Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 25 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 14:07

Especial atenção para o paralelo da Trimurti, a criação pelo verbo,
Diferentes manifestações da mesma entidade...

[tv1.rtp.pt]

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 14:34

Proposta já abordada 06 de Abril de 2010 13:08, e não refutada.

_____
Edição Alef: aperfeiçoei o «link», com o respectivo «bookmark».



Editado 1 vezes. Última edição em 09/04/2010 14:38 por Alef.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 15:08

Citação:
omegastar
Proposta já abordada 06 de Abril de 2010 13:08, e não refutada.

Na tua opinião existe uma tentativa de negar a Trindade, não existe refutação para isto porque não existe nenhuma tentativa do que dizes...apenas uma deturpação. A minha tentativa prende-se apenas com paralelos, com o fio condutor...

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 15:53

Existe a tentativa, certamente, existe ainda o motivo do porque não poderia existir dois deuses, ou tres, pois só existe um ser absolutamente necessário, dai então não poder haver dois deuses, ou duas trindades, ou tres trindades; é simples compreender pelo que foi exposto.

Releias o texto, e posto que fica sacramentado que a reencarnação não exista, mas que o principio de ressurreição é evidenciado pelo que foi exposo, bem, seus seguidores (possiveis ou imagináveis) parecem que acabam perdendo o rumo.

OmegaStar

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 16:14

Bem, srs. moderadores, creio que a abordagem sobre o tema proposto já não comporta novas especulações que possam vir a ser de relevância, frente a tudo o que já foi exposto.


Assim sendo e, para que se evite a repetição do que já foi tratado, creio que seria oportuno o encerramento deste tema, nada impedindo que pudessemos tratar, em outro tema, daquilo que talvez trouxesse alguma luz de interesse fundamental para o esclarecimento dos demais.


Grato

OmegaStar

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 16:31

Lindo...
Sugestão para o encerramento do tema...Espelho meu, espelho meu existirá melhor estratégia de fuga do que esta?!

Não faz sentido encerrar um fórum onde chegam pessoas novas dispostas a opinar sobre ele, acredito que te seja incómodo, até maçador...até porque andar constantemente em círculos põe qualquer um de cabeça a andar à roda...

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 16:51

Nossa, existem milhares de posts de todas as partes do mundo buscando e esperando por sua sabedoria...

Bem srs. o que fica exposto lhes sirvam de guia, e se alguém puder sustentar o contrário...

[...]

OmegaStar
________
Edição Alef: substituí frase menos correcta sobre interlocutor por parêntesis rectos e reticências.



Editado 1 vezes. Última edição em 09/04/2010 16:53 por Alef.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 22:45


Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 23:17

Padre Fabio de Melo: A Primeira coisa de que nós devemos nos despir, é desta arrogância que nós somos proprietarios da verdade suprema.(referindo-se ao ensino que ministrava ao alunos de teologia)

Isto significa afirmar que Cristo foi arrogante?

Ou significa afirmar, que por não sermos proprietário da verdade suprema, sejamos detentores da mentira suprema? Certamente, afirma isto de si mesmo, pois não fala em nome de terceiro e nem mesmo da Igreja.

Logo, afirma uma heresia no primeiro degrau desta insipiente entrevista...

Sem comentários, cara Chris... pois procedendo dele, ninguem pode assegurar de que esteja falando alguma verdade sobre Deus, já que não é detentor da verdade suprema.

Em um oceano de heresia, isto passa debaixo de uma folha sob a agua...

OmegaStar



Editado 1 vezes. Última edição em 09/04/2010 23:45 por OmegaStar.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: p_veiga (IP registado)
Data: 09 de April de 2010 23:47

O tema não foi refutado, nem sem falta de argumentos a favor, os argumentos contra são demasiado redutores, como se só os cristãos fossem os únicos a ser salvos, isso sim é de uma arrogância que não se justifica nos dias de hoje. Aliás bem se vê a aproximação entre a Igreja Católica e o Judaísmo e Islamismo, e isso sim, é de salutar. Às questões importantes que eu levemente indiquei, foram ignoradas…
A outros exigem provas, como se os argumentos de contra a reencarnação pudessem simplesmente ser provados apenas porque não está na bíblia, essa exigência a roçar a estupidez, provou-me apenas uma coisa, não é assunto que se possa desenvolver aqui…

No entanto agradeço a todos que se oucuparam do assunto

P Veiga

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 00:09

Indeferido... pro rata temporis, morte subita.

Pois o "reduzido de um enunciado", é maior e mais consistente sobre ao que nada se enuncia, ou que deveria opor-se ao enunciado, naturalmente


OmegaStar

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 14:14

Citação:
Anori
Especial atenção para o paralelo da Trimurti, a criação pelo verbo,
Diferentes manifestações da mesma entidade...

[tv1.rtp.pt]

Este paralelo é sem sentido.
Melhor, fará sentido, numa comparação entre as religiões. Mas, pretender focar esta "Trimurti" (desconheço a senhora Trimurti), como uma forma de manifestação da Trindade é desconhecer a natureza e as relações da Trindade.

O video fala-nos em 3 deuses - os cristãos confessam 1 Deus Único, em 3 hipostases (Pessoas).

Esses 3 deuses são distintos entre si - na Trindade a unica distinção das pessoas entre si é nas relações ad-intra de gerador (não criador do logos), de gerado (não criado), de expirador e de expirado.

Esses 3 deueses não recebem ambos o mesmo tipo de devoção - Todas as 3 Pessoas da Trindade Unica são objecto da mesma latria.

O "absoluto" do video está além desse 3 deuses - os cristão confessam que o absoluto é a Trindade do Unico Deus nas suas 3 pessoas divinas, iguais na natureza (substância - essência) e na divindade, não procedendo de nenhum outro, pois, se procedesse de um outro, não seria deus, não seria causa primeira Incausada.

Raza tentativa de misturar fé cristã com hinduismo.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 19:50

Trimúrti (em sânscrito: Trimurti, lit. "três formas") é a parte manifesta tripla da divindade suprema, além das representações do Brâman, fazendo-se tripla no intuito de liderar os diferentes estados do universo. A trimúrti é composta pelos três principais deuses do hinduismo: Brama, Vixnu e Xiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição.
Wikipédia.

Conceito relativista, própria para quem pretende lhe corroborar o sentido.

Toda a forma está na mente de um ente ou então não existe definição conceptual.

Se trimurti significa tres formas, exclui-se a possibilidade de que seja Deus, pois não existe forma de deus, assim como existe uma forma de ente, ex: o sol.

Pois então a forma de deus estaria no ente que ideou este deus, e não nele mesmo.

Exclui-se pela impossibilidade da forma, de que a "suposta entidade" seja alguma forma de trindade e menos ainda de deus, pois a forma é a identidade da idéia que um ser traz em sua concepção, e, para que a forma seja verdadeira, e naturalmente absoluta, esta forma deve estar na mente divina e não em outro ente.

Assim, estes entes, dos quais se afirma ser tres deuses do induísmo, nada mais é de que a negação daquilo que são, passando a não ser; pois por necessidade, não existe um ser absoluto para criar, outro para conservar e um outro para destruir, pois isto seria bem fácil a um só Deus, cujo os atributos de perfeição trazem em si, o poder para criar conservar e destruir; tal como o homem, traz em si mesmo, o poder para gerar, conservar, e destruir. (e que também, possa criar, pela matéria existente, conservar e destruir)

Motivo pelo qual podemos concluir que de fato, o homem naturalmente, é um ser superior e mais elevado, de que este tres pretensos deuses, sendo apenas homens.

Pois a forma que carregam, negam a aquilo que são, expondo o que não são.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 20:45

Não vou comentar...mas, já comentando
Como eu já tinha dito, e disse umas quantas vezes, são emanações de uma só coisa...eu posso ser agricultora, posso ser escritora, posso ser esteticista, posso ser pintora, professora...tudo ao mesmo tempo e não deixo de ser quem sou! Enquanto a fé cristã exibe santos protectores de professores, viajantes, navegadores, toda a infinidade de tarefas e profissões, bem à moda do Egipto, em que havia o deus da semente, o deus para plantar a semente, etc etc...pois não vejo diferenças, apenas no nome, e como bem se sabe, a Bíblia usou toda a rica informação de cosmogonia e apenas a alterou, não existe aqui autenticidade, apenas mais uma versão...neste momento espero que o meu inconsciente esteja a apelar silenciosamente mas com muita fé, ao santo que nos guia na internet. A diferença é que não lhe chamo deus...mas é emanação dele...tudo é!

Acho bastante clara a explicação...se é a primeira vez que ouviram falar em Trimurtim então procurem conhecer melhor.

antes...
Tentativa de mostrar que falamos todos do mesmo apesar (que chatice e vou repetir, é que eu acho isto tão básico...) dos nomes e hierarquias, porque não passam de formas de organizar...porque não poderia ser de outra forma, num planeta pequeno, mas tão grande e longínquo em épocas passadas...é impensável que a humanidade ficasse inerte, "compor" Deus é característica inerente ao Homem! Não éramos a sociedade de laços estreitos que hoje existe!



Editado 1 vezes. Última edição em 10/04/2010 20:54 por Anori.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 21:05

O termo "emanação de Deus" quer dizer concretamente o quê? Geração, processão criação? Qual é a natureza desta emanação? É igual à natureza divina?
Quem disse que os santos são emanações de Deus?

É por isso que a explicação não me parece assim tão clara.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: OmegaStar (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 22:54

Contradição evidente, santos não pertencem à essência da trindade.

Agora, as formas serem três deuses, é sem paralelo

>>>em sânscrito: Trimurti, lit. "três formas"

>>>A trimúrti é composta pelos três principais deuses do hinduismo.

As três formas é composta pelos três principais deuses do induísmo. é demais.

Tres formas distintas que compõem tres principais deuses, haveriam então outros deuses não principais.

Talvez um crie, outro conserve, o outro destrua, outro ornamente, ou pinte, outro escreva as leis, e por ai vai... e como não chegam a um consenso, um cria, vem outro destroi, enquanto outro espera que sobre algo para conservar, os outros aplaudem enquanto alguns fiquem indignados. Uma trindade-politeistas que abarca todas as possibilidades

Todos são um deus em suas multiplas formas de emanações.Mas são três deuses distintos.

Sem contar os demais, talvez um exercito ou legião, pura contradição.


OmegaStar

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de April de 2010 23:23

Eu penso que é preciso distinguir o Deus único do Cristianismo, de três manifestações ou personificações do mesmo Deus, como me parece fazer evidenciar a sempre cara Anori.
Antes demais não penso que haja um entendimento claro da trindade cristã, por isso vou-me arriscar a dar o meu entendimento limitado e finito de humano. Relembro a aparição de Santo Agostinho e a da criança-anjo que brincava na praia: "É mais fácil meter toda a água do oceano dentro de um buraco feito na areia do que tu Agostinho entenderes todos os mistérios da trindade"

O que torna Deus único é o amor perfeito e incorruptível, que existe dentro da trindade. Isso não implica que não haja alteridade, ela existe, porque são 3 pessoas, mas são uma só porque estão unidas pelo amor perfeito. É um matrimónio perfeito e indissolúvel: e vós sereis uma só carne e um só corpo. Esta minha ideia é uma ideia muito limitada da maravilha que deve ser a trindade. Afinal numa relação perfeita são preciso três pessoas a pessoa que ama, a pessoa que ama e é amada e o próprio amor.


Isto nada tem a ver com manifestações ou emanações de um mesmo Deus que tal como a reencarnação não faz sentido no Cristianismo.



Editado 2 vezes. Última edição em 10/04/2010 23:46 por vitor*.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 11 de April de 2010 14:09

Olá Vitor.

A alteridade não supõe movimento temporal?
Atenção ao conceito de Unidade da Trindade. A Natureza divina é una, em três hipostases. Ou é uma unica Pesoa divina, ou são 3 Pessoas divinas.

São 3 Pessoas divinas que são o mesmo e unico Deus, pois que as Pessoas divinas possuem a mesma substãncia, distinguido-se na relação de umas com as outras.

Falas muito bem quando dizes que o mistério da Trindade radica no Amor.
Atrever-me-ia a dizer que o Amor é o atributo de Deus por excelência.
Só na Kenosys do Pai, no seu esvaziamento para uma outra Pessoa (logos), se percebe mais ou menos algo da geração (não criação) do Verbo. Por sua vez, o Verbo tudo devolve ao pai, num movimento sem principio nem fim (eterno, intemporal).

Mas este amor não é fechado em si mesmo. Em Deus nada é egoismo, fechamento, mas plena doação. Por isso mesmo,ambas as Pessoas expiram a terceira pessoa, o Espírito.

Na Trimurti, nada do mistério da Trindade é considerado.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de April de 2010 16:11

Olá Rui

Alteridade pressupõe diferença,e relação interpessoal porque são de facto 3 pessoas diferentes, 3 pessoas divinas, mas apenas um Deus, em relação não só consigo próprio, mas com o exterior de si, através do Espirito Santo. Muito diferente de dizer que Jesus é a manifestação corporal de Deus e por exemplo o espirito santo é a manifestação espiritual de Deus, ou outra.

Isso pressuporia que não existiria alteridade, porque não existiria 3 pessoas diferentes, mas apenas uma e também um Deus egoísta que não vive em relação com ninguém.

Estive ainda há bocado com o livro trindade de agostinho e na contra capa dizia algo assim" ama o teu irmão e ama o próprio amor". Numa relação não só estabelecemos relação com a pessoa amada mas com próprio amor que procede de nós próprios e que nos relaciona com o exterior, como apenas um.

De certa forma a Trindade pode ser (não me atrevo a ter a soberba de definir algo tão complexo e maravilhoso) a relação não só do Pai que ama o Filho e como disseste bem o Filho tudo devolve ao Pai, mas também a relação dos Dois com o amor que é o Espirito Santo, que procede do Pai e do Filho. O Espirito Santo não é no sentido comum em que o entendemos, apenas um sentimento, mas uma terceira pessoa (pessoa no sentido literal do termo), aquela pessoa que concilia e une as vontades das duas pessoas amadas e que por sua vez amam e se relacionam com o amor que é o Espirito Santo.
Sendo 3 pessoas divinas são apenas um Deus.
"Todos os pecados serão perdoados menos a blasfémia contra o Espirito Santo."



Editado 2 vezes. Última edição em 11/04/2010 16:21 por vitor*.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 11 de April de 2010 16:20

Certíssimo

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Página actual: 25 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.