Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de December de 2008 14:48

Caro Luís Gonzaga e restantes moderadores

Andei à procura de um tópico já existente para fazer esta sugestão. Encontrei dois que se ajustavam (Nova versão dos fóruns) e (Nova versão do Fórum Paroquias.org) mas ambos estão inibidos para escrita. Assim, acabei por ter de criar um tópico novo.

nicknames que identificam facilmente se o possuidor é menino ou menina e assim não encontramos dificuldade na forma como nos dirigimos a ele. Há porém nicknames em que isso não acontece. E para esses, ou esperamos que a pessoa escreva para vermos de que forma conjuga os adjectivos, ou tentamos escrever no género de carta comercial [Caro(a)] ou arriscamos um dos casos e esperamos pela possível correcção da pessoa.

A minha sugestão prende-se com a criação de um campo "Sexo", para caracterizar cada membro do fórum. Ao surgir um novo membro, bastará consultar o seu registo público para ficarmos a saber se é homem ou mulher e, assim, sabermos como nos dirigir a ele. Como essa informação acaba por estar explícita ou no nickname escolhido ou na forma como a pessoa escreve, não me parece que isso seja invadir a privacidade de ninguém. De qualquer das formas, fica aqui a sugestão feita, à vossa consideração.

Obrigada

Cassima

[Edit - Luís Gonzaga: Obrigado Cassima. Talvez faça sentido existir um tópico sempre aberto e com lugar de destaque para que todos possam sugerir formas de melhorar este Fórum de Discussão.]



Editado 1 vezes. Última edição em 11/12/2008 13:00 por Luis Gonzaga.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de December de 2008 13:25

Olá Cassima.

Compreendo o que dizes mas não creio que essa alteração fosse resolver a situação que apontas. Uma das particularidades deste fórum é manter o anonimato de quem o pretende. Não creio que as pessoas tenham problema em assumir o seu género mesmo por detrás do anonimato. Não podemos esquecer que a língua portuguesa (ao contrário da inglesa, por exemplo) não é indefinida no género. Quase todos ou pelo menos grande parte dos adjectivos, por exemplo, tem feminino e masculino, por isso, dificilmente eu conseguirei ter uma conversa longa sem assumir o feminino ou masculino.

Além disso, se um mulher, por detrás do seu anonimato, quiser passar por homem, ou vice-versa, bastaria introduzir no campo género "masculino" e depois rever o seu texto com cuidado antes de o publicar.

De qualquer forma, penso que alguém que não se identifique o seu género, não ficará chateado connosco por o tratarmos por um género que não é o seu.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de December de 2008 17:07

Olá Luís

Quando se escreve uma mensagem privada, há uma check-box onde podemos indicar se queremos guardar uma cópia da mensagem enviada. Este campo aparece desmarcado, por defeito.

O que me acontece, é que eu começo a escrever a mensagem e quando me lembro de que gostava de guardá-la, já normalmente carreguei no botão Enviar e não há volta a dar. Há alguma hipótese de pôr a check-box por defeito a 'Sim' (se alguém não pretender guardar uma cópia é mais fácil apagá-la do que tentar reconstruí-la) ou então, haver uma opção onde possamos indicar o valor que lá vai aparecer?

Obrigada

Cassima

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de December de 2008 20:48

Citação:
Cassima
Olá Luís
Quando se escreve uma mensagem privada, há uma check-box onde podemos indicar se queremos guardar uma cópia da mensagem enviada. Este campo aparece desmarcado, por defeito.

O que me acontece, é que eu começo a escrever a mensagem e quando me lembro de que gostava de guardá-la, já normalmente carreguei no botão Enviar e não há volta a dar. Há alguma hipótese de pôr a check-box por defeito a 'Sim' (se alguém não pretender guardar uma cópia é mais fácil apagá-la do que tentar reconstruí-la) ou então, haver uma opção onde possamos indicar o valor que lá vai aparecer?

Obrigada

Cassima

Subscrevo esta proposta. :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 12 de December de 2008 15:12

Fogo quem não queria ser administrador/moderador de um fórum era eu. Que melgas, não deixam o homem em paz lol, tou a brincar :)

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de December de 2008 15:47

Com o brincar, vao-se dizendo verdades:-)

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2008 23:25

Óptima ideia: as sugestões.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de December de 2008 10:51

Olá ao luís e restantes moderadores

Seria posível passar o tópico: "poemas de natal" para o fórum Geral, só durante esta época natalícia,até ao dia 5 de janeiro, para lhe dar mais visibilidade. Este encontra-se no Adro da Igreja. Eu gostaria de acrescentar mais alguma bela poesia de natal e acho que os restantes foristas, também poderiam escrever algo da sua própria pena de inspiração, assim como trazer novos poemas de natal.
A poesia é o universo dos sentidos.

Vamos escrever poemas ao Salvador.:)

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de December de 2008 20:30

Paz do Senhor


Em alguns foruns os participantes podem escolher "avatar", que são imagens ou fotos... Não sei se os colegas moderadores acham legal, mas o site poderia disponiblizar imagens ou ícones onde cada um poderia escolher o seu, ou mostrar um atalho que apontasse para uma imagem sua, num determinado tamanho, em pixels... Na maioria dos foruns é possível ao usuário indicar foto ou ícone...

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 17/12/2008 20:32 por David_.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de December de 2008 23:11

Citação:
David_
Paz do Senhor

Em alguns foruns os participantes podem escolher "avatar", que são imagens ou fotos... Não sei se os colegas moderadores acham legal, mas o site poderia disponiblizar imagens ou ícones onde cada um poderia escolher o seu, ou mostrar um atalho que apontasse para uma imagem sua, num determinado tamanho, em pixels... Na maioria dos foruns é possível ao usuário indicar foto ou ícone...

Aí é que te dava uma coisa rapaz e fugias daqui como o diabo da cruz ao veres tantos santos nos avatares dos irmãos, na tou a brincar também lol, boa ideia sim senhor.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 16:23

Boa ideia, David.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 20:23

Caros amigos,

Muito recentemente, descobriu-se que afinal era possível colocar imagens neste fórum pois houve alguém que o conseguiu [www.paroquias.org]. Passo a explicar: este sistema de fóruns permite que se coloquem imagens, e, com algumas alterações, que se coloquem também Avatars para cada utilizador. Porém, sempre que actualizo a versão do sistem de fóruns, desactivo essa funcionalidade.

Porquê? Porque decidi (unilateralmente) que os Fóruns do Paroquias.org não teriam imagens :)

Foram três as razões que me levaram a decidir isso:
1) Se uma imagem vale por mil palavras, muitas imagens (sobretudo de gosto duvidoso) geram uma barulheira. O facto de ter imagens pode-me distrair quando leio uma argumentação mais longa.
2) Há certos temas mais polémicos cuja utilização de determinadas imagens só serviram para aquecer ainda mais o debate. Se o recurso ao insulto é por vezes recorrente nestes temas, imaginem o que seria com o uso de imagens. Estou a lembrar-me por exemplo de temas como o aborto, entre muitos outros.
3) Talvez por alguma falta de experiência em participar em fóruns, alguns utilizadores desrespeitam as regras (ausência de pontuação e parágrafos, incorrecta utilização de maiúsculas, cores, tamanho do texto, etc...), mas como só utilizamos palavras, conseguimos ter algo mais ou menos organizado e é fácil corrigir se virmos que há necessidade disso, imaginem com a utilização de imagens.
Pensem daquelas vezes que pediram aos moderadores para retirar alguma mensagem ou utilizador, o que não seria se se pudessem utilizar imagens.

Não podemos esquecer que hoje é muito mais fácil colocar imagens na Internet do que há uns anos atrás. Como é possível colocar links, optámos por convidar o utilizador a colocar o link, deixando à liberdade de quem lê se pretende ver a imagem ou não.

Pareceu-me que com esta minha decisão estaria a defender a liberdade, de quem lê (de ver ou não a imagem), algo que não seria possível se as imagens estivessem no site. Mais, como a nossa moderação não é permanente, e durante algum tempo não foi necessário registo prévio, qualquer nova mensagem poderia ser motivo de vandalização do Paroquias.org com a utilização de imagens menos próprias.

Estas foram as razões que me levaram a decidir por não ter imagens. Recentemente falei deste assunto com o Alef e as duas razões que lhe apontei fizeram com que a decisão se mantivesse.

Estou sempre disponível para mudar de opinião, sobretudo se a mudança contribuir para melhor conseguirmos os objectivos do fórum:

Citação:
a. Ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.

b. Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; os Fóruns pretendem ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.

c. Proporcionar aos participantes e leitores, mediante o debate leal dos mais variados temas, o aprofundamento da sua fé, o fortalecimento das razões da sua esperança (cfr. 1 Pe 3,15) e a redescoberta da própria vocação na Igreja, em consonância com o desafio da Nova Evangelização.

Fico a aguardar os vossos comentários.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 21:44

Luis

embora tenha sido eu a colocar a imagem, concordo com a sua proibição.

Seria de facto muito triste ver o fórum transformado numa feira e os debates ficarem para segundo plano.
Sempre considerei que o modelo esteticamente austero deste fórum evita as dispersão da atenção e reduz grandemente as conversas paralelas, ficando o debate a ganhar.

No entanto, caso seja possível, poderiam abrir a zona do Adro à postagem de imagens. É uma área mais livre e podia ser apenas a título experimental.
Saliento, livre para colocar imagens... não me estou a referir a colecção de smilies, por favor isso não!!!!
hehehe



Só de imaginar carinhas dentro de flores, estrelinhas a brilhar, querubins a mandar beijinhos já estou arrependida de ter escrito. :P

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 00:20

Paz do Senhor


O forum está muito legal do jeito que está... Não estou reclamando de nada...

Também não falei de imagens no texto das mensagens, pois acredito que dá para postar imagens assim, atualmente... A ideia seria no sentido de se poder usar inclusive, a própria fotografia do forista, abaixo do nome do usário que escreveu a mensagem... Por exemplo, onde tem "ESCRITO POR: David_" na parte superior esquerda dessa minha mensagem, poderia ter uma foto, a minha foto... Em outros foruns uso as muralhas de Jerusalem abaixo do nome... Outros usam a própria fotografia...

Mas o forum está muito agradável assim como está... A ideia de foto seria apenas para podermos nos conhecerm melhor, uma vez que poderíamos usar fotos pessoais!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 04:36

Eu vou dar uma ideia: muitas vezes mandamos uma mensagem e ficamos arrependidos de o fazer. E se nós a pudéssemos apagar, mesmo depois de enviada? Poupávamos tempo ao Alef....eheheeh

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 07:40

O fórum tem um intervalo de tempo mais que suficiente para editar as mensagens postadas pelo próprio. Erros ortográficos, pontuação e outras falhas são possíveis de corrigir nesse espaço.

Quem necessita de mais tempo para se arrepender é porque não reflecte bem antes de agir.Se assim já é o que se vê, imaginem com total liberdade para reeditar as mensagens... seria até um convite à peixeirada.

Se o arrependimento é assim tão profundo e tardio, podem sempre pedir junto da moderação para que a mensagem seja editada ou mesmo eliminada.

Querem ajudar o Alef, ajam com responsabilidade e maturidade.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 10:43

Ela não sugeriu para alargar o tempo de edição que eu saiba ai ai, sugeriu haver opção de podermos eliminar os próprios posts, mas não concordo, senão agora dava-me na cabeça apagar uma mensagem minha que já foi respondida, não tem lógica nenhuma. Quanto ao uso de imagens engraçado que nos foruns brasileiros que frequentei cheguei a ver o uso de boas estrategias, o uso de imagens para ofender, provocar sorrateiramente e passar despercebida, acho muito bem então que não se possa usar, falar e debater tudo às claras é que é de gente decente e de bem e é a ideia do fórum. Quanto a smilies acharia util, assim fica muito impessoal, e seria uma forma de tranmitirmos o tom e o nosso estado de espirito, assim uns a sorrir e simpático, ou de óculos escuros assim todo cool, assim como eu.

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 15:18

Eu concordo que houvesse para apagar e para compor!

Como neste :www.srcoronado.com

Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 15:23


Re: Sugestões para o fórum Paróquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de January de 2009 21:13

Ana.

Faz sentido que se deixe editar uma mensagem durante um período de tempo. No Paroquias.org é de 15 minutos. Ao editares podes apagar todo o seu conteúdo e, nesse caso, os moderadores removeriam de seguida essa mensagem.

Podemos alargar o tempo de edição, mas corremos o risco de criar outro tipo de problemas. Imagina: eu escrevo algo. De seguida tu respondes. Depois eu edito a minha mensagem e altero o sentido da mensagem, deixando a tua resposta sem sentido. O que fazes de seguida? Dizes que eu escrevi algo que agora já não está lá? Complicado...

O mesmo se passa com o poder apagar mensagens: se eu digo algo e alguém me responde, mas depois posso apagar a minha mensagem, que sentido faz a resposta?

Já aconteceu alguém demorar mais que 15 minutos a editar a sua mensagem, pelo que escreve outra com as alterações e os moderadores apagam a primeira.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.