Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 6 de 7
Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:30

Já começaram rezar 1 /4 do Rosário por dia pela Paz do mundo ?
Troquei as minhas " casuais" Vésperas pelo "terço" , já comecei.
Resolvi ser mais popular, mais simples e rezar ao Pai, no Filho através da meditação de Sua vida terrena ao lado da Mãe , tudo por obra do Espírito Santo .
Quem mais se abilita?



Editado 2 vezes. Última edição em 20/11/2008 17:53 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:40

Paz do Senhor


Uma curiosidade...

É compreeensível quando se escreve Pai, Filho e Espírito Santo, se usar a inicial maiúscola.

No entanto eu vejo que a Chris e outros aqui usam o "m" maiúscolo quando escrevem a palavra "mãe", em referência a Maria...

Por que a diferenciação, Chris? Usar Pai maiúscolo para Deus é totalmente compreensível, pois Ele é Criador e Pai de todos... Mas e o "m" maiúscolo para Maria, significa o que? É por isso que dizes que ela é casada com Deus? Pois um é o Pai e ela seria a "Mãe"?


Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:47

Oh David_...

Eu conheço quem, ao escrever sobre os pais biológicos, use as maiúsculas: Pai e Mãe. O que concluis daí???

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:51

Porque ela é Mãe de Deus , criatura...

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 18:13

Citação:
firefox
Citação:
vitor*
Quando imitamos Paulo não imitamos o santo, mas a imagem imperfeita de Cristo, que resplandece no santo. Ninguém é santo por sua inteira vontade, participa nessa santidade é um facto, abrindo o seu coração à mesma, mas é cristo que a concede, por direito próprio.

Vc, entretanto, não quer perceber o mesmo na pessoa de Maria, já que parece pronto para condenar quem a reconhece e adota como modelo. Mesmo sabendo que quem o faz é pela relação dela com Cristo que o faz.

Firefox isso não é verdade, seja honesto. As pessoas que adoptam Maria como modelo, põem-na no topo das suas prioridades. (Filhos de Maria, por amor de Deus. Maria deve se arrepiar toda e pedir a Deus imensas vezes por aquelas almas.) São essas que eu chamo a atenção, assim como o meu amigo Martins. Ninguém pode fazer de Maria como modelo, porque ela por ela própria não tem poder e vontade para ser um modelo, só com a força e a vontade de Deus é que ela se santificou. Só Cristo por ser Deus, Tinha a graça por ele próprio, era Deus no total. Um santo de facto não tem nenhum mérito além do facto de conceder a sua vida ao serviço de cristo, abrir o seu coração e vontade à santidade, por isso Paulo diz, que DEus é que faz "o querer e a vontade". Muitos protestantes vêem aquilo como um sim à predestinação, mas isso não é verdade, porque um santo dá a sua vida, a sua vontade à vontade de Deus, e fá-lo de livre vontade e de certa forma torna-se predestinado por seu livre arbítrio. Mas isso só acontece com quem é santo de verdade, porque quem não é santo utiliza do seu livre arbítrio para umas vezes fazer a vontade de Deus e outras não.

No bem

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 18:28

Martins, fico feliz ao perceber que não discordamos em tudo então. Penso que com um pouco de boa vontade podemos encontrar sempre algo de bom para aproximar um cristão de outro, e prefiro usar a Palavra como ponte entre as pessoas do que como arma para nos acusarmos um ao outro.

Esclareço que fico sempre desgostoso qdo encontro gente "instruída" a fazer juízo fácil de pessoas humildes que tentam viver a sua fé na simplicidade do seu entendimento. Entenda que não estou dizendo isso agora diretamente ou principalmente para vc, falo no geral. Convivi por um tempo com esse povo simples e conheço de perto algo da religiosidade popular. Pude presenciar verdadeiros testemunhos de fé, esperança e caridade daquele povo. Se algumas vezes não conhecem longas passagens bíblicas decoradas, aconteceu de eu presenciar que muitas vezes eles vivem os ensinamentos daquelas passagens, aprendidos na oração, na pregação e nos exemplos dos santos.

Acredito que a experiência vivida é mais importante do que um conhecimento decorado. É verdade que antigamente eu tinha mais reservas quanto a religiosidade popular, mas com o passar do tempo e a convivência acabei descobrindo muita sabedoria divina no modo paciente e carinhoso com que a igreja católica trata aquelas pessoas. Por isso posso dizer com convicção: quem quiser fazer "teologia truculenta" faça-nos o favor de ficar afastado do povo. Deixem a teologia pastoral para os que conseguem praticar e ensinar a caridade - isso vale mil palavras e encobre centenas de pecados.

Citação:
M. Martins
Devo deixar claro, que, também Maria é para mim exemplo. Mas gostaria que desse (ou qualquer outro), a sua opinião sobre dois pontos no culto mariano que me fazem confusão:
1 - O que pensa de quem promete dar algo a Nossa Senhora, se receber um favor em troca?

2 - O que pensa das mortificações do corpo, (andar de joelhos, de rastos, etc), que as pessoas fazem em Fátima?

Já escrevi sobre isso dezenas de vezes no fórum. Não vejo nenhuma razão para não repetir novamente o que tenho sempre dito:

Não me agrada nenhuma forma de religiosidade que me passe a imagem de um tipo de "comércio sobrenatural". Saiba, entretanto, que esse desagrado me é causado tb por aqueles que praticam um modelo de "pregação do medo", assustando as pessoas com ameaças, maldições, inferno e labaredas de fogo. Não vejo em nada disso o ensinamento de Jesus. Esse não era o núcleo da sua msg e não revela a imagem de um Pai amoroso.

É óbvio que em Fátima, exemplo citado, acontecem exageros. Já falei tb sobre isso antes. O que lamento é o modo generalizado com que vc parece querer julgar todos os que lá vão. Pena que vc só perceba esses exageros. Pena tb que não perceba que a igreja procura corrigir esses exageros, que não saiba perceber que outros tb tentam ensinar e ajudar. Será que acha que a "teologia da truculência", com a igreja distribuindo pontapés e condenações, resolveria alguma coisa? Essas coisas não se revolvem da noite para o dia e nem por decreto. Isso nem Jesus fez! Se até ele foi paciente, pq a igreja deveria adorar a receita dos fariseus?

Paz e Bem.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 21:30

Devo testemunhar que hoje fazendo os mistérios luminosos não achei nenhum tédio .

Pelo contrário!

Que alegria poder percorrer os passos da vida pública de Jesus, desde o seu batismo no Jordão, o primeiro milagre nas Bodas de Caná, proclamação do reino, a transfiguração e instituição da Eucaristia !

Sempre respirando no ritmo da oração Ave- Maria, com muita atenção á dobradiça !

Honrando a Trindade. Rezando o Pai -nosso que Jesus nos ensinou e usando a jaculatória de Nossa Senhora de Fátima!

"Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno: levai as alminhas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem."

Sábia tradição que são Domingos de Gusmão tanto nos recomenda , ao ponto de se tornar " Apóstolo do Rosário "!
Como alguém pode achar a Escola de Maria um tédio ?
Como não ter prazer em percorrê-la?

[www.paginaoriente.com]

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 03:31

Citação:
1 Cor 13, 11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei o que era próprio de criança.

Na Idade Média, numa tentativa de imitar a meditação da Liturgia das Horas, onde os monges rezavam os 150 salmos, os leigos, a maioria analfabetos, sem acesso à Sagrada Escritura e sem saberem latim, substituiam os 150 salmos por 150 Pai Nossos ou 150 Avé Marias.

Só alguns séculos mais tarde é que o Terço do Rosário surge como hoje é conhecido.

Hoje, os leigos não são analfabetos, têm acesso à Sagrada Escritura e ao Saltério, têm a Bíblia na sua língua nativa. A Liturgia das Horas é oração de louvor e de súplica, oração da Igreja, com Cristo e a Cristo. A Liturgia das Horas é santificação de todo o dia.

Como diz S. Paulo aos Coríntios: "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei o que era próprio de criança." 1 Cor 13, 11.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 09:41

E não se pode usar tudo? Lá porque a Igreja já não é analfabeta, temos de deixar de rezar o terço? Não se pode "ter" a Sagrada Escritura, o Saltério, a Liturgia das Horas e o Rosário? Porque é que ao ser adulto temos de esquecer a infância?

Mt 18, 3
Citação:
*e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não
podereis entrar no Reino do Céu.

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 09:58

E estamos a cometer um erro, perfeitamente compreensível, de pensarmos na Igreja na nossa perspectiva europeia e ocidental.

Que dizer do analfabetismo por esse mundo fora? Toda a gente, nos países mais pobres, tem disponibilidade de adquirir e ler uma bíblia ou a liturgia das horas?

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:21

Cassima: As pessoas que vivem no Mundo pobre não lêem a Bíblia ou não têm acesso a uma.



Mas países pobres são os que têm mais vocações, vejam o México e outros...

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:09

Sim, o que o Luis descreveu é correto. No catolicismo ocidental a oração do terço acabou ganhando espaço como uma forma alternativa de oração para as pessoas mais simples que não tinham meios para rezar o saltério, seja pq não tinham os livros em mãos, seja pq não sabiam hebraico, grego ou latim. Isso, todavia, não resume tudo!

Tenho que confessar que não me sinto bem rezando o terço, é um tipo de remédio espiritual que não combina muito bem comigo. Foram poucas as vezes que pratiquei esse tipo de oração. Ainda recorro a ela de vez em qdo, mas não a tenho como costume. Conheço, entretanto, muitas pessoas para quem a oração do terço traz muitas bençãos e posso testemunhar que cresceram muito praticando esse tipo de espiritualidade.

Se é verdade que não poucas pessoas acabam se prendendo no supérfluo dessa forma de oração, isto é, acabam dando atenção demais à "contagem" de tantos pai-nossos e ave-marias... também é verdade que, agindo assim, fazem-no não por "defeito" do terço, mas por imaturidade espiritual de quem recorre a ele. Quem ficou preso na "contagem" não conseguiu ainda chegar na fonte espiritual do terço. A espiritualidade do terço não é tão "pobre" como podem pensar alguns. Ela é riquíssima, mas tb não é tão "fácil" como parece.

Um oriental talvez não aprovasse uma "explicação do terço", mas as repetições de orações curtas são apenas um pretexto para esvaziar a mente e criar o ambiente de encontro do orante com o verdadeiro protagonista dos mistérios da revelação. Trata-se de uma oração contemplativa, vivenciar os mistérios da vida de Cristo no encontro amoroso com Ele, e por isso a "contagem" torna-se não só supérflua mas ainda um empecilho. Um iniciante na oracão do terço provavelmente vai prestar atenção na contagem, na vontade de fazer tudo "correto". Só com o tempo de prática é que irá percebendo, espera-se, que o "correto" não tem a menor importância, e esse tipo de mentalidade é ainda "ocidental" demais. Somente qdo ele se entrega e se encontra, ou melhor, é encontrado pelo Cristo, estará tudo "corretamente" no seu lugar.

Considero a espiritualidade do terço muito difícil. Ela é muito simples, mas exige pessoas simples para vivenciá-la, e justamente por isso acaba por ser muito difícil. Para a mentalidade ocidental então, para quem buscar explicar ou entender demais, para quem "fala" demais e "ouve" de menos, o "caminho do coração" acaba sendo um árduo caminho de esvaziamento de si.

A oração do terço faz parte da tradição espiritual oriental, mais especificamente faz parte da tradição hesicástica, também conhecida como "o caminho do coração". É uma riquíssima tradição espiritual (católica) que foi cultivada desde o início do cristianismo pelos monges do deserto. Quem se interessar pode encontrar uma breve introdução sobre o assunto aqui:

[www.ecclesia.com.br]

Aconselho a leitura.

Paz e Bem



Editado 2 vezes. Última edição em 21/11/2008 17:11 por firefox.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:29

Olá firefox

Eu dou-me bem com o terço. Talvez pela familiaridade que tenho com ele, porque é uma oração que conheço desde que nasci.

Mas o terço, da forma como o conheço na minha terra é também uma oração comunitária, rezada diariamente na igreja, com comentário dos mistérios antes de cada um, com cânticos em cada mistério e com leitura de textos religiosos no final dos mistérios.

Assim, o terço não é só o debitar de avé-marias, pais-nossos e glórias, em que poderá tornar-se quando rezado individualmente com menos cuidado.

O terço pode conjugar-se com as demais formas de oração, mais completas, talvez mais instruídas.

Eu, para gostar de ler os clássicos não precisei de deixar de gostar de ler e ouvir contar os contos e lendas da minha terra. Assim como, para apreciar música clássica, não precisei de deixar de cantar as canções típicas da minha aldeia.

Um abraço

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 18:37

Não gosto de rezar o terço! Aqui nas preces no dia anterior do funeral, rezam sempre o terço. Estou a espera que alguém mude os costumes. Até os funerais ficam mais caros por isso.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 19:59

Citação:
Cassima
Eu dou-me bem com o terço. Talvez pela familiaridade que tenho com ele, porque é uma oração que conheço desde que nasci.
Mas o terço, da forma como o conheço na minha terra é também uma oração comunitária, rezada diariamente na igreja, com comentário dos mistérios antes de cada um, com cânticos em cada mistério e com leitura de textos religiosos no final dos mistérios.

Sim amiga, sei que isso acontece em muitos lugares, como já presenciei diversas vezes enquanto peregrinava pelo interior :)

Falando em peregrinação, se puder tente ler "Peregrinando ao encontro da Trindade", de Henrique Trindade, publicado pela Ed. Paulinas. Tenho certeza que vai gostar da leitura.

Citação:
O terço pode conjugar-se com as demais formas de oração, mais completas, talvez mais instruídas.
Eu, para gostar de ler os clássicos não precisei de deixar de gostar de ler e ouvir contar os contos e lendas da minha terra. Assim como, para apreciar música clássica, não precisei de deixar de cantar as canções típicas da minha aldeia.

É verdade! Pelas nossas conversas já suspeitava que vc gostava de rezar o terço ;) ei, vc não tem nenhuma quedinha para o lado oriental? rs

Abraço.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 20:50

Cassima

Já começam a gozar contigo:-) aqui não se pode ser católico, ainda não compreendes esta gente? ah ah ah ah.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 20:57

Citação:
firefox
Falando em peregrinação, se puder tente ler "Peregrinando ao encontro da Trindade", de Henrique Trindade, publicado pela Ed. Paulinas. Tenho certeza que vai gostar da leitura.

Obrigada, firefox, vou procurar. Preciso mesmo de arranjar qualquer coisa para ler. Mas acho que agora quero ler qualquer coisa mais profana... :)

Citação:
firefox
É verdade! Pelas nossas conversas já suspeitava que vc gostava de rezar o terço ;) ei, vc não tem nenhuma quedinha para o lado oriental? rs

Acho que não. Mas dizem que tenho uma costela moura. Será que também serve? :))

[]s

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 20:58

Citação:
Ana
Cassima
Já começam a gozar contigo:-) aqui não se pode ser católico, ainda não compreendes esta gente? ah ah ah ah.

Gozar, não, Ana. Brincar. Dá para perceber a diferença?

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 23:09

Realmente o Rosário não é coisa de criança ! Mas de gente que sabe meditar e contemplando pode penetrar nas delícias que ele oferece.
Acho que deve ser individual , sempre , pois devemos entrar lá , na situação e tentar sentir o que eles sentiram. Se colocar dentro da história , refazendo o mesmo caminho . Desta forma coletivamente se perde o ritmo interior.
Sexta -feira é meio" pesado " , é um dia que realmente nao gosto desta meditação. Mas a escola de Maria tem lágrimas e dor também, assim como em toda vida terrena.
Infelizmente não dá para fugir da Cruz, temos que passar por ela até a ressurreição.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 01:40

Advento,mês de Maria...o Filho do homem irá rasgar os céus ,como pedia o profeta Ísaias ,para habitar em nós,entre nós...


E Maria,assumiu ambas as maternidades...a DELE e a nossa,com o mesmo coração esmagado pela dor da maldade humana,com o mesmo coração triunfante da esperança do Magnificat....

Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 6 de 7


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.