Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 30
Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 21:20

Só gostava é que que alguém que se diga entendido nas reencarnações que me responda às perguntas que deixei hoje de manhã. Obrigado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 22:42

-"Me responda o seguinte:
O ensinamento Bíblico é que no início existiam apenas duas pessoas (seres humanos), Adão e Eva.
Quando eles tiveram o primeiro filho, Caim, de quem ele reencarnou? Não tinha ninguém de quem ele poderia ter reencarnado não é? Existia mais alguém?
Matheus"

Matheus,
Em relação à Bíblia, à criação...no post anterior referi aspectos que apoiam a minha opinião.
Não vejo de que forma se podem negar as semelhanças mais que óbvias.

É exactamente no mito de criação dos homens, que embatemos mais fortemente com o mito, adam é um colectivo, "humanidade", "homem", não um indivíduo.

"façamos homens", singular introdução, e aqui tropeçamos no plural- "façamos".
"Como é que o Deus uno pode ter um predicado no plural? Apelar para o mistério da SS. Trindade, como fizeram alguns padres, não faz quelquer sentido num texto do séc. VI a.C..
Era vulgar no Oriente antigo, o conceito de assembleia dos deuses, sob a presidência do chefe do panteão. O Antigo Testamento, com o seu monoteísmo rígido, não podia aceitar tal conceito. Mas não passou sem o adoptar. A Assembleia dos deuses transformou-se na corte de Javé. Os deuses das assembleias politeístas tiveram de ser degradados à categoria de "anjos", mas mantiveram a designação original de deuses em alguns textos (Sl 29,1; 89,7; Job 1,6; 38,7).

"w.F.Albright afirma com todo o peso da sua autoridade e da sua convicção: "pode-se afirmar confiadamente que não há nenhuma verdadeira mitologia em toda a Bíblia hebraica. O que nós temos são vestígios- o que se pode chamar entulho de culturas religiosas passadas"."
José Nunes Carreira, in Estudos de Cultura Pré-Clássica, Editorial Presença

Em relação a Caim, nem vale a pena comentar. Caim e Abel, são também consequentemente uma alegoria ao agricultor e ao pastor, ao nomadismo e ao sedentarismo.


Só uma amostra

até..

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 23:19

-"Imaginemos eu, o Jorge e a Cassima. Todos os 3 têm espíritos/almas diferentes que animam os nossos corpos. Mas tendo em conta as teorias dos espíritas, estes espíritos que nos animam já animaram milhões de outros corpos. Como é que vai ser então quando chegar o fim dos tempos e formos todos para o paraíso, e as almas regressarem aos corpos? Se a minha alma já esteve em milhares de outros corpos, qual vai ser o corpo que essa alma vai animar e como é que vai ser feita essa selecção? Ou será que os outros corpos são lixo, sendo considerados inferiores? Sendo assim, o ladrão que morreu com cristo também era lixo. E ele foi para o paraíso...

Como explicam, na parábola do rico, que o mesmo não tenha reencarnado noutra pessoa para se tornar não sei lá o quê, e que esteja a arder no inferno, não podendo sair de lá?"

s7v7n,

Que com isto não entendas que sou entendida na matéria como dizes, procuro conhecer melhor...

Não faz sentido a tua questão porque não há lugar para a ressurreição literal do corpo, na teoria da reencarnação, portanto essa pergunta não se coloca aos olhos da reencarnação.

-"Como explicam, na parábola do rico, que o mesmo não tenha reencarnado noutra pessoa para se tornar não sei lá o quê, e que esteja a arder no inferno, não podendo sair de lá?"

A resposta está no facto de ser isso mesmo, uma parábola, encontras essa explicação na própria Bíblia, são narrações alegóricas, ou seja expressão de uma ideia sob forma figurada.
Mas para além disso, dúvido que esteja a arder nesse tal inferno, isso não passa de estado de alma.

até..

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 23:39

Então mas vocês usam a bíblia ou não usam? Ainda não percebi...Ou utilizam partes que vos interessam e rejeitam outras? Explica lá para eu saber se hei-de utilizar a bíblia para dialogar ou não...É porque eu sou cristão e uso a bíblia. Outras teorias escritas em outros livros já não me interessam. Se utilizam a bíblia muito bem, vamos então falar da reencarnação mas abraçando toda a bíblia e não apenas partes. Se não utilizam, então não sei como conversar sobre este assunto com vocês pois acreditamos em coisas diferentes e baseamo-nos em livros totalmente diferentes.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 10:40

O cristão, deveria deixar de ser apenas leitor comum, não digo que passe a estudar hebraico para assim conseguir encontrar traduções menos correctas, ou coisa do género, que se torne um historiador, mas poderia passar os olhos por aqueles que se debruçam sobre ela dessa forma empolgante. É preciso ter coragem eu sei, porque são colocadas em questão muitas coisas, mas é benéfico.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 12:04

Vou escrever pouco sobre esse assunto, juntando mais de uma msg, porque sinceramente considero perda de tempo conversar sobre espiritismo. Entre acreditar no espiritismo e acreditar nalguma fábula qualquer, considero muito mais proveitoso para alguém a 2a opção, que pelo menos serve para ilustrar alguns valores. Uma fábula pode ser singela e até poética, o espiritismo nem isso.

Se o assunto continuasse na reencarnação seria menos pior, mas misturaram espiritismo e agora a coisa começou a feder. Quanto a afirmação da "Anori" de que "não é espírita", não me surpreende. Muitos espíritas se dizem mesmo "não espíritas" por vergonha de assumirem essa crença que beira o ridículo. Também porque é mais fácil ficar sempre no ataque, criticando todos que não são espíritas, e se questionado o espiritismo se esconder como "não espírita" sem compromisso. Curioso que "não espíritas" como a "Anori" defendem o espiritismo sempre.

Citação:
demis
A Reencarnação tem toda a lógica: como explicam os defensores de uma única existencia o facto de uns nascerem perfeitos e em familias abastadas enquando outros nascem com deformidades e em lares muito pobres? Isso não seria negar a Justiça E Bondade de Deus? Nós temos o nosso livre-arbitrio e além disso há a lei da causalidade ou acção_reacção.

O espiritismo "explica" tudo de forma simplória, é como mergulhar de um pires de água, não há profundidade nenhuma. O questionamento acima é um ótimo exemplo disso!

Alguém nasceu com alguma deformidade? Está pagando pecados de vidas passadas.
Um jogador sai com uma boa mão de poker? Está sendo recompensado por algo que fez numa vida passada. Absolutamente tudo vai explicado como reação de algo feito em "vidas passadas". O que esses sujeitos passados não percebem é que uma teoria que explica qualquer coisa não tem valor nenhum.

Numa ninhada de gatos nasce um gatinho com alguma deformidade. Conclusão espírita: aquele gato está pagando algum pecado felino de alguma das 7 vidas passadas dele. Talvez tenha maltratado muitos ratinhos.

É uma teoria ridícula criada para afastar o medo do acaso. Uma tentativa infantil de arrumar uma explicação para tudo, e quanto mais banal a explicação melhor, pois o que o espírita busca não é uma melhor compreensão, mas sim algo afastar o medo do desconhecido.

O que o simplório adepto do ridículo não percebe (sim, é isso mesmo, ele se torna ridículo quando tenta conciliar reencarnação com cristianismo), porque não busca se aprofundar e já se contentou em ficar boiando na superfície do pires, é que, se existe a tal "lei mecânica" de "causa e efeito", então não há lugar para perdão. É algo bastante óbvio isso e só não vê quem não quer. Reencarnação e Cristianismo são crenças completamente diferentes. O cristão crê num Deus Pai que é Amor e é Perdão, mas no espiritismo não existe lugar para o perdão. Perdoar seria violar a lei de "causa e efeito": errou volta para pagar, sempre, sem lugar para perdão. Claro que não havendo lugar para o perdão, não há lugar para o amor, mas isso não incomoda o espírita, pois o "deus" em que o espírita crê nem é pessoal, está mais para uma "força" que mantém as engrenagens do sistema funcionando. O "deus" espírita não participa da doutrina espírita, ele só aparece como um pé que deu o chute inicial na bola, e depois ele some por ser completamente desnecessário.

Mas o pior é o lado cruel da doutrina espírita, que justifica os abastados e massacra ainda mais os que já sofrem. Uma pessoa tem alguma deformidade, é pobre, passa necessidade? Conclusão espírita: isso é completamente justo, pois já se vê que está pagando por crimes passados, trata-se de um delinqüente que está sendo castigado.

O que o espírita não comenta, nem quer saber, é por que razão então os ricos, abastados, sortudos, não costumam mostrar a alegada superiodidade espiritual pela qual estão sendo recompensados. A "explicação" de que se esquecem de tudo qdo reencarnam é mais um tiro no próprio pé do que propriamente uma explicação, já que se for assim ninguém evolui nada reencarnando, e até regride. Some-se a isso também o problema daquela grotesca "pedagogia espírita" que castiga alguém, os que nascem com deformidades ou saem com uma mão ruim de poker, por algo que eles não sabem que fizeram. Seria como um pai entrar em casa e surrar os filhos, e depois dizer: "isso foi por algo errado que fizeram", sem mostrar que erro foi esse que mereceu o castigo.

Resumindo: espiritismo é um fiasco.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 17:57

Citação:
Anori
-"Me responda o seguinte:
O ensinamento Bíblico é que no início existiam apenas duas pessoas (seres humanos), Adão e Eva.
Quando eles tiveram o primeiro filho, Caim, de quem ele reencarnou? Não tinha ninguém de quem ele poderia ter reencarnado não é? Existia mais alguém?
Matheus"


Matheus,
Em relação à Bíblia, à criação...no post anterior referi aspectos que apoiam a minha opinião.
Não vejo de que forma se podem negar as semelhanças mais que óbvias.

É exactamente no mito de criação dos homens, que embatemos mais fortemente com o mito, adam é um colectivo, "humanidade", "homem", não um indivíduo.

"façamos homens", singular introdução, e aqui tropeçamos no plural- "façamos".
"Como é que o Deus uno pode ter um predicado no plural? Apelar para o mistério da SS. Trindade, como fizeram alguns padres, não faz quelquer sentido num texto do séc. VI a.C..
Era vulgar no Oriente antigo, o conceito de assembleia dos deuses, sob a presidência do chefe do panteão. O Antigo Testamento, com o seu monoteísmo rígido, não podia aceitar tal conceito. Mas não passou sem o adoptar. A Assembleia dos deuses transformou-se na corte de Javé. Os deuses das assembleias politeístas tiveram de ser degradados à categoria de "anjos", mas mantiveram a designação original de deuses em alguns textos (Sl 29,1; 89,7; Job 1,6; 38,7).

"w.F.Albright afirma com todo o peso da sua autoridade e da sua convicção: "pode-se afirmar confiadamente que não há nenhuma verdadeira mitologia em toda a Bíblia hebraica. O que nós temos são vestígios- o que se pode chamar entulho de culturas religiosas passadas"."
José Nunes Carreira, in Estudos de Cultura Pré-Clássica, Editorial Presença

Em relação a Caim, nem vale a pena comentar. Caim e Abel, são também consequentemente uma alegoria ao agricultor e ao pastor, ao nomadismo e ao sedentarismo.


Só uma amostra

até..

Anori

Os questionamentos que eu te fiz a respeito da Reencarnação, que não foram respondidos, se chocam com o ensinamento Bíblico. Porém, como vejo que não acreditas na criação de forma literal e como achas que muitas coisas na Bíblia são alegorias ou simbolismos, vou passar a debater à luz da ciência.
A chave do debate, está no que o s7v7n falou:

"Então mas vocês usam a bíblia ou não usam? Ainda não percebi...Ou utilizam partes que vos interessam e rejeitam outras? Explica lá para eu saber se hei-de utilizar a bíblia para dialogar ou não...É porque eu sou cristão e uso a bíblia. Outras teorias escritas em outros livros já não me interessam. Se utilizam a bíblia muito bem, vamos então falar da reencarnação mas abraçando toda a bíblia e não apenas partes. Se não utilizam, então não sei como conversar sobre este assunto com vocês pois acreditamos em coisas diferentes e baseamo-nos em livros totalmente diferentes."


Por isso, por hora, vou evitar citar a escritura sagrada para debater.

Assim, vamos levar em consideração os seguintes FATOS:

- No ano de 1800 a população mundial era estimada em 1 Bilhão de Habitantes.
- Os seres humanos hoje são aproximadamente 6.5 bilhões de pessoas.
- Nos próximos 60 anos, é estimado que a população mundal beire os 10 Bilhões de habitantes.

No início da vida (seja ela como for que você acredite) já existiam 6.5 bilhões de espíritos? Ou o mundo no início já tinha toda essa gente?

Não é isso que mostra os fatos históricos a respeito da população mundial...
Vide: [pt.wikipedia.org]

Se a criação no ponto de vista dos que acreditam na reencarnação for evolucionista, então animais também têm espíritos e reencarnam não é?

Veja que não estou usando a bíblia para "derrubar" a teoria da reencarnação.

Matheus

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 18:39

A Graça e a Paz do Senhor

Só para complementar as informações acerca do Crescimento da população mundial, Thomas Malthus já em 1798 alertava o povo para as consequências da Superpopulação.

Vide: [pt.wikipedia.org]

Onde eu quero chegar com isso...

Vejamos: A Teoria diz que a tendência é que a capacidade de crescimento da população mundial é maior do que a produção de alimentos... Isto implica diretamente que vai faltar alimentos para alguns.

Já que a reencarnação diz que não terá julgamento divino e que não existe céu ou inferno, suponho que a nossa vida deva ser aqui não é?

Já imaginou este planeta daqui a 1000 anos? Que excelente lar para os espíritos evoluídos hein? - Aquecimento Global, fome, falta de água, etc...

Foi muito pertinente o comentário do David numa postagem anterior:

Se o princípio da Reencarnação fosse "eficaz" hoje veríamos melhoras, e não pioras. Hoje existe mais violência, mortes, fome e guerras.

Acho que isso por si só já derruba de vez essa teoria.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 20:28

Por partes

Firefox:

Pela última vez, e mesmo a última porque isto de estar aqui sempre a repetir a mesma coisa para quem não quer ouvir é tempo deitado fora...não sou espírita!! Mais rídiculo ainda é suspeitar que há vergonha em assumir tal facto. Estando cada um de nós aqui em anonimato qual seria o problema de assumir espíritismo ou protestantismo, anglicanismo, jainismo, taoismo, hinduísmo, budismo, budismo zen, tibetano...isso é uma atitude triste. Lá porque as pessoas com quem estás habituado a lidar tem o costume de mentir é bastante indelicado achar o mesmo de pessoas que mal conheces! Se o fosse não teria qualquer problema em assumir. Em relação a defender, não defendo nem ataco, prefiro não falar daquilo que desconheço, parece-me o mais correcto, por isso é para mim uma opinião tão legitima quanto a tua.
Ninguém aqui está a tentar entregar a reencarnação ao cristianismo.

Matheus:

Optando por me confrontar com dados que não a Bíblia porque a considero frágil, optar por outro meio revela que não tentas sequer confrontar a fraqueza da bíblia...não fui que tenho fugido a comentários, mas sim vocês que continuam a fugir ao embaraço das contradições que encontramos na Bíblia. Porque não há como escapar. As minhas referências são baseadas em estudos de investigadores, historidores, não são literatura barata, são estudados nas faculdades, a Bíblia é bastante analisada.
Não há momento em que não fomos, nem que deixamos de ser...somos inicialmente formas de vida menos desenvolvidas, sim nós passamos pelas fases mineral, vegetal e animal.
Considerar apenas que deus se ocupou da criação de 6.5 bilhões de vidas é pouco, o universo é tão grande, não colocas a hipótese de haver vida menos desenvolvida que nós, que para experimentar formas mais perfeitas tenha de passar pela terra?!
Tudo á nossa volta é vida, as pedras, as árvores, os animais...são apenas formas de vida diferentes...com uma vibração mais grosseira que a nossa...nada se perde tudo se transforma.

Mas tenho a dizer que não vi nada do que escrevi comentado até agora, em nenhum dos post recebi resposta em relação ao que apresentei, limitast a transcrever o meu post e niente, as minhas explicações ficam por aqui. Não é um direito, nem o dever, mas exiges e não correspondes, não tenho prazer nenhum em estar a repetir vezes sem conta a mesma coisa.

A natureza tem uma grande capacidade em se adaptar, o homem como parte dela irá acompanhar, isso não é novidade.

Não existe mais, nem menos guerra, existe sim também uma adequação aos tempos...

-"Acho que isso por si só já derruba de vez essa teoria."

Achas mesmo? Como não poderia haver mais fome etc etc, se somos mais, exactamente como tu dissest...a evolução tecnológica levou a isso, a fome, a guerra, violência etc, não é resultado de uma mecânica mal calculada da reencarnação.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 21:12

Citação:
Anori
As minhas referências são baseadas em estudos de investigadores, historidores, não são literatura barata, são estudados nas faculdades, a Bíblia é bastante analisada.
Não há momento em que não fomos, nem que deixamos de ser...somos inicialmente formas de vida menos desenvolvidas, sim nós passamos pelas fases mineral, vegetal e animal.
Considerar apenas que deus se ocupou da criação de 6.5 bilhões de vidas é pouco, o universo é tão grande, não colocas a hipótese de haver vida menos desenvolvida que nós, que para experimentar formas mais perfeitas tenha de passar pela terra?!
Tudo á nossa volta é vida, as pedras, as árvores, os animais...são apenas formas de vida diferentes...com uma vibração mais grosseira que a nossa...nada se perde tudo se transforma.

Uma pedra é uma forma de vida. Essa agora é nova, e fiquei curioso por saber que faculdade anda ensinando isso.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 21:25

eu não tenho vergonha de dizer que sou espirita.
concordo em muitas coisas que a Igreja Católica prega:sou contra o divórcio e algumas outras coisas mas a Santissima Trindade nunca me convenceu e é por isso que não consigo ir assistir a uma missa.
No entando respeito as vossas opiniões ao passo que muitos de vocês não toleram o Espiritismo,por exemplo!
bem,se calhar é porque temem-no,retira fiéis á igreja...

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 22:11

Sim uma pedra tem vida...lamento que não consigas entender isso!

Nós vivemos numa grande e tola ilusão sensorial, que os Hindus chamam de Maya.

Em relação à faculdade, não foi em relação a essa questão que a referi, mas sim há história...por isso história é abrangente...muitas faculdades facultam disciplinas em que se estuda a bíblia, muitas faculdades e muitos cursos.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 22:56

Oh fox, francamente... nunca ouviste falar em pedras parideiras?!?! Só entidades vivas podem parir, dar vida. É óbvio que pedras têm vida.
Lá na Geologia até falamos em génese magmática, sedimentogénese. Génese, origem, nascimento.
Há até o ciclo das rochas, são reencarnações sucessivas. Do magma vieste ao magma retornarás.

Há também pedras que vivem connosco - tártaro e cálculos biliares ou renais.
Algumas das nossas células constroem os nossos ossos continuamente.

Alguns dos nossos irmãos reencarnados na forma de bivalves produzem conchas que formarão calcários e até mármores... que pisamos na calçada, nos degraus, e sujamos com toda a espécie de imundice na cozinha.
Sei que é horrível, profundamente doloroso, mas é o motor da reencarnação.
Pior é o desencarne incompleto dos pobres que foram parar aos concheiros e às colecções de minerais.

Diga não a esse barbárie que é fazer adereços de pedras nossas irmãs. Nem mesmo na sua vibração tosca merecem ser tratadas assim para o nosso prazer abjecto.

Para quem não acredita:
Lamento que não entendam isto! As rochas são estudadas nas universidades de todo o mundo.
Mas se insistirem na crítica, lembrem-se que a opinião vale o que vale e deve ser respeitada ... ela é no mínimo uma hipótese.


Anexo
Um link fundamental - reencarnação de fósseis

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 17/04/2009 23:21 por Lena.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 05:01

Citação:
Anori
Matheus:
Optando por me confrontar com dados que não a Bíblia porque a considero frágil, optar por outro meio revela que não tentas sequer confrontar a fraqueza da bíblia...não fui que tenho fugido a comentários, mas sim vocês que continuam a fugir ao embaraço das contradições que encontramos na Bíblia. Porque não há como escapar. As minhas referências são baseadas em estudos de investigadores, historidores, não são literatura barata, são estudados nas faculdades, a Bíblia é bastante analisada.

A Graça e a Paz do Senhor Jesus

Anori

Eu não estou a te entender...
Quando tento te responder com base Bíblica, dizes que esta é frágil, e contraditória ou que tudo não passa de fábulas, e fantasias, e que nada é literal... Mas vamos lá:

HEBREUS 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes...

A Bíblia tem várias passagens que derrubam a teoria da reencarnação e as demais heresias pregadas pelo espiritismo.

Deus condena a quem consulta espíritos e mortos:

Deuteronômio 18: 9 a 12:
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.
Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.


A Bíblia é Clara quando ensina que o homem só tem uma morte... Vide o texto:

Hebreus 9:27
"...aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo..."


Como é que existe reencarnação se ao homem só é permitido morrer uma única vez?

Os espíritas dizem crer na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus... Ora, como pois podemos ler estas coisas e continuar crendo numa teoria que não se sustenta biblicamente? Jesus não ensinou que pelas nossas próprias obras seremos salvos, mas ensinou que pela Fé somente nEle somos salvos!

Como já foi dito aqui, a teoria da reencarnação não precisa de Jesus. Ela prega que o ser humano é auto-suficiente, pois qualquer um, fazendo boas obras durante várias e sucessivas reencarnações, podem alcançar a perfeição;
Isto vai de encontro ao que ensina a palavra de Deus. Vejamos:

JOÂO 3:15 a 18
...para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


A Bíblia mostra que Jesus é o caminho da Salvação. A Bíblia mostra que existe morte eterna e vida eterna, e não "evolução" do ser;

Perante a reencarnação, Jesus é um espírito que alcançou um alto nível de evolução espiritual...

"Jesus: É o espírito do mais alto nível, o mais desenvolvido e exemplo de perfeição moral, por isso, ele é grande Mestre. Ele não é Deus; é um dos filhos de Deus; é o mestre desse planeta; chegou a um estado de perfeição, conhecimento e pureza através de muitas reencarnações."

Como também já foi dito aqui, De acordo com a teoria da reencarnação, de certo, Jesus poderia ter sido um grande pecador, ladrão, adúltero, mentiroso, assassino, e tudo que não presta, e depois de muitas e muitas reencarnações, se tornou aquele que está descrito na Bíblia. Ora, não é isso que a bíblia diz:

Veja só o texto em que o próprio Jesus fala da incredulidade dos Judeus:

JOÂO 10:26 a 28

Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão...
Eu e o Pai somos um.


Jesus não era qualquer um que teve seu espírito pulando de corpo em corpo... Ele É O CAMINHO... A SALVAÇÂO; Fora dEle não há salvação.

Apocalipse 22:13

Eu sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim.


O texto fala por si só...

João 14: 06 a 10

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?


Esta passagem deixa claro que Jesus é o próprio Deus, e sem Ele não há salvação!

Jesus não é apenas um modelo, ele É DEUS, é o ÚNICO CAMINHO para a salvação do pecador! O homem não é AUTO SUFICIENTE!

Matheus

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 15:42

lena,
Partindo do principio que toda a forma de vida é energia...é fácil entender. Quem nunca "deu choque" ao tocar numa pessoa, na porta do carro ou no carrinho de supermercado. Todos nós geramos um campo electromagnético ao nosso redor...para além da evolução que a própria terra sofreu, não sei porque o espanto!

Não há, certamente uma razão para que a pergunta "porquê humanos?" não seja feita em quaisquer contextos e é extremamente provável que ela continue sem pre a ser feita.

Temos no registo fóssil documentos autênticos que mostram que o mundo biológico não foi estável, antes sofreu grandes mudanças tanto na estrutura dos organismos e no seu ecossistema como nos grupos taxonómicos existentes em cada época. Ainda que seja difícil pensar o registo geológico como algo de dinâmico , não obstante ele fornece a melhor prova de que durante longos períodos de tempo houve um padrão de mudança contínua.

A evolução fornece uma estrutura para tentarmos compreender como foi que um mundo do qual os seres humanos estavam ausentes se tornou um mundo onde puderam surgir com sucesso.

Toda a matéria viva partilha o mesmo material químico e constrói-se segundo a mesma molécula replicadora, o ácido-desoxi-ribonucleico, o conhecido ADN. Isto é prova da unidade da vida e o facto de diferentes formas de vida não terem origens separadas. Continua a causar perplexidade, embora já se saiba que todas as plantas e animais, organismos unicelulares e multicelulares, usam exactamente o mesmo código genético.
Mais importante talvez, é que a evolução não é apenas um processo ou acontecimento que ocorra no tempo, mas sim o resultado de um mecanismo operacional pelo qual se dá a mudança.

O registo fóssil documenta, um mundo no qual não houve seres humanos. Contudo, antes do aparecimento dos seres humanos, dada a continuidade do processo evolutivo, deve ter havido algo similar aos seres humanos, e antes desses algo um pouco mais diferente ainda e assim sucessivamente. A continuidade entre todas as coisas vivas é um facto aquirido.

Temos dentro de nós toda a evolução da terra...a terra,as pedras, com o ferro, magnésio, cálcio...as plantas absorvem-no da terra, por sua vez alimentam os animais, e assim sucessivamente, que fazemos é transformar esse dados em energia.


Mais uma novidade, que as pedras se estudam em muitas faculdades!!! Não sei se entendes mas a tua necessidade de criticar é medonha e por isso pegas em situações que não lembram a ninguém, todos certamente entenderam que estava a esclarecer que me referi à faculdade quando citei o prof. José Nunes Carreira, e o estudo da Bíblia, é claro que isto foi necessário porque quando as provas não agradam é necessário pegar por vírgulas e pontos finais.

Falas tu em biologia, quando parece que te passa ao lado em aspectos primários.
:D és muito engraçada, volto a dizer.

Já antes do Mesolítico as pedras ocupam lugar no dia-a-dia do homem, não há nada de triste para além da tua abordagem...é uma questão de evolução...sempre em frente. Não é com observações desse género que chegas a algum lado. Podiam ser aceitáveis, mas não vão além de ideias que usas para ridicularizar outra, não têm conteúdo algum. Se fosses um bocadinho mais além, bastava um bocadinho...concluirias que isto: "...Nem mesmo na sua vibração tosca merecem ser tratadas assim para o nosso prazer abjecto.", é muito infantil e apenas isso...poderias como disse ter ido mais além, as plantas não merecem respeito? os animais?...as pedras não sao menos nem mais importantes que outra forma de vida, não presisas de criar situações extremistas, não é só das pedras que fazemos uso no nosso dia-a-dia, e´isso é precisamente a prova de que temos uma linha que nos une.

Não posso considerar uma hipótese porque não assume a veracidade do conceito reencarnaçao.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 17:01

/ironic mode off

Não me vou alargar sobre o conceito de vida porque não é o tema do tópico e também porque não me parece que vá servir de alguma coisa.

Um ser vivo cresce, reproduz-se, desenvolve respostas a estímulos do meio externo, e possui metabolismo que permite manter uma composição interna distinta do exterior.
Nenhuma rocha, nenhum mineral obedece a estas condições, principalmente à última.

O facto de todos os subsistemas terrestres serem sistemas abertos, implica que em todos eles haja trocas de matéria e energia com o meio externo. Acontece que se todo o ser vivo é um sistema aberto, já afirmar que todo o sistema aberto possui vida resulta numa tremenda asneira.
Motores de carros são sistemas abertos mas não são seres vivos. Rochas são sistemas abertos, mas não são sistemas vivos. Uma rocha não contraria as condições do meio, sujeita-se a ele, altera-se química e/ou fisicamente pois não possui qualquer mecanismo interno que possa ser regulado. Uma pedra é tão viva como uma lata de coca-cola.

Todos os seres vivos são formados por biomoléculas: prótidos, glícidos, lípidos e ácidos nucleicos, predominando os elementos C, O, H e N. Os minerais têm composição química completamente diferentes, são essencialmente formados por Si e O.

A evolução biológica em nada apoia a pretensa evolução espiritual. São campos totalmente distintos.
O registo fóssil e a análise biomolécular são alguns dos argumentos que provam a existência de evolução biológica.
A existência de um espírito ou alma está ao nível da crença. Só é realidade para quem crê.

Por último a noção de evolução direccionada é completamente errada em termos científicos. Meiose e fecundação são processos em que a recombinação é aleatória. Só por aí cada ser vivo que existe é fruto de um acaso. E cruzamos com imensos ao longo da História da Terra e da Vida.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 18:02

Toda a matéria viva partilha o mesmo material químico e constrói-se segundo a mesma molécula replicadora, o ácido-desoxi-ribonucleico, o conhecido ADN. Isto é prova da unidade da vida e o facto de diferentes formas de vida não terem origens separadas. Continua a causar perplexidade, embora já se saiba que todas as plantas e animais, organismos unicelulares e multicelulares, usam exactamente o mesmo código genético.

É claro que serve...a verdade está lá, pode é ser interpretada indevidamente.

"Rochas são sistemas abertos, mas não são sistemas vivos. Uma rocha não contraria as condições do meio, sujeita-se a ele, altera-se química e/ou fisicamente pois não possui qualquer mecanismo interno que possa ser regulado."

Porque constitui uma vida adormeciada, em latência, tens palavras chave, altera-se química e/ou fisicamente, é isso que é importante, ela está apenas adormecida, aquilo que está em causa é o conceito vida, mais abrangente. Quando acontece esse processo químico há uma transformação.

"A evolução biológica em nada apoia a pretensa evolução espiritual."

A evolução biológica em tudo apoia a pretensa evolução espiritual...tu nasces, e deverás com a idade ir amadurecendo, é só aplicar isso à escala da Vida.

Tens um solo maioritáriamente em xisto, esse xisto com o passar do tempo vai deteriorar, aparece alguém contrói uma casa, passou mais algum tempo esse xisto já é quase lascas soltas...o homem faz uma horta, semeia e planta o que mais gosta, a horta floresce, e floresce alimentada pelo xisto que passou por processo químicos como referist...não é necessáriamente sem vida...apenas não tem uma vida que lhe permita assumir liderança explícita, mas não é menos importante que tu ou um cão.

"A existência de um espírito ou alma está ao nível da crença. Só é realidade para quem crê."

No Ocidente com o rumo que as coisas levaram, não é comum, mas nao é impossível encontrar pessoas que com trabalho chegaram mais longe, é preciso estar atento. No Oriente as coisas são diferentes, o rompimento com este conhecimento não foi tão notório. Não é uma questão de crer, é uma questão de experimentar...não fica pelos insondáveis desígnios da fé

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 18:09

A lata de refrigerante tem vida?
Ela enferruja, dobra-se por acção da pressão, também se altera química e fisicamente.
Se a rocha tem vida, a lata também terá.

Tudo o que tem vida tem espírito?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 09:53

Citação:
Lena
Se a rocha tem vida, a lata também terá.

Ora, Lena! És uma descrente! ;-)

Claro que as pedras têm vida! Há umas que até guardamos junto ao coração, pela estima que lhes temos! Principalmente se se chamarem diamantes, rubis, esmeraldas e outros assim!!

:))

Cassima

Re: Ressurreição e Reencarnação
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 09:54

Anori

Já negaste ser espírita.

Não assumiste ser cristã.

Pode-se perguntar afinal o que és?

Cassima

Página actual: 5 de 30


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.