Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de September de 2013 14:25

Olá firefox

Sobre "Roma falou"... Se nos lembrarmos do anátema de Trento sobre a missa em língua vulgar ou de alguns dos erros do "Syllabus" e da realidade de hoje vemos que há coisas,escritas por papas, que mudam. Pode é demorar muito tempo.

Sobre o "rumo actual"... Dos *ismos que indicaste só não conhecia o gramscismo. Já sei o que é. Tenho andado atenta sobre o mundo actual e já agora, o meu cepticismo sobre a "Primavera" árabe veio a concretizar-se. Mas independentemente do rumo actual da sociedade eu falava era do rumo actual da Igreja. E não há como negar uma falta cada vez maior de padres, uma intervenção cada vez maior dos leigos e, nestes, uma presença esmagadora de mulheres.

Um abraço

Cassima

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de September de 2013 14:36

Olá vitor*

Duas notas apenas, visto que a conversa não é comigo:

- "seguidismo cego": É uma expressão dura e desadequada. Nem o firefox deu imagem disso nem todos aqueles que escolhem não criticar são seguidores cegos. Há nuances e diferenças que devem ser reconhecidas.

- "no japão há mais cristãos que em Portugal": arrogância grande visto que o que possas conhecer do Japão e mesmo de Portugal inteiro não te permitem uma conclusão dessas. Essa história da galinha da vizinha ser sempre melhor é sempre triste...

Fica bem

Cassima

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 03:26

Cassima onde vocÊ já viu em Portugal esquecer-se de dinheiro numa máquina de bebidas e o dinheiro ser depositado junto da máquina à espera que o dono apareça(eram apenas 40 ienes)? Passam muitas pessoas pela máquina e ninguém toca no dinheiro. Ou esquecer-se da carteira ou do leque e a carteira e o leque continuarem intactos por 24 horas até que o dono apareça. Aqui a honestidade é a regra não algo excepcional como em Portugal e não só em Portugal mas nos países ocidentais.
Ou como me aconteceu a mim e acontece com a generalidade dos ocidentais que andam aqui às cegas, que querem conhecer sítios e aparece um japonês que se desvia dois kilómetros do seu caminho para me levar a conhecer a catedral de tóquio.

A galinha do vizinho por vezes é mesmo melhor que a nossa, embora concorde, seja triste, porque a moral crista é mais elevada de todas no meu entender.
já agora eu conheço muitas galinhas do vizinho, de muitas culturas e credos e não poderia afirmar o mesmo em relação a elas do que afirmo em relação aos japoneses.

seguidismo cego. fico contente por apenas afirmar que "nem todos", mas acredito que podiam ser todos.



Editado 1 vezes. Última edição em 03/09/2013 03:27 por vitor*.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 04:41

Citação:
Cassima
Mas independentemente do rumo actual da sociedade eu falava era do rumo actual da Igreja. E não há como negar uma falta cada vez maior de padres, uma intervenção cada vez maior dos leigos e, nestes, uma presença esmagadora de mulheres.

É verdade, amiga. Já toquei nesses assuntos antes, de outras conversas. Todavia, sobre esses não há nenhuma declaração onde um papa tenha manifestado tão claramente a intenção de ex-catedra, pelo que considero o tema encerrado. Coloquei os prós e contras no cabide e minha atenção deixou essa questão em favor de outras mais urgentes.

Sobre a falta de padres, o que tenho pensado talvez assuste. O número de vocações aumentou em diversos lugares, mas a proporção padres/leigos ainda é tão pequena pq a quantidade de (ditos) leigos está muitíssimo inflada.
Um bom número desses será que precisa mesmo de padres? Não lhes dão a mínima, têm uma visão praticamente pagã do cristianismo e do papel do padre não é muito diferente. O quadro protestante tb não é muito bonito, em grande parte está pior.
A propaganda anticristã é enorme e não me surpreende que tantos estejam com uma visão crítica hipertrofiada. Qual a última vez que viu alguém falando bem da igreja na mídia? Da mídia não devemos esperar nada.

Acho que caminhamos outra vez para a igreja do pequeno rebanho e outra vez para para a igreja dos mártires. Curiosamente, digo isso sem pessimismo e com muita esperança de melhoras, mas tenho pena de perceber como tantos estão se perdendo nessa confusão.

Paz e Bem

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 04:55

Citação:
vitor*
Cassima onde vocÊ já viu em Portugal esquecer-se de dinheiro numa máquina de bebidas e o dinheiro ser depositado junto da máquina à espera que o dono apareça(eram apenas 40 ienes)?

Vc imagina Portugal mantendo campos de concentração mil vezes piores que da Alemanha? Está com uma visão idealizada dos japoneses. Já trabalhei com alguns e já visitei tb o Japão. Tenho admiração pela cultura oriental, mas está muito longe de ser o paraíso que está desenhando aqui.

Ficou admirado por um japonês se desviar do caminho para atender turistas? Sabia que eles são ensinados assim e que o turismo lá é tratado como negócio sério? Aqui no interior do Brasil, existe muita gente que sem nada disso não somente se desviaria do caminho mas ainda convidaria o estranho para se sentar à mesa com a família. Nem por isso digo que isso aqui é uma maravilha, pq outros tantos facilmente o assaltariam e o estranho teria sorte se ainda não lhe acontecesse algo pior.

Racismo e xenofobia não são bons conselheiros!

Att.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 13:20

A sério, Vítor?

Vais tirar conclusões por causa de exemplos de boas pessoas? Como se não conhecêssemos todos exemplos de boas acções. Lembro-me assim de repente de um pastor, já velho, que partilhou a merenda com um casal de turistas, estrangeiros, que lhe apareceram no cimo do monte; de um velhote que, questionado sobre como chegar a um determinado lugar no meio dum monte resolveu levar as pessoas lá com medo que elas por lá se perdessem; dum camionista que, há largos anos, se desviou do percurso dele apenas para me deixar e ao meu irmão - a quem nos tinha dado boleia - mais perto de casa; dum caso que vi, na bicha do supermercado, duma pessoa que alertou o vendedor para o engano do preço (que favorecia essa pessoa), etc, etc...

Não vais encontrar nenhum povo (nenhuma religião) sem mancha, por mais exemplares de bondade que encontres...

Creio que andas a construir um complexo de inferioridade.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 13:42

primeiro não retiro de bons exemplos nem ando a contruir um complexo de inferioridade alguma.
Em que parte de "Aqui a honestidade é a regra não algo excepcional como em Portugal e não só em Portugal mas nos países ocidentais. " é que eu não fui entendido.

Xenofobia e racismo contra aquilo aquilo que sou, português? Firefox por favor. Não vou passar a ser japonês por causa disso nem vou passar a gostar mais da cultura oriental do que gosto da cultura crista, mas temos que saber ver e apreciar que há culturas evoluídas como a japonesa. Eu não estou de visita ao japão eu estou aqui a trabalhar e conheço a impecabilidade no trato de cada um. Não é algo excepcional este bom trato é regra com uma ou outra excepção.

Mas preciso de admitir que os salvos não são aqueles que dizem "Meu Deus Meu Deus" mas aqueles que "poem as minhas palavras em prática". E daquilo que conheço muitos japoneses poem essas palavras em prática. Foi nessa perspectiva que disse que há muitos cristãos aqui.
Mas também os há muçulmanos judeus e ateus, que mesmo sem as terem ouvido poem as palavras de cristo em prática.

Mesmo na parte em que jesus diz que quem acreditar nele sera salvo ele certamente não se esqueceu que quem acredita nele põe as palavras em prática.

Eu acredito em Cristo como verdade encarnada, mas luzes dessa verdade podem ser encontradas em outras culturas e nalgumas até mais que as ocidentais. Infelizmente. Porque a responsabilidade de quem ouve as palavras é bem maior do que aquele que não as ouve. É como aquele filho naquela parabola contadfa por Cristo que diz que vai mas não vai, e o outro dizendo que não vai arrepende-se e vai. Está bem explicado na bíblia.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 13:42

Olá firefox

Eu não sei muito bem como se vai resolver essa questão, mas não eram os anátemas de Trento também definitivos?

Além do mais, não têm de ser as definições ex cathedra sobre questões de fé e moral? Em que é que o sexo do oficiante interfere na fé ou na moral? Parece-me que a saída será por aí...

Sobre a Igreja do futuro, há uma realidade Europa e outra fora dela. A Igreja de que falas parece-me que já está a acontecer fora da Europa, ou pelo menos, África e Ásia. A Igreja da América não sei bem como caracterizá-la. Vendo a realidade do Brasil que as estatísticas nos apresentam, parece-me que irá ficar pequena. As do Norte não sei bem. Um fórum que tenho frequentado é dos EUA e espero que a realidade que aparece ali não seja a verdadeira, porque todos (a maioria) me parecem de um catolicismo estranho. E a da Europa: ora aqui já somos poucos. Vamos ser mesmo poucos. Perseguidos não sei se será a realidade, mas acredito que caminhamos para uma realidade em que a sociedade não terá grande consideração por nós, um pouco como se fossemos os primos antiquados, tapados, sem capacidade para mais...

Abraço

Cassima

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 13:58

Se não andas a construir um complexo de inferioridade a minha interrogação não é tão estrambólica como isso, visto que de há umas partes para cá andas a concluir que a crise só afecta os católicos ou os latinos e agora que os orientais são mais honestos que nós...

Não conheço o trato diário dos japoneses e não me custa a acreditar que sejam civilizados e de bom trato. Até é uma cultura que, cá de longe, vou admirando.

Já pensaste que esse trato de que falas será tal talvez o resultado de uma cultura que manteve até à segunda guerra mundial um sistema feudal e o imperador como figura divina? Se a honestidade fosse tão geral como isso, como justificar a Yakuza, por exemplo.

Prefiro manter-me na minha convicção de que há bons e maus em todo o lado e não há povo algum que tenha esses pergaminhos sem mancha.

Fica bem

Cassima

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 14:05

Eu não disse que são todos santos impecáveis.
Há defeitos como estar uma pessoa a ter um ataque epileptico e ninguém prestar ajuda, como viu um amigo meu, ou a arfar numa montanha daqui do japãoe ninguém prestart ajuda, o que sinceramente não concordo, mas no entanto há tantos aspectos positivos que é impossível ficar indiferente a isso.

além disso não tenho dúvidas que a cristandade do norte é diferente da cristandade do sul da Europa, não sei onde é que isso e quanto é que pode ter afetado na crise mas deve ter a sua quota de responsabilidade.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 14:07

Aqui em tóquio posso deixar a minha bicicleta destrancada que ninguém me rouba.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 14:15

Na minha terra podes deixar uma enxada à vista que também ninguém ta quer.

:P


Mas também acredito que em Portugal dificilmente alguém veria uma pessoa a ter um ataque sem tentar ajudar...

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 14:42

A tua terra e a minha tem 0.001% (salvo arredondamento) da população de tóquio.:P

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de September de 2013 18:27

Citação:
vitor*
no entanto há tantos aspectos positivos que é impossível ficar indiferente a isso.

Ninguém fica indiferente a isso, especialmente considerando que as diferenças culturais são muito grandes. Sobre a evangelização do Japão, S. Francisco Xavier fez notar a Sto Inácio, por carta, que o povo japonês era peculiar de muitas maneiras, que era extremamente difícil converter japoneses ao cristianismo, mas uma vez convertido um era difícil demovê-lo. Essa obstinação que produziu tantos mártires tb produziu carrascos terríveis. Inclusive existe um romance triste sobre isso, Silêncio, de um autor japonês, Shusaku Endo. Está sendo filmado por Scorsese. Uma coisa é notar a diferença, entretanto, e outra é começar a fazer distinção de pessoas com base no preconceito.

Citação:
vitor*
além disso não tenho dúvidas que a cristandade do norte é diferente da cristandade do sul da Europa, não sei onde é que isso e quanto é que pode ter afetado na crise mas deve ter a sua quota de responsabilidade.

Ainda nisso? Norte-Sul outra vez? Acaso tem alguma dificuldade para não conseguir raciocinar dividindo tudo entre dois blocos?

Att.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 04 de September de 2013 01:46

Preconceito (priberam)-
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos.objetivos.objetivos. = INTOLERÂNCIA
3. Estado de abusão, de cegueira moral.
4. Superstição.

1.conheço não anteciapdamente as culturas das quais falo mas posteriormente as ter conhecido é que falo nelas.
2-Dados objectivos resultam de 1 .Não é Intolerância porque não ando aos tiros a ninguém
3.não consigo relacionar
4.obviamente que não sou supersticioso.

A divisão é uma operação matemática perfeitamente legítima e reconhecida internacionalmente não vejo motivo para não a poder usar, quando neste caso parece fazer todo o sentido dadas as inequivocas diferenças culturais em esses "dois blocos".



Editado 1 vezes. Última edição em 04/09/2013 01:47 por vitor*.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 04 de September de 2013 02:32

Relativamente ao ponto 2 quero acrescentar ainda, que a minha opinião não é desfavorável e pode ser favorável, como neste caso, mas pode ser desfavorável com base na experiência que tenho. E da experiência, neste caso, pessoal, resulta uma certa quota de objectividade e de subjectividade porque sou eu que a faço. Não insista em chamar-me preconceituoso, xenófobo e racista porque sou tudo menos isso. Sou muito amigo de todas as culturas e religiões e de todas as pessoas que elas compõem. Acho que isso até é bem claro nos meus posts, quando digo que existem muitos que são cristãos, sem nunca terem ouvido as palavras de Cristo.
Acrescento ainda que a xenophobia não é quando se receonhecem diferenças entre as culturas, porque ou se é cego e não se quer ver essas diferenças, ou se é medroso ao ponto de ter medo de as encarar e aceitar que existem culturas dignamente insiituidades tão dignas como a nossa ou ainda mais.
A xenophobia acontece quando se começa a tratar as pessoas de forma diferente conforme essa cultura, algo que não faço, trato todos com a total dignidade que merecem, independentemente de serem ateus, cristãos, judeus, africanos, sul-americanos, ocidentais, etc etc. COmpreendo perfeitamente e aceito que das culturas resulta uma boa parte do comportamento das pessoas e uma outra parte da proactividade de cada um pois por isso não tenho que julgar ninguém. Espero que com isto tenha tornado claro que a xenophobia o racismo e o preconceito não fazem de todo parte da minha pessoa. Acho que os meus grandes amigos muçulmanos, japoneses(poucos porque são muito timidos), hindus, ateus podem atestar isso mesmo.
Citação:
vitor*
Preconceito (priberam)-
1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos.objetivos.objetivos. = INTOLERÂNCIA
3. Estado de abusão, de cegueira moral.
4. Superstição.

1.conheço não anteciapdamente as culturas das quais falo mas posteriormente as ter conhecido é que falo nelas.
2-Dados objectivos resultam de 1 .Não é Intolerância porque não ando aos tiros a ninguém
3.não consigo relacionar
4.obviamente que não sou supersticioso.

A divisão é uma operação matemática perfeitamente legítima e reconhecida internacionalmente não vejo motivo para não a poder usar, quando neste caso parece fazer todo o sentido dadas as inequivocas diferenças culturais em esses "dois blocos".



Editado 3 vezes. Última edição em 04/09/2013 02:54 por vitor*.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de September de 2013 04:45

Citação:
vitor*
quando digo que existem muitos que são cristãos, sem nunca terem ouvido as palavras de Cristo

Lendo isso, só posso concluir que não sabe o significado da palavra. Imagino que não tenha notado que está cuspindo no sangue dos mártires. Para ser mais claro: não, eles não são cristãos! Pode até achar que eles são boa gente, em vários sentidos, mas eles não são cristãos.
Provavelmente esse erro não é culpa sua, eu mesmo já fui enganado por essa coisa de "cristão anônimo", mas analisado com cuidado esse conceito é infeliz em si mesmo.

Att.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/09/2013 04:46 por firefox.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de September de 2013 15:19

Citação:
firefox
Citação:
vitor*
quando digo que existem muitos que são cristãos, sem nunca terem ouvido as palavras de Cristo

Lendo isso, só posso concluir que não sabe o significado da palavra.
Imagino que não tenha notado que está cuspindo no sangue dos mártires.
Não sei porque insiste em usar estas palavras rudes "cuspir". Jesus não morreu por Ele próprio mas pelo outro. Imagino que os Mártires não tenham morrido por eles próprios, nem sequer por Deus, porque Deus não precisa disso, porque é infinito, intemporal, imutável, mas morreram pelo outro a exemplo de Cristo. Isso é levar a moral ao extremo ao pico, que é o Símbolo maior do Cristianismo, morrer pelo outro. Será que sou Cristão senão for capaz de o fazer? E precisarei de conhecer as palavras de Cristo para o fazer? A resposta à primeira questão é que não. A resposta à segunda questão é também não. Penso que pessoas que não pertençam ao Cristianismo são capazes de dar a vida pelo seu semelhante desde que conheçam o Amor, que é transversal a todo o homem e um outro nome para Cristo : Deus é amor.

Citação:
firefox
Para ser mais claro: não, eles não são cristãos! Pode até achar que eles são boa gente, em vários sentidos, mas eles não são cristãos.
Provavelmente esse erro não é culpa sua, eu mesmo já fui enganado por essa coisa de "cristão anônimo", mas analisado com cuidado esse conceito é infeliz em si mesmo.

Att.

Acho que já o vi falar em ateísmo prático (uma pessoa que se diz crente mas que na prática é ateia). Da mesma forma há Cristãos práticos(pessoas que se dizem ateus, mas que na verdade são Cristãos).

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 07 de September de 2013 14:57

Olá Genteeee
Boa tarde*-*

Sem querer entrometer-me, mas já entrometendo, eu sou daquelas que, infelizmente, cada vez vê mais coisas más em Portugal, e na Europa em geral - talvez com exceção da Itália ou da própria Espanha que já mudou tanto para pior.

Vitor gosto imenso do Japão, da cultura japonesa, da integridade e honestidade dos japoneses, eles cultivam e levam à prática valores que em Portugal já só constam do dicionário - como por exemplo o valor da «honra».

Mas o meu sonho ideal é um país da América Latina de «habla hispana». Chamem-me doida, mas para mim o melhor povo do mundo é o povo mexicano!

Estou a falar em termos ou de Cristianismo ou, em casos de países não cristãos como o Japão, valores morais.

Infelizmente, em relação a Portugal, tenho de me esforçar bastante para conseguir encontrar coisas boas para referir, e acreditem que isto me custa muito.

Nem entre os católicos, nem entre os evangélicos, Portugal se destaca. Caramba, custa-me tanto encontrar pessoas comprometidas com Cristo ou com os valores da moral cristã (transversal a qualquer denominação cristã) neste país...

E o pouco que encontro é constituído por......:.::..... pessoal espetacular que veio do Brasil para evangelizar Portugal!

Digam-me se não é triste :((((

Onde está a geração de jovens católicos ou evangélicos portugueses que estão neste mundo para fazer a diferença? Para impactar vidas!

Vejo muitos católicos a fazer o que eu fazia: discutir doutrinas, querer revolucionar a Igreja; vejo outros católicos a prestar serviços de voluntariado e humanismo cristão em diversos locais. Mas um humanismo sem pregação do Evangelho, sem o apelo, o convite amoroso à conversão do outro a Jesus Cristo...

Depois quase não vejo evangélicos, que são os que habitualmente se chegam à frente para levar bem alto o nome de Cristo e os que, goste-se ou não, realmente vivem de acordo com o que pregam.

Os que encontro são brasileiros.... e pergunto-me: onde estão os jovens cristãos (não importa a denominação) portugueses? O que andam a fazer? Será que ainda existem meninas cristãs de 15, 16 17 anos, portuguesas, capazes de falar contra as relações sexuais pré-maritais? Será que ainda existem meninas de 20 21 22 anos que levam a Bíblia para a universidade ou para o trabalho e organizam grupos de oração? Será que os nossos jovens evangelizam?

O que vejo é muito conformismo, muita covardia e uma mentalidade muito, demasiado acomodada aos tempos modernos. Noutros países, não é assim! Podem ser poucos, mas existem... aqui é tudo tão diferente.

I'm so sorry, mas não sou feliz em Portugal, por muito que uma frase destas possa chocar muita gente. Não era este Portugal que eu queria.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Miriam (IP registado)
Data: 07 de September de 2013 15:38

Só pra complementar o que disse acima, deixo-vos um comentário que ironicament coloquei num daqueles blogs (diz que) católicos portugueses, onde só se fala de coisas que a Igreja não ensina, mas nada de espiritualidade, zero de evangelização...

Jovem cristã portuguesa procura para amizade sincera e partilha de experiências de fé, jovens cristãos portugueses, de qualquer denominação trinitária cristã, homens e mulheres, que saibam ao menos uma destas coisas listadas abaixo:
-Compor para Deus: compor poemas para oração, ou para hinos de louvor
-Pregar a Palavra – com base em virtudes, versículos bíblicos ou características de carácter –
---evangelizar outros
-viver a Palavra, de modo que outros notem a diferença e digam: uau, por que é que esta ou aquela pessoas são tão especiais
-Louvar e adorar: tocar instrumentos musicais (teclado, guitarra, bateria, violino):
-cantar: salmos, hinos – cânticos, dançar. Improvisar no louvor
-Orar: procurar a presença de Deus: pedir perdão, mostrar sincero arrependimento, dor dos pecados.
-confortar os outros com Palavras de misericordia, esperança, auxílio a outros a percorrer a sua historia ou a semana pra ter mais intimidade com Jesus
-Oração de intercessão, de batalha espiritual, súplica, adoração, oração de entrega, de confiança, de consagração
-Estudo das escrituras com explicação, visualização e usando a imaginação.
-Tenha algum talento particular: louvor, teatro, dança, pregação, composição, intercessão, evangelização de jovens e crianças, apoio aos pobres,

Ben... onde está a geração dinâmica portuguesa?

Se alguém conhecer, apresente-me para que eu possa mudar a minha opinião sobre o estado catastrófico do Cristianismo em Portugal, onde Maria Santíssima disse que nunca se perderia a fé.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.