Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 4 de 7
Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 15:57

Citação:
Cassima
Caro M. Martins
Nos dois casos descritos há uma diferença muito grande, quer na situação quer na atitude:

- No caso da Lena, por mais que tu não concordes e aches errado, é uma cerimónia católica, realizada dentro da Igreja Católica, aprovada por ela, celebrada por um padre.

- No caso que descreves, nomeadamente no caso da hóstia para a bruxa, está a ocorrer um pecado gravíssimo. E as pessoas que o fazem sabem-no. Não é uma questão de ignorância.

Há uma diferença do tamanho do mundo.

Cassima

Caro M. Martins

Nos dois casos descritos há uma diferença muito grande, quer na situação quer na atitude:

- No caso da Lena, por mais que tu não concordes e aches errado, é uma cerimónia católica, realizada dentro da Igreja Católica, aprovada por ela, celebrada por um padre.

- No caso que descreves, nomeadamente no caso da hóstia para a bruxa, está a ocorrer um pecado gravíssimo. E as pessoas que o fazem sabem-no. Não é uma questão de ignorância.

Há uma diferença do tamanho do mundo.

Cassima



É claro que tens razão. O fulcro da questão também não era esse, e talvez não me tenha expressado da forma mais conveniente.
O que eu quero dizer, é que, ao permitir-se toda e qualquer manifestação de religiosidade popular, sobretudo aquelas com origem e /ou contornos pagãos, a Igreja acaba por dar a entender, mesmo sem o querer, que as fronteiras entre o que é correcto e incorrecto são ténues e flexíveis.

Tanto, que, há pessoas que levam água benta para casa (conheço casos em Vale de Cambra). Daí, até levar alhos no vestido de noiva, ou a hóstia para fins menos claros, não vai, (infelizmente), assim uma distância tão grande.

Repara, que eu conheço uma senhora que vai á Missa todos os Domingos, e á semana vai a um centro espírita para procurar “orientação”, para a vida!

Pergunto: Isto é compatível com o ser-se cristão? É claro que não!

Há muita ignorância, sim, e falta da leitura da Palavra nisto tudo.


Dizes que:

>>>>>> No caso da Lena, por mais que tu não concordes e aches errado, é uma cerimónia católica, realizada dentro da Igreja Católica, aprovada por ela, celebrada por um padre. <<<<<<

Pois eu digo-te, como fazendo parte da Igreja Católica, que não me identifico com essa prática. E, na minha opinião, essa prática originalmente pagã, deveria ser banida. Quem é que sai a ganhar com isso? Os animais são “especialmente abençoados”?
Essa prática continua, porque se o padre se recusasse a fazê-la, o povo gritaria: -Aqui- del rei, que querem acabar com a “tradição”. Mas esta tradição, não tem nada a ver com a verdadeira TRADIÇÃO da Igreja.
Isso não é Tradição. É superstição.

Mas esta é a minha opinião, que é passível de ser debatida e rejeitada.

Este assunto daria pano para mangas. Mas teria que entrar no campo da Antropologia para a aprofundar.

Para um maior conhecimento desta temática, aconselho a obra de Mircea Eliade: O Sagrado e o Profano: A Essência das Religiões.

Paz e Bem

M.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 16:42

Amém...

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 16:58

M. Martins

quando me deparo com a exigência de rigor dentro da religião, lembro-me dos discursos intolerantes de muitos ateus que querem limpar as religiões das sociedades por serem contrárias à verdade científica, por serem fruto da ignorancia e da superstição - é assim que eles vêem. Estarão porventura correctos?...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 18:04

Citação:
Lena
M. Martins
quando me deparo com a exigência de rigor dentro da religião, lembro-me dos discursos intolerantes de muitos ateus que querem limpar as religiões das sociedades por serem contrárias à verdade científica, por serem fruto da ignorancia e da superstição - é assim que eles vêem. Estarão porventura correctos?...

Olá Lena;

Vou colocar as coisas dentro da perspectica correcta:

- Os ateus querem acabar com a religião porque a acham fruto da ignorância e da superstição.

- Os "puristas" (chamemos-lhes assim), dentro da Igreja, querem acabar com a ignorância e a superstição dentro da religião.

As coisas postas desta forma já são mais aceitaveis. Não acha?

Tudo o que seja para acabar com o obscurantismo, com resquícios de um certo medievalismo bacoco, que se traduz numa religiosidade popular que não seja cristocêntrica,é bem vindo.

Prefiro que os templos contenham apenas 50 cristãos verdadeiramente convertidos ,e que vivam e dêm verdadeiro testemunho de Cristo, de uma forma correcta, do que templos cheios de pessoas, que mais não fazem da Liturgia, do que uma "ocasião social", de "um ponto de encontro e convívio" onde não se encontram com Cristo, e onde alguns rezam o terço durante a leitura da Palavra.

Vai sendo tempo de os mais esclarecidos, (porque não os leigos?) tomarem parte activa, e levarem a Igreja Católica do Sec XXI, para rumos que se assemelhem mais ás fontes donde ela nasceu: A uma Igreja mais cristocêntrica e, mais fraterna.

Paz e Bem

M.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:39

Dizer que no catolicismo nao lemos a bíblia é no mínimo uma afirmação falta.
Se for diariamente a Santa Missa em 3 anos terá ouvido toda a Bíblia, se nao me engano.
A liturgia da Palavra tem aos domingos 1 leitura do A.t , um Salmo, uma carta e o Evangelho,. Depois a Homilia. depois a oração de ação de Graças ( Eucarisitca ) que diz o motivo pelo qual Damos Grças á Deus ( Cristo Jesus - morto -ressuscitado ).
Diante disso , dizer que nós nao lemos a Bíblia e que nao temos Cristo como centro é no mínimo ingenuidade ou ignorância!

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:40

Dizer que no catolicismo não lemos a Bíblia é no mínimo uma afirmação falsa.
Se alguém for diariamente a Santa Missa em 3 anos terá ouvido toda a Bíblia, se não me engano.
A liturgia da Palavra têm aos Domingos 1 leitura do A.t , um Salmo, uma carta e o Evangelho.
Depois a Homilia.
Depois a oração de ação de Graças ( Eucarisitca ) que diz o motivo pelo qual damos Graças á Deus que é sempre Cristo Jesus - morto -ressuscitado .
Diante disso , dizer que nós nao lemos a Bíblia e que nao temos Cristo como centro é no mínimo ingenuidade ou ignorância!



Editado 2 vezes. Última edição em 18/11/2008 19:42 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:45

Citação:
M. Martins

Olá Lena;

Vou colocar as coisas dentro da perspectica correcta:

- Os ateus querem acabar com a religião porque a acham fruto da ignorância e da superstição.

Cuidado com as generalizações. Se é essa a imagem que tens do ateísmo, lamento.

Citação:
M. Martins
- Os "puristas" (chamemos-lhes assim), dentro da Igreja, querem acabar com a ignorância e a superstição dentro da religião.

As coisas postas desta forma já são mais aceitaveis. Não acha?

Não, nem pouco mais ou menos.
Os radicalismos, os estereótipos, esse querer mudar a bem ou a mal a mentalidade das pessoas raramente são a melhor via.
Se queremos marcar a diferença devemos pegar no bom que ja existe, ouvir, entender e reflectir.

Citação:
M. Martins
Tudo o que seja para acabar com o obscurantismo, com resquícios de um certo medievalismo bacoco, que se traduz numa religiosidade popular que não seja cristocêntrica,é bem vindo.

Tudo? Tens a certeza? Cuidado.

Citação:
M. Martins
Prefiro que os templos contenham apenas 50 cristãos verdadeiramente convertidos ,e que vivam e dêm verdadeiro testemunho de Cristo, de uma forma correcta, do que templos cheios de pessoas, que mais não fazem da Liturgia, do que uma "ocasião social", de "um ponto de encontro e convívio" onde não se encontram com Cristo, e onde alguns rezam o terço durante a leitura da Palavra.

Não sei o q seja "cristãos verdadeiramente convertidos" mas estou quase certa que Jesus teria uma visão diferente. A imagem que retenho dele é de alguém de braços abertos, boas-vindas e poucas perguntas.

Já a Cassima disse que tendes a meter no mesmo saco coisas bem diferentes.
A quem não obedecer aos tais critérios de cristão verdadeiramente convertido só lhe resta uma do "social"? Já vi gente surda a rezar o terço na igreja alheados do resto, nunca pensei que fosse tão grave assim.
Na volta se as homilias fizessem mais sentido as pessoas até poderiam corrigir esse erro.

Citação:
M. Martins
Vai sendo tempo de os mais esclarecidos, (porque não os leigos?) tomarem parte activa, e levarem a Igreja Católica do Sec XXI, para rumos que se assemelhem mais ás fontes donde ela nasceu: A uma Igreja mais cristocêntrica e, mais fraterna.

Paz e Bem

M.

Mais fraterna... nem mais. Mas não é isso que vejo na condenação completa da religiosidade popular.
Esqueces do sentir dessas pessoas que deve ser respeitado.
As suas manifestações de fé não são genuínas?
Ousas julgar o sentir dessa gente como menor, errada? Quem és tu?

Podes até educar os mais novos, mas querer que os mais velhos neguem aquilo em que foram educados e têm como genuíno e sadio é capaz de ser pouco realista.
Que dano causam aquelas manifestações?

Por onde ficou a fraternidade no meio de tanta "limpeza"?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:49

Oração de São Bernardo á Virgem Santíssima


Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a vossa protecção, implorando o vosso auxílio, e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado, pois, com igual confiança, ó Virgem das virgens, como à Mãe recorro e de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus, mas dignai-vos de as ouvir propícia e me alcançar o que vos rogo.

À vossa protecção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
Amém.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:53

Oração a Virgem de São Francisco de Assis

Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós,
filha e serva do Altíssimo rei e pai celestial.
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
esposa do Espírito Santo rogai por nós
com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes do céu,
e todos os Santos junto à vosso Santíssimo
e dileto Filho, nosso Senhor e Mestre.
Amém.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:56

Chris que é isso mininaaa?!?!
Assim não podes ser considerada uma... cristã verdadeiramente convertida.
Vergonhaaaa!

:)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:56

Esta saudação tão singela deixa entrever a grande veneração de São Francisco pela Virgem Maria, sua Mãe e Senhora, cuja capelinha: "da Porciúncula" - Nossa Senhora dos Anjos - fora o berço da Ordem e se conservou, através dos séculos, foco de piedade Franciscana


Salve ó Senhora Santa, Rainha Santíssima,
Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja,
eleita pelo Santíssimo Pai celestial,
que vos consagrou por seu Santíssimo e
dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito.
Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem.

Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó tabernáculo do Senhor!
Salve, ó morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!
Salve, ó mãe do Senhor!

E salve vós todas, ó santas virtudes derramadas,
pela graça e iluminação do Espírito Santo,
nos corações dos fiéis, transformando-os de infiéis
em fiéis servos de Deus!

Amém



Editado 1 vezes. Última edição em 18/11/2008 19:57 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:56

Citação:
Chris Luz BR
Dizer que no catolicismo não lemos a Bíblia é no mínimo uma afirmação falsa.
Se alguém for diariamente a Santa Missa em 3 anos terá ouvido toda a Bíblia, se não me engano.
A liturgia da Palavra têm aos Domingos 1 leitura do A.t , um Salmo, uma carta e o Evangelho.
Depois a Homilia.
Depois a oração de ação de Graças ( Eucarisitca ) que diz o motivo pelo qual damos Graças á Deus que é sempre Cristo Jesus - morto -ressuscitado .
Diante disso , dizer que nós nao lemos a Bíblia e que nao temos Cristo como centro é no mínimo ingenuidade ou ignorância!

Olá Chris:

Dizes que:

>>>>Dizer que no catolicismo não lemos a Bíblia é no mínimo uma afirmação falsa.<<<<<<

Eu não disse que os católicos não lêm a Bíblia. Eu sou católico,é leio-a. O que é certo, e sinto-o na pele, e presencio-o, é que a esmagadora maioria dos católicos, não lêm a Bíblia.

Dizes que:

>>>>Se alguém for diariamente a Santa Missa em 3 anos terá ouvido toda a Bíblia, se não me engano.<<<<<

Eu sei disso. Mas neste ponto entras em contradição com o que afirmaste antes.o OUVIR a Palavra, Não é o mesmo que LÊR E ORAR a Palavra.


Meu caro, face ao que eu tenho presenciado.....já tive oportunidade de dizer, que a maioria dos católicos não sabe localizar um versículo na Bíblia, ás vezes nem sequer um livro.

A Sagrada Liturgia é fundamental, mas o "trabalho de casa" tem que ser feito. O lêr, orar e meditar diariamente a Palavra é fundamental. Sabes a percentagem de católicos o faz?

Infelizmente, é uma realidade. Tenho feito a minha parte, mas não chega.
Já gastei algum dinheiro do meu bolso, a fim de oferecer livrinhos com os quatro Evangelhos a colegas meus de trabalho. Colegas que se dizem católicos, e praticantes. É uma tristeza quando os desafio a tentarem encontrar o Apocalipse no meio dos Quatro Evangelhos, e eles fazem tudo por tudo para o encontrar!!!!

Certo de que não estou a falhar muito, um em cinquenta cristãos tem alguma familiaridade com a Bíblia.

É triste, mas são factos.

M.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 19:58

Bom, e o que fazes na Santa missa além de orar e meditar ouvindo ? Lá ainda tens a ajuda da Homilia!



Editado 1 vezes. Última edição em 18/11/2008 19:59 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 20:05

Lena, diante de são Bernardo de claraval e são Francisco de Assis , me curvo -)

Alguns que se acham mestres querem nos ensinar que isto é errado.
Minha santidade está muito longe da de São Francisco de Assis e São Bernardo.
Acho que recorro pouco á Virgem Mãe para me ajudar a superar meus defeitos e crescer em virtudes.
Resolvi : hoje começo a rezar o terço, pela paz no mundo.

Que tal ?

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 20:12

[br.geocities.com]

A vida de São Francisco de Assis foi se projetando sobre os homens de todo o mundo, inquietando grandes e pequenos, sábios e ignorantes, pobres e ricos, homens de vários credos... Se nos perguntamos o segredo de Francisco, simplesmente descobriremos que "levou a sério o Evangelho!"

Acreditou na Palavra de Cristo! Entrega-se a Deus com uma confiança de criança. Toma o Evangelho em suas mãos, disposto a convertê-lo em prática.

Se para conseguir um tesouro no céu deve vender tudo o que tem e dar aos pobres, é o que ele fará. Se diz que tem que deixar a família, Francisco cumpre essa dura exigência sem vacilação... Jamais desanima...

Essa sua conduta diante do difícil cativa a muitos jovens, porque ele lhes ensina a dar um sentido às dificuldades de cada dia. Esta vivência evangélica possibilita tornar presente o Cristo no dia-a-dia.

Toda a sua vida é uma preciosa oferenda que permitirá a Cristo tornar a passar por entre os homens. Oferenda preciosa que também hoje Deus espera de quem sente o desejo de reencarnar Cristo e fazê-lo viver cheio de amor, justiça e paz.

Frei José Carlos Pedroso, OfmCap

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 20:20

Paz do Senhor a todos


A grande maioria dos ateus afirmam ser a religião o "ópio da sociedade", Lena... Sendo assim, o MArtins não errou quando disse que os ateus "acham a religião fruto da ignorância e da superstição". Pois é exatamente isso o que acham a grande maioria dos ateus... Vc tem uma definição diferente porque na realidade é uma "atéia" diferente, ou seja, uma "atéia" quase católica.

Quanto a Chris, chega a ser blasfemo dizer que Maria é esposa do Espírito Santo!

Ora, o espírito Santo é Deus, e Maria, segundo a Escritura, uma mera mortal pecadora... Isso, de casar o Espírito Santo com Maria, cheira as estórias da Grécia antiga onde os deuses casavam com os mortais...


Que o Senhor continue nos Abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 18/11/2008 20:26 por David_.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 18 de November de 2008 20:28

Amigos todos:

Sobre a Religiosidade Popular, passo a citar:

….Por outro lado, devemos rever, purificar e cuidar dos valores que a religiosidade popular oferece, vinculando-a cada vez mais com a vida litúrgica da Igreja. (cf. SC 13,60,105,111)

Os principais critérios a ter em conta seriam então, os seguintes:

- Não promover o que diz respeito a esquemas sócio-culturais do passado.

- Substituir tudo o que apareça como caduco, dando-lhe um conteúdo mais actualizado.

- Suprimir os elementos de carácter mágico ou supersticioso

- Desenvolver os valores evangélicos

……

In: Manual de Elementos Gerais da Liturgia

Como estão a ver, não tenho feito mais do que defender as teses anteriores, que são posição oficial da Igreja.

Paz e Bem

M.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 00:15

Citação:
Chris Luz BR
Oração a Virgem de São Francisco de Assis
Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós,
filha e serva do Altíssimo rei e pai celestial.
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
esposa do Espírito Santo rogai por nós
com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes do céu,
e todos os Santos junto à vosso Santíssimo
e dileto Filho, nosso Senhor e Mestre.
Amém.

Esta oração não é de francisco de assis.
Ou então ele não seria santo. O que essa oração diz é blasfémia pura. Maria tem que ter um lugar especial no coração dos cristãos, pois deu à luz o filho de Deus, mas é santa, não é Deus. Posso agradecer a Maria todos os dias da minha vida, por ter dado à luz o filho de Deus e Deus sabe que agradeço, mas não a coloco nunca como Deus e muito menos , repito muito menos como esposa do espírito santo.

Amigo Martins percebo a sua angústia, mas não se pode pedir a um coxo que ande como um não coxo, no máximo pode-se-lhe pedir, que ande mais rápido e talvez Deus com a sua divina misericórdia, lhe conceda as duas pernas para andar.

Vá com calma, amigo, mas firme nos seus propósitos.



Meu Deus eu creio, espero, adoro e amo. Peço-vos perdão por aqueles que não esperam, não adoram e não vos amam.
Meu Deus que o pecado se destrua em mim, em nós teu povo, como uma fagulha andante num circo de palha.

Quem me quiser adicionar ao msn: vitassa@netvisao.pt. Terei muito gosto em falar com todos.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 07:52

Sobre a referida expressão há já um tópico antigo, onde o Alef explica tudo direitinho.

http://www.paroquias.org/forum/read.php?1,29685

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de November de 2008 13:49

Citação:
M. Martins
Amigos todos:
Sobre a Religiosidade Popular, passo a citar:

….Por outro lado, devemos rever, purificar e cuidar dos valores que a religiosidade popular oferece, vinculando-a cada vez mais com a vida litúrgica da Igreja. (cf. SC 13,60,105,111)

Os principais critérios a ter em conta seriam então, os seguintes:

- Não promover o que diz respeito a esquemas sócio-culturais do passado.

- Substituir tudo o que apareça como caduco, dando-lhe um conteúdo mais actualizado.

- Suprimir os elementos de carácter mágico ou supersticioso

- Desenvolver os valores evangélicos

……

In: Manual de Elementos Gerais da Liturgia

Como estão a ver, não tenho feito mais do que defender as teses anteriores, que são posição oficial da Igreja.

Paz e Bem

M.


Caro M. Martins

Não há, no que tu escreveste, nada que impeça a religiosidade popular. Nem nada que vá contra o que eu tenho escrito.

Mas vejamos os pontos um a um:

1) "Não promover o que diz respeito a esquemas sócio-culturais do passado."

Este, nem percebo muito bem o que pretendem dizer... Talvez devessem exemplificar. Mas se querem significar que não se deve perpetuar costumes e tradições que signifiquem humilhação ou abaixamento ou desigualdade ou injustiça de alguém ou algum grupo, acho muito bem.

2) "Substituir tudo o que apareça como caduco, dando-lhe um conteúdo mais actualizado."

Se for aplicado com bom senso e não eliminar o que torna característica a festa.

3) "Suprimir os elementos de carácter mágico ou supersticioso"

Acho que podemos incluir aqui as minhas afirmações de que há erros que se podem corrigir e excessos que se podem suavizar. E volto a reforçar a necessidade do bom senso.

4) "Desenvolver os valores evangélicos"

Sem problema absolutamente nenhum. A religiosidade popular é cristã e o cristianismo foi fundado tendo como base o Evangelho.

Como estás a ver, não tenho nada contra as teses anteriores, que são posição oficial da Igreja. E elas não impedem nem eliminam a religiosidade popular.

Fica bem

Cassima

Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 4 de 7


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.