Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 15:42

Bem não sei se já havia um tópico com isto, mas a ideia é pedir ajuda para casos periclitantes, de pessoas ostracizadas e que precisam de ajuda.

Tenho um caso que precisa de ajuda.
Uma senhora foi abandonada em frança pelo marido. Veio para Portugal e está a viver num curral de um porco com duas meninas suas filhas. Se alguém conseguir arranjar emprego não qualificado e uma casa com renda que ela possa pagar, que me envie um e-mail para vitor.ribeiro@ua.pt. A Sr. está em Paços de Ferreira


Se alguém tiver algum caso que o anuncie, que eu também tentarei ajudar.
E por favor faça caridade com descrição, daí o e-mail que facilitei.



Editado 2 vezes. Última edição em 13/11/2008 15:46 por vitor*.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 17:57

Vítor

Suponho que já percorreram as organizações como a Caritas ou mesmo as comunidades paroquiais...

Já tentaram o Rendimento Social de Inserção (http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid={2EB3CAC9-6C55-4A45-89AF-53F802697924})? Quer-me parecer que ela e as filhas são um caso em que realmente se aplica...

Lamento não poder ajudar...

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 13/11/2008 17:57 por Cassima.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 18:13

Obrigado cassima, muito obrigado pela sugestão.

Estamos a procurar, mas isso já se sabe é muita burocracia.
As camaras e as juntas de freguesia, não tem mais casas sociais, há uma lista enorme de pessoas na fila, é uma chatice.
Vou para essa sugestão, ainda há muito a fazer e que pode ser feito. O essencial era arranjar casa em primeiro, estávamos a procurar uma solução rápida, para tirar a pessoa dali e RSI não é uma solução muito rápida, mas vamos a ver. Os vicentinos normalmente ajudam com géneros e com algum dinheiro, mas para despesas superfluas.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/11/2008 18:19 por vitor*.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 09:26

Citação:
Lena
Não aceito com facilidade esquemas de cuidar dos pobrezinhos só com caridade. Ser sustentado é cómodo.

Na minha opinião a caridade deve ser feita a dois tempos: a primeira dar o sustento necessário, para a sobrevivência . Este tempo deve ser curto.O mais curto possível, para não criar vício. O segundo tempo é recuperar a pessoa para a sociedade, fazê-la ganhar o seu próprio sustento, dar-lhe formação. Este bem mais longo. Infelizmente alguma caridade cristã perde tempos infinitos no primeiro tempo e aquilo que começa por ser um bem, acaba por ser um mal.

A pessoa em questão está muito disposta a trabalhar, por isso não será grande necessidade de formação como pessoa.
A idade dessa pessoa é 40 anos.
Já me deram indicação de uma instituição. Pode ser que resulte.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 11:11

Com 40 anos não é fácil mesmo.
Quando falei em formação era em termos de qualificação profissional.
Não sei quanto tempo esteve em França se a barreira linguística é grande, mas depreendi que sim pois para ficar num curral é pq nem deve estar na sua comunidade de origem.
Conceder-lhe um espaço para que se sinta valorizada através de uma maior qualificação profissional é fundamental para a reinserção desse núcleo familiar.
Somos seres sociais e o sentimento de pertença a uma comunidade é imprescindível para o equilíbrio emocional-psíquico do individuo.

Vai dando noticias.
O que mais me aflige são as condições de saúde dessa família.
Tenhamos esperança que esta seja uma história de sucesso sem ter de esperar pelo Natal.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de November de 2008 18:33

A minha ideia com este tópico não era tanto discutir o problema desta mulher, (também era como é óbvio) mas criar uma rede de solidariedade, aqui no Paroquias. Por isso se alguém souber de algum caso, que me comunique, que eu tentarei também ajudar, no que puder.
Vamos pôr-nos a mexer, porque só assim descobriremos a verdade: que Deus é o Pai, que enviou o seu filho ao Mundo, para nos salvar e que o espirito santo permanece na igreja até ao fim dos tempos. Amén.
Ideias há muito quem as tenha.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/11/2008 18:38 por vitor*.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 22:58

O assunto não morreu. Neste momento a câmara de Paços de Ferreira já está ao corrente da situação, para um possível realojamento. Conto ter novidades nos próximos dias.
A senhora no entanto já tem emprego.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de January de 2009 13:42

isto de ajudar é complicado. Mas isso já sabemos todos :eu, vós, todos. É preciso vencer a barreira do comodismo.

Depois de contactar a câmara de paços ferreira eis que os meus amigos que conhecem a pessoa em causa entraram em contacto com ela e ficaram a saber que ela afinal reside em Penafiel, num curral de um porco. Foi pedida desculpas à camara de Paços de ferreira e a câmara de penafiel foi contactada. Após alguma insistência com os e-mails eis que a CM de penafiel responde afirmativamente:



Incumbiu-me o Ex.mo Sr. Vereador do Pelouro da Inclusão Social, Dr. Rodrigo Lopes, relativemente à situação social, habitacional e económica da Sr.ª G.P.J., de informar V/Exc.a que por despacho foi pedida a averiguação de toda a conjuntura junto dos serviços sociais desta Autarquia, aguardando-se, para breve, resolusão da situação.


Com os melhores cumprimentos,

A Secretária,

Espero ainda dar um final feliz a isto tudo(os erros ortográficos não são de minha autoria).
_________
[Editado por Alef. Substituí o nome completo de uma pessoa por iniciais, por me parecer mais adequado.]



Editado 1 vezes. Última edição em 14/01/2009 14:23 por Alef.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de January de 2009 14:49

Ah obrigado Alef! Eu ia fazer isso! Ou pedir a alguém para fazer, pois já me tinham alertado para o facto!



Editado 1 vezes. Última edição em 14/01/2009 14:49 por vitor*.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de February de 2009 14:35

Situação resolvida!

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 03 de February de 2009 17:37

Parabéns Vítor. Um bem haja pelo empenho. E tudo de bom para a senhora.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de February de 2009 17:52

Não fiz grande coisa, quem fez foi a camara. O que eu fiz não interessa e talvez não tenha feito nada. Quem sabe? Repara que nos posts acima julgo nunca ter utilizado as expresões "eu fiz" "eu disse". A primeira pessoa não está lá.

Alguns podem interpretar este post como a tentativa de vanglória. Poderia ser mas não é . Se pensasse que me iria sentir tentado a sentir esse sentimento de glória não teria colocado o post. Mas felizmente sinto-me imune a isso. A minha ideia é que outros vejam que é possível e sigam o exemplo e coloquem aqui outras situações se conhecerem. É possível sempre fazer alguma coisa.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 09:09

Vítor se achasse que o objectivo fosse a glória ou vanglória nunca teria sequer dito nada. Mas a verdade é que acabamos por "pecar" pela falta de iniciativa ou empenho quando se trata dos problemas dos outros. Daí o merecido valor pelo que de bom se faz. :)

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 10:05

Caros amigos

Venho pedir a vossa ajuda. Uma familiar minha adoeceu e pedia as vossas orações por ela, para que Deus a ajude e ajude os médicos a curá-la.

Muito bem hajam.

Cassima

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 10:40

Votos de uma rápida recuperação.
Bjs
Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 16:42

Como anda a tua familiar?
Está melhor?

Re: Pedidos de ajuda
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 17:41

Está melhor, obrigada.

Cassima



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.