Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: sexo e a minha opinião distinta sobre o mesmo...
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de December de 2008 12:11

Acho que ele estava a referiri-se a isto:

Citação:
Neste domínio da contracepção, o equívoco fundamental da encíclica Humanae Vitae encontra-se numa concepção de lei natural fixa, estática e centrada na biologia. Ora, por natureza, o ser humano é cultural e histórico e a própria realidade é processual. A sexualidade humana não pode ser vista apenas na sua vertente biológica. Como pode o Magistério fixar-se na biologia, esquecendo que, para ser verdadeiramente humana, a sexualidade envolve o biológico, o afectivo, a ternura, o amor, o espiritual?

Nada na Encíclica refere que sexo é apenas para reprodução.Eles recomendam que os casais se regulem pelos métodos naturais, o que dará para disfrutarem do sexo sem que seja apenas para reprodução.

Penso que foi isso. Também não percebo porque é que esse padre disse uma coisa dessas. Ou então li mal...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 01/12/2008 12:13 por s7v7n.

Re: sexo e a minha opinião distinta sobre o mesmo...
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de December de 2008 13:17

Se aceitamos as alterações na nossa vida devidas à tecnologia - das próteses à cura do cancro, dos meios de transporte à internet, ... - porque no campo da sexualidade não podemos também beneficiar da tecnologia?
Nesse sentido quando se apenas se permite os ditos métodos naturais, está-se apenas a ligar ao biológico, logo o padre não disse asneira nenhuma, bem pelo contrário.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: sexo e a minha opinião distinta sobre o mesmo...
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de December de 2008 18:26

Citação:
s7v7n
Acho que ele estava a referiri-se a isto:
Citação:
Neste domínio da contracepção, o equívoco fundamental da encíclica Humanae Vitae encontra-se numa concepção de lei natural fixa, estática e centrada na biologia. Ora, por natureza, o ser humano é cultural e histórico e a própria realidade é processual. A sexualidade humana não pode ser vista apenas na sua vertente biológica. Como pode o Magistério fixar-se na biologia, esquecendo que, para ser verdadeiramente humana, a sexualidade envolve o biológico, o afectivo, a ternura, o amor, o espiritual?

Nada na Encíclica refere que sexo é apenas para reprodução.Eles recomendam que os casais se regulem pelos métodos naturais, o que dará para disfrutarem do sexo sem que seja apenas para reprodução.

Penso que foi isso. Também não percebo porque é que esse padre disse uma coisa dessas. Ou então li mal...

sim foi a isso que me referi, mas por acaso o padre emenda a mão no final, quando fala na contracepção por meios naturais, mas com um comentário caricato. O mais engraçado é que se eu percebi bem: o padre começa por dizer que o cristianismo é a religião do corpo e aqui neste trecho já começa a dizer que a sexualidade humana não pode ser vista apenas pela sua vertente biológia. Enfim...

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.