Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 15:12

Não sei muito bem como me pronunciar neste caso.

Falamos de um modo genérico? Dar a cana ou o peixe? Dar sempre a cana quando for possível, de modo a criar os meios que eliminem a necessidade de dar o peixe. Mas pode haver casos em que tem de se atacar primeiro pelo peixe e depois passar à cana.

Falamos de um modo mais particular? Depende muito das situações. Eu prefiro muito mais apoiar as instituições que lutam contra a pobreza do que dar esmola a pessoas concretas. Contribui muito para isso o facto de viajar de Metro diariamente e contactar com uma grande diversidade de "pedintes profissionais".

Apoiando as organizações, tenho mais confiança na correcta aplicação da ajuda, quer no sentido de controlar as fraudes, quer na forma em que aquela é concretizada, inclusive, com apoio especializado.

O problema dos preconceitos é que frequentemente nos chega ao conhecimento, quer através de conhecidos, quer da comunicação social, de casos de abuso dos subsídios de apoio à pobreza. E irrita ver o desplante de alguns, havendo quem precise na realidade.

Cassima

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 15:41

Cassima

sei que não é a esses que te referes quando falas de "desplante", mas há casos em que quando se pede/exige aquilo a que se tem direito ainda se é mal tratado. Como se por se ser pobre uma pessoa ainda tivesse de se humilhar.

Estamos muito próximo de tempos muito maus, com muita pobreza que já não dá para esconder. Mal de nós se os pobres que apoiamos parecerem retirados do conto da rapariguinha dos fósforos. Por muita cana que se dê, quando não há peixe na zona é o caos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 15:56

o Nazismo também não aceita estrangeiros...
Mas o Brasil acolhe muitos portugueses. Uns fazem fortuna , outros nem tanto.
O Brasil foi muito generoso com minha família paterna portuguesa e com a minha família materna italiana também. Todos chegaram no Brasil com pouco dinheiro e puderam criar seus filhos com dignidade e igualdade de direitos.
Conheço muitos que fizeram fortuna no Brasil.
Talvez a maioria de pobres em Portugal são brasileiros porque estão sendo discriminados e excluídos.
Quando vou a Portugal, não digo que nasci no Brasil.
Quando vou á Itália também não o digo.
Porque será?
Hitler também pensava como o Demis.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 16:41

Não Lena, não é mesmo a esses. Esses serão os que verdadeiramente precisam.

Infelizmente, tendo em conta as perspectivas dos tempos que se avizinham e as previsões que são feitas, as probabilidades de surgirem pobres como a menina dos fósforos são cada vez mais credíveis. As notícias que indicam ter aumentado o limiar de pobreza e o número de pobres aí estão.

Se as pessoas que antes conseguiam aguentar-se à tona com muito esforço e trabalho agora não conseguem evitar a pobreza, os pobres de antes estarão agora muito mais pobres.

Mas, por outro lado há também um maior envolvimento de organizações que apoiam quem precisa, de forma que, se não há peixes para pescar (e a cana não dará muito jeito) temos de arranjar peixe para distribuir.

Há sempre a tendência a particularizar, pelos casos que vamos conhecendo. Lembro-me de um caso que apareceu no telejornal, em que se a pessoa realmente tinha necessidades como aparentava, não parecia ter o bom senso completo para reduzir custos desnecessários. Mas de certeza que há muitos que não são como esse.

Temos que apoiar as pessoas que estão em desvantagem e não têm uma rede familiar que as ampare. Hoje em dia há muitas organizações de apoio: temos as relacionadas com a Igreja, onde há variadíssimas, temos as organizações laicas, donde uma das melhores referências é o Banco Alimentar contra a Fome e temos o próprio Estado que criou alguns subsídios como o CSI e o RSI. Os grandes contribuintes destes apoios somos nós: ou por dádivas próprias ou por partilha ou pelos nossos impostos. E é para que essas ajudas sejam bem empregues que o controlo deve ser bem feito.

Cassima

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 16:52

Anda, Chris, não vamos fazer disto um Portugal-Brasil...

Já agora, permites-me uma brincadeira? Quando vens a Portugal não dizes que nasceste no Brasil. Mas as pessoas não notam quando falas?! :)) Ou tu consegues imitar a nossa pronúncia? Com a minha falta de jeito para imitar sotaques, tenho a certeza absoluta de que, se fosse ao Brasil, não precisa de dizer que era de Portugal. :))

Abraços

Cassima

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 16:53

Mesmo aqueles que não querem trabalhar se deve exercer caridade, porque a esses nós podemos insistir para lhes dar a cana. Não querem uma, não querem duas, seja à milésima vez, nós estamos lá a oferecer. Foi mais nessa perspectiva que criei o tópico. Não penso que a estes se deva dar o peixe, só a cana, sempre. Deus não desiste de nos salvar à primeira nem à segunda, nós penso eu, que pouco sou, não devemos desistir de salvar os nossos irmãos, ainda mais esses que não querem trabalhar e que andam tão longe da salvação. Se eles tiverem fome, o nosso coração há-de dizer o que havemos de fazer.
Sim conheço pessoas que não querem mesmo trabalhar e que vivem do rendimento minimo, coisa que penso o estado deveria rever. Não se pode alimentar um vício das pessoas da preguiça, porque as afasta da salvação. Mas isso não é caso para lhe virarmos as costas, muito pelo contrário. E não me preocupo se elas recebem muito ou pouco, não me interessa, o que me interessa nessas pessoas é que elas se voltem para a dignidade do trabalho, para a salvação(espero que agora ninguém se sirva dessas palavras para atacar os pobres). A caridade deve ser exercida de diferentes formas e da maneira que a pessoa precisa, seja ela qual for, para a sua salvação.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/12/2008 17:14 por vitor*.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 17:17

Os grandes contribuintes destes apoios somos nós: ou por dádivas próprias ou por partilha ou pelos nossos impostos. E é para que essas ajudas sejam bem empregues que o controlo deve ser bem feito.

Cassima
...............Disseste bem....isso mesmo. Todos já estamos a contribuir com os nossos impostos!!!
[u][/u] O "demis" se trabalha quer queira quer não está a ajudar os pobres:-)

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 17:21

já os ajudo com os meus impostos.já não é mau.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 17:57

Citação:
Lena
Peço perdão por meter o bedelho num tópico dirigido a cristãos.

Fiquei muito curioso com tal afirmação: dirigido a cristãos.Porquê tal afirmação?

João (JMA)

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 18:44

JMA
A razão está logo no post de abertura do tópico e o autor após essas minhas palavras também não disse nada, o que só veio confirmar o que eu disse.

Citação:
vitor*
Não sei, tenho uma série de perguntas para colocar aos foristas, sobre as quais tenho opinião, mas gostaria de ouvir as vossas, para sentir qual o sentimento dos cristãos.
Qual o modo correcto cristão de fazer caridade? Em que situações dar a cana e as outras o peixe?
Dar, não é quebrar a "lei natural" das coisas, de que todas as coisas devem ser alcançadas com o esforço do nosso trabalho? Sei, todas as regras tem excepção. Em que situações se admite a excepção?

Tens outra leitura?

Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 18:46

se a Lena não é cristã,o que faz ela aqui?















o rotweiller de Deus[i][/i]

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 18:51

demis

Anda a baralhar os cristãos:-)

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 18:55

mas na verdade até são cristãos.
se lhes acontece alguma coisa,dizem: "ai meu Deus..."
para mim quem não é religioso é comunista.o que é terrivel.
os cristãos foram perseguidos pelo comunismo.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 19:50

O tópico é sobre o quê?
Caridade... cristã.
Isto com o barulho das luzes volta e meia uma pessoa esquece-se do tema.

Já agora para quem merece.
Há outro tipo de caridade? A pratica da caridade não é transversal?
Quem não pratica a caridade pode ser considerado cristão?
E quem não é cristão, pela caridade passa a sê-lo mesmo que não o admita?

Eu não quero fugir do tema, e já sei que o vitor* prefere acções a discussões... hehehe
Amigo vitor* falar destas coisas é importante, talvez um dia se faça luz na consciência de algumas alminhas que por aqui andam. Considera o debate um gesto de reconciliação. ;)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 20:17

Citação:
Lena
O tópico é sobre o quê?
Caridade... cristã.
Isto com o barulho das luzes volta e meia uma pessoa esquece-se do tema.

Bem, o tema é como agir com caridade.


Citação:
Lena
Já agora para quem merece.
Há outro tipo de caridade? A pratica da caridade não é transversal?

Não. Penso que caridade é caridade, não me parece existir uma cristã e uma outra laica.

Digamos que para um cristão a caridade é uma referência essencial para a sua actuação diária.

O Cristianismo elevou a atitude fundamental aquilo que nós hoje - por influência do Cristianismo - consideramos uma atitude correcta, um imperativo categórico, como diria Kant.

Daí que, se começou por ser uma virtude cristã, hoje em dia e pelo menos no mundo ocidental é uma referência civilizacional.
Citação:
Lena
Quem não pratica a caridade pode ser considerado cristão?

Penso que não.

Citação:
Lena
E quem não é cristão, pela caridade passa a sê-lo mesmo que não o admita?

Não será o suficiente para ser (explicitamente) cristão, mas vai a caminho: será um homem ou mulher de boa vontade.

João (JMA)

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 20:47

Obrigada João

também é essa a minha opinião.

O que mais necessitamos é de homens e mulheres de boa vontade.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 23:16

Desculpem lá os verdadeiros cristãos são homens de boa vontade, os não cristãos são gente cheia de boas intenções.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de December de 2008 23:21

Citação:
demis
se a Lena não é cristã,o que faz ela aqui[i][/i]

Credo isto aqui é raposas com sotaque, é rotweillers, é sei lá o que mais, parece a selva, mas adiante tu também não és cristão e tas aqui não tas?



Editado 1 vezes. Última edição em 15/12/2008 23:22 por Jorge Gomes.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de December de 2008 00:23

Citação:
Lena
JMA
A razão está logo no post de abertura do tópico e o autor após essas minhas palavras também não disse nada, o que só veio confirmar o que eu disse.

Citação:
vitor*
Não sei, tenho uma série de perguntas para colocar aos foristas, sobre as quais tenho opinião, mas gostaria de ouvir as vossas, para sentir qual o sentimento dos cristãos.
Qual o modo correcto cristão de fazer caridade? Em que situações dar a cana e as outras o peixe?
Dar, não é quebrar a "lei natural" das coisas, de que todas as coisas devem ser alcançadas com o esforço do nosso trabalho? Sei, todas as regras tem excepção. Em que situações se admite a excepção?

Tens outra leitura?

Lena

Não disse mas estava para dizer. Também fiquei curioso.O tópico não é só para cristãos. Caridade é transversal. Ser cristão e não ser caridoso é motivo de caridade, para os outros cristãos caridosos, relativamente a esse cristão,que está longe da conversão.

Já agora acerca da conversão estava a ler o livro da unidade didáctica Igreja e Sacramentos do qual sou aluno do ISCRA que diz algo muito lindo logo a começar e que me comoveu profundamente:

"O Ser humano sofre de uma profunda ruptura, tem uma profunda ferida. É ferida que faz com que percebamos a distância que existe entre o bem que desejamos fazer e o mal que realizamos; é ferida que torna dolorosa a relação com os outros mesmo quando se sente como necessária; é esta ferida que deforma a Deus e o faz aparecer como um ser distante, difuso, ausente da História

e depois diz ainda:

"Sem dúvida, Deus volta-se para o homem para o salvar, para curar essa ferida que lhe provoca ansiedade e o mergulha na desgraça. Esta mão estendida do Pai em direcção à sua criatura realiza-se na história, através da convocação de um povo."

Depois disto alguém tem coragem de virar as costas ao cristão que não pratica caridade? Ele é só mais um à procura da salvação, está em conversão a cristo como todos nós. Piedade aos pecadores, porque o somos por ignorância.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de December de 2008 00:53

Ignorância nuns casos, egoísmo na maioria das vezes.
Há muita gente que se demite do resto da humanidade. Estão-se literalmente nas tintas para o sofrimento alheio, mas são capazes de chorar ao ver a maior pessegada na TV ou quando o clube perde uma taça.

Se vamos ser benevolentes para quem não passa necessidades, não faz nada para melhorar a vida dos desfavorecidos, e eventualmente até contribui para um quadro social de enorme desigualdade, como podemos falar que há pobres com vício da preguiça?

Vi-te a trabalhar o dia inteiro
construir as cidades pr'ós outros
carregar pedras, desperdiçar
muita força pra pouco dinheiro
Vi-te a trabalhar o dia inteiro
Muita força pra pouco dinheiro

(Sérgio Godinho - Que força é essa)

Entre viver do subsidio e ter um trabalho escravo, qual a melhor escolha?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.