

Anda lá ò Burrinho
Vamos a Belém ver menino
Que a Senhora tem, que a Senhora adora
Anda lá ò Burrinho, vamo-nos embora.

(Refrão)

Ò meu menino Jesus
Quem te deu a camisinha
Foi a minha avó, Sant’ Ana
De uma tirinha que tinha.

(Refrão)

Eu hei-de dar ao menino
Uma tirinha pró chapéu
Também ele me há-de dar
Um lugarzinho no Céu.

(Refrão)


Feliz Natal!

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.