Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de December de 2008 21:42

Não sei, tenho uma série de perguntas para colocar aos foristas, sobre as quais tenho opinião, mas gostaria de ouvir as vossas, para sentir qual o sentimento dos cristãos.

Qual o modo correcto cristão de fazer caridade? Em que situações dar a cana e as outras o peixe?
Dar, não é quebrar a "lei natural" das coisas, de que todas as coisas devem ser alcançadas com o esforço do nosso trabalho? Sei, todas as regras tem excepção. Em que situações se admite a excepção?

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 00:25

Citação:
Vitor
Qual o modo correcto cristão de fazer caridade?

Amar o outro como amas os teus familiares ou amigos mais queridos. Se um deles estivesse com dificuldades, como o ajudarias?

pontosvista

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 12:47

Sim certo pv.
Mas dar dinheiro, dar o peixe, não é para mim a primeira opção. Eu foco mais a caridade, na reabilitação das pessoas para o trabalho, porque o trabalho santifica. Se possível dar sempre a cana, à excepção de idosos, que têm uma reforma miserável e não tem dinheiro para comprar os medicamentos e outras situações periclitantes. Mas dar deve ser a excepção não a regra. A partilha fraterna é bem vinda mas isso não tem nada a ver com dar, é partilhar de parte a parte o que temos com os outros. Isso reforça a comunhão. Penso até que estamos a pecar a dar e a alimentar um vicio. É claro se é uma situação periclitante e pontual as pessoas ajudam. É bom ajudar. Mas aumentar a dignidade da pessoa é dar-lhe trabalho. Isso parece-me mais cristão. Muitos podem alegar que Jesus Cristo alimentou o seu povo com a multiplicação dos peixes e do pão, mas isso foi numa perspectiva de partilha e além disso os peixes e o pão já existiam, por isso o homem ofereceu os peixes e o pão, Deus multiplicou-os, foi partilha do homem com Deus, não foi Deus que deu tudo, o homem também participou. Foi partilha não "dar" gratuitamente. Gratuitamente damos o nosso amor e a nossa disponibilidade ao serviço dos outros e da sua santificação.
Deus sabe que eu daria, mas não o faço em algumas das situações pelo bem dos outros e quando assim é não peco. Prefiro procurar e dar a cana para pescar at+e porque isso exige mais de mim.



Editado 3 vezes. Última edição em 13/12/2008 12:50 por vitor*.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 13:47

Não que eu seja muito caridoso, longe disso. Queria fazer esta ressalva. Só me esforço por melhorar, como pessoa.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/12/2008 13:48 por vitor*.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 17:22

Vitor

Parece-me que o que importa é ajudar o outro naquilo que ele precisa. Se precisa de uma cana, dá-se a cana. Se foi vítma de injustiça e precisa de peixe, dá-se o peixe. Deus dá-nos tudo gratuitamente (a começar pelo ar que respiramos) e os bens da terra destinam-se a todos. A nossa sociedade tem uma certa tendência para construir mitos acerca dos pobres, mas quando estudamos a situação sem preconceitos chegamos a resultados que desmontam os nossos mitos.

Sobre isto sugiro que veja este post e o powerpoint que lá está. Todo este blog é interessante.

pontosvista

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 17:41

o problema é esse.os pobres habituam-se às ajudas e depois não querem outra coisa.
há casos em que vejo familias supostamente pobres mas os filhos têm telemóveis topo de gama e vestem roupas de marca.
por isso e porque não sou HIPÓCRITA no natal não ajudo ninguém.
nem no natal nem noutra altura qualquer.
volta a escrever que a maioria das ajudas vai para imigrantes.africanos sobretudo.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 17:45

Demis

Uma grande parte dos pobres trabalha ou está reformada. Vale a pena seguir os links que deixei acima para ver que muitos dos mitos em que acreditamos são falsos.

pontosvista

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 07:44

pv não tenho preconceitos até porque já li esse excelente blog e a sua resposta foi muito proveitosa e muito inteligente :tem que se dar o que as pessoas precisam que lhes dêem.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 09:50

mas esses tais pobres que trabalham são na sua esmagadora maioria imigrantes.
quanto aos reformados se pouco ou nada descontaram estão á espera de quê?milagres?
queriam receber 600 euros de reforma se nunca descontaram?
tenham dó.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 10:15

Peço perdão por meter o bedelho num tópico dirigido a cristãos. Mas há coisas tão revoltantes que dificilmente posso ignorar.

Citação:
demis
mas esses tais pobres que trabalham são na sua esmagadora maioria imigrantes.
quanto aos reformados se pouco ou nada descontaram estão á espera de quê?milagres?
queriam receber 600 euros de reforma se nunca descontaram?
tenham dó.

Devemos ter dó é de quem pensa assim.
Achas correcto reformados incapacitados para a vida activa receberem pensões miseráveis que se gastam todas na farmácia?
Pessoas que toda a vida trabalharam a sociedade paga-lhes com uns tostões. A mensagem é bem clara "morre mas é depressa que já só dás despesa". Isto é justo?!!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 10:51

Não era este o destino que eu queria dar ao tópico. Não queria alimentar o egoísmo de alguns. Peço desculpa.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 11:09

vitor*

não tens de pedir desculpa pois a culpa não é tua.
Eu é que peço perdão por ainda dar resposta a certas mesquinhices.

O tópico é até bem interessante. Por favor continua.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 14:48

Citação:
demis
porque não sou HIPÓCRITA no natal não ajudo ninguém

o-O

Digno de pena.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 15:34

para quem diz que a maioria da ajuda não vai parar aos imigrantes,exprimentem ir á loja da segurança social da Ericeira.é só brasileiros a pedirem o abono da preguiça: RENDIMENTO MINIMO.
sim,são brasileiros.
assisti a uma distribuição de roupas e bens alimentares nos bombeiros de Mafra.sabem quem lá foi pedir?: imigrantes brasileiros.
tenho ou não tenho razão?

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 16:28

Não, não tens razão nenhuma.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:04

há muita boa gente que me dá razão,amigo teixeira.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:09

demis

se tas com inveja troca a tua vida com a de um deles.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 17:10

Citação:
Demis
para quem diz que a maioria da ajuda não vai parar aos imigrantes,exprimentem ir á loja da segurança social da Ericeira.é só brasileiros a pedirem o abono da preguiça: RENDIMENTO MINIMO.

Não se avalia o destino da ajuda vendo quem pede ajuda na loja da SS da Ericeira. É preciso ter estatísticas do destino dessa ajuda. Mas ainda que fosse para brasileiros, qual era o problema? Não são gente como nós?

Citação:
Demis
assisti a uma distribuição de roupas e bens alimentares nos bombeiros de Mafra.sabem quem lá foi pedir?: imigrantes brasileiros.

Se em Mafra os únicos pobres são os brasileiros isso significa que os portugueses vivem todos bem. Ainda bem que podem ajudar os brasileiros. Infelizmente as notícias que chegam das instituições de solidariedade indicam que há cada vez mais pessoas a pedir ajuda e não me parece que sejam imigrantes.

Citação:
Demis
tenho ou não tenho razão?

Se não és cristão não tens que ser sensível ao amor cristão nem à justiça que se baseia no facto de todos sermos irmãos e de Deus ter destinado os bens da Terra a todos os homens.

Imagino que sejas coerente com princípios próprios teus. Infelizmente esses princípios parecem levar-te a uma atitude perante os pobres que eu não posso partilhar.

pontosvista



Editado 1 vezes. Última edição em 14/12/2008 17:11 por pontosvista.

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 18:47

Cada um, que faça o que o seu coração lhe indicar!!!

Re: Caridade, como agir?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de December de 2008 18:50

Hoje estamos com 27 graus negativos! Muito frio la fora...esta bom para fazer bolos...ehehehhe

Luis, apaga depois esta mensagem:-) [www.edmonton.ca]

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.