Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 14:42

Boa tarde a todos.

É a minha primeira menssagem neste fórum.

Gosto de temas ligados á Religião. Acontece, que, tenho ouvido vários Padres, assim como já lí em várias publicações, que os milagres que Jesus fez são meros símbolos.

Por exemplo:

-A expulsão de demónios seria uma mera figura de estílo, para descrever a cura de doenças do foro psicológico/mental, e que muitas vezes as pessoas seriam curadas "por sugestão". Os diálogos que Jesus teria tido com os demónios, seriam apenas um recurso literário utilizado pelo escritor sagrado.

-O milagre da multipicação dos pães e dos peixes, representaria apenas o milagre da partilha. As pessoas levariam com elas nos bolsos a comida, e, perante as Palavras de Jesus, convertiam-se e partilhavam o que tinham. Assim, teria ainda sobrado comida no fim.

-O milagre da ressurreição de Lázaro, simbolizaria o renascer, não da morte, mas, o renascer (conversão), para uma "vida nova" em Cristo.

E por ai fora.

É desta forma simbólica, (e não literal), que devem ser entendidos os milagres de Cristo?

Grato.

M.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 15:12

Olá M. Martins.

Sê bem vindo a este fórum. Eu complementaria as tuas questões com uma outra: foi violada alguma lei da física em alguns dos milagres documentados no Evangelho?

Obrigado,
Luís

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 15:35

Olá M. Martins

Eu acredito que os milagres de Jesus realmente ocorreram. Creio, portanto, que não são meramente simbólicos, mas também aceito que não tenham acontecido literalmente como estão descritos.

É preciso ver que os evangelhos foram escritos à luz dos conhecimentos da época. Assim, as possessões demoníacas, hoje em dia crê-se que fossem ataques de epilepsia, distúrbios mentais. O que não invalida a intervenção miraculosa de Jesus.

Por outro lado, Luís, não sei se percebi bem essa questão da lei da física. Andar sobre a água, por exemplo, não viola as leis da física? Ou a água transformar-se em vinho?

Abraços

Cassima

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 16:00

Citação:
Cassima
Andar sobre a água, por exemplo, não viola as leis da física? Ou a água transformar-se em vinho?

Sim, viola. Um corpo humano é mais pesado e tem maior densidade que a água pelo que não consegue andar sobre água como se de gelo se tratasse. O mesmo se passa com a conversão de água em vinho: não é possível sem adicionar uvas.

É necessário acreditar na literalidade destes milagres para se ser cristão? Se acreditarmos que nenhuma lei física foi violada, é possível continuarmos como cristãos?

Luís

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 16:11

O amor cura . O Santo cura !

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 16:11

Citação:
Luís Gonzaga
É necessário acreditar na literalidade destes milagres para se ser cristão? Se acreditarmos que nenhuma lei física foi violada, é possível continuarmos como cristãos?

Apesar de acreditar nos milagres, como disse acima, isso não significa que acredite que eles tenham de ter acontecido tal e qual são descritos.

Respondendo à tua questão, para mim (não sei se a doutrina da Igreja também é assim), não é necessário acreditar nos milagres, quer literalmente quer simbolicamente para se ser cristão. A não ser n'O Milagre: a ressurreição de Cristo. Não vejo como é que se possa ser cristão sem acreditar neste milagre.

Abraços

Cassima

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 17:02

Citação:
Luis Gonzaga
Olá M. Martins.
Sê bem vindo a este fórum. Eu complementaria as tuas questões com uma outra: foi violada alguma lei da física em alguns dos milagres documentados no Evangelho?

Obrigado,
Luís

Obrigado pelas boas vindas.

A questão coloca-se da seguinte forma: Pode Deus "sobrepor-se" á natureza Ele próprio criou?

Se a resposta for positiva, poderá significar que a natureza criada por Deus é imperfeita?

M.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 17:35

Eu gostava de assistir a um ou a dois Milagres!

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 18:04

A vida em si já é um milagre e raríssimo .
No nosso sistema solar , apenas numa pequena faixa do planeta terra ela existe.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 19:59

Agora pensei!!!

Estar a escrever neste computador será um Milagre? Há muitos que não percebem o que é isto:-) Ter Internet é um milagre? Trabalho para ela!

Mas há outros que não tem saude...vou pensar nisto tudo!!!

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 20:48

Citação:
M. Martins
Boa tarde a todos.
É a minha primeira menssagem neste fórum.

Gosto de temas ligados á Religião. Acontece, que, tenho ouvido vários Padres, assim como já lí em várias publicações, que os milagres que Jesus fez são meros símbolos.

Por exemplo:

-A expulsão de demónios seria uma mera figura de estílo, para descrever a cura de doenças do foro psicológico/mental, e que muitas vezes as pessoas seriam curadas "por sugestão". Os diálogos que Jesus teria tido com os demónios, seriam apenas um recurso literário utilizado pelo escritor sagrado.

-O milagre da multipicação dos pães e dos peixes, representaria apenas o milagre da partilha. As pessoas levariam com elas nos bolsos a comida, e, perante as Palavras de Jesus, convertiam-se e partilhavam o que tinham. Assim, teria ainda sobrado comida no fim.

-O milagre da ressurreição de Lázaro, simbolizaria o renascer, não da morte, mas, o renascer (conversão), para uma "vida nova" em Cristo.

E por ai fora.

É desta forma simbólica, (e não literal), que devem ser entendidos os milagres de Cristo?

Grato.

M.

Meu caríssimo.
Os milagres realmente aconteceram daquela forma e daquela maneira. Não acreditar nisso é uma questão de fé. Acreditar também é uma questão de fé.
Quem diz que é simbólico não pode estar em comunhão com a igreja.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de November de 2008 21:27

Mas para mim vendo acontecer um milagre para mim seria maravilhoso! Adorava...

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 08:08

Costuma-se dizer que não há fumo sem fogo. Milagres já são referidos no Antigo Testamento. Eu diria que os milagres fazem parte da vida e que o amor continua a torná-los possíveis.

*=?.0

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 14:44

A questão é muito simples. Um Padre explicava-me todo entusiasmado, que os milagres de Jesus, são apenas símbolos, deu-se indicações de uma série de autores, como Ariel Valdez e outros.

Eu ia dizendo que sim, todo sorridente.

Mas fui um pouco mauzinho. Fui mudando de assunto, e abordei marianismo. Falei dos milagres de Maria, aos quais ele, de novo todo entusiasmado disse que sim, que era devoto de nossa Senhora etc.etc.etc.

Então dei o golpe: Confrontei-o com o facto dele me Ter dito que Jesus, na realidade, não ter feito milagres, que são tudo símbolos de conversão, etc, e por outro lado, com o entusiasmo com que me falou e aceitava os milagres de Maria.

- Então, Jesus em vida, não fez milagres, na verdadeira acepção da palavra, e Maria, depois de morta já os pode fazer? Perguntei.

Ele ficou com o olhar parado, virou-me as costas e foi embora a resmungar.

Devo dizer que esta cena me deu uma satisfação pessoal. Pois isto corroborou a minha opinião, de que, algo vai mal na teologia católica nos últimos tempos.

Não sei o que os meus caros de tudo isto.

M.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 19:57

Isso é um disparate, mas é um disparate compreensível. HOje em dia as pessoas são confrontadas com grandes avanços da ciência e já não conseguem conceber, algo que fuja às regras da natureza. Por essa razão surgem também igrejas de cientologia e outras nova era, etc etc. Este facto, mesmo para cristãos católicos, não passa imune.
Mas se as regras da natureza de facto existem, lembre-se que eu e você nunca conhecemos nada na vida que seja uma regra sem excepção. Deus faz a excepção e a regra. Os milagres são a excepção às regras da natureza. Temos que ser firmes na nossa fé, porque os milagres de Jesus de facto aconteceram daquela forma e daquela maneira. Eu creio a igreja crê até ao fim dos tempos.Amén.
Só jesus Cristo é retrato fiel de Deus, só ele é Deus, Maria é corpo de Cristo, exemplo de como proceder para seguir cristo, como ser cristocêntrico. A missão dos santos foi essa, mostrar que a nossa vida deve ser cristocêntrica. Em todos os mais exemplos devemos seguir e pedir a cristo sem intercessão. Foi essa a missão de Cristo ser padrão das nossas vidas. Seguir o exemplo de vida dos santos é de certa forma desvalorizar o esforço e sangue de Cristo. No nosso relacionamento com Deus a intercessão deve ser a excepção, porque ninguém é mais capaz de nos atender e entender do que cristo. Ele é mais humilde do que todos eles juntos.
Os santos devem ter muita vergonha de ao estar ao lado de Cristo, verem alguém a ajoelhar-se perante eles, que vergonha. Eu sentiria vergonha.
Meu Senhor e meu Deus Jesus Cristo.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 23:03

Caro M. Martins.

De facto é muito curioso a forma muitos pessoas, incluindo certos padres, vivem um "marianismo" sobrepondo ao Cristianismo que deveria ser centro da sua fé. O exemplo que indicas não é único e, infelizmente, abunda em demasia em muitos crentes.

Maria (como criatura) não faz milagres. Quem faz milagres é Deus (ou Jesus Cristo que também é Deus). Podem acontecer milagres por intercessão, mas quem os faz é sempre Deus.

A questão da violação das leis da física é importante. Muitas vezes, quando se tenta aprofundar a questão dos milagres, rapidamente se foge da parte física para o plano teológico. Na prática, é neste plano que faz sentido analisar-se os milagres. De qualquer forma, convém esclarecermos se estes se cingem ao plano teológico, e são descritos como catequese, ou existem de facto no plano físico.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 13:34

Citação:
Luís Gonzaga
A questão da violação das leis da física é importante. Muitas vezes, quando se tenta aprofundar a questão dos milagres, rapidamente se foge da parte física para o plano teológico. Na prática, é neste plano que faz sentido analisar-se os milagres. De qualquer forma, convém esclarecermos se estes se cingem ao plano teológico, e são descritos como catequese, ou existem de facto no plano físico.

Caro Luís

Desculpa esta minha limitação, mas continuo sem ver onde queres chegar com essa questão das leis da física. :)

Os milagres ocorrem neste mundo físico, na nossa mente, no nosso corpo, nos objectos, através de uma intervenção sobrenatural, divina.

O que é um milagre que só existe no plano teológico e não no plano físico?

Abraços

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 06/11/2008 13:35 por Cassima.

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 06 de November de 2008 15:07

Há teorias que defendem que as doenças são determinadas por factores de ordem espiritual e emocional. Se pelo menos em parte esta teoria for verdadeira, os milagres, no que diz respeito à cura inesperada de doenças, poderiam ser mais naturais e frequentes do que habitualmente é considerado. No plano físico há a considerar as energias subtis, que dariam acesso a possibilidades ainda mal compreendidas pela civilização. Quanto aos relatos de milagres, propriamente ditos, teremos de considerar que são escritos na Fé, na Esperança e no Amor e, portanto, relatos teológicos, donde temos muito a aprender.

*=?.0

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de November de 2008 17:20

Amigos,

Para quem tem dificuldade em fugir ao seu raciocínio lógico, de que não há excepções(raríssimas aliás ,mas existem) na física, o que eu digo com toda a confiança é mentira(e faço ciência todos os dias, it's my job), queria ver alguém aqui explicar o que são números complexos? Números complexos não existem e no entanto sem eles, a física moderna não consegue explicar absolutamente nada.
Como pode um fenómeno físico e cientifico ser explicado por uma coisa que não existe? A pergunta que se põe é: será possível explicar outras coisas por coisas que não existem,ou que aparentemente não existem, como é o caso dos números complexos, com as devidas cautelas como é óbvio, pois 99,9% do que nos é estranho é explicado cientificamente?

Re: Os Milagres de Jesus são meros símbolos?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de November de 2008 19:26

Albino,

As doenças de foro emocional repercutem-se em fenómenos físicos e quimicos no cérebro, através de sintomas psicossomáticos. Nao existe nada de teorias encapotadas. Isso é um facto para a ciência.
O stress é muitas vezes causa de sintomas psicossomáticos, pois experimente por exemplo respirar rapidamente durante alguns minutos e vai começar rapidamente a sentir formigueiro nos pés e nas mãos. Quando as pessoas estão com stress sofrem muitas vezes de respiração rápida, mau estar, engulho na garganta e outraS coisas ainda piores.
Tretas da ordem cirurgia espiritual e outras coisas do género são fruto da imaginação das pessoas. É verdade que muitas vezes se curam, mas isso também podia acontecer num consultório de um bom médico psiquiátrico, que saiba bem usar o efeito placebo.

Tretas de energias são ainda mais tretas.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.