Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Creative (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 16:49

Gostaria que me respondessem a esta questão:
Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 17:32

De certeza que vai ferir o coracão da mulher:-) deu-me vontade de rir...

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 17:41

Creative

A mulher concordara com isso? Se a mulher concorda, Deus pode concordar.

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Creative (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 17:45

Esta é uma pergunta que algumas pessoas fazem!

Sei que é errado! Mas gostaria que alguém desse uma resposta com fundamento Bíblico.

Obrigado

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 18:02

Mt 5, 27

Adultério e escândalo (18,6-9; Mc 9, 42-47) - 27«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. 28Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.



Mt 19, 17

17Jesus respondeu-lhe: «Porque me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas, se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.» 18*«Quais?» - perguntou ele. Retorquiu Jesus: Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe; e ainda: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.



Editado 2 vezes. Última edição em 06/11/2008 18:11 por Cassima.

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 19:37

E fazer sexo com todos os namorados não é escândalo? Como muitos jovens e alguns adultos fazem?

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 08:55

A monogamia é um estado superior. Por ventura a monogama pura só é acessível a alguns. Mas creio que a estima especial por uma mulher aumenta a estima pelas outras ao nível dos afectos e sentimentos.

*=?.0

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 11:09

Citação:
Ana
E fazer sexo com todos os namorados não é escândalo? Como muitos jovens e alguns adultos fazem?

Pode ser muita coisa, desde amor a promiscuidade, dependendo das circunstâncias e das pessoas. O que não é, é adultério, que é o que está implícito no tópico (esposa + amante).

O que foi solicitado foi "uma resposta com fundamento Bíblico" e foi o que foi dado (a palavra escândalo faz parte da citação - reclamações é favor dirigi-las à Difusora Bíblica).

No que respeita à situação em concreto sem mais informações é difícil dizer algo, mas, pessoalmente, se eu fosse a esposa sabia bem para onde mandava o marido.

Cassima

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 11:14

Citação:
Albino O M Soares
A monogamia é um estado superior. Por ventura a monogama pura só é acessível a alguns. Mas creio que a estima especial por uma mulher aumenta a estima pelas outras ao nível dos afectos e sentimentos.

Albino

O que queres dizer com isto? Que um homem pelo facto de amar uma mulher está mais propenso a gostar de outras? Assim do género: "Querida, é bom que eu tenha uma amante, porque isso significa que te amo muito"?!

Cassima

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 12:21

Cassima,
Eu acho que a monogamia intensifica o sentido da dignidade das pessoas e, por isso, torna mais afectuoso e sem acepção o relacionamento com os outros e as outras, no sentido de que a lei de Deus é para nosso bem e não para nos transformar em lapas.

*=?.0

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: lcarlos (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 13:06

Olá a todos,

As leis de deus dependem do livro sagrado que se lê. Não há leis de deus que sejam aceites por todas as pessoas no mundo, Se não são aceites por toda a gente, não é uma universal. O que há é o comum entre estas pessoas todas, aí estamos todos no mesmo barco, no mesmo planeta. Este comum tem como sabedoria, por exemplo, "o conhece-te a ti mesmo", "ama os outros com a ti mesmo","Cada acto tem a sua consequência".

Então a partir daqui, esta questão de o homem estar a ferir as leis de Deus, deveria ser posta de outras maneiras.

Estará o homem a ferir-se a ele próprio, tendo aquele comportamento?
Estará o homem a ferir a sua esposa e a sua amante?
Estará este homem a ferir outras pessoas?

Antes de pensar que este homem esteja a ferir as leis de deus, devemos pensar por que razão ele está a fazer aquilo. Que procura ele? Porquê outra mulher fora da instituição do casamento? Em que estado está a relação do esposo com a esposa? Que encontrou aquele homem na amante que não encontra na esposa?

Estas são as verdadeiras questões. Agora, se fere ou não as leis de deus, é secundário e acessório. Se este deus das leis se ofende connosco, não pode ser um deus, será sempre outra coisa qualquer, mas nunca o Deus, do aqui e agora, do Amor, da Vida.

Até já,
Luís Carlos

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 16:26

Ha homens assim...tem mulher e gostam de andar a experimentar outras. Depois convencem as mulheres que gostam muito delas, que nunca as deixam. E elas vivem naquilo! Ha quem nao consiga sair de um casamento! Outras saem com facilidade a mais!

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 17:12

Creative
Jesus aperfeiçoou a lei do DT e do LV. Para Jesus é como Cassima disse .

Mas antes de Jesus " espiritualizar" a lei, explicar o sentido , a vontade de Deus ,na Bíblia romper o matrimonio para o homem era algo diferente do que para a mulher, pois ela valia como propriedade do homem.
Desta forma o homem israelita podia somente romper o matrimonio de um outro , nunca o seu próprio matrimonio.
Se o homem casado visitasse uma mulher solteira , não estaria cometendo nenhuma transgressão contra o sexto mandamento.
A mulher israelita , pelo contrário, sempre podia romper somente seu próprio matrimonio; pois caso se envolvesse com um outro homem, ela negaria assim a propriedade de seu marido.
O A. T via o adultério como um delito contra a propriedade e algo insensato economicamente.

"O sexto mandamento quer proteger o casamento dos riscos aos quais, repetidamente, se vê exposto. O risco sempre tem a ver com a fascinação pelo novo: o novo companheiro, a nova companheira toca algo em mim que até agora não conhecia.
Mas se nós reavivarmos isso no próprio casamento, ele ganhará mais vida novamente."
Alnsel Grün



Editado 1 vezes. Última edição em 07/11/2008 17:13 por Chris Luz BR.

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de November de 2008 17:01

Incrível. Esse tópico e umas respostas que aqui apareceram soaram a mim como piada de mau gosto. A tentativa de legislar em causa própria com o uso de sofismas e retóricas mal das pernas, como isso de que adultério é permitido quando é o adúltero que está em questão - o que evidentemente nunca acontece quando o que julga é o traído -, só faz lembrar que sempre existe um "atenuante" quando é um conhecido que está sendo julgado. Tudo isso lembra-me muito os discursos dos pecadores incapazes de fazer penitência porque tão distantes que não reconhecem os próprios pecados. O eu está sempre em primeiro lugar, e o próximo fica para depois, se houver tempo, e se o eu não ocupou já toda a cena. Triste.

Também considero o assunto respondido nos posts da Cassima, mas se querem considerar outra fonte que não o texto bíblico, fidelidade e respeito ao próximo ainda têm algum valor?



Editado 1 vezes. Última edição em 08/11/2008 17:13 por firefox.

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de November de 2008 18:34

O traidor esta sempre certo!

Re: Um homem pode ter uma esposa e uma amante sem ferir as leis de Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 22:06

Não te entendi firefox... que respostas , que livros .
Achei belíssimo o que Albino colocou , muito sutil mesmo .
Todas as respostas foram corretas. Não entendi mesmo a mensagem que voce quis passar. Porque voce está fazendo isso?
Poderia ser mais claro?
Seja direto.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.