Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 2 de 7
Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 11:52

klk



Editado 2 vezes. Última edição em 13/11/2008 11:53 por vitor*.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 13:58

Um pequeno pedido à partida. Trata-me por tu. É o que no geral fazemos por aqui. :)

Citação:
vitor*
Talvez vá. Para mim nunca foi visivel assim como para muita gente, nunca reparou nela, porque não é ela o centro da festa, mas sim Maria. Cassima vai afirmar o contrário? Se a igreja se diz(e é) cristocêntrica, porque não é cristo o centro da festa? Assim como em qualquer procissão de um santo, tem que ser cristo o centro da festa e não o santo, porque o centro da vida desse santo foi Jesus Cristo e não ele próprio. Esse é que é o mal.

Mas Vítor, O facto de não ser visível não significa que o problema esteja obrigatoriamente no ou naquilo que deve ser visto, pode estar naquele que não vê.

Há excessos? Há sim senhor. Mas os católicos, por mais devotos que sejam de um santo não o confundem com Deus!

Tu esqueces-te da proximidade, da familiaridade, do bairrismo, da ligação à terra, da identificação com a história de vida, da tradição familiar, da comunidade, de tantos factores que podem levar à ligação afectiva a um determinada figura, que pode ser ou não ser santo dos altares.

Lembrá-la e festejá-la não ofusca Deus. Corrigir excessos não tem de implicar a eliminação de ritos e costumes que fazem parte da vida das pessoas.


Citação:
vitor*
O acto de as pessoas se benzerem não é para a grande parte das pessoas um acto de devoção à pesoa de cristo, mas um ritual da igreja. Alguns chegam ao pleno do entendimento desse acto, mas outros fazem-no como um ritual. Isso não me diz nada. Já vi algumas pessoas benzerem-se, em frente a um santo. Pergunte-lhe porque o fazem?
Festa Cristã em que Cristo não seja o centro da festa, não é festa cristã. Ele é o centro da vida de todos os santos, incluindo maria. Imagino o seu desapontamento e vergonha ao verem-se no centro de uma suposta festa cristã. O que eles sempre quiseram foi exaltar cristo.
Eu acho que os protestantes devem ceder também, nas suas doutrinas, de calvinismo predestinação e outras, mas nesta em particular acho que devemos ser nós a ceder.

Eu já me benzi em frente a um santo, nomeadamente em frente a Maria. Qual o mal? Benzer é um rito da Igreja. É um sinal de pertença. É também um sinal de respeito. É uma forma de pedirmos a Deus que nos abençoe e proteja. Mas É o sinal da CRUZ. E com a CRUZ nós pensamos em Cristo.

Não imagino um santo envergonhado nem desapontado ao verem o carinho que as pessoas por eles têm. Porque esse carinho é originado pela entrega que eles fizeram a Deus, e é essa "presença" de Deus neles que atrai as pessoas.

Sobre as cedências, encontrar um consenso não tem de obrigar a que se elimine algo. Pode ser adaptado, suavizado, mas permanecer.

Citação:
vitor*
Ainda lhe digo mais acha bem que numa eucaristia, se coloque um santo no centro da eucaristia. Mesmo que seja a festa do Santo. Isso aconteceu no lugar onde resido( que não digo qual, para não implicar em público o padre, que tenho a certeza, ou quero acreditar, não o fez por mal), em que o santo ficou ao centro da eucaristia e Jesus ficou na lateral ao lado do santo. Sabendo nós que na sua génese a eucatistia representa a última ceia, sabendo também que cristo ocupou o lugar central da mesa nessa mesma última ceia, acha bem que o santo fique agora ao centro dessa mesma representação e encarnação dessa última ceia? Não sou fundamentalista, acredite, mas temos de ter cuidado com as mensagens silenciosas, que passamos ao povo.

O santo estava num lugar de destaque? Mas na consagração o centro de tudo é Cristo na hóstia e no cálice. E aí Ele esteve de certeza no centro do altar, da missa e da celebração, nas mãos do sacerdote.
E de qualquer das formas, uma andorinha não faz a Primavera.

Eu acho que o povo (onde me incluo) tem mais sabedoria na sua humildade que isso. Na minha terra há procissões. Há imagens de santos que atraem mais ou menos devoção das pessoas. Gostava que visses o respeito que as pessoas mais velhas, que se benzem em frente aos santos e lhes rezam e cantam, se ajoelham à passagem de Jesus na custódia. Não fazem confusão absolutamente nenhuma sobre Quem é realmente o centro de tudo.

"cristo ocupou o lugar central da mesa nessa mesma última ceia"? Quem o diz? Leonardo da Vinci? :) Não leves a mal esta pequena brincadeira. O lugar onde Jesus esteve na Última Ceia não é importante, o importante foi que Ele lá esteve...

Fica bem

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 13:58

Citação:
vitor*
klk

Isto significa o quê?

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 14:15

Citação:
Lena
Mas para o entendimento é necessário ceder? Não basta aceitar as diferenças como manifestações possíveis da mesma Fé em Cristo/Deus?
Acho que se confunde muito o caminhar ecuménico com a criação de uma religião única, universal. Não me parece que deva ser esse o objectivo. As confusões surgem porque ninguém quer estar errado, todos querem ser donos da melhor galinha, por isso se fala em cedências.

A única cedência devia ser não caluniar, não perseguir, não julgar, não desmerecer a fé alheia, trabalhar para o bem comum da Humanidade, construir uma força criadora e não fracturante.

Mas o bicho homem adora guerrear... se não há, inventa-se.

Lena, és capaz de ter alguma razão, no que respeita principalmente às religiões não cristãs. Mas, no respeitante a estas últimas, há coisas sobre as quais tem de haver mais do que aceitação das diferenças alheias. Talvez eu quando falei no ecumenismo tenha pensado mais na reconciliação e aproximação com as outras confissões cristãs. Há que manter as características próprias, mas tem de haver unidade no que é importante.

Acho que aquele dito de S. Agostinho que já várias vezes foi aqui posto, reflicta o que deve ser:

"No essencial, unidade; no acessório, liberdade; em tudo caridade."

Abraços

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 14:53

Isso de as pessoas não confundirem com Deus, isso não é a experiência que tenho.
O problema não está só naquele que não vê cassima, está também naquele que mostra e o que quer que seja visto.
Cassima, quando a igreja adoptou as imagens ela fê-lo para ensinar as pessoas isto já há 10 séculos atrás senão estou em erro. E as coisas não mudaram. Por isso aquilo que é vísivel ensina, educa. E não vale a pena estarmos a negar isso. Continuo a dizer que festa cristã que não tenha Cristo como centro de toda a festa, não é cristã. É isto que eu queria sublinhar. Cristo é a razão de viver dos santos, tem que estar na festa desses santos, como centro dessas festas.

Eu imagino que os santos se envergonhem. Eu que não sou santo, sentir-me-ia profundamente envergonhado, perante Cristo. Diria :" desculpa Sr, só tu és digno de semelhante honra".

Cassima senti-me sensibilizado, com essa chamada de atenção ao facto de a hóstia estar presente, estava tudo lá, é um facto, mas tem que estar no centro de tudo de toda a eucaristia e não como estava: no lado lateral. É ele o Deus de nós todos, não é um santo qualquer.

Não é importante que o miolo esteja debaixo da côdea, para primeiro provarmos a côdea e depois o miolo? Ora nós podemos até ver os santos, mas queremos provar é o pão da vida que é Jesus Cristo e esse tem que estar ao centro. Ora a posição conta, sem dúvida.

No amor,
Vítor Ribeiro.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 14:55

E desculpa o "klk", ia falar no ecumenismo, mas depois arrependi-me, porque não é o ponto central da meu ponto de vista. Não queria focar este tópico no ecumenismo.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 15:15

Caros todos;

Estive presente na segunda e terça feiras, num encontro com o Frei Herculano Alves, sobre São Paulo.

Também se falou da devoção a Maria. A resposta dele foi a de que a devoção a Maria não leva a lado nenhum. Que não é mediadora, que mediador há só um: Cristo. E que não podem haver dois mediadores, (nem "mediador e meio"), entre o homem e Deus.

Que que é devoto de Maria, Santos, Reliquias, Terços, etc... não estão convertidos ainda a Cristo. e que por isso, diz ele, nas nossas igrejas, 90% dos cristãos não foram ainda convertidos

O culto a Maria, diz ele: NÃO....ESTÁ....NA...BÍBLIA. Escrevi como ele o afirmou, em frente de um salão cheio.

SÓ CRISTO!!!!!

M.Martins

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 15:50

Caro M. Martins:

Fico com pena de não ter estado presente nesse encontro. Apenas darei a minha opinião pelo que dizes, não pelo que eventualmente pensa realmente Frei Herculano Alves.

Haverá que ter em conta o contexto (que não conheço bem; é importante, por exemplo, saber quem era o público), mas parece-me este ser mais um caso de imprudência de certos «iluminados». Infelizmente, tem havido muitos casos destes, que, depois, acabam por queixar-se de incompreensão e outras coisas do género.

Ora bem:

a) Dizer que «a devoção a Maria não leva a lado nenhum» é um disparate teológico e pastoral. «Abusus non tollit usum»! [O abuso não destrói (invalida) o uso.]

b) Supor que, do ponto de vista teológico, a mediação de Maria se opõe à única mediação de Cristo é outra lamentável imprecisão (não só imprecisão, mas erro).

c) «Todas as gerações me chamarão bem-aventurada» (Lc 1:48b) dirá alguma coisa a Frei Herculano Alves?


Uma coisa é que se denunciem excessos e corrijam erros, outra, bem diferente, é que se deite fora a criança com a água de o lavar. Será que às pessoas a quem diz que a devoção a Maria não leva a lado nenhum incute um verdadeiro sentido do essencial e as encaminha para algo sólido ou simplesmente as deixa no vazio com vagas intenções de uma possível alternativa que não sabem como adoptar?

Enfim, apenas questões, porque não estive lá, não tenho todos os dados e não quero julgar intenções, mas alertar para o perigo de certos simplismos, tanto para um lado como para o outro.

Alef

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 17:54

Citação:
Alef
Caro M. Martins:
Fico com pena de não ter estado presente nesse encontro. Apenas darei a minha opinião pelo que dizes, não pelo que eventualmente pensa realmente Frei Herculano Alves.

Haverá que ter em conta o contexto (que não conheço bem; é importante, por exemplo, saber quem era o público), mas parece-me este ser mais um caso de imprudência de certos «iluminados». Infelizmente, tem havido muitos casos destes, que, depois, acabam por queixar-se de incompreensão e outras coisas do género.

Ora bem:

a) Dizer que «a devoção a Maria não leva a lado nenhum» é um disparate teológico e pastoral. «Abusus non tollit usum»! [O abuso não destrói (invalida) o uso.]

b) Supor que, do ponto de vista teológico, a mediação de Maria se opõe à única mediação de Cristo é outra lamentável imprecisão (não só imprecisão, mas erro).

c) «Todas as gerações me chamarão bem-aventurada» (Lc 1:48b) dirá alguma coisa a Frei Herculano Alves?


Uma coisa é que se denunciem excessos e corrijam erros, outra, bem diferente, é que se deite fora a criança com a água de o lavar. Será que às pessoas a quem diz que a devoção a Maria não leva a lado nenhum incute um verdadeiro sentido do essencial e as encaminha para algo sólido ou simplesmente as deixa no vazio com vagas intenções de uma possível alternativa que não sabem como adoptar?

Enfim, apenas questões, porque não estive lá, não tenho todos os dados e não quero julgar intenções, mas alertar para o perigo de certos simplismos, tanto para um lado como para o outro.

Alef

Embora a mensagem do Alef não seja para mim, penso que existe um certo exagero do Frei Herculano, reputado biblista, que já ouvi pessoalmente na minha freguesia.
Lembro-me de ele dizer uma coisa que me ficou na cabeça: a eucaristia é para vivos, não para mortos, referindo-se a eucaristias de 7º dia e outras afim.
Quando se é radical e se diz que santos e Maria não levam a lado nenhum, também não se esta a ir a lado nenhum. São sinais de Deus, são bem-aventurados de Deus. O versículo Lc 1:48b não faz de Maria uma pessoa acima de outros santos, antes uma pessoa que é bem aventurada, por ter centrado a sua vida em Cristo. Todos os santos são bem-aventurados. São exemplo de como centrar a nossa vida em Cristo, não são dignos de qualquer culto especial exarcebado, como é o caso de fátima.´Aquilo não é festa cristã, senão tiver cristo como centro dessa, mesma festa.
Se a interpretação do Papa JP II(estimoso papa) estiverem certas sobre as aparições de Fátima, eu deixo de crer nelas. O meu bom senso leva a que tenha esperança que seja só uma má interpretação.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 18:34

Citação:
vitor*
Isso de as pessoas não confundirem com Deus, isso não é a experiência que tenho.
O problema não está só naquele que não vê cassima, está também naquele que mostra e o que quer que seja visto.
Cassima, quando a igreja adoptou as imagens ela fê-lo para ensinar as pessoas isto já há 10 séculos atrás senão estou em erro. E as coisas não mudaram. Por isso aquilo que é vísivel ensina, educa. E não vale a pena estarmos a negar isso. Continuo a dizer que festa cristã que não tenha Cristo como centro de toda a festa, não é cristã. É isto que eu queria sublinhar. Cristo é a razão de viver dos santos, tem que estar na festa desses santos, como centro dessas festas.

Eu imagino que os santos se envergonhem. Eu que não sou santo, sentir-me-ia profundamente envergonhado, perante Cristo. Diria :" desculpa Sr, só tu és digno de semelhante honra".

Cassima senti-me sensibilizado, com essa chamada de atenção ao facto de a hóstia estar presente, estava tudo lá, é um facto, mas tem que estar no centro de tudo de toda a eucaristia e não como estava: no lado lateral. É ele o Deus de nós todos, não é um santo qualquer.

Não é importante que o miolo esteja debaixo da côdea, para primeiro provarmos a côdea e depois o miolo? Ora nós podemos até ver os santos, mas queremos provar é o pão da vida que é Jesus Cristo e esse tem que estar ao centro. Ora a posição conta, sem dúvida.

No amor,
Vítor Ribeiro.

Paz do Senhor

A questão colocada pelo amado, acima, reflete aquilo ensinado na Escritura... E é o verdadeiro ensinamento da igreja cristã primitiva. Ou seja, Cristo deve ser sempre o CENTRO de toda a honra e de todo o louvor na igreja, por aqueles que se dizem CRISTÃOS!

Não é uma questão de se abster de acreditar em algo apenas para fazer ecuminismo e ser "coleguinha" de uma outra pessoa que pensa diferente... Mas uma questão de se aceitar a sã doutrina da igreja cristã primitiva.

Com relação ao texto do amado, acima, concordo com tudo o que foi colocado exceto quando disse:
Citação:
"Eu não sou santo..."

Eu digo JUSTAMENTE o contrário, Vitor... Se tu te guardas do pecado para o Senhor, seja ele a mentira, a prostituição, a idolatria... És SANTO sim! Santo do Senhor! Santo como o foi Paulo ou Pedro! Pois ser santo não é um título dado por credo ou igreja, após a morte do sujeito! LEia na Escritura e perceba que os membros VIVOS da igreja primitiva eram sempre chamados de "santos"... Ser santo significa “ser separado do pecado”.

Aquele que admira a Maria bíblica, humilde mãe do Senhor, estará sempre atento ao único conselho dado por ela, em toda a Escritura, quando disse:

Joa 2:5 - Fazei tudo quanto ele vos disser.


Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 13/11/2008 18:39 por David_.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 00:40

Citação:
Cassima
Citação:
Lena
Mas para o entendimento é necessário ceder? Não basta aceitar as diferenças como manifestações possíveis da mesma Fé em Cristo/Deus?
Acho que se confunde muito o caminhar ecuménico com a criação de uma religião única, universal. Não me parece que deva ser esse o objectivo. As confusões surgem porque ninguém quer estar errado, todos querem ser donos da melhor galinha, por isso se fala em cedências.

A única cedência devia ser não caluniar, não perseguir, não julgar, não desmerecer a fé alheia, trabalhar para o bem comum da Humanidade, construir uma força criadora e não fracturante.

Mas o bicho homem adora guerrear... se não há, inventa-se.

Lena, és capaz de ter alguma razão, no que respeita principalmente às religiões não cristãs. Mas, no respeitante a estas últimas, há coisas sobre as quais tem de haver mais do que aceitação das diferenças alheias. Talvez eu quando falei no ecumenismo tenha pensado mais na reconciliação e aproximação com as outras confissões cristãs. Há que manter as características próprias, mas tem de haver unidade no que é importante.

Acho que aquele dito de S. Agostinho que já várias vezes foi aqui posto, reflicta o que deve ser:

"No essencial, unidade; no acessório, liberdade; em tudo caridade."

Abraços

Cassima


Por acaso um amigo meu que é evangélico mas que participa nas orações de Taizé e conseguiu o feito de me convencer a ir ao convento e participar, e francamente gostei muito, muito people jovem, se calhar em agosto do proximo ano eu viajo pro encontro internacional, ele já me convidou e tudo, muito bom os canticos, o silêncio, pra reflectir e falar com Deus, um gajo entra senta-se no chão onde acharmos que devemos, os musicos tocam e cantamos ai umas 3 canções, começa-se a louvar a Deus, depois o tempo de silencio, cada 1 fala em segredo com Deus, fala-se com Deus e explica-se tudo, ninguém fala, no tempo de silêncio é nós e Deus, depois novamente canções depois professamos o Pai nosso e acaba. Não há padres, nem rezas, é apenas um gajo e o frei o modo de como seguimos a oraçao é só de cada 1 e de mais ninguem, há entrada tem-se os livros de canticos. Uma comunidade ecumenica com objectivos nobres que não fazem discriminação, acima de tudo louvam a Deus, existem todos os credos e religioes é como ir ha maquina de lavar e sair renovado. Convento de São Domingos de Lisboa, Rua João de Freitas Branco Lisboa, sei que na ultima semana do ano o encontro de jovens de taize é em bruxelas pro ano ha em frança.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 09:30

Cassima a essa frase de Agostinho, prefiro a de Deus:" Tantas vezes vos tentei juntar, como a galinha junta os seus pintaínhos"

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 09:42

Sobre a veneração dos Santos, parece-me natural que a sua vida seja motivo de Festas, Romarias e Acção de Graças, um pouco como acontece no dia do nosso aniversário. E a que leva a veneração de Maria?
Deve levar à humildade, que é a mãe de todas as virtudes...

*=?.0

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 10:47

Citação:
vitor*
Cassima a essa frase de Agostinho, prefiro a de Deus:" Tantas vezes vos tentei juntar, como a galinha junta os seus pintaínhos"

Eu acho que ambas se podem conjugar. Se bem que na frase de S. Agostinho a responsabilidade e a acção têm de ser todas nossas. Somos nós que temos de procurar a unidade, construir a liberdade e praticar a caridade.

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 11:03

Citação:
vitor*
Isso de as pessoas não confundirem com Deus, isso não é a experiência que tenho.
O problema não está só naquele que não vê cassima, está também naquele que mostra e o que quer que seja visto.
Cassima, quando a igreja adoptou as imagens ela fê-lo para ensinar as pessoas isto já há 10 séculos atrás senão estou em erro. E as coisas não mudaram. Por isso aquilo que é vísivel ensina, educa. E não vale a pena estarmos a negar isso. Continuo a dizer que festa cristã que não tenha Cristo como centro de toda a festa, não é cristã. É isto que eu queria sublinhar. Cristo é a razão de viver dos santos, tem que estar na festa desses santos, como centro dessas festas.

Normalmente nos mal-entendidos o problema está nas duas partes: uma não consegue transmitir bem e a outra não consegue compreender correctamente. E é isso que eu acho que existe nesta questão do marianismo. Como disse, há excessos sim, mas mesmo que não se veja bem, é sempre Cristo que está ali. Porque é Deus que justifica os santos, Maria inclusive. Foi por Ele que eles o foram.

O Albino sintetizou a questão bem.

Jesus em vida terrena não esteve sempre no lugar de destaque. Quem achas que estava no lugar central nas Bodas de Caná? Os noivos, claro! E foi aqui que Ele realizou o primeiro milagre descrito nos Evangelhos (creio eu).

Abraços
Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 11:14

Não conheço esse frei Herculano. Mas por essas palavras, não me parece que tenha perdido muito.

Há erros? Corrijam-nos.

Há excessos? Suavizem-nos.

Mas o que pretendem? Fazer tábua rasa da religiosidade popular? Fazer passar todas as tradições religiosas populares por um crivo do que é regulamentar? Que dizer das posições de S. Francisco Xavier, que revelou uma profundeza, tanto mais inesperada porque surpreendente na época em que o foi? Soube levar o Evangelho às pessoas sem as desenraizar dos seus costumes e da sua terra.

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 17:32

Na escola de Maria, o Rosário, aprendemos sobre a vida de Jesus de Nazaré.
Jesus chamou Maria de mãe todo dia até na hora de sua morte .
Pareces ignorar que a dignidade da mulher , da criança e do estrangeiro era nula naquela sociedade. A exaltação a Maria no Magnificat e na boca de Isabel e do mensageiro de Deus, Gabriel , já mostra a inspiração do texto por obra do Espírito Santo, e ela continua nos Atos e no Apocalipse.
Ora Vitor aonde queres chegar? Num machismo judaico antigüado ?

mestre Albino , bem lembrou , uma humildade que não tira a voz e a vez da mulher na história da Salvação .
salve a Mãe do Céu , nossa co-redentora !



Editado 3 vezes. Última edição em 14/11/2008 17:36 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 19:20

Ora Chris, isto não é um problema de machismo. Acho que aqui ninguém colocou as coisas nesses termos, mesmo as pessoas que não concordaram comigo. O machismo não tem nada a ver, ou devo também cultuar uma santa, para amenizar o machismo. Há imensas mulheres santas, assim como imensos homens santos. Isso não é machismo. Mas cristo é só 1 e não há alma viva ou morta acima dEle , ou igual a Ele. Todos pertencemos ao corpo de Cristo. Inclusivé Maria. E ela não é co-redentora, coisa alguma. O que sabes você da vida de Maria que te possa salvar? Só Cristo nos salvou pela sua morte na cruz e ressureição. Mostrou que aquele caminho de fidelidade ao Pai é possível de seguir e que no fim saíremos vencedores.
O que Maria mostrou que nos possa salvar é aquilo que diz o David:

Joa 2:5 - Fazei tudo quanto ele vos disser.

E foi tudo o que fizeram os santos, centraram a sua vida em Cristo, esse é o caminho para a salvação. Não existe outro. Reafirmo vezes sem conta: festa cristã sem que Cristo não seja o centro dessa festa, não é cristã. E pego no exemplo do estimoso Albino, se me fizerem uma festa de aniversário, em que no fim dizem que foi a festa de A,B, ou C e não foi minha, que fui o centro dessa festa, então a festa não foi minha, foi de A, B ou C. Se numa festa de um santo dizem que a festa é Cristã então Cristo tem que ser o centro dessa festa e não o santo, o que na generalidade dos casos não acontece :é sempre o Santo o centro da festa e depois dizem que é Cristã. Dizer que é Cristã é porque foi dedicada a Cristo. É lógico e custa-me a entender como as pessoas ainda não chegaram a esse entendimento.

Querida cassima, não podemos continuar é a deixar que a religiosidade popular consuma as pessoas num grande fogo, porque o Mundo de hoje está cada vez mais informado. Ainda hoje tive que desmistificar uma crença da religiosidade popular, que é a crença de que prazer no sexo é considerado pecado. Um católico para enfrentar os dias de hoje não pode ser um leigo desinformado, pouco lógico nas suas crenças, deve informar-se sobre a religião que professa, pelo menos no básico, para não cair em argumentos primários de ateus.
Este das festas populares já virou chacota popular, é preciso dignificar as festas religiosas. Se é cristã tem que ser Cristo o centro das mesmas. Não podemos, eu, você, todos aqui baixar os braços, perante um culto errado das pessoas que leva a muito pouco. Os Santos são setas em direcção a Deus, não salvam por eles mesmo. NUnca. Isso resultou com o tempo de Francisco Xavier, agora é preciso arregaçar mangas e dizer esse caminho foi percorrido agora é preciso seguir este. Foi uma etapa dada por S. Francisco Xavier agora precisamos de fazer o resto do caminho em direcção a Deus.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 19:58


Jesus chamou Maria de mãe todo dia até na hora de sua morte .


Paz do Senhor a todos...


Não há uma só passagem escriturística que nos mostre que Jesus chamava Maria de "mãe"... Embora encontremos várias vezes ele usando o termo "Pai", para Alguém que tinha a mesma NATUREZA que a dEle!

O que lemos na Escritura é que Jesus, por várias vezes, a chamava por "mulher"! E fazia isso por que Ele era Deus e Maria uma criação sua, ou seja, ELe já existia BEM ANTES de Maria!

A exaltação a Maria no Magnificat


"A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.."

Ora, Maria apenas confessa ser pecadora, na passagem acima! COnfessa que precisava de um Salvador! Ela não era como o anjo Gabriel ou Miguel que NÃO PRECISAM DE SALVADOR, por não terem pecado! Assim não há nada que a coloque em superioridade a Paulo, Pedro ou Moisés!

e na boca de Isabel


Lucas 1:42-44
42 E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.

Não há dúvida que Maria foi bem aventurada, bendita ou abençoada por ser a escolhida, para ser a mãe de Jesus... Mas isso não lhes dá nenhum poder, ou a torna um ser maior que qualquer outro profeta ou homem de Deus, seja no Antigo ou do Novo Testamento! Essa benção não a torna um "ser" abaixo de Deus e imediatamente acima de homens e anjos! Maria foi humana como eu ou qualquer colega aqui do fórum! E será um ser humano ressurreto como qualquer santo da Igreja de Cristo, na eternidade! Sò o Cordeiro brilhará!

O fato de a Escritura dizer que Maria foi "bem aventurada" não a torna diferente de Jael:

Jui 5:24 - Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Heber, o queneu;


e do mensageiro de Deus, Gabriel ,


A colega fala da passagem abaixo:

Lucas 1:28
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.


O que a querida vê de tão especial, fora o óbvio, que REALMENTE foi uma benção para Maria ser escolhida para ser mãe de Jesus?

O anjo não disse que ela seria deusa nem que a partir daquela benção seria dígna de que as pessoas se ajoelhassem diante dela, e lhes pedissem algo, principalmnente após sua morte...

O anjo apenas a cumprimentou e disse o óbvio... Que ela estava sendo abençoada entre as mulheres, sendo a escolhida para ser a mãe da parte humana de Jesus Cristo!

Agora imaginem o que fariam, mais ainda a MAria, caso o anjo Gabriel dissesse também a o que disse ao profeta Daniel, quando o visitou, para lhes transmitir a seguinte mensagem:

Daniel 9:21-23
23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado;


O mesmo anjo Gabriel visitou o profeta Daniel, e disse que veio assim que saiu as súplicas da boca de Daniel...

Assim o que percebemos, colegas, é que homens e mulheres de Deus, sempre tiveram a atenção do Senhor... Foi assim com David, com Moisés, com Elias, com Paulo, com Pedro e também com MARIA!

Cada um recebeu bênçãos do Senhor, mas essas bençãos não os tornam super homens ou super mulheres diante de nós, hoje, nem tão pouco os tornam dígnos de qualquer adoração ou de que alguém dobre seus joelhos diante de qualquer um deles! Alguém quís se ajoelhar diante de PEdro que recusou de imediato!

Ora... aonde queres chegar? Num machismo judaico antigüado ?


Não é uma questão de machismo, Chris... É uma questão do Centro ser CRISTO! Apesar de já termos falado bastante sobre o assunto "Maria" é de vital importância o cristão não esquecer que Jesus TEM de ser o CENTRO do louvor, da adoração e de todo o culto que for prestado por seus servos! Lembre bem o que foi dito:

Isaías 42:8
Eu sou YHWH; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor...


Todo louvor, toda honra e toda glória só ao Cordeiro!

salve a Mãe do Céu , nossa co-redentora !


Dizer que Maria é "co-redentora", além de herético chega ser usurpador de algo que é só de Cristo! Segundo o dicionário co-redentor significa:

s. m.,
aquele que coopera na redenção.


Talvez a definição acima não torne a questão clara o suficiente, para alguns... Mas vou tentar ser mais claro!

A palavra co-autor segundo o dicionário significa:

s. m.,
aquele que coopera com outrem em qualquer obra;


Num crime, chama-se de AUTOR o sujeito ativo da conduta típica, aquele que ATIROU e matou alguém.

Para que "fulana" seja CO-AUTORA desse mesmo crime é necessário que ela também tenha ATIRADO na vítima, do contrário não é considerada co-autora! Ou seja, na hora em que "cicrano" atirou na vítima, "fulana" também atirou... Esse é um exemplo clássico de co-autoria em crime de homicídio... Você pode se informar com qualquer JURISTA sobre essa questão!

Assim, ao afirmar que "Maria é co-redentora" está-se ddizendo que ela também foi CRUCIFICADA, que ela PARTICIPOU no mesmo nível de Cristo, da obra da redenção. Percebe o tamanho da heresia?

Jesus é a meta e o centro da adoração e do louvor do verdadeiro cristão.

QUe o Senhor continue nos Abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 7 vezes. Última edição em 14/11/2008 20:16 por David_.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 20:00

Meus caros todos.


Costumo estar em contacto frequente com um grupo que reza o terço. E, o que vou dizer, é penoso, mas tenho que o fazer. Algumas senhoras desse grupo, têm Maria acima de Cristo. Uma ou outra diz que ADORA Maria.

Também tento corrigir esse desvio, mas não consigo. Ou seja, temos cristãos que não o são, sem o saberem. E isto é GRAVÍSSIMO!!! Sei que a culpa não é delas, mas de quem há muito tempo as ensinou mal, ou não as corrigiu.

E vejo que a Igreja católica nada tem feito (ou muito pouco), para esclarecer as coisas. Quando o saudoso Papa João Paulo II, se ajoelhou em frente á imagem de Fátima, deu-me um arrepio. Acreditem. E não é preciso dizer-vos porquê.

Pela minha parte, amo Maria. Mas o que vai para além disso, (procissões, rosários, promessas etc,) não é natural.

Jesus disse que tudo quanto pedissemos ao Pai em Seu nome, Ele o faria. Daí a NEGOCIAR com Nossa Senhora......bom, acho que estamos a perverter o que Jesus nos indicou para fazer.

Quanto ao que o Victor disse na sua última mensagem, concordo inteiramente com ele.

Amo Maria, sim deve ser um exemplo para cada um de nós, mas Cristo ACIMA DE TUDO,

Paz e Bem

M.

Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 2 de 7


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.