Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 6 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 10:09

Cassima tu n me faças rir, aos despois os materialistas semos nózes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 13:11

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." - Nietzsche

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 13:42

Citação:
Cassima
Anori
Já negaste ser espírita.

Não assumiste ser cristã.

Pode-se perguntar afinal o que és?

Cassima

Como não respondeste, suponho que não se pode...

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 14:13

O fofo do Nietzy não se referia ao funk carioca nem ao nosso pimba.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 21:27

Citar Nietzsche mal citado para tentar justificar disparates é muita maldade. lol

Citação:
Anori
Toda a matéria viva partilha o mesmo material químico e constrói-se segundo a mesma molécula replicadora, o ácido-desoxi-ribonucleico, o conhecido ADN. Isto é prova da unidade da vida e o facto de diferentes formas de vida não terem origens separadas.

Para não mudarmos de assunto, fiquei curioso sobre esse ADN das pedras. Um cruzamento de diamante com rubi deve resultar numa ninhada de pedrinhas fofas.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 21:30

Depois de tanto se falar em ressurreição e reencarnação, deveríamos ter chegado à conclusão de que se complementam, um como meio, outro como "fim".
A reencarnação serve o propósito da ressurreição. A ressurreição é acontecimento grandioso, com um significado que provávelmente permaneceu obscuro para a maior parte de nós...significa nascer para o verdadeiro amor. Sim porque a maior parte de nós não sabe o que é o amor. Conhecer o amor não se justifica com uma relação bem sucedida, poucos sabemos o que é o AMOR...eu não sei.
O que acontece é o emprego de nomes diferentes para as mesmas coisas, a ressurreição poderemos comparar ao Estado de Buda.
Tornam-se incompatíveis quando se tentam colocar no mesmo lugar.

E para acabar com espéculações acerca do que sou ou deixo de ser. Posso dizer que fiz 1ª, 2ª, 3ª, 4ª comunhão, Crisma, fui catequista, chefe de acólitos, retiros aqui e acolá, peregrinações,umas quantas semanas em Taizé, e devo dizer que estas me ajudaram a ousar questionar...sempre a par da curiosodade e simpatia pela filosofia budista. E como já disse, questionava-me acerca da legitimidade da minha palavra face às outras! Até que questionei, havia muita informação contraditória, passei muito tempo sem querer fazer as perguntas, mas perdi o medo. O budismo oferece características apreciáveis como tolerância, abertura e não dogmático, o facto de ser não teísta torna-o mais prático, muito mais, torna-nos activos em nós em vez de submissos.

Haviam imensos aspectos na Bíblia que me deixavam de pulga atrás da orelha. Os que já mencionei e outros, um Deus assumido masculino, quando lá se refere "macho e fêmea os criou", não acho que seja difícil perceber que são características divinas, macho e fêmea, masculino e feminino, mais uma interpretação desastrosa.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 21:47

Mal citado porquê?

Se não consegues aplicar isso às pedras, quando se fala nesse caso em energia. Não podes pelo menos no que respeita aos restantes estados negar que ajuda a sustentar a veracidade da evolução, e da passagem pelos diferentes estados.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 11:32

Citação:
Anori
Depois de tanto se falar em ressurreição e reencarnação, deveríamos ter chegado à conclusão de que se complementam, um como meio, outro como "fim".
A reencarnação serve o propósito da ressurreição. A ressurreição é acontecimento grandioso, com um significado que provávelmente permaneceu obscuro para a maior parte de nós...significa nascer para o verdadeiro amor. Sim porque a maior parte de nós não sabe o que é o amor. Conhecer o amor não se justifica com uma relação bem sucedida, poucos sabemos o que é o AMOR...eu não sei.
O que acontece é o emprego de nomes diferentes para as mesmas coisas, a ressurreição poderemos comparar ao Estado de Buda.
Tornam-se incompatíveis quando se tentam colocar no mesmo lugar.

E para acabar com espéculações acerca do que sou ou deixo de ser. Posso dizer que fiz 1ª, 2ª, 3ª, 4ª comunhão, Crisma, fui catequista, chefe de acólitos, retiros aqui e acolá, peregrinações,umas quantas semanas em Taizé, e devo dizer que estas me ajudaram a ousar questionar...sempre a par da curiosodade e simpatia pela filosofia budista. E como já disse, questionava-me acerca da legitimidade da minha palavra face às outras! Até que questionei, havia muita informação contraditória, passei muito tempo sem querer fazer as perguntas, mas perdi o medo. O budismo oferece características apreciáveis como tolerância, abertura e não dogmático, o facto de ser não teísta torna-o mais prático, muito mais, torna-nos activos em nós em vez de submissos.

Haviam imensos aspectos na Bíblia que me deixavam de pulga atrás da orelha. Os que já mencionei e outros, um Deus assumido masculino, quando lá se refere "macho e fêmea os criou", não acho que seja difícil perceber que são características divinas, macho e fêmea, masculino e feminino, mais uma interpretação desastrosa.

Ainda bem que encontraste um caminho que te satisfaz. Pois apesar de teres sido tanta coisa e feito tanta coisa não eras com certeza uma cristã convicta e feliz.

Mas deixa que te diga que o cristianismo também ensina a tolerância e a abertura - excessos há-os cometidos quer por cristãos quer por budistas - e considero que acreditar na reencarnação é uma forma de ser submisso sim, ou talvez a palavra mais correcta seja conformado.

Não posso deixar de reparar que já não é a primeira vez que usas a palavra "ousar" juntamente com a palavra "questionar"! Para questionar nunca precisei de ousar, sai-me naturalmente. O facto de não te sentires bem e em casa no cristianismo não implica que seja essa a situação para os restantes.

A questão de os ter criado homem e mulher relaciona-se com a humanidade não com Deus. Achas um motivo de discórdia o facto de Deus ser masculino? Faz-me lembrar uma anedota qualquer (ou um filme, já não sei bem) em que um fulano tendo visto Deus e questionado sobre como Ele era respondeu: She's black!

Cassima

P.S. Como curiosidade... O que são a 2.ª, 3.ª e 4.ª comunhão? Pois eu conheço a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e a Profissão de Fé. As cerimónias da iniciação cristã mudaram desde que eu as fiz?!

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 13:17

"P.S. Como curiosidade... O que são a 2.ª, 3.ª e 4.ª comunhão? Pois eu conheço a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e a Profissão de Fé. As cerimónias da iniciação cristã mudaram desde que eu as fiz?!"
-Era um exagero da realidade...queria dizer que fiz um percurso. Não o disse por exibicionismo, mas apenas por forma a mostra que não falo exactamente sem conhecimento de causa, ou que critico apenas porque me deu na telha. E também não tinha justificado ou assumido qualquer filosofia porque com todo o respeito, não acho que comentar esse aspecto seja de direito, como se costuma dizer, cada um sabe de si!

"Mas deixa que te diga que o cristianismo também ensina a tolerância e a abertura - excessos há-os cometidos quer por cristãos quer por budistas - e considero que acreditar na reencarnação é uma forma de ser submisso sim, ou talvez a palavra mais correcta seja conformado."

-Concordo que nem tudo é mau. Mas referir a reencarnação como forma de submissão é sem dúvida não compreender o seu propósito. E nesse aspecto a Igreja é mestra em submissão, pecado, inferno, purgatório...não vás por aí.

"Não posso deixar de reparar que já não é a primeira vez que usas a palavra "ousar" juntamente com a palavra "questionar"! Para questionar nunca precisei de ousar, sai-me naturalmente. O facto de não te sentires bem e em casa no cristianismo não implica que seja essa a situação para os restantes."

-És precoce, parabéns!! E já questionast as incongruências da Bíblia? Saindo-te naturalmente já deverias ter resposta para elas, ou a naturalidade das tuas questões são caracterizadas pela submissão!? Como se pode simplesmente ficar indiferente? O facto de não me sentir bem, resulta de uma evidência que está aos olhos de todos, ou se fecha os olhos, ou não!!


"O facto de não te sentires bem e em casa no cristianismo não implica que seja essa a situação para os restantes."

- Dei a minha opinião. Qualquer opinião que se dê tem de ser encarada como imposição? Opinião!!!!!!!!!!!!!!!! Perspectiva!!!!!!!!

"A questão de os ter criado homem e mulher relaciona-se com a humanidade não com Deus. Achas um motivo de discórdia o facto de Deus ser masculino? Faz-me lembrar uma anedota qualquer (ou um filme, já não sei bem) em que um fulano tendo visto Deus e questionado sobre como Ele era respondeu: She's black!"

- Foi um exemplo de um vasto leque de incompreensões. Não! Ele tb o será, mas não é apenas masculino, isso parte apenas de condicionantes sociais, etc, etc, para quêm lê a Bíblia à letra, deveria parecer mais que óbvio que Deus será também Deusa.

No meio de tudo isto o que gostava é que realmente os que se assumem livres de questionar a Bíblia, olhem sobre os aspectos que levam a crer que na realidade não há nada de novo na Bíblia, apenas acumular de cultura religiosa. Criticam-se posições, quando a minha não constitui uma questão de fé, mas de história antropológica...estou a referir-me às referências Bíblicas.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 17:00

Sempre achei curioso o discurso dos iluminados que aparecem caídos de para-quedas, convictos de trazerem a luz.
Se são criticados a acusação sai logo - não atingimos a profundidade, não estudámos o suficiente, falamos do que não compreendemos.
E eles?! Por acaso nos entendem, nos conhecem? 99,(9)% dos casos é não.
No entanto não têm problema nenhum em entrar aqui e disparar acusações.

Não há dúvida que a igreja católica é o ódio de estimação de muita gente. Depois ainda têm o desplante de falar em tolerância e respeito.

Não sendo sequer cristã, confesso que os maiores exemplos de serenidade e equilíbrio, entre gente comum como eu, encontrei entre católicos. E é aqui, na praxis diária, que os frutos se revelam.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 17:15

Citação:
Anori
-Era um exagero da realidade...queria dizer que fiz um percurso. Não o disse por exibicionismo, mas apenas por forma a mostra que não falo exactamente sem conhecimento de causa, ou que critico apenas porque me deu na telha. E também não tinha justificado ou assumido qualquer filosofia porque com todo o respeito, não acho que comentar esse aspecto seja de direito, como se costuma dizer, cada um sabe de si!

Cara Anori, só tinhas de dizer que não querias assumir qualquer filosofia ou religião! Porém, estando num fórum religioso, é mais que natural que as pessoas (no caso concreto, eu!) queiram saber as crenças daqueles com quem debatem. Responder "não quero dizer quais são as minhas crenças" é diferente de ignorar a pergunta, situação que justifica a insistência.

Citação:
Anori
-Concordo que nem tudo é mau. Mas referir a reencarnação como forma de submissão é sem dúvida não compreender o seu propósito. E nesse aspecto a Igreja é mestra em submissão, pecado, inferno, purgatório...não vás por aí.

Vou vou... A Igreja é também mestra em solidariedade, caridade, liberdade, e muito mais... Tudo depende das pessoas e da forma como resolvem viver o cristianismo.

Sobre a submissão, ou conformismo como disse que melhor se lhe aplicava, podes reler umas mensagens do firefox sobre o assunto, onde ele explica melhor que ninguém.

(Não ponhas o purgatório naquela sequência, porque, apesar do senso comum o associar com sofrimento, ele é uma esperança, visto que dali só há uma saída, o Paraíso.)

Citação:
Anori
-És precoce, parabéns!! E já questionast as incongruências da Bíblia? Saindo-te naturalmente já deverias ter resposta para elas, ou a naturalidade das tuas questões são caracterizadas pela submissão!? Como se pode simplesmente ficar indiferente? O facto de não me sentir bem, resulta de uma evidência que está aos olhos de todos, ou se fecha os olhos, ou não!!

Qual o problema das incongruências da Bíblia? Não faço dela uma leitura literal! Dela verdadeiramente interessa o que nos leva à salvação. Não é uma questão nem de submissão nem de cegueira. Aconselho-te a leres a introdução geral da Bíblia dos Capuchinhos, que está agui no Paróquias.

Por outro lado "a naturalidade das questões" tem nada que ver com submissão nem com indiferença. Não é por questionar que uma pessoa é melhor que outra que não o faz.

Citação:
Anori
- Dei a minha opinião. Qualquer opinião que se dê tem de ser encarada como imposição? Opinião!!!!!!!!!!!!!!!! Perspectiva!!!!!!!!

Sugiro que apliques o teu conselho aos teus próprios comentários.

Citação:
Anori
- Foi um exemplo de um vasto leque de incompreensões. Não! Ele tb o será, mas não é apenas masculino, isso parte apenas de condicionantes sociais, etc, etc, para quêm lê a Bíblia à letra, deveria parecer mais que óbvio que Deus será também Deusa.

E chamar-se-ia Ying-Yang! Para quem lê a Bíblia à letra, Deus também tirou uma costela a Adão para fazer Eva! Mas como eu não leio a Bíblia literalmente e acredito que Deus me fez à sua imagem e semelhança, não preciso de acreditar num Deus como uma mistura de Zeus com Gaia.

Citação:
Anori
No meio de tudo isto o que gostava é que realmente os que se assumem livres de questionar a Bíblia, olhem sobre os aspectos que levam a crer que na realidade não há nada de novo na Bíblia, apenas acumular de cultura religiosa. Criticam-se posições, quando a minha não constitui uma questão de fé, mas de história antropológica...estou a referir-me às referências Bíblicas.

Pois! Para ti não há nada de novo na Bíblia! Mas para mim há todo um mundo e que culmina em Jesus! A tua pode não constituir uma questão de fé, mas é a minha. E isso não me fecha os olhos para todo o resto!

Cassima

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 19:04

Não quer dizer, não querer assumir, tratou-se apenas de me salvaguardar de comentários que poderiam apenas resultar em censura. E como o que se pretendia era apenas a reencarnação, não o fiz.

A par das características positivas tem o dobro ou o triplo de negativas.

- "Sobre a submissão, ou conformismo como disse que melhor se lhe aplicava, podes reler umas mensagens do firefox sobre o assunto, onde ele explica melhor que ninguém."

O que se trata é da inoperância de uma palavra, ler, ouvir, meditar sobre algo que carrega consigo uma "verdade" muito frágil. É um simplex do que realmente é o divino.

-"(Não ponhas o purgatório naquela sequência, porque, apesar do senso comum o associar com sofrimento, ele é uma esperança, visto que dali só há uma saída, o Paraíso.)"

Só o posso colocar aí, é falso! Paraíso?! imaginado pelo glosador romântico, também te aconselho a esclarecer esse conceito degenerado. Desprovido de carácter mítico, a fantasia dos intérpretes haveria de o transformar em Paraíso, a cameçar nos LXX e paradisus voluptatis, na Vulgata, S. Jerónimo tomou o termo geográfico pelo comum "´eden"- prazer, delícias. Não há nada de novo!

"Qual o problema das incongruências da Bíblia? Não faço dela uma leitura literal! Dela verdadeiramente interessa o que nos leva à salvação. Não é uma questão nem de submissão nem de cegueira."

Qual o problema das incongruências? Dado que a maioria dos católicos come e cala, as incongruências quanto a mim são desastrosas. Achas alguém capaz de encontrar a mais famosa ainda, salvação em incongruências? De maneira grosseira é o mesmo que comer gato por lebre, e numa de ditados, também quem não tem cão caça com gato, assumem-se verdades, baseadas naquilo que se consideram heresias.

Jesus...é uma vítima.

O Deus da Bíblia resultou de novas interpretações, cosmogonias anteriores, nas quais já se faziam notar esforços para a conciliação da unidade do divino com a pluralidade das suas formas.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 19:22

Em que momento é que eu me disse ser iluminada ou coisa que valha! Não foste tu que começast com comentários da treta, logo para começar. Caídos de pára-quedas, há uma altura em que se adere ao fórum e depois acabou, fecha. Sou eu apenas a vítima, a vitimizar-me, ou seremos todos, não fui eu a única a tomar essa atitude...que antes de perfeita, é natural.

Como disse e bem, haviam de chegar as críticas, ao que sou, fui ou deixo de ser, isso é tempo perdido. Os cristãos são óptimos, os outros não prestam, observações em tudo infantis, que não têm valor algum, se o que pretendes é ataques pessoais podias ter avisado antes, porque teria ignorado.

Eu opinei apenas, tenho toda a legitimidade em assumir os meus pontos de vista e fundamentar. O que fiz muitas vezes foi apenas deixar questões, que permanecem para nós sem resposta, não assumi qualquer estado iluminado.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 19:39

Para relembrar o teu amistoso e tolerante primeiro post, que começou logo com ataque pessoal e não contestação doutrinária...e a provar o meu não-estado iluminado, que me acusas de assumir está o facto de passar a responder com ironia, limitei-me a seguir as regras do fórum. É a facilidade que o homem tem de se adaptar.


"reencarnação é necessária?!? Essa visão utilitarista não necessita de Deus nem de Jesus pois tudo se centraria nas necessidades humanas.

Obviamente que a reencarnação kardecista não tem nada em comum com a oriental exposta na primeira página deste tópico.

[Anori]
talvez por ser um assunto vulgar, a reencarnação não tem destaque nas escrituras no A.T., e esta ser veículo para divulgar verdades que não eram do dominio de todos.[/quote]

Esta desculpa foi deveras engraçada. O mesmo deve aplicar-se a elefantes cor de rosa... quem afinal não já viu um, ne?

[Anori]
Também é preciso não esquecer que a doutrina da reencarnação só foi rejeitada no ano de 553, aquando do concílio de Constantinopla.[/quote]

Quais os documentos do Concílio onde tal é declarado? Nenhum, pois.

Sobre este falso argumento dois textos esclarecedores:

um católico

outro evangélico

Um texto mais estruturado seria bom.
Este último post parece uma salada russa. Atiras em todas as direcções e não te centras em nada. Se não é para debater, avisa."

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 20:32

zzzzzzzzzzzzzzzzzz

como é usual nestes casos, responder ao que é bom, tá quieto... mais uma tentativa.

Como fica a latinha? tem vida como a pedra ou não?
Sem espírito há reencarnação?
Se reencarnei de diferentes formas passando pela pedra, as latas são também corpos passiveis de reencarnação?

Energia... o sol tem vida? É quimicamente bem mais activo que uma lata, ou uma pedra da calçada.

Sobre o meu comentário inicial, não retiro nem uma virgula. Quem achar ofensivo que se queixe à moderação. Ou será que só os católicos podem ser questionados? Só o catolicismo é ilógico? Só o catolicismo e os católicos podem ser atacados? Acusados de seguidismo, de não pensarem?!?

Que quem professe uma religião a ataque forte e feio, entende-se. Que as criticas sejam feitas em aspectos que envolvem até quem nem é católico, entende-se também. Agora argumentar a favor do que se gosta desdenhando no alheio, não!

Não é pelos eventuais defeitos do catolicismo que alternativas se tornam melhores ou mais lógicas.
Uma doutrina que se pretende coerente tem de ter pernas para andar de forma autónoma, caso contrário é tão boa com as outras, também bebeu algures.
Assim que começam a fazer comparações a coisa fede logo a passado mal resolvido, a desencanto, a dor de cotovelo.

Todos cuspem no mesmo, não por ser mauuu, horrível e péssimo, mas porque, uns, ainda não cortaram o cordão umbilical ou, outros, porque secretamente gostariam de ter a mesma relevância cultural na sociedade em que vivem.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/04/2009 20:37 por Lena.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 21:22

Só faltava o simplex de Deus! Talvez haja um endereço para o Paraíso na net!

Citação:
Anori
Só o posso colocar aí, é falso! Paraíso?! imaginado pelo glosador romântico, também te aconselho a esclarecer esse conceito degenerado. Desprovido de carácter mítico, a fantasia dos intérpretes haveria de o transformar em Paraíso, a cameçar nos LXX e paradisus voluptatis, na Vulgata, S. Jerónimo tomou o termo geográfico pelo comum "´eden"- prazer, delícias. Não há nada de novo!

Para quem diz que foi catequista, acólita, teve retiros aqui e acolá e que teve um grande percurso na fé cristã revelas ignorância que não te devia ser permitida.

Da Enciclopédia Católica...

Purgatório:
Citação:
Segundo a fé católica, é um estádio de purificação dos restos de pe­cado por que passam as almas dos que morreram na graça de Deus, até en­tra­rem no Céu. Dizem-se benditas as “al­mas do Purgatório” porque têm a sal­va­ção garantida, aceitando com alegria a purificação total que compreendem ne­ces­­sá­ria para a visão de Deus, face a face. Faz ainda parte da fé católica que as almas do Purgatório podem beneficiar dos sufrágios dos que ainda vivem, pelo que a Igreja recomenda que se reze por elas, se ofereça a missa por sua in­ten­ção e se alcancem indulgências em seu pro­veito. Tais recomendações en­con­­tram normalmente bom eco no povo de Deus, que até costuma elevar, pelos caminhos, pequenos monumentos a re­cordá-las, a que chama “alminhas”. A doutrina cató­lica sobre o P. foi definida especialmente nos concílios de Flo­ren­ça e de Trento, com base no AT (Ma­ca­beus 12,42-45), no NT (1Cor 3,15) e so­bretudo na Tradição (cf. Cat. 1030-1031).

Nota: sublinhado meu

Se encontraste algo que te satisfaz todas as questões e que não te obriga a comer e calar todas as incongruências, devias revelar esse estado de benignidade, não manifestando tanto fel e azedume pelas crenças que abandonaste e que te acolheram durante algum tempo!

Cassima

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 de April de 2009 13:43

Citação:
Anori
Obviamente que a reencarnação kardecista não tem nada em comum com a oriental exposta na primeira página deste tópico.

Sim, obviamente. Acho a oriental muito mais séria.

Teria dificuldade de encontrar algo de bom para descrever no kardecismo. Uma doutrina "pré-fabricada" por alguém de sinceridade suspeita que colheu daqui e de acolá idéias para construir uma doutrina a seu próprio gosto, sua noção de mundo cor-de-rosa, mas não teve coragem para bancar isso até o final e então a atribuiu aos "espíritos dos mortos". Creia alguém lá nisso se quiser, mas então não venha amolar-nos aqui com essa conversa sobre espírito crítico, que, quem engole essa pílula kardecista envenenada, disso, espírito crítico, tem muito pouco para nos mostrar.

Sobre a sinceridade no kardecismo acho que vem a propósito recordar que o próprio Kardec recomenda aos espiritas a dissimulação como estratégia de aproximação. A sinceridade não tem muito importância para os espíritas:

"Se alguém tem uma convicção bem firmada sobre uma doutrina, ainda que falsa, necessário é lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias, é para que não fique ofuscado e não deixe de se instruir conosco." (Allan Kardec, O Livro dos Médiuns - Cap. XXVII - Das Contradições e das Mistificações - Pergunta 301)


Por favor, um pouquinho mais de atenção na escrita dos posts, pois ainda acaba dificil perceber quem diz o que. Basta coordenar os quote e barra-quote :) Obrigado.



Editado 2 vezes. Última edição em 22/04/2009 14:06 por firefox.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 de April de 2009 21:08

Olá Luis Gonzaga

Citação:
Luis Gonzaga
1) se a minha alma é eterna (intemporal, fora do tempo) mas eu só existo há menos de quarenta anos?

A alma não é eterna mas sim imortal. A alma de cada um de nós é criada por Deus no momento da nossa concepção.

Cumprimentos

Alpha

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 de April de 2009 21:24

Olá Anori

Citação:
Anori
Talvez porque a morte de Jesus CRISTO seja muito mais misteriosa do que parece, e tenha muito mais para nos dizer, do que a mensagem que temos tendência a simplificar,

Mais misteriosa ainda? Em quê? A mensagem de Cristo está simplificada? Porquê?

Citação:
Anori
porque a Igreja criou as ferramentas certas de opressão, para esconder o verdadeiro mistério de Jesus...de Deus.

Que ferramentas são essas? E qual é o verdadeiro mistério de Jesus?


Citação:
Anori
A reencarnação torna-se necessária, para nos permitir re-inventar, por isso não temos memória de tudo o que se passou antes do aqui-agora. A minha intuição é essa.

Se não temos memória do que fomos, que vamos re-inventar? Vamos é inventar novamente.

Citação:
Anori
A Igreja, e quando digo Igreja deixo Jesus e Deus fora da conversa, porque os erros são apenas do Homem, tem uma história que merece ser estudada, é fácil entender as circunstâncias que a levaram em determinada direcção, jogos de poder, interesses...escrituras deturpadas, mutiladas...enfim uma série de atrocidades feitas pelo homem

Que «determinada direcção», quais «jogos de poder», quais «interesses», quais são as «escrituras dturpadas, mutiladas», que «série de atrocidades feitas pelo homem»?

Citação:
Anori
a Igreja peca quando não nos deixa questionar e pôr em causa, reprime a necessidade de tornar Deus inteligência, de tornar Deus aquilo que verdadeiramente é.

O que é que Deus é verdadeiramente? A Igreja reprime quando promove a teologia?

Citação:
Anori
Em todas as religiões encontramos pedaços da essência de Deus...da Verdade...sempre me questionei, acerca do que aconteceria se fosse de outra religião...

Mesmo nas que não têm Deus e nas que O dividem por milhões de deuses?

Cumprimentos

Alpha

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 de April de 2009 22:28

Citação:
Alpha
A alma de cada um de nós é criada por Deus no momento da nossa concepção.

Em que te baseias para fazer esta afirmação?

pontosvista

Página actual: 6 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.