Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:18

(Parto do principio que andamos todos à procura da verdade.)
É esta a pergunta que eu gostaria de fazer aos foristas. Será a ciência a procura da verdade ou um mero utensílio para a humanidade. Se é a procura da verdade então um cristão tem que afirmar que nunca a encontrará, pois Cristo, Deus é a verdade. A verdade já foi revelada ao homem, por Jesus Cristo, só necesssita de ser explicitada. Se a ciência nega à partida a existência de Deus, porque não faz parte do seu método(cientifico) de procurar a verdade, então será uma busca inglória para a ciência procurar a verdade, pois nunca a achará.

Outra pergunta que se põe é que, se algum cristão admite que a ciência pode chegar ao conhecimento da verdade, se pode ser considerado cristão? Sei que alguns vão dizer que a ciência anda à procura de outras verdades, mas para Deus não existem verdades relativas, só existe uma verdade, mais nenhuma. Será a ciência capaz de a alcançar? Será a ciência capaz de dizer existe Deus(cruz credo). Eu tenho a certeza que não, para mim a ciência é um mero utensílio para a humanidade. Não podemos esperar mais dela. Alguns dizem, eu ponho a minha fé nos homens e na ciência. Eu ponho a minha fé nos homens e em Deus, porque ele disse amai o próximo como a vós mesmo e a Deus acima de qualquer coisa. POr isso eu devo esperar alguma coisa do meu próximo, mas não espero mais nada da ciência, além do que ela é: um mero utensílio, para a humanidade.

Um santo esteve muito mais próximo da verdade do que qualquer cientista.



Editado 2 vezes. Última edição em 14/12/2008 17:22 por vitor*.

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:36

Citação:
Vitor
para Deus não existem verdades relativas, só existe uma verdade, mais nenhuma

Onde é que foste buscar esta ideia?

pontosvista

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:40

Deus é absoluto pv. Não é relativo. Mas se quiseres fazer alguma correcção a esta afirmação sou todo ouvidos(ou melhor todo olhos).



Editado 1 vezes. Última edição em 14/12/2008 17:52 por vitor*.

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:56

Vitor

Para saber se Deus é absoluto ou relativo precisava que definisses primeiro esses termos.

Quanto a haver só uma verdade, se eu disser que ontem choveu e que 2+2=4 estou a falar de uma verdade ou de mais do que uma verdade?

pontosvista

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 18:10

Bem para que eu não caia muito em erro fui buscar ao priberam, mas lá está e para te dar um exemplo do que eu entendo por relativo e absoluto, até esta definição de absoluto é relativa, só Deus tem a verdade sobre esta definição.

absoluto


do Lat. absolutu


adj.,
que não é relativo;

independente;

livre;

ilimitado;

soberano;


s. m.,
o que existe independentemente de qualquer condição;

Filos.,
a verdade prima, fundamental, ponto de partida, norma e princípio fecundante da inteligência, em certas escolas filosóficas.

Relativo é o contrário de absoluto. Dito isto o homem como ser limitado que é só pode chegar às verdades relativas, penso eu.
Respondendo à tua questão. Se isso que disseste for mesmo verdade, então esses pormenores que disseste de chover e e 2+2 ser 4, isso faz parte de uma verdade maior: a verdade.

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 18:41

1+1=10

verdade ou mentira? :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 18:44

Ninguém gosta de ouvir as verdades! Isso às vezes é verdade!;-)

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 19:01

Citação:
Lena
1+1=10
verdade ou mentira? :)

Oh Lena eheheheh :)
Se pensares na multiplicação dos pães e dos peixes isso pode ser verdade.
Isso é um modelo adoptado pelo homem. É como os números complexos, ninguém sabe o que é raíz quadrada de menos 1, mas sabe que os números complexos conseguem explicar muitos fenómenos na física. Actualmente os físicos estão a chegar à conclusão que quase nada é possível de explicar sem recorrer aos números complexos, a não ser coisas simples como a lei da conservação da energia e do momento. Mas que raio é um número complexo? Ninguém sabe muito bem.

Mas isso dos números complexos é um modelo, tal como o electrão é também um modelo. Mas modelos teóricos vêem todos dias abaixo. Um amigo meu, esteve-me ontem a contar que ainda há dias se descobriu que a energia de bandgap de um determinado composto foi aceite durante muitos anos, teoricamente, como sendo 0.2 electrões Volt(eV). Descobriu-se experimentalmente, há dias que isso não é verdade, que são afinal 0.7 eV.

Não estou a desmerecer o trabalho da ciência, mas ela só pode encontrar verdades relativas, porque a verdade é Deus.
A diferença para a religião é que a religião já encontrou a verdade, que é Jesus Cristo. Ele é a verdade, o caminho e a vida. Amén.

Eeheheh pareço um daqueles tipos anti-sistema, mas acreditem que não sou, também aceito as verdades da ciência.:)Mas ja estou como Newton, sou mais um homem de religião do que de ciência, embora pratique as duas.



Editado 4 vezes. Última edição em 14/12/2008 19:11 por vitor*.

Re: Ciência a procura da verdade, ou um mero utensílio para a humanidade?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 21:42

Parece que na primeira frase estou a brincar com o milagre dos pães, mas não é verdade. Eu acredito mesmo e acho que milagres não são simbolos. Foi algo que aconteceu realmente. Só utilizei como exemplo para mostrar que só Deus conhece a verdade, nós quando muito podemos procurar evidências, que nos permitam desenvolver um raciocinio lógico e saudável.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.