Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567Próximo
Página actual: 1 de 7
Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 31 de October de 2008 15:01

O Hino à Virgem de Dante

Virgem Mãe, filha de teu Filho,

humilde e alta mais que qualquer criatura,

termo prefixado de eterno desígnio,



Tu és aquela que a natureza humana

enobreceste de tal forma, que seu Criador

não desdenhou fazer-se sua criatura.



Em teu ventre reacendeu-se o amor,

por cujo calor na eterna paz

assim germinou esta flor.



Aqui és para nós luz meridiana

de caridade; e embaixo, entre os mortais,

és fonte vivaz de esperança.



Mulher, és tão grande e tanto vales,

que quem deseja graças, e a ti não recorre,

é como alguém que desejasse voar sem asas.



A tua benignidade não apenas socorre

quem pede, mas muitas vezes livremente

e antecipa ao pedido.



Em ti, misericórdia, em ti, piedade,

em ti, magnificência, em ti se coaduna todo o bem

que existe nas criaturas.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 02 de November de 2008 16:42

ame Jesus Cristo é ele o verdadeiro onde se concentra todo o bem. Maria é exemplo pelo facto de ter centrado toda a sua vida em Cristo. Todos os outros exemplos vêm de Cristo. Ele é o que temos de fazer para sermos felizes. Devemos seguir a imagem perfeita e não as imagens imperfeitas de Deus, que são os santos e Maria.

Com amor.
Tudo de bom.
Seja feliz, i.e. seja santo.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de November de 2008 22:09


Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 03 de November de 2008 09:15

Ninguém é perfeito. Mas podemos viver na tangente à perfeição, ou seja, dispormo-nos constantemente a atingir a perfeição.

*=?.0

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 03 de November de 2008 11:56

Sim caro albino, mas ninguém aprende por um livro com erros, mesmo que poucos, escolhemos inteligentemente o livro que não tem erros, para aprender.

Aprender a ser perfeito só com um exemplo perfeito, não com exemplos imperfeitos.

Tudo de bom

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 14:34

Vitor do que exatemente voce está falando quando diz : livro com erros ?
Quem exatamente está escolhendo livro com erros, e que livros sao estes ?
Não entendo sua colocação. Em que exaltar Nossa Senhora atrapalha nosso amor á Deus?
Seja mais claro.
Graça e Paz
Chris

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 14:42

" O Cristianismo não é um simples livro de uma cultura ou uma ideologia. O Cristianismo é uma pessoa, uma presença, um rosto : Jesus Cristo. "
JPII

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 05 de November de 2008 16:19

Citação:
Chris Luz BR
Vitor do que exatemente voce está falando quando diz : livro com erros ?
Quem exatamente está escolhendo livro com erros, e que livros sao estes ?
Não entendo sua colocação. Em que exaltar Nossa Senhora atrapalha nosso amor á Deus?
Seja mais claro.
Graça e Paz
Chris

Nossa Senhora é importante, mas a sua exaltação é algo de acessório. CRISTO É O ESSENCIAL!!!!

Por vezes as pessoas trocam o essencial pelo acessório. é aí que reside o perigo!

M.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 08:52

Mães adoptivas pode haver muitas. Há uma, Maria, mãe de Jesus, em que muitos se revêem. Mas mãe universal de verdade só há uma, a Mãe Natureza, ou talvez o nome maternal de Deus. Também é possível que a maternidade de Deus ganhe reflexos especiais em Maria, tal como a luz do Sol ganha reflexos especiais na lua.

*=?.0

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 17:15

Sendo assim Maria seria o rosto materno de Deus?

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de November de 2008 17:35

No tópico "Porquê veneramos a Santíssima Virgem?" escrevi o seguinte, que se aplica bem aqui:

Eu não considero Maria como mais uma, entre os que obtiveram graça junto de Deus. Ela é especial, além do papel que desempenhou, devido ao lugar que conquistou no coração de toda a humanidade ao longo dos tempos. Não me parece que seja de desprezar o carinho que, desde sempre, ela foi objecto e que também nos dedicou.

O amor materno é, para os homens, a forma mais perfeita de amor. E, para mim, Maria é a forma como Deus escolheu manifestar essa face de Mãe. Maria não é Deus, ninguém o acredita, mas é nela que ao longo dos tempos, as pessoas têm visto a faceta maternal de Deus.

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de November de 2008 16:11

Cassima e restantes amigos,

Eu não considero Maria como mais uma. Ela é Santa, como todos os que pertencem ao corpo Santo do Senhor Jesus Cristo. Deus nunca mostrou a sua face maternal, mostrou a sua face de Filho em Jesus Cristo e para isso nEle teve que encarnar, de outra forma não seria possível mostrá-la e pelo filho conhecemos a face de Deus Pai. Em mais ninguém Deus encarnou, para mostrar seja que face fôr. E Cristo disse que só eram 3 não 4 e Cristo não mente, nunca. Por isso não existe uma face Maternal de Deus, isso não está em nenhum evangelho, é só uma dedução que à luz do evangelho de nada vale.

Com amor,
Tudo de bom,
Vítor Ribeiro.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/11/2008 16:29 por vitor*.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2008 23:11

Então para voce Deus é homem? Se ele nunca mostrou uma face materna ...
Por que Deus não poderia mostrar uma face materna ?
Quando pensamos em várias mulheres do mundo cristão, como um exemplo bem conhecido , Madre Teresa de Calcutá , vemos a face materna de Deus.
Deus se "encarna" através de Jesus em todo filho/filha que se abre ao seu Espírito.
Assim o Verbo se faz carne em nós!
Uma religião encarnada...



Editado 1 vezes. Última edição em 11/11/2008 23:12 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de November de 2008 18:34

Paz do Senhor


Concordo plenamente com o texto do Vitor... E fico feliz, por perceber que outros católicos portugueses pensam também dessa forma.

Porém, assim como a Chris, que é brasileira, muitos colegas que professam a mesma fé católica, aqui no BRasil, pensam diferente. E é extremamente raro encontrarmos aqui, um católico que pense diferente do que escreveu a Chris... Pois para estes Maria é "algo a mais" que uma simples criatura de Deus. Ela é "mais" que Paulo, Pedro, Moisés, Abraão ou Elias... Ela não é apenas serva, mas "rainha", "senhora", "mediadora" e vários outros adjetivos...

Para se ter idéia, existem algumas comunidades católicas aqui, em meu estado, onde os fiés se dizem "filhos de Maria"... E eles dizem abertamente que são "marianos". Ou seja, deviam dizer-se CRISTÂOS. Mas a mariolatria é tão forte que já não dizem mais abertamente serem cristãos...

Maria, como disse o Vítor, foi santa do Senhor... Mas nada mais que isso.

Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 12/11/2008 18:39 por David_.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de November de 2008 19:19

Eu por ser a mae dos meus filhos, sou rainha, sou senhora! E sou mediadora quando precisam de mim...creio que todas as maes do Mundo o sao!

David...como se sente a sua mae perante os seus filhos?

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de November de 2008 19:30

Se Jesus , nosso Senhor , chamou-a de mãe, poder chamá -la de minha Mãe do Céu é um privilégio. Rainha , pois todos que estão no Reino aqui e agora são reis e rainhas, pois receberam a coroa .
No caso de Maria a coroa do serviço e da caridade.

Agora quanto a reconhecermos a face de Deus nos irmãos, isso é mais sutil!

Idolatria é fazermos uma imagem equivocada de Deus.
Homenagear a mãe de Jesus e pedir que nos ajude com força e coragem , não é idolatria.
Idolatria é acreditar num Deus vingativo, sedento de sangue para aplacar sua ira, num Deus que me serve para minhas necessidades financeiras , num deus que está a meu serviço. Idolatria é acreditar que posso mandar em Deus e decifrar seus pensamentos. Posso até idolatrar um livro e me esquecer das pessoas.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/11/2008 19:44 por Chris Luz BR.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 09:55

Chris, Deus não é homem, nem mulher, é o que Jesus Cristo disse que era : Pai, Filho e Espírito Santo, em plena comunhão de amor. Ser Pai , não quer dizer ser masculino, mas sim ser a figura que cuida e que cria, que é aquilo que faz um pai ou uma mãe, indiferentemente. Por isso Jesus ao chamar, Deus de Pai, já está a incluir toda a paternidade e maternidade de Deus. Não é necessário que Maria o faça. O Marianismo é só uma pedra no sapato do ecumenismo. Toda a Graça de Maria está em ter tornado toda a sua vida virada para Cristo, foi isso que a fez santa e é isso que faz as pessoas serem santas. Não considero as procissões das velas em Fátima uma festa Cristã, pois senão existe a imagem de Cristo que é centro de toda a igreja, então não há festa cristã. Não digo que se retire a imagem de Maria, mas deve sem dúvida lá estar a de cristo, pois foi para Cristo que Maria se virou e centrou toda a sua vida. Não centrou a sua vida para si mesmo.
Não me lembro de no evangelho de Jesus a ter chamado alguma vez de Mãe. acho até que nuncao fez. Mas de qualquer forma é natural que o tenha feito antes, pois foi ela a santíssima virgem que o trouxe ao Mundo, era a sua mãe terrena.
Deus não encarnou em mais ninguém além de Cristo. Podemos ver em algumas pessoas alguns dons de Deus, mas nunca a encarnação. Isso cheira-me a espiritismo.

Maria não é face maternal de Deus.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 10:51

Citação:
vitor*
O Marianismo é só uma pedra no sapato do ecumenismo.

Caro Vitor*

Muito sinceramente, não consigo digerir estas afirmações. Parecem sempre apostar que no ecumenismo temos de ser nós a ceder, nos aspectos com que as pessoas em particular, não concordam (uns é com o marianismo, outros com os rituais da missa, outros seja lá com que for...). Esquecem-se de ver o lado dos restantes.

O Ecumenismo deverá ser uma caminhada de uns ao encontro dos outros. Temos que nos encontrar todos no meio do caminho, não caminhar para alguém que se recusa a vir ao nosso encontro. Se o marianismo levanta dificuldades no ecumenismo com alguns ramos cristãos, então veja-se qual o consenso que se pode obter, mas sem abdicar de TUDO o que os outros não gostam. Que ecumenismo é esse?!


Citação:
vitor*
Não considero as procissões das velas em Fátima uma festa Cristã, pois senão existe a imagem de Cristo que é centro de toda a igreja, então não há festa cristã.

Se não existe a imagem de Cristo... Não sei vai uma cruz na procissão, normalmente, em muitas delas vai. Mas qualquer pessoa que vai nessa procissão ou que a ela assiste, de certeza que se benzeu, e a imagem de Cristo está sempre nessa cruz que se faz com a mão e permanece no coração, como dizia D. Camilo. Cristo está sempre presente.

Citação:
vitor*
Maria não é face maternal de Deus.

Eu não tenho tanta certeza, ou pelo menos, não me atrevo a afirmar assim com tanta convicção. De qualquer das formas, as minhas palavras foram de que as pessoas VIAM nela a face materna de Deus. Assim como muitos, incluindo S. Francisco de Assis, vêem (viram) a face de Deus na Natureza, num pôr-do-sol arrebatador, e outros a vêem nos pobres e necessitados.

Fica bem

Cassima

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 11:21

Talvez vá. Para mim nunca foi visivel assim como para muita gente, nunca reparou nela, porque não é ela o centro da festa, mas sim Maria. Cassima vai afirmar o contrário? Se a igreja se diz(e é) cristocêntrica, porque não é cristo o centro da festa? Assim como em qualquer procissão de um santo, tem que ser cristo o centro da festa e não o santo, porque o centro da vida desse santo foi Jesus Cristo e não ele próprio. Esse é que é o mal.
O acto de as pessoas se benzerem não é para a grande parte das pessoas um acto de devoção à pesoa de cristo, mas um ritual da igreja. Alguns chegam ao pleno do entendimento desse acto, mas outros fazem-no como um ritual. Isso não me diz nada. Já vi algumas pessoas benzerem-se, em frente a um santo. Pergunte-lhe porque o fazem?
Festa Cristã em que Cristo não seja o centro da festa, não é festa cristã. Ele é o centro da vida de todos os santos, incluindo maria. Imagino o seu desapontamento e vergonha ao verem-se no centro de uma suposta festa cristã. O que eles sempre quiseram foi exaltar cristo.
Eu acho que os protestantes devem ceder também, nas suas doutrinas, de calvinismo predestinação e outras, mas nesta em particular acho que devemos ser nós a ceder.

Ainda lhe digo mais acha bem que numa eucaristia, se coloque um santo no centro da eucaristia. Mesmo que seja a festa do Santo. Isso aconteceu no lugar onde resido( que não digo qual, para não implicar em público o padre, que tenho a certeza, ou quero acreditar, não o fez por mal), em que o santo ficou ao centro da eucaristia e Jesus ficou na lateral ao lado do santo. Sabendo nós que na sua génese a eucatistia representa a última ceia, sabendo também que cristo ocupou o lugar central da mesa nessa mesma última ceia, acha bem que o santo fique agora ao centro dessa mesma representação e encarnação dessa última ceia? Não sou fundamentalista, acredite, mas temos de ter cuidado com as mensagens silenciosas, que passamos ao povo.

No bem,
Vítor Ribeiro



Editado 4 vezes. Última edição em 13/11/2008 11:39 por vitor*.

Re: Virgem Maria - Mãe do céu
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 11:43

Mas para o entendimento é necessário ceder? Não basta aceitar as diferenças como manifestações possíveis da mesma Fé em Cristo/Deus?

Acho que se confunde muito o caminhar ecuménico com a criação de uma religião única, universal. Não me parece que deva ser esse o objectivo. As confusões surgem porque ninguém quer estar errado, todos querem ser donos da melhor galinha, por isso se fala em cedências.

A única cedência devia ser não caluniar, não perseguir, não julgar, não desmerecer a fé alheia, trabalhar para o bem comum da Humanidade, construir uma força criadora e não fracturante.

Mas o bicho homem adora guerrear... se não há, inventa-se.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/11/2008 11:44 por Lena.

Ir para a página: 1234567Próximo
Página actual: 1 de 7


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.