Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 8 de 9
Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 15 de March de 2009 16:11

O que me parece imoral é deixar uma criança de 9 anos correr um risco grave, sobretudo se é duvidosa a esperança de salvar os dois fetos.

pontosvista

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de March de 2009 19:05

isso não é imoralidade isso é imprudência.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de March de 2009 22:36

Desculpem li a pergunta na diagonal. Por isso percebi que o pontosvista disse que achava imoral uma criança de 9 anos ter filhos. Enfim muito na diagonal.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 14:28

A discussão deste assunto está dividida neste tópico e no "Aborto é mais grave que a violação". Vou apenas responder aqui, mas talvez me refira também a mensagens do último.

O facto de em certas culturas estar entranhado o hábito das gravidezes adolescentes ou mesmo na infância não as torna aceitáveis. Em Portugal a idade mínima legal para casar é 16 anos. Sejam eles ciganos, africanos ou quaisquer outros. Choca-me sim uma gravidez na infância, qualquer que seja a realidade, cultura, país ou etnia de origem da grávida. E não aceito isso como normal. Não me parece que estes casos tenham alguma coisa que ver com "cedência à cultura do bem estar e do sucesso financeiro em que se ceifa uma vida, pelo sucesso profissional, pela carreira, por um canudo universitário".

Além de não aceitar as gravidezes na infância como normal, seja lá onde for que ocorram, acho perfeitamente normal que essa seja uma realidade que não se aceite e se lute contra ela. Se assim não fosse, só porque nessas outras culturas é aceitável, então teríamos de aceitar a excisão - esse crime hediondo - teríamos de aceitar a escravatura (e não julguem que falo da escravatura no mundo ocidental eliminada há tanto tempo...) que existe ainda hoje em certos territórios (há inclusive países que só a ilegalizaram no final do século XX!).

Há valores que não dependem da cultura nem do país onde os factos ocorrem. Pode tentar-se lutar contra uma realidade sem antagonizar as pessoas, mas não pode deixar de se combater com o pretexto de que faz parte da cultura.

Cassima

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 18:17

Enfim cassima: tenta-se logo generalizar. Também teriamos que aceitar a pena de morte nos estados unidos, no irão e etc, etc. Claro que não. Uma gravidez seja ela qual for tenciona gerar vida, não morte, ou sofrimento. Por isso ambos acontecimentos não são comparáveis. É só ler o que diz esta página um genecologista sobre a cultura cigana, para pelo menos perceber que existe diferença de tratamento dos médicos.

Como é orientada uma adolescente que procure um ginecologista por estar grávida? O médico encaminha-a para a consulta de um hospital civil? Fornece-lhe, caso ela necessite, contactos de associações que ajudam adolescentes grávidas?

Existem populações, como a cigana, em que a gravidez na adolescência é procurada. Trata-se então duma situação perfeitamente normal. Noutras a jovem adolescente levanta alguns problemas e dificuldades, mais dependentes do seu enquadramento sócio-familiar e profissional. Não é obrigatório que uma jovem grávida tenha de ser vigiada medicamente em meio hospitalar, mas em regra nas instituições existem grupos de trabalho que envolvem para além de médicos e enfenneiras especialmente dedicados, psicólogos e assistentes sociais que se envolvem na minimização dos efeitos negativos existentes.


Aqui em Aveiro o Governo civil de aveiro quis levantar problemas com a população cigana, devido a estas engravidarem muito novas, querendo fazer acusações de pedofília. A diocese de Aveiro opôs-se, porque as culturas não podem ser comparadas.
O facto de os nossos pais direcçionarem as nossas vidas, para primeiro obtermos um bom emprego e depois casarmos e termos filhos, não pode obrigar outras culturas a fazer o mesmo. Lembro a bíblia quando em tempos ancestrais o maior orgulho para as pessoas era serem férteis. Era dom de Deus.
Uma gravidez comparada, com uma excisão...fogo outros tempos estes, outras mentalidades e mais que isso outras prioridades.

Não quero com isto afirmar que uma gravidez numa infante brasileira seja desejável, pois culturalmente não está preparada para tal, ainda para mais tendo sido estuprada, mas isso não implica que quem tenha que pagar os erros dos outros, seja quem não tem voz.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 19:25

são 2 questões diferentes.

1 - antes dos 16 anos não é desejavel que tenham relações sexuais nem engravidem. Tem consequencias negativas no desenvolvimento.

Posto isto não é boa pratica ver e tratar as adolescentes que engravidam como desgraçadinhas. Em muitas culturas, não só a cigana, a adolescente-mãe sente uma promoção, não sente que lhe aconteceu algo negativo mas sim que foi promovida ao mundo dos adultos.
Mesmo fora dessas culturas, na minha freguesia pude verificar que as adolescentes que engravidaram aos 14, 15 anos o fizeram intencionalmente ou semi-intencionalmente. Vinham todas de familias aonde lhes faltava o afecto e o bebé era uma fuga para essa falta de afecto. procuravam a constituição de uma nova familia aonde tivessem um papel mais importante e aonde sentissem mais afecto. Infelizmente na maior parte dos casos os problemas aumentaram, as ilusões que elas tinham não se tornaram realidade.
Mas há muito de cultural nesta repulsa da gravidez precoce e parece-me que há algum empolamento das consequencia negativas dessas gravidezes.


2 - Sendo essas gravidezes de evitar, tendo consequencias negativas se ocorrerem deve ser evitado o aborto. Para quem não valoriza a vida do feto humano, para um ateu que não dá valor ao ser humano como tal mas apenas em função das suas capacidades é normal que considere que a melhor opção na maior parte destes casos seja matar o feto.
Para um cristão há aqui um conflito entre os direitos de 2 seres humanos. E para Deus não há seres humanos de 1º e seres humanos de 2ª, todos somos iguais.
Posto isto deve ser ponderado o risco para a saude da mãe, isto sendo ela uma criança ou uma mulher de 45 anos, e o direito à vida do feto.
O ideal é que se consigam conciliar as 2 vidas. Existindo um consideravel risco de vida ou para a saude acho aceitavel que a mãe opte pelo aborto.
Neste caso em concreto não sei quantificar os riscos, duvido até que existam muitos dados que o permitam quantificar. São casos rarissimos e pouco documentados. De referir que neste caso para além das consequencias fisicas existem consequencias psicologicas porque a gravidez foi o resultado de abusos sexuais por parte do padastro.


Para além das capacidades diferentes há outro factor que infuencia a valorização que as pessoas fazem das vidas do feto e da mãe. O feto não é visivel, longe dos olhos, longe do coração. A consequencia disto é que na "balança" acabam por ser consideradas 1 realidade palpavel, a vida da mãe, e uma realidade que para a enorme maioria é uma abstração. A vida do feto humano é percepcionada principalmente como uma abstração, um projeto futuro, não uma realidade presente.
Os 20 milhões de mortos que refere o vitor são, para quase todos, uma abstração, uma estatistica. Morre uma pessoa, é uma tragedia, morre um milhão, é uma estatistica. É uma luta desigual, em que o mais fraco é o ser humano por nascer, ser a quem tende a ser recusado todo e qualquer direito.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/03/2009 19:36 por camilo.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 19:37

mensagem acima edita, com sentido alterado.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 19:41

[pt.wikipedia.org]



Editado 2 vezes. Última edição em 16/03/2009 19:45 por camilo.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 20:25

O discurso e a prática:

Citação:
O ideal é que se consigam conciliar as 2 vidas.

Lugar comum.

Citação:
Existindo um consideravel risco de vida ou para a saude acho aceitavel que a mãe opte pelo aborto.

Concessão teórica.

Citação:
Neste caso em concreto não sei quantificar os riscos, duvido até que existam muitos dados que o permitam quantificar. São casos rarissimos e pouco documentados.

Negação prática.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 21:02

Citação:
firefox
O discurso e a prática:
Citação:
O ideal é que se consigam conciliar as 2 vidas.

Lugar comum.

Citação:
Existindo um consideravel risco de vida ou para a saude acho aceitavel que a mãe opte pelo aborto.

Concessão teórica.

Citação:
Neste caso em concreto não sei quantificar os riscos, duvido até que existam muitos dados que o permitam quantificar. São casos rarissimos e pouco documentados.

Negação prática.

arrogancia

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de March de 2009 21:35

Generalizei, Vítor? A minha primeira intervenção sobre o assunto da miúda brasileira foi precisamente para dizer que o caso dela não devia ser generalizado, devia ser visto o caso concreto e não devia ser usado na discussão a favor ou contra o aborto.

Quem trouxe a questão dos ciganos e africanos foste tu. E eu limitei-me a usar as portas que tu abriste.

Não te admires de eu ter trazido o tema da excisão (assim como o da escravatura). Afinal usaste o canibalismo como comparação.

E a excisão é uma realidade que existe em Portugal. Há fortes suspeitas (não sei se já há certezas) de que é praticada cá, principalmente pela comunidade guineense.

Eu acredito que para se ser cidadão não se pode invocar apenas o privilégio dos direitos. Há que aceitar a responsabilidade dos deveres. Se a Lei diz que não se pode casar antes dos 16 anos, é para aplicar a qualquer cidadão deste país, qualquer que seja a sua origem étnica. Se a Lei diz que não se pode praticar excisão, é a aplicar para qualquer cidadão deste país, qualquer que seja a sua origem étnica.

A gravidez na adolescência, no meio de tanta coisa (na infância então é ainda muito pior), rouba por exemplo o direito fundamental à educação. Quantas adolescentes grávidas acabam a escolaridade ou com que facilidade o fazem, tendo em conta a sua nova situação, dificuldades e encargos?

Não vamos agora invocar os tempos da Bíblia ou outros afins, porque senão, ainda nos pomos a discutir como se faz fogo.

A gravidez é para dar vida mas traz muitas vezes morte e sofrimento e as probabilidades disso acontecer aumentam se for uma criança a grávida.

Não comparei a gravidez e a excisão (e a escravatura) como realidades. Comparei-as como usos que as comunidades podem argumentar que fazem parte da sua cultura.

Cassima

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 03:30

Citação:
camilo
arrogancia

Também acho, mas preferi não fazer juízo de valor da sua msg.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 09:35

Citação:
Cassima

A gravidez na adolescência, no meio de tanta coisa (na infância então é ainda muito pior), rouba por exemplo o direito fundamental à educação. Quantas adolescentes grávidas acabam a escolaridade ou com que facilidade o fazem, tendo em conta a sua nova situação, dificuldades e encargos?


Espero que haja Universidades no céu ...

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 09:41

Citação:
vitor*
Espero que haja Universidades no céu ...

E qual a razão para a ironia, Vítor?

Cassima

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 09:46

ela é auto-explicativa.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 09:57

Como pareces querer insinuar a minha posição pró-aborto (os fetos abortados iriam tirar o curso no Céu), aconselho-te a apontares para outro alvo.

E não retires mais conclusões do que aquelas que estão expressas.

Cassima

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 10:03

nem era bem isso que estava a apontar. isso seria muito básico. nem sabia que eras pró-aborto.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/03/2009 10:04 por vitor*.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 10:15

Citação:
vitor*
nem era bem isso que estava a apontar. isso seria muito básico. nem sabia que eras pró-aborto.

E não sou!

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 11:01

ainda bem.

poderia explicar a minha ironia, mas melhor meditar.

Re: Aborto em situações de risco
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de March de 2009 13:55

"Quando se educam meninas, há menos probabilidades de elas serem vítimas de violência e exploração, de casar mais cedo e de terem filhos prematuros", destaca Rania num vídeo, a propósito do Dia Internacional da Mulher.

do Público

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 8 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.