Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de November de 2008 02:49

É sabido que as várias mulheres católica que se têm feito ordenar sacerdotisas, à rebelia da hierarquia católica, têm sido excomungadas, o mesmo acontecendo a outros intervenientes, se católicos.

Ora, há dias o Miguel Marujo publicou um «post» no «Cibertúlia» com o título «Não aprendemos com os erros anteriores». Confesso que li muito rapidamente e fiquei com a impressão de que a Congregação para a Doutrina da Fé tinha ameaçado com pena de excomunhão um padre americano por este defender publicamente a ordenação das mulheres. De facto, o primeiro parágrafo da notícia, que é o citado no Cibertúlia diz o seguinte:

Citação:
«Maryknoll Fr. Roy Bourgeois has been threatened with excommunication by the Vatican's Congregation of the Doctrine of the Faith for his support of women’s ordination, according to a letter made public today».

Ora, o termo «support» pode ter vários sentidos, mas vi-o inicialmente com o sentido corrente de «ter uma opinião favorável sobre»; fiquei algo surpreendido e comecei a pensar se teríamos agora uma nova vaga de excomunhões, já que muitos têm sido os que se manifestam a favor da ordenação das mulheres. Depois li a notícia integralmente e percebi que havia mais: ele não apenas é favorável à ordenação das mulheres como participou na ordenação de uma mulher e fez a homilia. Isto é substancialmente mais grave que o mero defender publicamente a ordenação das mulheres, o que, já de si, colide ou pode colidir com a «Ordinatio sacerdotalis».

Seja como for, estes acontecimentos causam danos importantes, nas mais variadas sensibilidades católicas. Ao ler a carta que Roy Bourgeois escreve levantam-se muitas questões muito sérias no que diz respeito ao discernimento da vontade de Deus. Ao que parece, ele manterá a sua posição e a Congregação Para a Doutrina da Fé manterá a sua. Valerá a pena?

Seguem em baixo a notícia, do «National Catholic Reporter» e a carta, no original e numa tradução bastante sofrível. Por fim, também a notícia tal como foi dada no «Estadão».

Alef






A) A notícia:

Citação:
National Catholic Reporter
Roy Bourgeois threatened with excommunication

Maryknoll Fr. Roy Bourgeois has been threatened with excommunication by the Vatican's Congregation of the Doctrine of the Faith for his support of women’s ordination, according to a letter made public today.

The letter was written by Bourgeois and addressed to the Congregation of the Doctrine of the Faith. It was distributed via e-mail by Bill Quigley, a New Orleans lawyer who represents Bourgeois.

According to Bourgeois’ letter, which is dated Nov. 7, the congregation has given him 30 days to recant his “belief and public statements that support the ordination of women in our Church, or (he) will be excommunicated.”

The letter indicates that Bourgeois received notification from the congregation Oct. 21.

Bourgeois, a priest for 36 years, attended the ordination of Janice Sevre-Duszynska in Lexingon, Ky., Aug. 9 and preached a homily.

If Bourgeois is excommunicated at the end of 30 days, it would come just before the mass rally and protest against the U.S. Army’s School of the Americas at Fort Benning, Ga., that Bourgeois has organized for 19 years. In recent years, more than 15,000 people, many of them Catholic university students, have joined the three daylong rally and demonstration.

Bourgeois was not immediately available for comment. The text of Bourgeois’ letter follows.

By NCR Staff
“National Catholic Reporter”. Published: November 11, 2008






B) A carta que o visado terá já enviado à Congregação para a Doutrina da Fé:

Citação:
Roy Bourgeois
Rev. Roy Bourgeois, M.M.
PO Box 3330, Columbus, GA 31903
November 7, 2008

TO THE CONGREGATION FOR THE DOCTRINE OF THE FAITH, THE VATICAN

I was very saddened by your letter dated October 21, 2008, giving me 30 days to recant my belief and public statements that support the ordination of women in our Church, or I will be excommunicated.

I have been a Catholic priest for 36 years and have a deep love for my Church and ministry.

When I was a young man in the military, I felt God was calling me to the priesthood. I entered Maryknoll and was ordained in 1972.

Over the years I have met a number of women in our Church who, like me, feel called by God to the priesthood. You, our Church leaders at the Vatican, tell us that women cannot be ordained.

With all due respect, I believe our Catholic Church’s teaching on this issue is wrong and does not stand up to scrutiny. A 1976 report by the Pontifical Biblical Commission supports the research of Scripture scholars, canon lawyers and many faithful Catholics who have studied and pondered the Scriptures and have concluded that there is no justification in the Bible for excluding women from the priesthood.

As people of faith, we profess that the invitation to the ministry of priesthood comes from God. We profess that God is the Source of life and created men and women of equal stature and dignity. The current Catholic Church doctrine on the ordination of women implies our loving and all-powerful God, Creator of heaven and earth, somehow cannot empower a woman to be a priest.

Women in our Church are telling us that God is calling them to the priesthood. Who are we, as men, to say to women, “Our call is valid, but yours is not.” Who are we to tamper with God’s call?

Sexism, like racism, is a sin. And no matter how hard or how long we may try to justify discrimination, in the end, it is always immoral.

Hundreds of Catholic churches in the U.S. are closing because of a shortage of priests. Yet there are hundreds of committed and prophetic women telling us that God is calling them to serve our Church as priests.

If we are to have a vibrant, healthy Church rooted in the teachings of our Savior, we need the faith, wisdom, experience, compassion and courage of women in the priesthood.

Conscience is very sacred. Conscience gives us a sense of right and wrong and urges us to do the right thing. Conscience is what compelled Franz Jagerstatter, a humble Austrian farmer, husband and father of four young children, to refuse to join Hitler’s army, which led to his execution. Conscience is what compelled Rosa Parks to say she could no longer sit in the back of the bus. Conscience is what compels women in our Church to say they cannot be silent and deny their call from God to the priesthood. Conscience is what compelled my dear mother and father, now 95, to always strive to do the right things as faithful Catholics raising four children. And after much prayer, reflection and discernment, it is my conscience that compels me to do the right thing. I cannot recant my belief and public statements that support the ordination of women in our Church.

Working and struggling for peace and justice are an integral part of our faith. For this reason, I speak out against the war in Iraq. And for the last eighteen years, I have been speaking out against the atrocities and suffering caused by the School of the Americas (SOA). Eight years ago, while in Rome for a conference on peace and justice, I was invited to speak about the SOA on Vatican Radio. During the interview, I stated that I could not address the injustice of the SOA and remain silent about injustice in my Church. I ended the interview by saying, “There will never be justice in the Catholic Church until women can be ordained.” I remain committed to this belief today.

Having an all male clergy implies that men are worthy to be Catholic priests, but women are not.

According to USA TODAY (Feb. 28, 2008) in the United States alone, nearly 5,000 Catholic priests have sexually abused more than 12,000 children. Many bishops, aware of the abuse, remained silent. These priests and bishops were not excommunicated. Yet the women in our Church who are called by God and are ordained to serve God’s people, and the priests and bishops who support them, are excommunicated.

Silence is the voice of complicity. Therefore, I call on all Catholics, fellow priests, bishops, Pope Benedict XVI and all Church leaders at the Vatican, to speak loudly on this grave injustice of excluding women from the priesthood.

Archbishop Oscar Romero of El Salvador was assassinated because of his defense of the oppressed. He said, “Let those who have a voice, speak out for the voiceless.”

Our loving God has given us a voice. Let us speak clearly and boldly and walk in solidarity as Jesus would, with the women in our Church who are being called by God to the priesthood.

In Peace and Justice,
Rev. Roy Bourgeois, M.M.
PO Box 3330, Columbus, GA 31903






C) Uma tradução da notícia e da carta, tirada de «Fratres in Unum»:

Citação:
Padre tem 30 dias para se retratar sobre a ordenação de mulheres, sob pena de excomunhão


Matéria de National Catholic Reporter:

Pe. Roy Bourgeois foi ameaçado de excomunhão pela Congregação Vaticana para a Doutrina da Fé por seu apoio à ordenação de mulheres, conforme uma carta publicada hoje.

A carta foi escrita por Bourgeois e destinada à Congregação para a Doutrina da Fé. Foi distribuída por e-mail por Bill Quigley, um advogado de New Orleans que representa Bourgeois.

Conforme a carta de Bourgeois, datada de 7 de novembro, a Congregação deu a ele 30 dias para se retratar de sua “crença e afirmações públicas de apoio à ordenação de mulheres em nossa Igreja, ou (ele) será excomungado”.

A carta indica que Bourgeois recebeu a notificação da congregação em 21 de outubro.

Bourgeois, um padre de 36 anos, assistiu a ordenação de Janice Sevre-Duszynska em Lexingon, Ky., 9 de agosto, e pregou a homilia.

Se Bourgeois for excomungado no final dos 30 dias, isso cairia bem antes da reunião e protesto contra a U.S. Army’s School of the Americas em Fort Benning, Ga., que Bourgeois organiza por 19 anos. Nos últimos anos, mais de 15.000 pessoas, muitas delas universitários Católicos, aderiram ao encontro e manifestação de três dias.

Bourgeois não estava imediatamente disponível para comentar. A carta de Bourgeois segue abaixo:






Rev. Roy Bourgeois, M.M.
PO Box 3330, Columbus, GA 31903
7 de novembro de 2008

PARA A CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, VATICANO.

Fiquei muito chateado por sua carta datada de 21 de outubro de 2008 dando-me 30 dias para retratar minha posição e afirmações públicas que apóiam a ordenação de mulheres em nossa Igreja, ou eu seria excomungado.

Venho sendo um Padre Católico por 36 anos e tenho um profundo amor por minha Igreja e ministério.

Quando eu era um jovem no exército, senti que Deus estava me chamando ao sacerdócio. Entrei em Maryknoll e fui ordenado em 1972.

Com o passar do anos encontrei um número de mulheres em nossa Igreja que, como eu, sentem-se chamadas por Deus ao sacerdócio. Vocês, nossos líderes da Igreja no Vaticano, nos dizem que mulheres não podem ser ordenadas.

Com todo respeito, creio que o ensinamento de nossa Igreja Católica neste assunto está errado e não se sustenta diante de um exame detalhado. Um relatório de 1976 da Pontifícia Comissão Bíblica apóia a pesquisa de estudiosos da Escritura, canonistas e muitos fiéis Católicos que estudaram e refletiram as Escrituras e concluíram que não há justificava na Bíblia para excluir as mulheres do sacerdócio.

Como povo de fé, professamos que o convite ao ministério do sacerdócio vem de Deus. Professamos que Deus é a Fonte de vida e criou o homem e a mulher em igual estatura e dignidade. A atual doutrina da Igreja Católica sobre a ordenação de mulheres implica que nosso amante e todo poderoso Deus, Criador do céu e a da terra, de alguma forma não pode fazer de uma mulher um sacerdote.

As mulheres em nossa Igreja estão nos dizendo que Deus está lhes chamando ao sacerdócio. Quem somos nós, como homens, para dizer às mulheres, “Nosso chamado é válido, mas o seu não”. Quem somos nós para cuidar do chamado de Deus?

Sexismo, como o racismo, é um pecado. E não importa com qual intensidade ou por quanto tempo nós possamos tentar justificar a discriminação, no fim, ela é sempre imoral.

Centenas de igrejas Católicas nos EUA estão fechando por causa da falta de padres. Ainda existem centenas de mulheres comprometidas e proféticas nos dizendo que Deus está lhes chamando para servir nossa Igreja como sacerdotes.

Se é para termos uma Igreja vibrante e saudável enraizada nos ensinamentos de Nosso Salvador, precisamos da fé, sabedoria, experiência, compaixão e coragem das mulheres no sacerdócio.

A Consciência é muito sagrada. Ela nos dá um sentido de certo e errado e nos impulsiona a fazer a coisa certa. A Consciência é que compeliu Franz Jagerstatter, um humilde fazendeiro Austríaco, marido e pai de quatro crianças, a se negar a adentrar no exército de Hitler, o que causou sua execução. A Consciência é o que compele Rosa Parks a dizer que ela não mais poderia sentar no fundo do ônibus. A Consciência é o que compele as mulheres em nossa Igreja a dizerem que não podem calar-se e negar seu chamado de Deus ao sacerdócio. A Consciência é que compeliu minha querida mãe e pai, que agora tem 95 anos, a sempre se esforçar em fazer as coisas certas como Católicos fiéis criando quatro filhos. E depois de muita oração, reflexão e discernimento, é a minha consciência que me compele a fazer a coisa certa. Não posso retratar minha crença e afirmações públicas de apoio à ordenação de mulheres em nossa Igreja.

Trabalhar e lutar por paz e justiça são uma parte integral de nossa fé. Por essa razão, eu falo contra a guerra do Iraque. E pelos últimos dezoito anos venho falado contra as atrocidades e sofrimentos causados pela School of the Americas (SOA). Há oito anos, enquanto estava em Roma para uma conferência sobre paz e justiça, fui convidado a fazer sobre a SOA na Rádio Vaticano. Durante a entrevista, afirmei que eu não poderia apoiar a injustiça da SOA e permanecer calado sobre a injustiça em minha Igreja. Terminei a entrevista dizendo, “Nunca haverá justiça na Igreja Católica até que as mulheres sejam ordenadas”. Permaneço fiel a esta posição hoje.

Ter um clero totalmente masculino implica que os homens são dignos de serem sacerdotes Católicos, mas mulheres não.

De acordo com USA TODAY (28 de fevereiro de 2008) apenas nos Estados Unidos, aproximadamente 5000 padres Católicos abusaram sexualmente de mais de 12 mil crianças. Muitos bispos, cientes do abuso, permaneceram calados. Esses padres e bispos não foram excomungados. Ainda que as mulheres em nossa Igreja que são chamadas por Deus e ordenadas para servir o povo de Deus, e os padres e bispos que as apóiam, estejam excomungados.

Silêncio é a voz da cumplicidade. Portanto, clamo a todos os Católicos, irmãos padres, bispos, Papa Bento XVI e todos os líderes da Igreja no Vaticano, a falar alto sobre esta grave injustiça de excluir as mulheres do sacerdócio.

O Arcebispo Oscar Romero de El Salvador foi assassinado por causa de sua defesa dos oprimidos. Ele disse, “Deixem que aqueles que têm voz falem pelos que não têm”.

Nosso Deus amante nos deu voz. Falemos claramente e corajosamente e andemos em solidariedade como Jesus faria, com mulheres em nossa Igreja que estão sendo chamadas por Deus ao sacerdócio.

Em Paz e Justiça,

Rev. Roy Bourgeois, M.M.
PO Box 3330, Columbus, GA 31903






D) A notícia no «Estadão»:

Citação:
Padre que ajudou ordenação de mulher pode ser excomungado

O padre Roy Bourgeois tomou parte em uma cerimônia para a ordenação de Janice Sevre-Duszynska

VATICANO - Um padre católico enfrenta o risco de excomunhão por ter participado de uma cerimônia na qual uma mulher foi ordenada para o sacerdócio, disse uma autoridade do Vaticano.

O padre Roy Bourgeois tomou parte em uma cerimônia realizada em junho no Kentucky para a ordenação de Janice Sevre-Duszynska, membro de um grupo chamado Sacerdotisas Católicas.

A excomunhão provavelmente será automática, sem necessidade de uma ação por parte da Santa Sé, disse o principal porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Bourgeois disse ao jornal New York Times ter recebido uma carta do órgão encarregado de supervisionar a ortodoxia católica, a Congregação para a Doutrina da Fé, oferecendo-lhe um prazo de 30 dias para retratar-se ou encarar a excomunhão.

Lombardi disse desconhecer a carta. O jornal disse que Bourgeois respondeu que não se arrepende.
Papas vêm dizendo há tempos que a Igreja Católica Romana não pode ordenar mulheres porque Cristo só teve apóstolos homens. A excomunhão é a punição mais severa da lei canônica, e exclui o fiel dos sacramentos.

A mulher ordenada também está passível da mesma punição.

Ela disse que o Vaticano "ameaçou" Bourgeois por tomar parte na cerimônia e fazer um sermão em defesa do sacerdócio feminino. Ela, aparentemente, fazia referência à excomunhão.

"Condenamos essa ação do Vaticano como um evidente abuso de poder", disse ela em nota, solidarizando-se com o padre.

Em maio, o Vaticano emitiu uma advertência contra a ordenação de mulheres, depois de surgirem vários informes de mulheres recebendo a ordenação em diversas partes do mundo.

Em março, o arcebispo de Saint Louis excomungou três mulheres - duas americanas e uma sul-africana - por participarem de ordenações femininas.

AP / «Estadão»







Editado 1 vezes. Última edição em 16/11/2008 02:52 por Alef.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de November de 2008 10:54

Alef

A razão de não se ordenarem mulheres é essa de Cristo só ter tido apóstolos masculinos?!?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de November de 2008 20:54

Convém relembrar...

Citação:
Pontifical Biblical Commission (PBC) Study on Women Priests. In April 1976 the revamped PBC completed a two-year requested study of the Bible as to whether women could be ordained to the priestly ministry of the eucharist. The confidential results were illegally "leaked" to the press (text and comment, see Women Priests [ed. L. and A. Swidler; NY, 1977] 25-34, 338-46]. Reportedly, PBC member scholars voted 17-0 that NT (New Testament) does not settle the question in a clear way, once for all; 12-5 that neither Scripture nor Christ's plan alone excluded the possibility. The documentation behind reasoning was not published.

Fonte: The New Jerome Biblical Commentary (3rd Edition), Raymond E. Brown, Joseph A. Fitzmyer, Roland E. Murphy, ISBN 0-13-859836-3; pág. 1172-73; caps 72:38.

A minha opinião é que Paulo VI ao pedir este estudo à Comissão Bíblica Pontifícia, queria encerrar o assunto da ordenação das mulheres. Todavia, o tiro saiu-lhe pela culatra e o estudo não só o ajudava no seu propósito - encerrar de vez o assunto - como ainda concluia o contrário que o Santo Padre desejava.

O estudo da PBC é claro: nem a Sagrada Escritura nem Jesus Cristo excluem a hipótese da ordenação de mulheres. Resta ao Magistério, através da intervenção do Papa, impedir que isso aconteça.

Este artigo do New Jerome Biblical Commentary e algum estudo bíblico fez-me mudar de opinião sobre a ordenação de mulheres. Se numa primeira fase era contra, hoje já não o sou e acredito mesmo que ainda viverei tempo suficiente para assistir a uma missa católica celebrada por uma mulher.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de November de 2008 15:10

O centralismo está a impedir que aconteça o que é premente.A actividade presbiteral da Igreja necessita urgentemnete de ser diversificada, em função das características das comunidades locais. Para além dos presbíteros assalariados são precisos, na Europa, presbíteras e presbíteros casados(as) ou não, que assegurem a diversificação da vivência da Fé, desde o pequeno grupo à grande assembleia.

*=?.0

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 17 de November de 2008 16:20

Luís

Não há um documento qualquer do tempo do Cardeal Ratzinguer (Papado de JP II) que o assunto foi tratado?

Cristina

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 14:40

Esta é uma falsa questão que daqui a uma geração estará resolvida.
Há apena sum século seria impensável ter mulheres Ministras da Comunhão, ou simplesmente mulheres Leitoras da Palavra.
Leia-se com atenção e abertura de Espírito os resultados do último Sínodo dos Bispos, para se perceber a tendência evolutiva...

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 20:17

Teixeira

Não há um documento qualquer do tempo do Cardeal Ratzinguer (Papado de JP II) que o assunto foi tratado?

Cristina

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 18:15

Será este o texto a que te referes: Inter Insigniores?

João (JMA)

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 19:27

Nem mais

Concordo totalmente com o documento da Igreja

Cristina

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 19:40

Eu concordo com muito do que diz e ainda mais com o que não diz.

O documento resume-se como segue:
1 - No início do Cristianismo existiam grupos em que as mulheres exerciam cargos sacerdotais.

2 - Tais práticas foram rejeitadas com argumentos sexistas que hoje já não se poderiam aplicar. Mas foram bem rejeitados por causas teológicas - não explicitadas no documento.

3 - Mais tarde continuaram a ser rejeitadas com argumentos sexistas - apesar de terem na sua base sólidos argumentos teológicos - igualmente não explicados.

4 - Passou-se a Idadde Média e os argumentos sexistas continuaram - mas a rejeição continuou a fazer-se por argumentos teológicos não explicados.

5 - Na actualidade continua-se a rejeitar tal ideia pelos mesmos argumentos teológicos acima explicitados e ainda porque em dois mil anos nunca se fez assim.

QED

João (JMA)

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 19:41

Caro JOão:

Excelente síntese de um documento paradoxal, onde se afirma uma coisa e o seu contrário.



Editado 2 vezes. Última edição em 20/11/2008 20:07 por teixeira.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 02:27

No site Democracy Now está disponível uma entrevista ao Pe. Roy Bourgeois. O ficheiro MP3 também está disponível.

Luís Gonzaga

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 13:22

Caro Luís Gonzaga:

Agradecido pelo Link e pelo acesso à entrevista. Muito interessante.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 15:40

Citação:
Ordinatio sacerdotalis
Portanto, para que seja excluída qualquer dúvida em assunto da máxima importância, que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cfr Lc 22,32), declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja.

Estive a ler os documentos indicados pelo Alef e pelo Luís...

Deparei-me com esta afirmação no "Ordinatio sacerdotalis". O que significa a frase que sublinhei? Que nenhum papa futuro pode alterar aquela decisão? O papa aqui falou ex cathedra?

Cassima

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 15:46

Não, naquele momento estava de pé.

João (JMA)

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 15:52

Olá João

Já me tinha perguntado o que te tinha acontecido que há séculos não aparecias. Bem-vindo de novo.

Suponho que estás a fazer um trocadilho com a palavra cathedra.

Mas, mesmo não tendo falado ex cathedra, a decisão pode ser mudada ("considerada como definitiva")?

Cassima

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 15:55

Tudo é definitivo até ser alterado.

João (JMA)

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:20

Citação:
JMA
O documento resume-se como segue:
1 - No início do Cristianismo existiam grupos em que as mulheres exerciam cargos sacerdotais.

2 - Tais práticas foram rejeitadas com argumentos sexistas que hoje já não se poderiam aplicar. Mas foram bem rejeitados por causas teológicas - não explicitadas no documento.

3 - Mais tarde continuaram a ser rejeitadas com argumentos sexistas - apesar de terem na sua base sólidos argumentos teológicos - igualmente não explicados.

4 - Passou-se a Idadde Média e os argumentos sexistas continuaram - mas a rejeição continuou a fazer-se por argumentos teológicos não explicados.

5 - Na actualidade continua-se a rejeitar tal ideia pelos mesmos argumentos teológicos acima explicitados e ainda porque em dois mil anos nunca se fez assim.

Essa foi a síntese mais clara e fiel que já li do referido documento.

Os papas passam, só Deus permanece.

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:01

Um hino ao relativismo.

Felizmente temos quem nos guarde dos movimentos do link.

Vê-se logo pela pinta do tal Padre Borgeois. Parece tudo menos um Padre.

Enfim valha-nos a Igreija corpo mistico de Cristo.

Cristina

Re: Ordenação de mulheres e excomunhão
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:27

Cristina,

Onde consideras existir relativismo na carta/documento do Pe. Bourgeois?

João (JMA)

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.